As Finanças do Benfica

Starblade

Não, o periodo fiscal vai de 1 de Agosto a 31 de Julho do ano seguinte.

Já agora se quiseres ver o R&C passado vai aqui:
web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PC7242.pdf

Se não tiveres o Acrobat Reader, diz algo que eu digo-te como o ver em HTML.

Polaco

Olha, não sabia mas que trimestres tão esquisitos que eles têem !
Agora tenho de esperar até ao fim do mês para ver como é que o porto vai mascarar as contas miseráveis que anunciou no 3º Trimestre e acumulados. 

algarvio

Só dois ou três comentários.

1 - Os contratos de naming das bancadas foram entregues aos bancos em "dação de pagamento". A Coca-cola, PT e Sagres pagam directamente aos bancos, isto significa duas coisas, o spread é menor (porque como eles não pagaram de uma vez, continuamos a arcar com os juros) e a divida desapareceu do Passivo e o valor dos contratos desapareceu do Activo.
2 - A relação Activo/Passivo melhorou em 3M€ (-58M€ -> -55M€), manifestamente insuficiente para os nossos desejos, "não estamos lá mas vamos a caminho". Daí ser importante o aumento das receitas de cotização, o aumento dos cativos vendidos, o naming do estádio (mas não a qualquer preço).
3 – O preocupante é que a Dívida a terceiros só melhorou em 4M€ (222M€ -> 218M€ ), já temos o Centro de Estágio, mas ainda falta o Edificio Sede.
4 – Com a participação da LC devemos ter amortizado mais 10M€. Recebemos 15M€, tínhamos previsto 3M€, pelo que dos 12M€ restantes, com umas contas à merceeiro, 2M€ é para o aumento de 25M€ para 27M€ e o restante deve ter ido para os bancos.
5 – Quanto ao valor contabilistico do Simão, devemos ter uma mais valia financeiro/contabilistica de +/- 7M€, uma vez que ele foi adquirido por 13M€.

Zeppelin – grande post.
Nightcrowler – o Real Madrid, não obstante as receitas brutais de marketing que o transportaram para Nº1, PAGOU todas as dívidas com a venda da Cidade desportiva, cujos terrenos estavam avaliados em +/-600M€ em pleno Passeo de la Castellana. O resto serviu para construir outra a +/- 20Km de Madrid e comprar jogadores. Vamos ver agora com a saída dos Figos, Beckhams, Zidanes, Robertos Carlos, qual é a verdadeira situação financeira do Real.
Starblade – a situação financeira está uma desgraça, mas se pensarmos como já esteve..., e olharmos para aquele magnifico templo de futebol e modalidades, só temos motivos para olhar o futuro com um sorriso (ainda pequeno, é certo, mas não deixa de ser um sorriso).

Abraço

João

Messe

Kobille

ainda hoje paguei as minhas quotas

até dia 14 vão ser mais as do meu pai e da minha irmã...

por isso, cada um a fazer a sua parte e vamos lá!

Filho dOlhão

Tenho prestado atenção a este tópico ao qual acho muito construtivo, é muito  importante sabermos o que se passa dentro do Benfica
Não precebo nada de economia, contabilidade, gestão e nem tenho conhecimentos para avaliar a situação financeira do clube, mas gostaria de saber se o Benfica  continuar a evoluir assim consegue controlar as "contas"?
Podemos acabar com o passivo?
Quanto tempo levaria?
Estamos numa linha ascendente ou numa linha descendente?
Dependemos demasiado dos resultados desportivos e de vendas dos passes dos jogadores?
A Champions é a unica solução?
O Benfica é muito grande, a imagem "Benfica" está a ser bem gerida?
Que beneficios teremos com o novo centro de estágios a nivel monetário?
Pode parecer ignorancia mas são alguns pontos em que a maioria dos benfiquistas estão pouco informados.
Obrigado.

Netsorcerer

Citação de: Filho dOlhão em 12 de Julho de 2006, 00:49
Tenho prestado atenção a este tópico ao qual acho muito construtivo, é muito  importante sabermos o que se passa dentro do Benfica
Não precebo nada de economia, contabilidade, gestão e nem tenho conhecimentos para avaliar a situação financeira do clube, mas gostaria de saber se o Benfica  continuar a evoluir assim consegue controlar as "contas"?
Podemos acabar com o passivo?
Quanto tempo levaria?
Estamos numa linha ascendente ou numa linha descendente?
Dependemos demasiado dos resultados desportivos e de vendas dos passes dos jogadores?
A Champions é a unica solução?
O Benfica é muito grande, a imagem "Benfica" está a ser bem gerida?
Que beneficios teremos com o novo centro de estágios a nivel monetário?
Pode parecer ignorancia mas são alguns pontos em que a maioria dos benfiquistas estão pouco informados.
Obrigado.

Todas as empresas têm passivo e nada diz que isso esteja errado, bem pelo contrário. É uma forma de financiamento mais barata e permite que os recursos sejam melhor afectados. Basicamente, é a mesma lógica que se utiliza na gestão do orçamento familiar, com os pagamentos a prestações. Se quiséssemos acabar com ele, ainda levaria um tempinho, mas como disse nem vale a pena colocar essa questão, porque não é isso que se pretende.

De qualquer modo, é verdade que o passivo do Benfica é gigantesco e ainda demorará uns largos anos até que a situação financeira estabilize, ou seja, até que o passivo seja reduzido para níveis que, face à capacidade de gerar receitas, afaste os problemas de liquidez e eventualmente de solvabilidade.

A têndência é de óbvias melhorias, como o comprovam os resultados positivos mais recentes e a brutal redução do passivo, ainda que em condições especiais neste último caso. A ideia de cotar a SAD em bolsa é um indicador extremamente positivo relativamente ao rigor da gestão que se está a implementar e às perspectivas futuras.

Os resultados desportivos são obviamente importantes porque permitem aumentos de receitas a todos os níveis: valorização da marca, venda de produtos, bilheteiras, quotização, transmissões, valorização dos passes de jogadores que permitem gerar mais valias nas vendas,etc. Na situação actual, o Benfica não acaba se falharem os resultados desportivos, mas é claro que estes contribuem bastante, nomeadamente a Liga dos Campeões (sempre ela...), para a aceleração do processo de recuperação. Da mesma forma, somos o único clube português que não precisa de alienar passes de jogadores para sobreviver, mas foi estabelecido como razoável que se realizasse 10 milhões de euros por ano em vendas.

Poderá eventualmente haver um trade-off na relação entre dependência de resultados e alienação de passes, o que de certa forma já se viu este ano: a melhor carreira na Champions permitiu-nos um certo desafogo, que não nos obriga a vender.Daí o "só sai Simão e se pagarem os 20 milhões".

Partindo de tudo o que foi dito, facilmente se depreende que a Champions não é a única solução, mas é fundamental para que o Benfica assegure simultaneamente a estabilidade financeira e a capacidade de reforço do plantel. Daí que provavelmente se este ano tivéssemos a certeza da participação na Champions, não veríamos um presidente tão preocupado com o rigor orçamental.

Quanto à marca, é delicado fazer avaliações sem dispôr de dados concretos e mesmo quando eles existem. Não domino muito esta matéria pelo que prefiro não me pronunciar.

A nível financeiro, o centro de estágio pode gerar receitas com o naming. De resto, julgo que este acarreta essencialmente custos e não é pouco. Os lagartos que o digam, pois enveredaram por um projecto megalómano que só com muitas fornadas de grandes craques pode trazer retorno, e sempre a médio, longo prazo. Portanto, o centro de estágio deve ser visto essencialmente numa perspectiva desportiva e não financeira, sem descurar o aspecto da sua viabilidade económica. Importa criar condiçõies para que lá se trabalhe bem, proporcionando o melhor ambiente à equipa principal, formando ao mesmo tempo futuros craques. Acreditando que quem gere o Benfica percebe bem mais do que eu do assunto e dispõe de informações que nós não dispomos, então só posso dizer que confio que todas as avaliações foram feitas relativamente a custos/benefícios. Ainda assim, um centro de estágio era indispensável e a sua construção só pecou por tardia.

Espero ter respondido às questões. Nota que sou um mero estudante da área e ainda nem sequer dei uma vista de olhos pormenorizada às contas do clube, algo que certamente tratarei de fazer nos próximos dias.

Naquilo que estiver errado, agradeço correções, já que também estamos aqui para aprender uns com os outros.

nightcrowler

Boas joão. Em relação ao real madrid, a questão não foi meramente a compra de jogadores.
Com a venda dos terrenos, com os tais cerca de 600 milhões de euros, o clube não se mimitou a comprar jogadores e a pagar dividas.De facto, com esse dinheiro, para além de um novo centro de estágio f. perez reformulou o clube por completo, desde o plantel aos activos e divida.
De facto reformulou o departamento markting, reformulou as dividas(que eram cerca de 400 milhões de euros, protanto tb era gigantesca), e o plantel, o que permitiu que o clube agora seja rentavel todos os anos, ou seja, sem vender jogadores nem terrenos, consegue que o clube todos os aos liberte dinheiro para assumir os seus compromissos e ainda sobra dinheiro extra para financiar o proprio plantel.
Ou seja, imaginem que o benfica vendia um activo gigantesco, e com esse dinheiro reformulava a organização e o serviço de divida do clube, imaginemos que tinha um serviço de divida de 1 milhão de euros por ano, na nossa situação actual. Assim, o valor da l.campeões seria usado no reforço do plante ou em outros investimentos que o clube desejasse, pois teria apenas que por de lado 1 milhão para divida, o resto era dele. Na realidade actual, o benfica lembrem-se que quando vendeu o miguel lfv disse que o dinheiro ia todo para o banco, ou seja das nossas receitas oito milhões são postos de lado para pagar dividas.
João, concordo com tudo o que disseste excepto em relação ao real, pois o clube enste momento, 4 ou 5 anos após a venda dos terrenos dá lucro todos os anos, não foi só pagar umas dividas, os resultados anuais são positivos, ams claro que agora com o novo presidente tudo pode mudar, mas ele ainda ontem disse que o real neste momento tem capacidade financeira para adquirir um bom naipe de jogadores, portanto não deve estar muito mal.
Um grande abraço para todos

patm

o assunto deste tópico é para mim o mais importante para o  slb, obviamente ta ligado com o que dá dinheiro (sucesso desportivo), mas nem smp um implica o outro.. logo 1º o sucesso despotivo ;)

Polaco

Algarvio : acho que o passe do Simão já está amortizado na totalidade, ao fim de tantos anos.
Normalmente, penso que o valor da aquisição seja amortizada durante os anos do contrato inicial, que resultou da compra do atleta, ou durante a prorrogação do contrato se faça um novo plano de amortizações do remanescente pela duração do contrato novo.
Ou seja, se ainda restar algo a amortizar, será pouco.

Eu não entendo muito bem das regras de contabilidade que se aplicam ás SAD, mas penso que será assim como digo.

Starblade

>>se o Benfica  continuar a evoluir assim consegue controlar as "contas"?

A continuar a evoluir assim, sim. Desde que o Benfica tenha as contas equilibradas (e um passivo aceitável), nem tem que se preocupar em ter grandes lucros.

>>Podemos acabar com o passivo?

Não podemos, temos. Temos um passivo de 300 M€ o que é muito grave. Para comparar, os activos do Benfica são de apenas 250 M€. Fazendo isto simples; é a mesma coisa que teres dívidas e tudo o que possuis (casa+carro+recheio da casa+contas no banco) não chegar para pagar as dívidas. Por aqui vês como as coisas estão. É demasiado preocupante.

Depois ainda há o problema de nem todos os activos gerarem receitas, ou poderem estar sobreavaliados face ao mercado. P.ex eu digo que o activo chamado Simão vale 20M, mas se o quiser vender, o mercado dizer que não vale tanto.

>>Estamos numa linha ascendente ou numa linha descendente?

De um modo geral o passivo tem diminuido. Por um lado o passivo vai aumentar se lhe adicionares os custos do Centro de Estágio, mas tmb os activos aumentam. Para "complicar" as coisas nem todo o passivo é divida, há tmb uma parte que são garantias. Fazendo isto simples; é como teres dinheiro no banco sem lhe poderes mexer, para o caso de falhar pagares a dívida. Se pagares a dívida, o dinheiro volta a ser teu, senão...

>>Dependemos demasiado dos resultados desportivos e de vendas dos passes dos jogadores?

Ainda não se falava em SADs e outras coisas e eu já defendia que o Benfica estava demasiado dependente da bola que bate na trave e não entra, para ter ou não sucesso financeiro. Nessa altura já dizia eu que deviamos encontrar outras fontes de receita. Essas fontes de receita são as quotizações, publicidade, transmissões de TV, direitos de imagem, aluguer de património desportivo e não-desportivo.

Os passes de jogadores são receitas extraordinárias, portanto não se pode contar muito com elas. Foi como a Ferreira Leite vender o património do Estado para baixar o deficit. Situações de emergência e que só funcionam uma vez.

>>A Champions é a unica solução?

Não, mas uma boa campanha na Champions ajuda a pagar o passívo e a não ter que vender jogadores. O Sporting actualmente está com um deficit de tesouraria, acima de tudo porque foi chutado da Champions na pré-eliminatória. O Porto como tmb ficou fora da carroça, está em pulgas para vender jogadores.

Dantes, a taça dos Campeões Europeus Europeus dava acima de tudo muito prestígio e algum dinheiro. Hoje em dia basta passar a fase de grupos para arrecadares muito dinheiro. Quando digo muito dinheiro tens que ver que estamos em Portugal. Os ganhos monetários por ser Campeão não chegam para pagar as despesas com a equipa do Barcelona, mas chegavam para vários anos do Benfica.

Vender jogadores p,ex. não foi necessário, porque o que se ganhou na LCE deu para cobrir o valor que pretendiam receber por essas vendas.

>>O Benfica é muito grande, a imagem "Benfica" está a ser bem gerida?

Presumo que sim. Hoje em dia tmb recebemos dinheiro de cada vez que sai um produto com o logotipo do Benfica, o que não sucedia há alguns anos atrás.

Para poderes comparar o Sporting tem um contrato com a Puma, a partir desta época, em que recebe 6M€ por 6 anos pela cedência do nome da Academia e pelo fornecimento dos equipamentos. Segundo ouví dizer -mas não acredito que sejam estes valores- o Benfica tem um semelhante com a Adidas onde recebe 50M por 10 anos e sem incluir o nome do CE.

>>Que beneficios teremos com o novo centro de estágios a nivel monetário?

Benefícios monetários não serão muitos. Eventualmente podemos ceder o nome do centro, ou convidar equipas e selecções lá de fora a virem realizar temporadas de estágio no nosso CE, por bom preço. Uma espécie de turismo desportivo e é aqui que podemos fazer bom dinheiro.

De resto aquilo só dará despesa, mas tmb se andassemos a alugar campos para treinar, tinhamos essa despesa. De qualquer forma passa a ser mais um activo que o SLB tem.

Messe

Starblade, mto boa explicação. Só faça uma correcção: o contrato da Adidas rende ao Benfica 35 milhões por 10 anos. A TBZ (empresa q explora a marca Benfica) é q paga 50 milhões por 10 anos.

Netsorcerer

Acho que estás enganado em relação à ADIDAS. Lembro-me perfeitamente de ouvir um representante da SAD, julgo que o Domingos Soares de Oliveira (sem certeza), dizer que 50 milhões eram garantidos, e consoante a performance desportiva e de vendas podiam chegar aos 75 milhões. Isso garanto que ouvi, só não sei da boca de quem, mas garanto que era da SAD.

Starblade

Citação de: Messe em 12 de Julho de 2006, 22:14
Starblade, mto boa explicação. Só faça uma correcção: o contrato da Adidas rende ao Benfica 35 milhões por 10 anos. A TBZ (empresa q explora a marca Benfica) é q paga 50 milhões por 10 anos.

Fica a correcção. Mesmo se forem só 35 M€, ainda assim são 3.5M€ por ano contra 1M€ do Sporting, e ainda falta meter o valor do CE do Seixal.

Era uma boa altura do Visconde falido vir comparar-se ao Benfica outra vez.

algarvio

Nightcrowler

Correcto, tens razão em tudo o que dizes. No entanto o que quiz transmitir foi, reformaram a dívida e têm uma nova área desportiva. Quando se reformarem os Zidanes e Cia, e depois os substituirem, vamos ver qual será o endividamento!!! É só isso. Porque já não têm património para vender, e portanto todo o dinheiro para as aquisições tem que vir do funcionamento normal do clube. Ou seja, ou vão buscar grandes jogadores em fim de contrato (Ballack, etc), ou jovens (Robinho, etc), por forma a que ou não gastam dinheiro na aquisição, ou se o gastam o ordenado não é exorbitante. Caso contrário, o endividamento vai voltar a subir. O exemplo é o ManUtd que antes do Glazer tinha mais ou menos as receitas do Real e por ano só fazia uma grande contratação. Ora o Real vai ter que fazer MUITAS.

Polaco
Correcto, mas a única diferença, é que relativamente ao Simão o Passivo não aumenta. Mantém-se, ou seja como custou +/-13M€, ao longo dos 4 anos, o Passivo foi aumentando +/-3.5M€ por ano. Só vai desaparecer quando ele terminar a carreira ou for vendido, aí também desaparece no Activo, no entanto entra dinheiro.

Abraço

João