As Finanças do Benfica

Oposição

Citação de: Maka em 14 de Maio de 2015, 13:44
"Posso especular sobre os outros porque os outros são maus e nós somos bons"

:winner:  :winner:
Podia fazer um desenho... mas creio que nem assim.

O que refiro são factos:

A existência de uma empresa ( em resposta a uma dúvida sobre o seu nome ).

A estratégia de embelezamento dos resultados económicos, com a não contabilização das despesas de um grupo de empresas no passivo ( novamente um facto irrefutável. A alínea consta do relatório de contas e menciona esse facto ).

A existência de uma empresa holandesa, com sede na Holanda e com direcção exclusivamente portuguesa ( na realidade vários membros de topo do porto ).  E aqui, a coisa é novamente factual e não especulativa ( claro está para quem seja medianamente inteligente ). 

A criação de uma empresa com estas características e sem actividade visível,  só pode servir para realizar aquilo que os mesmos membros que a constituem, não podem executar em solo português ( E surpresa!!! Todos residem no porto )!

A menos claro, que seja lógico para alguns, por exemplo, residir em Lisboa e sediar uma empresa  de Táxis no Sri Lanka para ser transportado até a um café em Lisboa, todos os dias!!!

E PRONTO, ACABEI MESMO POR FAZER O « DESENHO ».

Portanto está na hora de aprender a diferença entre Benfica e cadastrados do porto e a diferença entre especulação e factos baseados em documentação real.

Ressalvo que fiz o último parágrafo em especial atenção para com todos os leitores mais lentos, que eventualmente o possam vir a ler.

P.S: domingo, lá vem o Bicampeonato e tenho a certeza que todos vão ficar felizes e ninguém vai ter comichões.

BenficaSetsFire

"A menos claro, que seja lógico para alguns, por exemplo, residir em Lisboa e sediar uma empresa  de Táxis no Sri Lanka para ser transportado até a um café em Lisboa, todos os dias!!!"

Caro Oposição, onde a sede de uma empresa está sediada e onde esta tem actividade não é necessariamente coincidente. Disse o nome Jerónimo Martins na brincadeira, mas é apenas um exemplo.

Mas obviamente que, vindo do clube que vem, a probabilidade de ter actividade, no mínimo, a roçar o obscuro é exponencialmente elevada.

MALU15

Ó Oposição,

Sem querer alimentar muito esta novela, esclarece-me uma dúvida: O relatório a que tu tiveste acesso e que te levam a afirmar:

" ...tenho sérias dúvidas se os relatórios de contas portistas que circulam na internet, correspondem de forma exacta aos originais..."

refere-se ao R&C do universo consolidado da PSAD ou ao FCP clube?  Ou é outro relatório qualquer, como por exemplo alguns que são elaborados pelos Auditores externos, destinados apenas à gestão (os chamados 2ºs relatório ou relatório particular) e que têm circulação reservada ?

Oposição

Citação de: MALU15 em 14 de Maio de 2015, 15:45
Ó Oposição,

Sem querer alimentar muito esta novela, esclarece-me uma dúvida: O relatório a que tu tiveste acesso e que te levam a afirmar:

" ...tenho sérias dúvidas se os relatórios de contas portistas que circulam na internet, correspondem de forma exacta aos originais..."

refere-se ao R&C do universo consolidado da PSAD ou ao FCP clube?  Ou é outro relatório qualquer, como por exemplo alguns que são elaborados pelos Auditores externos, destinados apenas à gestão (os chamados 2ºs relatório ou relatório particular) e que têm circulação reservada ?
Caro MALU, a consulta a que me refiro já aconteceu à mais de um ano. A única coisa que te posso dizer... é que julgo que será a segunda opção que falas ( embora não faça muito sentido, dada a sua localização ).

Temo que acidentalmente um dia tenha consultado um relatório no site oficial do porto, que não faço ideia se era ou não era para ser visto ou não pelo público ( certo é que abriu normalmente e era muito completo. Bem mais do que os que circulam pela Internet ).

JRoma

Citação de: JRoma em 13 de Maio de 2015, 12:39
Citação de: CitriC em 12 de Maio de 2015, 17:18
Citação de: JRoma em 12 de Maio de 2015, 17:05
Anda me hão de conseguir explicar como é que estar na corrida pelo titulo até ao fim e não ganhar é assim tão diferente, em termos financeiros, num futuro a curto prazo.

Então se os porcos fizerem mais 3 épocas iguais a esta:

Nós seriamos Penta, mas em termos financeiros estaríamos melhores que eles???

Obviamente, pois:

1- Significaria que irias sempre à Liga dos Campeões. Imagina no ano passado que eles tinham ido ao play-off e teriam perdido contra o Lille. Quanto dinheiro fariam nesse caso ? Muito menos do que o que fizeram

2- Apesar dos jogadores receberem prémios por conquista de títulos, também é verdade que os patrocínios pagariam mais e receberiamos mais receitas desde compras de camisolas,  a compras de bilhetes para ver os jogos , etc ... Já eles teriam menor procura.

3- Um jogador que é campeão ou bi ou tri, etc tem um valor de mercado diferente que aquele que nunca foi campeão.

E por aí afora.

Concluindo e resumindo quanto mais tempo eles tiverem sem ganhar pior financeiramente para eles, e melhor para nós, pois claro pois terão menos dinheiro para investir e mais se endividarão.
Não me fiz entender (mas revendo o que escrevi é natural :ashamed:)

O que queria comparar era esta época, projetando "ceteris paribus" num futuro próximo (3 anos)

Nó sfomos campeões e, em principio, vamos ser Bi.

Ótimo é isto que o povo (e eu) quer!!!

Mas se o Benfica continuar a ser campeão e até arrecadar mais umas tacinhas em comparação com os suinos que têm consecutivamente passado a fase de grupos da CL e nós ficamos (quando muito) na 2.º liga europa, como fica em termos financeiros.

Eu tenho a clara sensação que os porcos, mesmo distanciando-se do Benfica em titulos ficam "mais ricos".

estarei assim tão enganado?

É que o Benfica é gerido para gerar lucros (não estou a defender esta posição, é a realidade) e tentar gerar receitas de tesouraria para aguentar o barco...

... e assegurar as devidas comissões no entreposto.
Grandes máquinas deste tópico, alguém consegue postar aí uma contra argumentação?
Eu gostava de pensar diferente, mas parece-me que o sucesso dos porcos na "chemps" vale mais que o nosso "sucesso desportivo" recente, no que toca ao capitulo financeiro.

bnfc

Citação de: JRoma em 14 de Maio de 2015, 23:13
Anda me hão de conseguir explicar como é que estar na corrida pelo titulo até ao fim e não ganhar é assim tão diferente, em termos financeiros, num futuro a curto prazo.

Obviamente, pois:

1- Significaria que irias sempre à Liga dos Campeões. Imagina no ano passado que eles tinham ido ao play-off e teriam perdido contra o Lille. Quanto dinheiro fariam nesse caso ? Muito menos do que o que fizeram

2- Apesar dos jogadores receberem prémios por conquista de títulos, também é verdade que os patrocínios pagariam mais e receberiamos mais receitas desde compras de camisolas,  a compras de bilhetes para ver os jogos , etc ... Já eles teriam menor procura.

3- Um jogador que é campeão ou bi ou tri, etc tem um valor de mercado diferente que aquele que nunca foi campeão.

E por aí afora.

Concluindo e resumindo quanto mais tempo eles tiverem sem ganhar pior financeiramente para eles, e melhor para nós, pois claro pois terão menos dinheiro para investir e mais se endividarão.

O que queria comparar era esta época, projetando "ceteris paribus" num futuro próximo (3 anos)

Mas se o Benfica continuar a ser campeão e até arrecadar mais umas tacinhas em comparação com os suinos que têm consecutivamente passado a fase de grupos da CL e nós ficamos (quando muito) na 2.º liga europa, como fica em termos financeiros.

Eu tenho a clara sensação que os porcos, mesmo distanciando-se do Benfica em titulos ficam "mais ricos".

É que o Benfica é gerido para gerar lucros (não estou a defender esta posição, é a realidade) e tentar gerar receitas de tesouraria para aguentar o barco...

Grandes máquinas deste tópico, alguém consegue postar aí uma contra argumentação?
Eu gostava de pensar diferente, mas parece-me que o sucesso dos porcos na "chemps" vale mais que o nosso "sucesso desportivo" recente, no que toca ao capitulo financeiro.

Isso é falso. O porto não tem passado consecutivamente da fase de grupos. Esta época fez esquecer os muitos fracassos recentes:

2013/14: Eliminados na fase de grupos
2012/13: Eliminados nos oitavos
2011/12: Eliminados na fase de grupos
2010/11: Não participou

2009/10: Eliminados nos oitavos

Excepção feita a esta época, a história recente não lhes tem sorrido muito mais que a nós.

heart_slb

Obviamente, pois:

E por aí afora.

Nao deixas de ter uma certa razao.... Passar os 8os da champions da mais dinheiro que ganhar todas as competicoes nacionais!

Por outro lado temos a publicidade em que quem investe e um Homem de negocios que nao olha à cor..... Por isso pode pensar assim o porto esta sempre na disputa do campeonato portugues por isso o patrocinio vai ser visto pelos portugueses...
Aqui temos um empate em termos de alcance entre porto e benfica!

Depois temos as competicoes europeias que tem mais publico que as competicoes nacionais... E quem fizer melhor figura na europa dara mais alcance ao patrocinador!
Neste capitulo o porto tem vantagem(atualmente)

Por outro lado o benfica e campeao e seria logico evoluir as suas prestacoes na europa... E por aqui somos considerados  con potencial!

Por isso depende muito do investidor e da maneira que pensa!

(nao esquecer que o benfica e o clube com mais socios no mundo, logo sem falar em resultados desportivos saimos na frente!!!!! E isto sim pode ser um grande elemento de aposta no benfica)

JRoma

OK, obrigado. Acho que não é tanto como estava a pensar, pois há umas considerações a ter em conta, que não estava a equacionar.

Mas tenho de manter a minha.

Esta epoca do porto, em termos financeiros, é melhor ou, quando muito, igual à nossa.

Por aqui não lhes ganhámos.... :tickedoff:

Theroux

Citação de: JRoma em 15 de Maio de 2015, 01:32
OK, obrigado. Acho que não é tanto como estava a pensar, pois há umas considerações a ter em conta, que não estava a equacionar.

Esta epoca do porto, em termos financeiros, é melhor ou, quando muito, igual à nossa.

Estamos em vantagem por vários factores, um deles é o facto de só termos 1 jogador nos fundos enquanto eles têm meio plantel e de não ser imprescindível vender mais jogadores esta época, enquanto eles têm obrigatoriamente de vender pelo menos 1.

Mas daqui a uns dias já vai ser possível ter uma ideia mais clara sobre a situação de ambos os clubes.

VodkaBoy

Obviamente, pois:

E por aí afora.

A questão é mais complexa do que fazes parecer (não te podes basear só nesta época para analisar a tendência). Tanto Benfica como Porto têm seguido a mesma politica: endividar-se para investir largas quantias de dinheiro em jogadores, à espera que a qualidade de alguns chegue para ganhar troféus e fazer lucros com as suas vendas. Esta politica é actualmente, um caminho de sentido único, pois aparentemente, nem Benfica, nem Porto querem inverter o rumo. O Porto fez aliás, uma das maiores loucuras do futebol Português, ao elevar os seus custos com pessoal a niveis estratosféricos. O problema é que quaisquer "lucros" no exercicio, serão engolidos pelos investimentos e custos de financiamento com esses investimentos. Ambos os clubes estão endividados até ao osso.

Quanto ao maior ganho financeiro do Porto na "Champions", é factual esta época. Fizeram muito dinheiro na edição deste ano, mas nos anos anteriores não têm feito nada de significativo (em relação ao rival). Este ano foi uma excepção e não é crivel que o repitam todos os anos. Um pouco à imagem do Benfica.
De resto, o que me parece, como alguém já escreveu atrás, é que as vitórias no campeonato, darão ao Benfica mais visibilidade interna. Os adeptos vão aderir mais às iniciativas do clube e também se envolverão mais, quer em compra de merchandising e bilhética. Já o Porto verá o inverso, com contracção de receitas nestes pontos, cavando ainda mais o fosso entre eles e nós.

E finalmente, a visibilidade interna atrairá mais patrocinadores para o nosso lado e menos para o deles. Já se começa a notar essa evolução, pois enquanto o Benfica se prepara para firmar acordos com grandes empresas internacionais, o Porto ainda não atingiu esse patamar...

Oposição

Meu caro ganhámos sim!

Ganhámos no campo e ganhamos noutra vertente.

O porto desde há alguns anos atrás começou a suportar a sua politica aquisitiva em fundos, tal como o Benfica ( só que com a enorme diferença do valor das percentagens de dos passes e assim dos lucros realizados no final de cada época ).

Entretanto o porto passou a nova fase ( a fase de barriga de aluguer ) que ainda é mais catastrófica. No final de cada época, além de pagar ordenados absurdos observa os jogadores que valorizou ( com  presenças na champions ou não ) em debandada e sem obter um euro de lucro.

Assim é certo, que existe essa vertente importantíssima da champions. Mas também aí devemos considerar que não é a história recente que ganha jogos e que de um ano para outro o Benfica pode fazer perfeitamente um percurso excepcional nesta e o porto não.

Sendo que como aí muito bem demonstra outro user... em 5 anos, passaram 2 vezes a fase de grupos, não foi 5 em 5.

Nramos

Parece-me, lendo Vilarinho, que a politica que os "malucos" andavam aqui a recomendar há muito tempo é mesmo para seguir, e será aplaudida por todos, seguramente.

lonstrup

as vitórias e titulos ajudam a consolidar as receitas ordinárias, e isso fortalece o clube quando precisa de se financiar para arriscar investir em projectos importantes.

isto é, o patrocinador pretende a «activação» da sua marca, e quando o Benfica ganha a sua massa adepta associa-se com orgulho ao clube, e por arrasto, aos parceiros do clube. e criam-se oportunidades de negócio.

obviamente os milhões da liga dos campeões fazem muita falta e ajudam. mas uma campanha vitoriosa vai potenciar todo um conjunto de receitas, ainda que não tão grandes, mas que representam maior estabilidade e robustez do clube.

lonstrup

Citação de: Nramos em 15 de Maio de 2015, 10:22
Parece-me, lendo Vilarinho, que a politica que os "malucos" andavam aqui a recomendar há muito tempo é mesmo para seguir, e será aplaudida por todos, seguramente.
O que escreveu o Vilarinho? E que politica é essa?

CitriC

Eu acho que estás errado.

Vais ver no relatorio e contas do 3 trimestre e depois no final do exercicio que o Benfica terá melhores resultados que o porto. 

O que podes dizer é que eles vão receber mais das competiçoes europeias que nós. Isso sim é verdade agora em termos financeiros espera pelo relatório e contas para formar uma opinião.

É escusado nesta altura do campeonato vir dizer por aqui não lhes ganhámos, porque não tens factos que apoiem essa tua declaração.