Final Play-off: Benfica x Sporting

Nuno Eiras

Entrevista de hoje do André Lima ao Esférico:

ANDRÉ LIMA GARANTE QUE VAI PREPARAR-SE, AOS 36 ANOS, PARA FAZER MAIS UMA ÉPOCA EM GRANDE
«Apaixonei-me pelo Benfica»
Por FILIPA REIS

CHEGOU ao Benfica em 2002/03 e depressa se tornou num ícone do clube. Com a braçadeira de capitão diz defender com unhas e dentes os colegas e a instituição pela qual se apaixonou. Depois de ter-se sagrado campeão nacional no passado domingo, garante que o facto de ter sido considerado o sétimo melhor jogador do Mundo dá-lhe forças para preparar-se fisicamente para fazer mais uma época ao mais alto nível.

Aos 36 anos, André Lima é um nome incontornável do futsal português e uma referência quando se fala da Selecção Nacional. Do seu currículo constam sete títulos nacionais, quatro pelo Miramar e três pelo Benfica, sete Taças de Portugal e três supertaças, além de um terceiro lugar no Mundial da Guatemala, em 2000, com a camisola das Quinas.

No dia seguinte à conquista do título nacional, André Lima foi considerado o sétimo melhor jogador do Mundo. Distinção que muito o orgulha e incentiva para estar a 100 por cento na próxima época.

«Já tinha sido considerado o 14.º melhor, mas o sétimo lugar envaidece-me. Até fiquei surpreendido, mas é mais uma motivação que tenho para me preparar da melhor forma para ser um André Lima em grande. Não sou do Benfica desde pequenino, mas apaixonei-me pelo clube e ainda quero dar muitas alegrias aos adeptos», salienta.

No início da época André Lima sofreu uma rotura muscular que o afastou dos rinques durante algum tempo e, como a idade já pesa, a recuperação foi mais demorada. Na recta final do campeonato a participação no play-off chegou a estar em risco, devido a uma lesão no joelho direito, mas o capitão recuperou e, apesar de não estar a 100 por cento fisicamente,

«Tive duas lesões que comprometeram a época mas, ainda assim, marquei mais de 30 golos. Tenho consciência de que se me preparar bem posso dar render ainda mais pelo menos uma época», refere.

«Dream team» deu-se bem

No início da temporada foram muitos aqueles que colocaram em causa a viabilidade do projecto benfiquista ao construir uma equipa de estrelas, mas André Lima nega que o rótulo de equipa maravilha tenha dificultado o trabalho na Luz.

«Afinal, o dream team deu-se bem. Aliás, um dos segredos da conquista do título nacional foi a união no balneário. Todos os jogadores, mesmo aqueles que jogaram menos, tiveram um papel preponderante ao longo da época», destaca

JOSÉ DIAS, DO SPORTING, ALVO DE CRÍTICAS
«Como capitão defendi um colega»
Após da vitória frente ao Sporting, por 1-0, que valeu o título nacional ao Benfica, André Lima proferiu declarações que caíram mal nas hostes leoninas. O capitão do Sporting, José Dias, foi acusado pelo número cinco de ter passado todo o jogo a provocar um antigo colega, nomeadamente Gonçalo Alves.

«Talvez não tivesse sido o momento certo para falar, mas há uma razão para isso. Esta vai ser a última vez que falo sobre ele e espero que tudo fique esclarecido. Como capitão defendi um colega. O Gonçalo representou o Sporting com muita dignidade e profissionalismo, é bom que não se esqueça que foi ele que o ano passado marcou o golo ao Benfica que valeu o título ao Sporting e tem sido muito mal tratado pelos adeptos», começa por explicar.

André Lima pede que todos se juntem no mesmo barco e remem para o mesmo lado para tornar o futsal na segunda modalidade do País.

«Durante o jogo, o José Dias ameaçou bater no Gonçalo e também no nosso responsável pelos equipamentos, o que é inadmissível. O tempo do futsal de bairro já acabou. A responsabilidade dos atletas não é menor do que a dos dirigentes, por isso, está na hora de nos unirmos em prol da modalidade e puxarmos todos para o mesmo lado, não podemos superar o futebol, mas podemos alcançar a segunda posição», conclui.

PASSOU POR segóvia
Melhores estão em Espanha
André Lima também já passou por Espanha, onde durante quatro meses representou o Caja Segóvia e só não continuou porque o Miramar, na altura o seu clube, não chegou a acordo de verbas para a transferência.

«Qualquer jogador sonha jogar em Espanha, pois é o topo. Ganhasse uma experiência incrível. Apesar de só lá ter estado quatro meses evolui bastante e quando voltei era outro jogador», salienta.

O capitão tem mais dois anos de contrato com o Benfica e espera cumpri-los dentro das quatro linhas, depois logo se vê.

«Enquanto puder contribuir para o sucesso da equipa jogo, quando não conseguir deixo. E depois? Não sei, mas acho que tenho jeito para treinar miúdos», confidencia.

SOLIDARIEDADE
Título dedicado às modalidades
A porta cinco do pavilhão da Luz é a que serve as modalidades e todos os dias André Lima cruza-se com outras figuras emblemáticas do clube, como por exemplo Tó Silva (hóquei em patins), Carlos Andrade (basquetebol), Luís Gomes (andebol) ou Carlos Teixeira (voleibol). Da convivência diária resulta uma forte amizade, que leva o capitão do futsal a dedicar o título às restantes modalidades.

«Todos os dias trabalhamos no mesmo espaço, cria-se uma cumplicidade grande e laços de amizade. Acabamos a torcer sempre uns pelos outros. O título que conquistámos é dedicados às modalidades do clube que não alcançaram os seus objectivos.»

Rui_Costa

Rui_Costa

Bekambol

O BENFICA GANHOU COM TODO O MÉRITO E TODA A SUA GRANDE CLASSE E CATEGORIA ESTA FINAL.
FOMOS EFECTIVAMENTE A MELHOR EQUIPA DE DE FUTSAL.
SOMOS CATEGÓRICAMENTE E COM GRANDE RELEVO E MUITO BOM ESTÍLO,
CAMPEÕES.

Pedro Neto

Gostei muito do texto, Solnado.  O0

pedriouf

kneissl

Divanei foi contratado ex: fj antunes alguem o conhece?

4ever Red Devil

Citação de: kneissl em 27 de Junho de 2007, 21:24
Divanei foi contratado ex: fj antunes alguem o conhece?

Tens o tópico "Reforços 07/08" onde já se falou um bocadinho dele nas ultimas 6/7 páginas...

É um ala, jovem, que foi mais de meia equipa da Fundação...

Amigo das modalidades

Citação de: pedriouf em 27 de Junho de 2007, 21:09
Falta o "V" de ... Voluntariado :D :D

por acaso já lá estava... e era de vitórias

Clau_21

slbatento

Gostava so de deixar aqui algo que me deixou perplexo no ultimo jogo dos play-offs....
Depois de toda a confusao que o Zezito gerou, a mulher ainda tem o descaramento de aparecer no pavilhao??? E pior, foi la posta dentro por um vaquinha que se diz namorada de um dos jogadores do glorioso, que fica feliz ao ver o sporting marcar golos ao benfica.

Roke_SLB

Citação de: slbatento em 02 de Julho de 2007, 01:35
Gostava so de deixar aqui algo que me deixou perplexo no ultimo jogo dos play-offs....
Depois de toda a confusao que o Zezito gerou, a mulher ainda tem o descaramento de aparecer no pavilhao??? E pior, foi la posta dentro por um vaquinha que se diz namorada de um dos jogadores do glorioso, que fica feliz ao ver o sporting marcar golos ao benfica.

quem é a "vaquinha"?

fish

Citação de: Roke_SLB em 02 de Julho de 2007, 01:38
Citação de: slbatento em 02 de Julho de 2007, 01:35

quem é a "vaquinha"?
Conta, conta... Queremos saber mais :tickedoff: