CN 13ª J: FC Porto 0 - 2 SL Benfica, 14Dez. Dom. 20h00 *SPORTTV1*

FC Porto 0 - 2 SL Benfica

Campeonato Nacional


FC Porto: Fabiano, Danilo, Martins Indi, Marcano, Alex Sandro, Casemiro, Óliver, Herrera, Tello, Brahimi, Jackson Martínez
Treinador: Lopetegui
SL Benfica: Júlio César, Maxi Pereira, Luisão (César Martins [76m]), Jardel, André Almeida, Andreas Samaris, Enzo Pérez, Eduardo Salvio (Pizzi [90+4m]), Nico Gaitán, Anderson Talisca (Ola John [80m]), Lima
Treinador: Jorge Jesus
Golos: Lima (36), Lima (56)

Jack Sparrow

Citação de: andre_04_SLB em 12 de Dezembro de 2014, 23:51
Casemiro terrível? Já li tudo.

Se quiseres eu digo pouco menos do que terrível. Ele sempre foi fraco, já no Real Madrid ele o era.

André Sousa

Citação de: andre_04_SLB em 12 de Dezembro de 2014, 23:57
Que nós temos formas diferentes de ver o futebol já sabemos. Mas vendo o jogo na Bielorússia e chamar o Casemiro de cepo...enfim.

Já agora, e uma pergunta simples. Se tivesses de fazer um top 3 do que tens visto deles esta época a nível individual, quem seria?

Isso é o mesmo que mostrar um jogo do William na época passada e pedir coragem para alguém o chamar de cepo. Aliás, a lógica para o William, embora não tão evidente, já que já mostrou bons apontamentos nesta época, é a mesma que se aplica para o Casemiro.

Brahimi, Jackson e Danilo.

Parece-me que têm sido indiscutivelmente os melhores do Porto. O Oliver tem sido bastante importante, também, o que é natural, quando se coloca um meio campo com dois jogadores como Casemiro e Herrera. O Quintero tem vindo a ganhar o seu espaço e tinha, claramente, lugar naquele meio campo. O Tello tem-se vindo a destacar e com os argumentos que tem, na nossa liga, é menino para causar muitos estragos.

andre_04_SLB

Casemiro. Tem problemas, sobretudo porque em termos de cultura posicional está a adaptar-se a algo que simplesmente não fazia e não existia para ele. Mas está a crescer e isso tem sido evidente porque tem qualidades físicas e técnicas ideais para fazer aquele papel.

André, não vale a pena, e não leves isto mesmo para o lado pessoal.

Apesar do Brahimi ser o maior talento da equipa, e o Jackson o jogador mais e que era titular em quase tudo o que é equipa top na Europa, não se reconhecer o talento do Herrera e do que tem feito esta época, da importância para o modelo e eficácia do colectivo, é realmente ver o futebol com outros olhos, mas isso eu nem discuto.

E o mais incrível, ainda, para mim, é falares do jogador em questão como se fosse a ovelha negra do onze.

André Sousa

Insistes em falar em lado pessoal, mas está-me a parecer que se houve alguém que nunca levou isto para o lado pessoal, esse alguém fui eu. Adiante.

Qual deles? O Casemiro ou o Herrera? Mas, de facto, que sejam os dois. O Porto, com o Rúben Neves em campo, é mais forte, quando joga a seis. Da mesma forma que é mais forte quando tem Oliver e Quintero dentro de campo. E até arriscaria o Evandro, que fez um belo jogo para a UCL e é um jogador que aprecio.

Still, sobre o Casemiro, como disse, reconheço-lhe qualidade. Não por aquilo que tem feito, que tem sido pobrezinho, mas por aquilo que já vi dele, nomeadamente no Brasil.

Sobre o Herrera, para mim, não vale nem de perto o que custou. Reconheço-lhe algumas qualidades, nomeadamente físicas, que podem fazer dele um elemento importante no esquema do Porto, como tem demonstrado. É muito forte em transição e pode ser bem potenciado dentro do modelo certo.

Já agora, a nível colectivo, para mim, tem sido um Porto pobrezinho, mas claro, que tem um tridente ofensivo composto por Jackson, Tello e Brahimi, na nossa liga, arrisca-se a ganhar todos os jogos.


andre_04_SLB

André, só falas "mal" do Herrera por preconceito. Porque não é o teórico pensador de jogo e jogador de decisão que idealizas. Mas o futebol não se faz só desse tipo de jogadores. Sobretudo o futebol que não o contexto top que gostamos de ver, e mesmo essas equipas precisam de jogadores diferentes.

Eu falo da questão do lado pessoal porque aqui o problema é mesmo a forma como ambos vemos o jogo. Mas podemos respeitar mutuamente as opiniões diferentes.

Não percebo como descredibilizas assim o Herrera que é provavelmente o jogador com mais minutos esta época ou está pelo menos lá em cima. Por algum motivo é. Ah, e os números, mesmo que não seja essa a sua função, também são evidentes da importância dele na equipa.

mramalhadas

O meu onze seria: Júlio César; Maxi Pereira Luisão, Jardel(só pelo facto de ter mais rotinas), André Almeida; Samaris, Pizzi, Enzo; Salvio, Gaitan e Jonas.

andre_04_SLB

Citação de: PsychoFan em 13 de Dezembro de 2014, 00:10
Ó André, talento do Herrera?!

Este ano tem sido uma coisa parva.

Já que falávamos aí do jogo com o Borisov, aconselho novamente:

https://www.youtube.com/watch?v=VQXAFEaP_x8

1º golo, o GR apesar de mal batido é um golaço.

2º golo, a trivela a deixar o Brahimi numa situação de 1x1 e a forma como se posiciona em zona de finalização para receber e largar no Jackson para o golo.

3º golo, a forma como já pensou o lance, temporiza à espera da definição do movimento do Tello e mete esta bola impressionante.

Isto é de um jogador com talento.

andre_04_SLB

E quando me refiro a mais minutos do Herrera, refiro-me a todos os jogadores do trio a meio-campo. É normal que o Fabiano, o Indi, o Alex, o Jackson, estejam acima porque são posições que roda menos.

mramalhadas

Citação de: andre_04_SLB em 13 de Dezembro de 2014, 00:14
André, só falas "mal" do Herrera por preconceito. Porque não é o teórico pensador de jogo e jogador de decisão que idealizas. Mas o futebol não se faz só desse tipo de jogadores. Sobretudo o futebol que não o contexto top que gostamos de ver, e mesmo essas equipas precisam de jogadores diferentes.

Eu falo da questão do lado pessoal porque aqui o problema é mesmo a forma como ambos vemos o jogo. Mas podemos respeitar mutuamente as opiniões diferentes.

Não percebo como descredibilizas assim o Herrera que é provavelmente o jogador com mais minutos esta época ou está pelo menos lá em cima. Por algum motivo é. Ah, e os números, mesmo que não seja essa a sua função, também são evidentes da importância dele na equipa.


O Herrera tem uma fronha que assusta, mas é bom jogador.

André Sousa

Eu falo mal porque não lhe vejo qualidades suficientes que me levem a elogiá-lo. Como disse, isso não me impede de lhe reconhecer qualidades que, dentro de um certo modelo, podem ser bastante importantes.

Eu não tenho nada contra jogadores muito fortes fisicamente. Tens o exemplo do Ramires, jogador que foi fundamental para o Benfica do primeiro ano do JJ, devido a essa característica individual. Permitia-lhe fechar o corredor central quando não tínhamos bola, dar largura e profundidade quando assim o jogo o pedia... mas isto, para mim, é obra do JJ, que montou um modelo de jogo quase perfeito para as suas características. A nível de relação com bola não era nada por aí além, mas era um super-jogador de quem guardo muitas saudades. Não reconheço a mesma qualidade ao Herrera, já agora, mas é um pouco por aqui.

Acho que o Herrera, no nosso campeonato, pode ser um médio bastante importante como 8. Um jogador que caia na frente e que, quando for preciso, esteja cá atrás. Um jogador que quando a equipa perder a bola, consiga puxar e compactar os sectores, subindo uns bons metros, puxando o resta da equipa. Um jogador para recuperar a bola e sair em transição de forma muito forte. Um jogador com um largo raio de ação. Quase todos os jogadores podem ser potenciados dentro de um modelo de jogo e o Herrera não é excepção.

Não sei. Limito-me a ver alguns jogos. Não sei quem tem mais minutos, mais golos, mais assistências... sei que não tenho gostado de ver o Porto a jogar, principalmente para os executantes que tem, que são de grande nível.

arodrigues84

Citação de: ZICKLER em 12 de Dezembro de 2014, 18:58
Citação de: JPSilva em 12 de Dezembro de 2014, 18:53
Citação de: ZICKLER em 12 de Dezembro de 2014, 18:50
O Benfica nestes jogos raramente falha.

Em termos de competitividade raramente falha. O que não corresponde necessariamente a um bom resultado.

Discordo

Acompanho o Benfica desde o final da década de 90, e contam-se pelos dedos de uma só mão,  os ultra mega craques do Benfica,  que conseguiram justificar o estatuto no antro.

Lá,  é que se faz a prova dos nove, de quem é efectivamente hm jogador à Benfica....de mais um, que tem estatuto de estrela, mas que num ambiente adverso, mete o rabinho entre as pernas.

Tantos e tantos casos assim. Prestações frouxas, futebol inconsequente, descaracterizado,  nossa defesa a tremer por todos os lados.

Há excepções? Sim, há,  mas lá está,  a excepção confirma a regra

Lembro - me logo assim de dois imortais: Nuno Gomes e Óscar Tacuara Cardozo :metal:

mramalhadas

Há que anular os laterais do FCP(Danilo e Alex Sandro),alas(Tello e Brahimi) e o Jackson.

red_chala5

Pessoal alguém sabe a que horas chegam os comboios a campanha?

JPSilva

É importante olhar para algumas coisas quando se faz referencias aos últimos anos, é que uma coisa é jogar com 2 médios contra Fernando, Moutinho e Lucho, outra é contra Casemiro, Herrera e Oliver, parecem-me coisas bastante diferentes.