Estádio da Luz

iloy

Citação de: elpayaso10 em 16 de Abril de 2018, 20:57
Queixem-se mas o nosso estádio tb nao ajuda a inferno... as bancadas estao longe do relvado principalmente os topos os topos tem que estar colados na baliza não assim. a acustica espalha mto, e sim a bancada que genuinamente apoia é a BTV piso 3 superior por cima de mim. claques? não brinquem.

Meu amigo, há muitos estádios no mundo que não tem a sorte de ter uma acústica como o nosso estádio mas quando vais ver um jogo até choras com o ambiente fantástico. O problema não è o estádio mas sim quem la vai.

anarcos

Citação de: andoaleme em 16 de Abril de 2018, 21:35
Citação de: anarcos em 16 de Abril de 2018, 20:50
Citação de: Pokrl em 15 de Abril de 2018, 20:11
Inferno da luz? É insultuoso continuar a ouvir esta expressão, insultuoso à história da velhinha luz. Insultuoso.

Isto.
O cimento a vibrar com a multidão, como se fosse novo terramoto de 1755.
A almofadinha dobrável que se levava para sentar o cú, e que acabava no relvado quando havia bronca.
Os guarda-chuvas abertos a irem de caralho no festejo de um golo, e a molha a ser ainda mais épica.
As queijadas de Sintra compradas para entreter a fome.
Os chapéus de cartolina feitos de caixas de camisa para proteger do sol.
Os cachecóis, usados até romper, tricotados pelas nossas Mães enquanto ficavam nos carros à espera que acabassem os jogos, ouvindo o relato na rádio.
Eu, no 3º Anel, às cavalitas nos ombros do meu Pai, para conseguir ver aquelas "formigas" no relvado que pareciam correr atrás de uma migalha de pão.
As gargantas a gritar até ficarem em sangue.
Os andrades que quando cá vinham, ainda estavam a atravessar a ponte da Arrábida e já estavam todos borrados por saberem o que os esperava.
O Toni, o Shéu, o Chalana, que tratávamos por tu sem faltar ao respeito (quando hoje quem usa o "sr." para os nomear é o que os enxovalha).

Tanta gente a falar no "Inferno da Luz" sem fazer puta de ideia.
Nunca lá vi "faixas", nem "coreografias", nem "faróis", nem NN/DV, nem "tochas", nem o crl...
Só lá vi o único que era preciso para fazer esse Inferno: Benfiquistas!

Desculpem o desabafo. Estou velho.

Concordo contigo.

Mas comecei a ir à Luz criança decorria então o ano de 1982 e então já existiam os DV com as suas enormes bandeiras, faixas, fumos e tochas que tanto agradavam aos jogadores, que solicitavam apoio falando directamente com membros da claque.

Formavam uma claque enorme que se fazia ouvir no nosso gigante lindo, na nossa catedral, ainda mais com o fecho do 3º anel, onde os jogadores sabiam fazer a vénia condignamente e não como é actualmente e o velhote da bandeira a passear à volta de todo o estádio, era espontâneo, era belo e contagiante.

Quanto me irá custar ver transformada a nossa sede, onde tantas vezes me reuni semanalmente com amigos e nos cruzámos com vários jogadores e velhas glórias do clube.

Já hoje recordo com muita saudade o espaço circundante à nossa Catedral, a piscina e o bar que lá existia, os courts de ténis, o pavilhão, os campos de treino, o n.º2 com a pista onde jogava o râguebi e treinavam as equipas de atletismo, onde hoje é só betão de investimento chinês.

Este é o Benfica de Vieira que, o mesmo tanto divulga e reduz a marca.

Só por curiosidade, a minha estreia europeia na Catedral:
Benfica - Aris de Salónica, 3 de Outubro de 1979, Taça UEFA, 2ª Mão.
Recordação agridoce: o golo dos gregos perto do fim deixou o puto que eu era em lágrimas.

https://www.youtube.com/watch?v=zfjv8vXLfN8

FaithNoMore

Quando as pessoas vão para o estadio e passam o jogo a mexer no tlm e a enviar e receber mensagens e a tirar fotos e nem olham para o relvado,não há acustica que valha

Nirvana_87

Citação de: iloy em 16 de Abril de 2018, 19:36
Qual inferno? Qual que?
O inferno da Luz morreu quando o velho estádio da Luz foi destruído. Quem tem medo de jogar num teatro ?

Vieirismo "matou" o Benfiquismo.

andoaleme

Citação de: anarcos em 17 de Abril de 2018, 00:12
Citação de: andoaleme em 16 de Abril de 2018, 21:35
Inferno da luz? É insultuoso continuar a ouvir esta expressão, insultuoso à história da velhinha luz. Insultuoso.

Isto.
A almofadinha dobrável que se levava para sentar o cú, e que acabava no relvado quando havia bronca.
Os guarda-chuvas abertos a irem de caralho no festejo de um golo, e a molha a ser ainda mais épica.
Os cachecóis, usados até romper, tricotados pelas nossas Mães enquanto ficavam nos carros à espera que acabassem os jogos, ouvindo o relato na rádio.
Eu, no 3º Anel, às cavalitas nos ombros do meu Pai, para conseguir ver aquelas "formigas" no relvado que pareciam correr atrás de uma migalha de pão.
Os andrades que quando cá vinham, ainda estavam a atravessar a ponte da Arrábida e já estavam todos borrados por saberem o que os esperava.
O Toni, o Shéu, o Chalana, que tratávamos por tu sem faltar ao respeito (quando hoje quem usa o "sr." para os nomear é o que os enxovalha).

Nunca lá vi "faixas", nem "coreografias", nem "faróis", nem NN/DV, nem "tochas", nem o crl...

Concordo contigo.

Mas comecei a ir à Luz criança decorria então o ano de 1982 e então já existiam os DV com as suas enormes bandeiras, faixas, fumos e tochas que tanto agradavam aos jogadores, que solicitavam apoio falando directamente com membros da claque.

Formavam uma claque enorme que se fazia ouvir no nosso gigante lindo, na nossa catedral, ainda mais com o fecho do 3º anel, onde os jogadores sabiam fazer a vénia condignamente e não como é actualmente e o velhote da bandeira a passear à volta de todo o estádio, era espontâneo, era belo e contagiante.

Quanto me irá custar ver transformada a nossa sede, onde tantas vezes me reuni semanalmente com amigos e nos cruzámos com vários jogadores e velhas glórias do clube.

Já hoje recordo com muita saudade o espaço circundante à nossa Catedral, a piscina e o bar que lá existia, os courts de ténis, o pavilhão, os campos de treino, o n.º2 com a pista onde jogava o râguebi e treinavam as equipas de atletismo, onde hoje é só betão de investimento chinês.

Este é o Benfica de Vieira que, o mesmo tanto divulga e reduz a marca.

Só por curiosidade, a minha estreia europeia na Catedral:
Benfica - Aris de Salónica, 3 de Outubro de 1979, Taça UEFA, 2ª Mão.
Recordação agridoce: o golo dos gregos perto do fim deixou o puto que eu era em lágrimas.

https://www.youtube.com/watch?v=zfjv8vXLfN8
A minha foi contra a Roma para a Taça UEFA em 1983, mas a que guardo mais recordações boas e más, pelo resultado, foi a disputa da 2ª mão da Final da Taça UEFA contra o Anderlecht a 18 de Maio de 1983 e tal como tu fiquei lavado em lágrimas, tinha apenas 7 anos e guardo essas memórias, outras há mais recentes e sobre outras coisas que não o Benfica que não me ficam em retina.

Ainda recordo o golo de Shéu na baliza Sul e do Lozano da norte :tickedoff: Estava atrás dos DV, logo abaixo dos camarotes do 3º anel.

Tenho saudades das bandeiras espalhadas pelo estádio, ainda guardo a bandeira que levava para a Luz em miúdo.

andoaleme

Citação de: FaithNoMore em 17 de Abril de 2018, 00:30
Quando as pessoas vão para o estadio e passam o jogo a mexer no tlm e a enviar e receber mensagens e a tirar fotos e nem olham para o relvado,não há acustica que valha
Devido ao meu trabalho, tenho de estar sempre online e com o telefone de serviço para qualquer eventualidade, que não tem acorrido nos últimos jogos.

Mas também contra mim falo, em jogos que me põe nervoso de tão mal jogados da nossa parte, fico demasiado ligado ao SB, o contra o Dortmund época passada foi disso exemplo. Mas por norma só vejo os comentários ao intervalo do jogo, antes ou no final do mesmo.

Pontix

Não sei por que razão muita gente gasta dinheiro em bilhetes. Sai mais barato tirar 30 selfies no Colombo.

L0W

Citação de: Fake Blood em 16 de Abril de 2018, 21:41
Hard times create strong men, strong men create good times, good times create weak men and weak men create hard times.
É isto, por um lado (longe d emim desejar isto, não confundam) não faria mal nenhum um período de seca se isso significasse correr com tudo o que vai de mal no clube, desde adeptos a quem o gere.

SousaLB

Ambiente ridículo, ontem...

iSLBenfica

Citação de: francisco em 17 de Abril de 2018, 01:29
Inferno? Brincamos ou quê?

https://www.youtube.com/watch?v=_ru4akTSNFs

Já tivemos entradas tão ou mais arrepiantes neste novo estádio, que qualquer uma dessas, desse vídeo. Se bem que a imponência de um estádio com mais de 80 mil de lotação, favorece mais o antigo.

https://www.youtube.com/watch?v=tSuTupOT9ZQ

FP3

Citação de: força Benfica em 16 de Abril de 2018, 21:34
Citação de: FP3 em 16 de Abril de 2018, 21:23
Citação de: força Benfica em 16 de Abril de 2018, 15:10
Aquilo nos NN esta mesmo fraquinho.. Ontem de onde estava até olhava para la e as vezes tem uns 20 ou 30 a cantar.. E pena. Quanto ao ambiente geral muitos vão para la ficam sentadinhos e ver o jogo e bazar.. Podia ser um autentico inferno mas não.. Vivi os jogos com o fcp do 3-1 da taça e o com o Bayern e ai sim mas infelizmente não é sempre assim.

Outra coisa que diz respeito ao estádio é preciso rever as cadeiras aquilo já esta mais do que gasto e os ecrãs também já se fazia algo.
Esses 20 ou 30 sao smp os mm.
O resto é qdo lhe apetece.

Só para perceberes uma coisa:
Como sabes, o pessoal posiciona se, maioritariamente, na parte de cima da bancada. Ficava smp uma clareira na parte debaixo, parecendo que aquilo está vazio.
Quem ficava na fila da frente, junto ao relvado, era o pessoal com as bandeiras.
Há uns anos para cá, cada vez mais pessoal fica tb junto ao relvado. Para quê perguntas tu? Na minha opinião, é para mandar cenário, até pq cantar não é lá muito com esses.
Os mais antigos ja não se estão para chatear, e os mais novos é o que se vê.

Sim muitos em baixo em cima da grade da ultima vezes que estive la no meio tinha reparado que cantar não é muito com eles. Mas passou-se algo ultimamente? é que esta época e até pela tv notava que aquilo não estava famoso mas ontem até estava perto já que fiquei no sector 4 piso 3 inferior e fiquei mesmo surpreendido ao ver aquilo assim sem chama, ok que os melhores ambientes nem tem sido nestes jogos mas fogo isso assim não pode continuar.. E aquela coreografia? Depois das letras SLB tinham la uma faixa gigante para meter em cima do símbolo do grupo e ficou toda ao contrario ainda tentaram mete-la direita mas arrumaram logo com aquilo.. E pena fogo.
Os problemas ja vêm de há muitos anos para cá...falta de liderança, a nova geração ter falta de mentalidade, a geração antiga a afastar se e principalmente....a falta de união do topo (aqui foi o que referi de uma certa pessoa.)
Agora vê bem há qtos anos isto vem acontecendo. Já vai fazer praí quê? 8?9?
A cada ano que passa, fica pior.
Os NN nunca foram ultras puros (como os DV). Até pq, ultimamente, estão mais investidos na cena casual do que nos ultras. Tvz seja o reflexo do cansaço , de ver o topo a se desintegrar e começam a agir de outra forma.

FP3

Citação de: L0W em 17 de Abril de 2018, 01:25
Citação de: Fake Blood em 16 de Abril de 2018, 21:41
Hard times create strong men, strong men create good times, good times create weak men and weak men create hard times.
É isto, por um lado (longe d emim desejar isto, não confundam) não faria mal nenhum um período de seca se isso significasse correr com tudo o que vai de mal no clube, desde adeptos a quem o gere.
Já pensei nisto tanta vez  :-X

BENFIKA

Os adeptos refletem muito aquilo que veem na equipa. E a verdade é que nos últimos anos, o Benfica nos jogos grandes se acobarda.
Joga tudo atrás da linha da bola, jogam para o empate.

Quando os adeptos sentem que a equipa tem garra e vai partir para o controlo do jogo o Inferno aparece, agora se for para jogar à equipa pequena, inferno em vê-lo.

lPhoenix

Isto.

Pois estás, estamos todos :)

Mas é bom recordar esses tempos, crescemos com esse Benfica e isso trás muita saudade.
Hoje a questão financeira manda nos clubes, mas nós vivemos um tempo de alma, de mística, de garra, de devoção, de pura loucura pelo Benfica. A cena dos cachecóis feitos à mão era qualquer coisa de fabuloso, mas a miudagem quando insistia nas bandeirinhas era a dor de cabeça dos pais e era certo que estas duravam apenas 90 minutos, a casa ou chegava o pau partido ou o pano rasgado, as duas coisas juntas e intactas era impossível...

Tudo apertado em cima do cimento, à chuva ou a torreira do sol o que era importante era estar ali, às vezes 4 horas antes com farnel para ficar nos melhores lugares.

Eram sacrifícios atrás de sacrifícios em prol do Benfica e essa atitude refletia-se nos jogadores, equipa técnica e dirigentes, tudo a puxar pelo Benfica.

Existiam os tubarões da Europa, mas qualquer um, qualquer um! estava ao nosso alcance. Era este acreditar que tudo era para ganhar que era a nossa força! E em casa mandava o Benfica!!

Até a malta refilar com o tipo que não ia lá mudar o placar com o resultado do jogo era uma festa!

Depois aquele ambiente infernal: cheio de cor, cheiro, sons e movimento. Hoje está tudo sentado ou agarrado a cartolinas ou a abanar cachecóis.

Hoje existe outro conforto que na verdade antes não existia, não só dentro do estádio como fora. Chegar lá era uma aventura de todo o tamanho que começava algumas horas antes. Por isso valia a pena chegar cedo e ficar o domingo inteiro a ver tudo o que era modalidades, no meu tempo era o basket.

Hoje temos um consumismo desmesurado que faz a malta invadir a Megastore ao invés de estar a invadir as roulottes dos couratos ou a emborcar cervejas ou a conviver nas bancadas à espera do jogo. Isto também animava a malta ;)

Enfim, também são estas memórias que me fazem não desistir do Benfica. Porque o Benfica não é isto do Benfica a jogar para o empate em casa nem o Benfica do "não se pode ganhar sempre" nem o Benfica das campanhas miseráveis na pré-época porque estamos no princípio e não interessa para nada.

Não, por esta massa adepta gigante que o Benfica arrasta, o Benfica é para jogar sempre para ganhar, seja a sério seja num jogo a feijões, mas sobretudo e principalmente em casa.