As Finanças do Benfica

Pedro Nunes 28

Citação de: CitriC em 26 de Dezembro de 2016, 22:26
Citação de: Pedro Nunes 28 em 26 de Dezembro de 2016, 17:38
Citação de: CitriC em 26 de Dezembro de 2016, 14:34
Citação de: sergio19azb em 26 de Dezembro de 2016, 12:31
Citação de: DANI BOY em 26 de Dezembro de 2016, 12:23
Citação de: sergio19azb em 26 de Dezembro de 2016, 12:05
Se o Mendes cobrar apenas 10% de comissão até nem acho descabido. A venda de um Lindelof por 45M€ representa um custo de 4.5M€ pelo que fica sempre uma bela verba de valor liquido. O problema são os negócios que se realizam como pagamento extra desta operação. O Mendes recebe a comissão e impoe ao Benfica a compra de um jogador por uma quantia absurda. Foi assim com Pizzi! Não acredito que o Benfica por sua livre vontade tenha pago 15M€ numa altura em que o jogador era suplente no Atlético. O mesmo com Jimenez...

Gosto muito do Vieira mas espero que o próximo presidente consiga gerir melhor esta situação. O Mendes vai continuar a ter interesse em trabalhar com o Benfica porque temos uma academia muito boa e isso é sinal de dinheiro para ele, mas os interesses do Benfica têm que ser mais salvaguardados.
subscrevo. acrescento só que tanto o pizzi como o jimenez os preços que custaram, hoje em dia verifica se que afinal se calhar valem aquilo que custaram, isto num futuro próximo veremos...se bem que é um risco pagar estas exorbitancias por 2 jogadores que na altura estava bem em baixa a nivel de cotaçao, correu bem ou tem corrido bem nestes 2 casos, valem muito dinheiro hoje em dia. o jimenez entao tem o estigma dos 22m e ele nao acusa minimamente esse estigma, isso significa que é forte mentalmente e que talvez os justifique mesmo. no entanto tens toda a razao no que disseste...
Se não estou enganado o Pizzi custou 7.5 por 50% e o Benfica comprou o ano passado os restantes 50%.
No caso do Jimenez foi um negócio idêntico, o Benfica pagou cerca de 10M€ pelo jogador e esta época comprou os restantes 50%. Achas que o Jimenez da época passada valia os 22M€?

O Benfica tem nestes 2 jogadores praticamente 40M€ investidos. É um risco muito muito grande. Felizmente que têm dado provas de valer aquilo que foi investido mas duvido que consigamos encaixar mais de 50M€ por ambos.

Podem ficar no Benfica? Podem! Mas quando há um investimento deste género, a ideia é ter retorno a 3 ou 4 anos no máximo.

O SL Benfica investiu em 2 jogadores o mesmo que o zbordim investiu em 2 épocas consecutivas.

A nossa capacidade de investimento está a léguas de distância.

A malta aqui só vé vendas e leiga como sempre diz ah porque não desceu o passivo em 80M se fizemos 80M em vendas e depois não sabe que fizemos 72M em compras....

Enfim aqui nas finanças é tudo a dizer mal e isso qualquer um pode fazer. Até o meio leca do presidente do sporting
A Malta leiga como mencionas diz isso é com alguma razão. Qualquer gestor de "vão de escada" teria baixado este passivo absurdo que o BENFICA tem após as vendas estratosfericas que já realizou. O que não é normal, e alguém achar que assim é que tem de ser, ie, apesar das vendas continuarmos com um passivo de curto prazo elevado. Sim, há que criticar essas compras que referes quando das mais de 20 milhões por um ponta de lança que antes de chegar ao BENFICA tinha marcado 3 golos no AM ou 15 por um extremo que tinha andado de empréstimo em emprestimo.
O investimento do Benfica deve ser cirurgico e não a "parva" como se tem visto demasiadas vezes.
O0

Tu estás a falar de conceitos diferentes e isso eu consigo analisar.

Estou totalmente de acordo contigo. que é uma loucura investir 22M num que não era titular.
Estou de acordo que investir dezenas de de milhões de euros no ola John foi péssimo

Que pagar 4M pelo Victor Andrade foi uma má opção.

Agora tudo isso não invalida o que eu disse. E que o SL Benfica se quer descer o passivo e ser competitivo ao mesmo tempo tem que continuar a investir.
E investindo  é nornal que o passivo aumente. É normal que fiquemos a dever a outros clubes.

O importante é o passivo financeiro. Se eu quiser manipular números como alguns fazem aqui ou noutros sítios posso ir buscar relatórios e contas trimestrais/semestrais/anuais onde aparece la qur o passivo desceu em dezenas de milhões de euros.

Além do mais ate me pergunto se não devemos deixar de pagar...para ver se recebemos um perdão de juros da nossa dívida. Assim pagamos só 5M ao ano. Maravilha! Magia. Se é que me faço entender ;)))
Citric, a minha preocupação visa essencialmente o passivo bancário e é esse que urge descer. Nada contra o investimento, bem pelo contrário desde que racional. Obviamente que não podemos acertar sempre, no entanto, também não podemos errar tantas vezes. Mais, com a actual formação devemos de facto ser cada vez mais criteriosos e comprar realmente aquilo que não encontramos não CES.
Abraço

CitriC

Citação de: Yorkian em 26 de Dezembro de 2016, 21:20
Há aqui pessoas que ainda não perceberam o problema.

Primeiro Ponto: a direcção do Benfica foi clara, o Benfica não precisa de vender jogadores. A partir deste momento caso comecemos a falar na possibilidade de futuros prejuízos na balança financeira do Benfica então daí concluímos que a direcção mentiu (o que não seria a primeira vez).

Segundo Ponto: assumindo que a direcção mentiu e que temos de vender jogadores, então eu pergunto: porque é que temos de vender os titulares em Janeiro??? No final da época passam a valer menos?! E os jogadores não ajudam o Benfica a conquistar troféus (o que, penso eu, é o mais importante num clube de futebol)?

Inadmissível este tipo de gestão desportiva.

Eu tenho uma casa pois paguei-a com um  empréstimo que fiz no valor de 200 mil euros.

Todos os anos eu compro um carro histórico. pá é fixe , gosto de carros , sou coleccionador e acho que é um bom investimento, para vendê-lo mais tarde.

O meu ordenado é suficientemente robusto para a minha paixão e para ir pagando a casa.
Sempre cumpri com as minhas responsabilidades financeiras. Tenho mais que suficiente para pagar o que devo, para comprar prendas de natal e imaginem só ainda fazer turismo rural.

O que é certo é que eu digo a toda a gente que não tenho necessidade de vender carros, mas se vier um tipo fazer uma loucura e me oferecer 100mil euros por um carro eu vendo!
Ele gosta do meu carro e ele sabe que não estou necessitado de dinheiro e portanto faz-me uma boa oferta para tentar comprar-mo.

E que faço eu com esse dinheiro?vou investir num carro ainda mais antigo, vou tratar de restaurá-lo e tentarei vende-lo por um bom preço ou senão fico com ele pois dame gozo.

Vais tu dizer-me que fui mentiroso quando disse que não tinha necessidade de vendê-lo mesmo tendo uma dívida de 200mil euros ????

Inadmissível é a tua opinião, mas o teu exemplo de mentirosos está incorrecto! Pressuponnho que com este simples exemplo percebas o que tentei explicar te.

Glorificus

Citação de: Red2802 em 26 de Dezembro de 2016, 20:38
Citação de: redeagle7 em 26 de Dezembro de 2016, 18:11
Todo o adepto do Benfica tem um brilhante gestor dentro de si.
Todos sabem como se devia fazer e seriam todos brilhantes se lá estivessem.
O problema é que depois vamos a ver bem e muitos nem a própria vida sabem gerir convenientemente, quanto mais um clube de futebol.

Todos temos direito a opinar, mas como é óbvio, em casos tão especificos como a gestão de um clube, valorizo muito mais a opinião de quem tem conhecimento real sobre a matéria, quem tem os dados todos em sua posse e quem domina claramente esses assuntos.

Sobre as vendas e compras, já me habituei a vir aqui e ver que qualquer jogador titular que seja vendido é uma vergonha.
Ou é mal vendido e deviamos recusar qualquer proposta, ou é vendido muito barato, ou é na altura errada, etc...
Não me lembro de uma única venda que não tenha aqui um grupo de opositores a debitar os seus enormes conhecimentos sobre gestão desportiva e financeira.

Eu,como todos os que aqui andam, tenho a minha opinião sobre todas as vendas. Aceito melhor umas, aceito pior outras, mas também assumo que não domino assuntos de gestão financeira e desportiva, ao ponto de ir de dedo em riste em direcção a quem quer que seja, como se fosse um guru da arte da gestão e os "idiotas" que tomam decisões, tivessem muito a aprender comigo.

O modelo de negócio está escolhido.

É uma estratégia como outra qualquer, e quem lá está saberá melhor do que ninguém como colocá-lo em prática. Nós não temos elementos suficientes para saber se o negócio é de ocasião, oportuno ou necessário.

Mas podemos ser críticos quanto ao modelo que não é assim tão complexo.

E eu critico fortemente a quantidade absurda de jogadores que temos, sendo que muitos deles nunca jogaram ou jogarão pelo clube.

É um modelo despesista e, em última análise, "comissionista".

Ademais, é uma estratégia que não tem reduzido o endividamento do clube, que é brutal. Este endividamento é preocupante por três razões fundamentais:

- Custos financeiros elevadíssimos

- Redução de autonomia na tomada de decisões, como a venda de jogadores.

- Dependência dos agentes e das condições de mercado.

Por último, preocupa-me alguma inconsistência no discurso. Tanto ouvimos o Vieira dizer que o tempo de gastar 10 milhões num jogador acabou com, poucos meses depois, comprámos Jimenez e Rafa pelos valores que sabemos.

O sucesso desportivo construído com mérito devia ser aproveitado para reduzir o nosso endividamento que, em determinada altura, foi necessário à recuperação do clube. Com as vendas que já fizemos podíamos ter uma situação invejável não fora o desperdício que, por vezes, é exasperante.

No meio de muitas coisas positivas que me farto de referir aqui no fórum, esta matéria deixa-me desgostoso. Sou do Benfica, não sou do Vieira, não sou do DSO e tenho que manter o espírito crítico.

Já cheguei à conclusão que esses negócios de compra de passes por valores elevados só acontecem com o JM. Leva-me a pensar que são favores que ficam em dívida. As compras inflacionados serão cobertas por vendas também elas inflacionados. Só me preocupa que o Vieira esteja atento e não confie muito no Mendes e deixe o prato bascular para o lado dele.
Porque a qualquer momento pode arranjar outros parceiros e cagar no Benfica.

CitriC

Achei por bem transferir está informação, para este tópico:

Citação de: MALU15 em 26 de Dezembro de 2016, 19:21
Citação de: TJSF em 26 de Dezembro de 2016, 18:07
O Benfica se fizesse o mesmo, ficava com que passivo? Não está todo na BSAD?
O Benfica desde que começou a aplicar o MEP (há cerca de 5 anos) nunca derrogou a aplicação das  políticas contabilísticas aplicadas aos investimentos financeiros (empresas relacionadas com CPNegativos) tendo sempre constituído provisões para o valor dos mesmos, o que na altura deu origem a resultados consolidados negativos do grupo da ordem dos 80/90 M, fundamentalmente devido à participação na BSGPS e BSAD. 

Neste momento o valor das provisões para IF não tem expressão (cerca de 3,7M) e dizem respeito à Parque, SA, SLB Multimédia, SA e um muito pequeno valor da SLB Rugby SAD SA, pelo que não faria qualquer sentido passar a derrogar algo que nunca fez. A situação mais crítica era a da BSGPS, que foi ultrapassada este ano em parte com a revalorização  do valor da MARCA Benfica, que fez com que  a BSGPS passasse  a ter Capitais próprios positivos.

Glorificus

Uma das grandes razões para que o Benfica não tenha começado já a baixar substancialmente o passivo da SAD nos últimos 3 anos explica-se pelo facto de ter começado o saneamento pelo clube, SGPS  e outras empresas do grupo.

Actualmente a SAD está a transferir receitas (quotizações) para essas empresas e a absorver as dividas na ordem das dezenas de milhões de euros (direitos de imagem).

E nisso tenho de concordar com a administração. Não é uma coisa popular porque não se vê já que essas contas não são publicas mas primeiro deve estar o clube. Depois virá então o saneamento da SAD.

CitriC

MALU15

Citação de: Glorificus em 26 de Dezembro de 2016, 23:41
Uma das grandes razões para que o Benfica não tenha começado já a baixar substancialmente o passivo da SAD nos últimos 3 anos explica-se pelo facto de ter começado o saneamento pelo clube, SGPS  e outras empresas do grupo.

Actualmente a SAD está a transferir receitas (quotizações) para essas empresas e a absorver as dividas na ordem das dezenas de milhões de euros (direitos de imagem).

E nisso tenho de concordar com a administração. Não é uma coisa popular porque não se vê já que essas contas não são publicas mas primeiro deve estar o clube. Depois virá então o saneamento da SAD.

Devo andar muito distraído. Podes fundamentar melhor esta tua idéia da parte a bold!

CitriC

Citação de: MALU15 em 26 de Dezembro de 2016, 23:59

Devo andar muito distraído. Podes fundamentar melhor esta tua idéia da parte a bold!

A transferência das receitas derivadas das quotas dos sócios, da SAD para o clube já foi feita há algum tempo.

Quanto aos 'direitis de imagem' parece-me que ele está a referir-se à Marca Benfica e à jogada que foi feita na época passada, e que referiste (e bem) no outro tópico.

Glorificus

Citação de: CitriC em 27 de Dezembro de 2016, 00:16

A transferência das receitas derivadas das quotas dos sócios, da SAD para o clube já foi feita há algum tempo.

Quanto aos 'direitis de imagem' parece-me que ele está a referir-se à Marca Benfica e à jogada que foi feita na época passada, e que referiste (e bem) no outro tópico.

Sim é isso.

MALU15

Citação de: Glorificus em 27 de Dezembro de 2016, 00:18
Citação de: CitriC em 27 de Dezembro de 2016, 00:16

Sim é isso.
Já percebi, mas temos de ser mais precisos na linguagem.
A SAD não transferiu quotizações para empresas do Grupo,  mas sim o Clube é que chamou a si os 100% da quotização dos seus sócios. E a marca Benfica (detida pelo Clube) não tem nada a ver com direitos de imagem de jogadores. O que aconteceu foi que o Clube com essa receita proveniente da valorização (paga pela SAD em 45 anos), concedeu uma prestação acessória de capital à BSGPS, a qual por sua vez liquidou o empréstimo que tinha.

E assim, ficou tudo em perfeita harmonia.

Frank James

O problema é que depois vamos a ver bem e muitos nem a própria vida sabem gerir convenientemente, quanto mais um clube de futebol.

Todos temos direito a opinar, mas como é óbvio, em casos tão especificos como a gestão de um clube, valorizo muito mais a opinião de quem tem conhecimento real sobre a matéria, quem tem os dados todos em sua posse e quem domina claramente esses assuntos.

Sobre as vendas e compras, já me habituei a vir aqui e ver que qualquer jogador titular que seja vendido é uma vergonha.
Ou é mal vendido e deviamos recusar qualquer proposta, ou é vendido muito barato, ou é na altura errada, etc...
Não me lembro de uma única venda que não tenha aqui um grupo de opositores a debitar os seus enormes conhecimentos sobre gestão desportiva e financeira.

Eu,como todos os que aqui andam, tenho a minha opinião sobre todas as vendas. Aceito melhor umas, aceito pior outras, mas também assumo que não domino assuntos de gestão financeira e desportiva, ao ponto de ir de dedo em riste em direcção a quem quer que seja, como se fosse um guru da arte da gestão e os "idiotas" que tomam decisões, tivessem muito a aprender comigo.
Mesmo :rir:

Mas já sabemos o que a casa gasta.

sergio19azb

Citação de: CitriC em 26 de Dezembro de 2016, 22:42
Citação de: Yorkian em 26 de Dezembro de 2016, 21:20
Há aqui pessoas que ainda não perceberam o problema.

Primeiro Ponto: a direcção do Benfica foi clara, o Benfica não precisa de vender jogadores. A partir deste momento caso comecemos a falar na possibilidade de futuros prejuízos na balança financeira do Benfica então daí concluímos que a direcção mentiu (o que não seria a primeira vez).

Segundo Ponto: assumindo que a direcção mentiu e que temos de vender jogadores, então eu pergunto: porque é que temos de vender os titulares em Janeiro??? No final da época passam a valer menos?! E os jogadores não ajudam o Benfica a conquistar troféus (o que, penso eu, é o mais importante num clube de futebol)?

Inadmissível este tipo de gestão desportiva.

Eu tenho uma casa pois paguei-a com um  empréstimo que fiz no valor de 200 mil euros.

Todos os anos eu compro um carro histórico. pá é fixe , gosto de carros , sou coleccionador e acho que é um bom investimento, para vendê-lo mais tarde.

O meu ordenado é suficientemente robusto para a minha paixão e para ir pagando a casa.
Sempre cumpri com as minhas responsabilidades financeiras. Tenho mais que suficiente para pagar o que devo, para comprar prendas de natal e imaginem só ainda fazer turismo rural.

O que é certo é que eu digo a toda a gente que não tenho necessidade de vender carros, mas se vier um tipo fazer uma loucura e me oferecer 100mil euros por um carro eu vendo!
Ele gosta do meu carro e ele sabe que não estou necessitado de dinheiro e portanto faz-me uma boa oferta para tentar comprar-mo.

E que faço eu com esse dinheiro?vou investir num carro ainda mais antigo, vou tratar de restaurá-lo e tentarei vende-lo por um bom preço ou senão fico com ele pois dame gozo.

Vais tu dizer-me que fui mentiroso quando disse que não tinha necessidade de vendê-lo mesmo tendo uma dívida de 200mil euros ????

Inadmissível é a tua opinião, mas o teu exemplo de mentirosos está incorrecto! Pressuponnho que com este simples exemplo percebas o que tentei explicar te.
Um exemplo bonito mas que não pode ser comparado com o Benfica. O sucesso do clube depende de jogadores, o sucesso dessa pessoa não depende dos carros.
Os carros são apenas uma oportunidade de negócio. Os jogadores são o rendimento do clube, em 2º lugar uma oportunidade de negócio.

Batuta Vermelha

O modelo de gestao do clube e em tudo semelhante ao modelo que a gestifute aplica aos clubes na formacao, quem conhecer o modelo pode confirmar, basicamente e de uma forma muito sucinta comprar por atacado sabendo que no meio da " palha" levam o ouro.
Sera coincidencia ?

Esbutenado

Citação de: BlankFile em 26 de Dezembro de 2016, 18:28

A minha opinião é muito clara sobre transferências de jogadores no Benfica.

Vender titulares em Janeiro? É contraproducente em termos desportivos, mais ainda quando estamos em todas as frentes e muito bem posicionados em todas elas.

45 milhões de euros por qualquer jogador do Benfica, mais ainda por um DC? Absolutamente irrecusável, seja em qualquer altura da época for.

Por mais que tentemos desviar o assunto, o Benfica será sempre um clube formador e vendedor. Não há volta a dar, quando existem clubes com tanto poderio financeiro e que compram jogadores caros como se estivessem a comprar leite no supermercado.

Completamente de acordo.
Mas há claramente margem de manobra para começar progressivamente a canalizar este dinheiro que temos feito com as vendas de jogadores para melhorar a situação financeira do Benfica, no sentido de conseguir pagar salários maiores e aguentar os nossos melhores jogadores durante mais tempo.
Se a situação atual se mantiver eternamente, então não saímos da cepa torta. É que é muito fixe ir buscar o Lindelof e o Grimaldo por tuta e meia e depois vender por 40M cada um, mas melhor ainda seria manter estes dois (e já agora o Renato, o André Gomes, etc) durante 2-3 anos e tentar fazer uma gracinha na europa e esmagar tudo a nível interno.
O LFV tem que ter a ambição que o futuro do Benfica passe por este cenário, mas sinceramente fico com dúvidas que tenha essa ambição.

sergio19azb

Citação de: Esbutenado em 28 de Dezembro de 2016, 11:51
Citação de: BlankFile em 26 de Dezembro de 2016, 18:28

A minha opinião é muito clara sobre transferências de jogadores no Benfica.

Vender titulares em Janeiro? É contraproducente em termos desportivos, mais ainda quando estamos em todas as frentes e muito bem posicionados em todas elas.

45 milhões de euros por qualquer jogador do Benfica, mais ainda por um DC? Absolutamente irrecusável, seja em qualquer altura da época for.

Por mais que tentemos desviar o assunto, o Benfica será sempre um clube formador e vendedor. Não há volta a dar, quando existem clubes com tanto poderio financeiro e que compram jogadores caros como se estivessem a comprar leite no supermercado.

Completamente de acordo.
Mas há claramente margem de manobra para começar progressivamente a canalizar este dinheiro que temos feito com as vendas de jogadores para melhorar a situação financeira do Benfica, no sentido de conseguir pagar salários maiores e aguentar os nossos melhores jogadores durante mais tempo.
Se a situação atual se mantiver eternamente, então não saímos da cepa torta. É que é muito fixe ir buscar o Lindelof e o Grimaldo por tuta e meia e depois vender por 40M cada um, mas melhor ainda seria manter estes dois (e já agora o Renato, o André Gomes, etc) durante 2-3 anos e tentar fazer uma gracinha na europa e esmagar tudo a nível interno.
O LFV tem que ter a ambição que o futuro do Benfica passe por este cenário, mas sinceramente fico com dúvidas que tenha essa ambição.
Há uma coisa que o Benfica pode e deve fazer. Salvaguardar situações destas. Pode fazê-lo internamente, preparando os seus jovens da equipa B ou então ter uma série de jogadores observados que possam ser contratados no imediato para compensar uma possivel saída. O Benfica se tiver 3 ou 4 jogadores referenciados no mercado por posição, que sejam alternativas válidas para entrar na equipa, acaba por se proteger.

Sair Lindelof não vai beliscar muito a capacidade da equipa, porque sabemos que há alternativas. Já no caso do Nelson Semedo, mesmo que André Almeida dê garantias, é obrigatório arranjar uma solução no estrangeiro e já em Janeiro. Espero que haja jogadores observados e que a saída do Nelson não seja uma "surpresa" e um problema inesperado para a SAD.