Estádio da Luz

Harlem

Citação de: benficaslb1 em 16 de Setembro de 2022, 21:08
Eu tenho 35 anos e não grito no estádio, se der dois berros fico afônico, nem todos somos iguais. Existe pessoal que a falar tem o dobro dos decibéis que eu atingo a gritar.

Epa, eu ao intervalo tambem ja estou afonico, a garganta nao aguenta, mas e o que e. Se todos pensarem que o gajo do lado vai gritar mais alto e ninguem gritar, ouvem-se os grilos e o Farol aos gritos.

Nao e directamente para ti, mas acho que cada um deve fazer a sua parte, seja com palmas, cantar baixinho ou bater os pes. So existir e ir ao cinema e valido para quem quiser, mas o Benfica precisa da ajuda de todos os que vao ao estadio, como cada um puder.

iloy

A única verdade è que o inferno da Luz morreu a muitos anos e já era na catedral.
Agora com este novo estádio, já è complicado ter um jogo com um grande ambiente.
Acho que a direção também podia trabalhar nisso porque infelizmente 90% dos jogos no estádio è como estar no teatro.
Também penso que hoje os benfiquistas são menos doidos pelo Benfica. Antes os adeptos quase só tinha o futebol para gozar o fim de semana, agora os jovens tem outras preocupações e distrações, não sei, talvez.

Ru10

Citação de: iloy em 17 de Setembro de 2022, 09:02
A única verdade è que o inferno da Luz morreu a muitos anos e já era na catedral.
Agora com este novo estádio, já è complicado ter um jogo com um grande ambiente.
Acho que a direção também podia trabalhar nisso porque infelizmente 90% dos jogos no estádio è como estar no teatro.
Também penso que hoje os benfiquistas são menos doidos pelo Benfica. Antes os adeptos quase só tinha o futebol para gozar o fim de semana, agora os jovens tem outras preocupações e distrações, não sei, talvez.
É verdade que as pessoas hoje têm outras distrações mas também sinto que todos os casos que envolveram o Benfica e toda a política mercantilista do Vieira afastou muito grande Benfiquista.

Sinto que estamos em reconstrução em muitos aspetos e voltar a reconquistar adeptos apaixonados é uma delas. E não penso que seja só derivado de estarmos a vencer. É muito como o estamos a fazer: compromisso da equipa, a boa vibe do treinador, um presidente culpado que está claramente a esforçar-se e a seguir aos poucos um rumo melhor para o clube.

Todos temos de ajudar e fazer parte. Mas ainda nos atacamos demasiado uns aos outros. Muitos egos. Muita medição de pilinhas. No dia que só o Benfica importar voltaremos ao que éramos.

rp

Citação de: Cosme Damião SLB em 16 de Setembro de 2022, 20:26
Citação de: bet em 16 de Setembro de 2022, 20:21
O que continua a ser um mistério para mim é como na luz 50 mil fazem um velorio e 2 mil em turim fazem um inferno...algo não bate certo

Porque os 50.mil da luz são os pipoqueiros e os luzinhas de telemóvel, que vão ao futebol como vão ao cinema ou ao teatro, os que estiveram em Turim são os verdadeiros adeptos que amam o clube.

Que estupidez.... foda-se

Pierre van Hooijdonk

#41584
Citação de: iloy em 17 de Setembro de 2022, 09:02
A única verdade è que o inferno da Luz morreu a muitos anos e já era na catedral.
Agora com este novo estádio, já è complicado ter um jogo com um grande ambiente.
Acho que a direção também podia trabalhar nisso porque infelizmente 90% dos jogos no estádio è como estar no teatro.
Também penso que hoje os benfiquistas são menos doidos pelo Benfica. Antes os adeptos quase só tinha o futebol para gozar o fim de semana, agora os jovens tem outras preocupações e distrações, não sei, talvez.

Creio que os "infernos" pela Europa do futebol fora começaram a acabar ali uma década após Bosman. Já referi isso no tópico da liga espanhola a propósito do documentário Netflix do Figo.

Penso que hoje em dia não se verificariam reações tão extremadas a uma transferência naqueles moldes. No ano 2000 ainda havia a ideia que jogador e clube tinham uma ligação sentimental, umbilical... Que o jogador era uma extensão dos adeptos no campo. Com o início das grandes transferências, que começou com Figo, mais a entrada dos mega investidores, a modernização da formação, treino e jogo, novos estádios com menor capacidade e maior conforto, o aumento exponencial do número de transmissões televisivas, a internet... O adepto comum tornou-se muito mais um consumidor do que um aficionado, porque o futebol tornou-se um produto, para o bem e para o mal. Foi o fim da era da inocência e hoje o adepto comum entende que um jogador tem uma carreira curta e deve ter os seus interesses pessoais e materiais como a primeira prioridade.

Isso reflete-se na forma como agora se vive o futebol. A idade da inocência em relação ao jogo terminou e embora hoje ainda existam rivalidades estas vão tender a tornar-se cada vez mais estéreis, a menos que existam líderes que as alimentem de forma quase anacrónica, como é o caso de Pinto da Costa no FCP. Num sentido de inocência, emoção e paixão só temos de agradecer o FCP ainda ter como líder alguém que puxa pelo lado mais primário e básico da emoção dos seus adeptos e rivais directos. Estou a colocar de parte evidentemente tudo o resto que de nefasto esse personagem trouxe e traz para o nosso futebol como resultado da sua mentalidade dom quixotiana.

Dito isto uma Super Liga europeia começa a parecer cada vez mais uma inevitabilidade, até porque com a internet as novas gerações já crescem com outros estímulos e formas de ver o mundo.

Nas próximas décadas o futebol não irá morrer mas se tivesse de arriscar diria que será muito menos preponderante na vida das pessoas e passará até para um plano muito secundário, um pouco à imagem da decadência da popularidade do rock n roll ao longo dos últimos 30 anos.

CC_23

Boas,

Na próxima semana vou a Lisboa e quero fazer a visita ao Estádio + Museu.

O tour é com um guia ou fazemo-lo sozinhos? Ou dá para escolher?

Obrigado!

iSLBenfica

Citação de: CC_23 em 17 de Setembro de 2022, 16:53
Boas,

Na próxima semana vou a Lisboa e quero fazer a visita ao Estádio + Museu.

O tour é com um guia ou fazemo-lo sozinhos? Ou dá para escolher?

Obrigado!

O museu podes fazer sozinho ou com guia. O estádio creio que é sempre acompanhado.

miniMilk

Citação de: TotoSalvio em 17 de Setembro de 2022, 08:12
Desde que os NN se separaram em dois grupos, o nosso ambiente do estádio piorou, e muito

Que valente misturada quando os dois grupos começam a cantar ao mesmo tempo, músicas diferentes.. o pessoal nem sabe qual seguir  :crazy2:

Não lembra a ninguém.. espero que possam voltar à normalidade e juntarem se todos num só..
o ambiente na luz está muito mas muito superior a qualquer época dos últimos 5-6 anos

Yoann Peeters

Amanha e para encher! :bandeira1:

mojo_j0jo

O ambiente realmente podia ser melhor.

Mas a malta que fala dos ambientes, vai ao estádio? Já tenho redpass aos anos, e esta época está a ser bastante melhor que nas transactas, o que é normal, tendo em conta que estamos a ganhar e no passado recente não ganhamos nada.

Os jogos europeus têm estado em crescendo, e aqui meto os da época passada, que foram todos bastante bons!

E já pararam para comparar o nosso ambiente com que se vê lá fora? É assim tão pior? Na realidade é provavelmente é melhor. Basta ver que sempre vem cá um clube de grande dimensão europeu, elogio o nosso ambiente. Então em que é que ficamos ?

Realmente onde existe diferença, é que cá não deixam o pessoal usar megafones, bandeiras e autofalantes e noutros estádios deixam. Em Itália e Alemanha, todos os estádios têm colunas ligadas aos megafones da malta que está à frente das claques. Cá não se faz isso, porque implica legalização, e nós temos adeptos orgulhosamente ilegais. É o que é.

Vocês pintam as coisas de uma maneira medonha, quando não o são.

Relativamente aos pipoqueiros, aos quais admito que muitas vezes me chateiam, a verdade é que é graças a eles que o Benfica tem médias de assistência superiores a 50 mil.

Eu sei que por muitos daqui, só queriam lá o estádio com os 30 mil do costume que lá andavam à 10 e 15 anos atrás. Mas depois também são os mesmos que querem um estádio com 80k.... Em que é que ficamos ?


Jpedroc23Araujo

Citação de: TotoSalvio em 17 de Setembro de 2022, 08:12
Desde que os NN se separaram em dois grupos, o nosso ambiente do estádio piorou, e muito

Que valente misturada quando os dois grupos começam a cantar ao mesmo tempo, músicas diferentes.. o pessoal nem sabe qual seguir  :crazy2:

Não lembra a ninguém.. espero que possam voltar à normalidade e juntarem se todos num só..
Não faz sentido nenhum, agora estão no Sagres piso 0 e 3 e não como conseguem sempre entrar com petardos.

Jpedroc23Araujo

Citação de: Cosme Damião SLB em 16 de Setembro de 2022, 20:26
Citação de: bet em 16 de Setembro de 2022, 20:21
O que continua a ser um mistério para mim é como na luz 50 mil fazem um velorio e 2 mil em turim fazem um inferno...algo não bate certo

Porque os 50.mil da luz são os pipoqueiros e os luzinhas de telemóvel, que vão ao futebol como vão ao cinema ou ao teatro, os que estiveram em Turim são os verdadeiros adeptos que amam o clube.
O próprio Benfica é que alimenta isso com vendedores das pipocas a passarem a meio do jogo e com a indicação das luzinhas no telemóvel a passar no ecrã.
Eu cá prefiro muito mais cânticos do principio ao fim , bater palmas.

Pablito10Aimar

Citação de: Pierre van Hooijdonk em 17 de Setembro de 2022, 09:58
Citação de: iloy em 17 de Setembro de 2022, 09:02
A única verdade è que o inferno da Luz morreu a muitos anos e já era na catedral.
Agora com este novo estádio, já è complicado ter um jogo com um grande ambiente.
Acho que a direção também podia trabalhar nisso porque infelizmente 90% dos jogos no estádio è como estar no teatro.
Também penso que hoje os benfiquistas são menos doidos pelo Benfica. Antes os adeptos quase só tinha o futebol para gozar o fim de semana, agora os jovens tem outras preocupações e distrações, não sei, talvez.

Creio que os "infernos" pela Europa do futebol fora começaram a acabar ali uma década após Bosman. Já referi isso no tópico da liga espanhola a propósito do documentário Netflix do Figo.

Penso que hoje em dia não se verificariam reações tão extremadas a uma transferência naqueles moldes. No ano 2000 ainda havia a ideia que jogador e clube tinham uma ligação sentimental, umbilical... Que o jogador era uma extensão dos adeptos no campo. Com o início das grandes transferências, que começou com Figo, mais a entrada dos mega investidores, a modernização da formação, treino e jogo, novos estádios com menor capacidade e maior conforto, o aumento exponencial do número de transmissões televisivas, a internet... O adepto comum tornou-se muito mais um consumidor do que um aficionado, porque o futebol tornou-se um produto, para o bem e para o mal. Foi o fim da era da inocência e hoje o adepto comum entende que um jogador tem uma carreira curta e deve ter os seus interesses pessoais e materiais como a primeira prioridade.

Isso reflete-se na forma como agora se vive o futebol. A idade da inocência em relação ao jogo terminou e embora hoje ainda existam rivalidades estas vão tender a tornar-se cada vez mais estéreis, a menos que existam líderes que as alimentem de forma quase anacrónica, como é o caso de Pinto da Costa no FCP. Num sentido de inocência, emoção e paixão só temos de agradecer o FCP ainda ter como líder alguém que puxa pelo lado mais primário e básico da emoção dos seus adeptos e rivais directos. Estou a colocar de parte evidentemente tudo o resto que de nefasto esse personagem trouxe e traz para o nosso futebol como resultado da sua mentalidade dom quixotiana.

Dito isto uma Super Liga europeia começa a parecer cada vez mais uma inevitabilidade, até porque com a internet as novas gerações já crescem com outros estímulos e formas de ver o mundo.

Nas próximas décadas o futebol não irá morrer mas se tivesse de arriscar diria que será muito menos preponderante na vida das pessoas e passará até para um plano muito secundário, um pouco à imagem da decadência da popularidade do rock n roll ao longo dos últimos 30 anos.

Concordo em quase tudo, menos com a tua última afirmação. O futebol não é um rock n roll mas sim uma pseudo NBA ou NFL. Maior parte dos cidadãos americanos adoram ver NBA ou NFL, mas não com a mesma paixão e furor que era o futebol nos anos 60 a 90.

As claques irão ser substituídas por espetáculos pirotécnicos e luminosos como já vemos em muitos estadios na Europa na champions por exemplo. As tochas inevitavelmente com o tempo irão ser menos comuns. Os cânticos mais elaborados cada vez mais escassos.

O futebol está a evoluir para um desporto que irá oferecer uma experiência única num estádio com todo o tipo de espetáculo, em que os adeptos serão secundários. Basicamente, tal como a NFL e NBA, as pessoas vão ver espetáculo não vão apoiar a sua equipa.

O primeiro passo para tal é a mudança de mentalidades e isso já começou, basta ver a malta que vai ao estádio para tirar fotos e não cantar. Porém, continuará a ser uma rotina para grande parte dos adeptos ir ao estádio!

dameo38

Citação de: Jpedroc23Araujo em 17 de Setembro de 2022, 23:44
Citação de: TotoSalvio em 17 de Setembro de 2022, 08:12
Desde que os NN se separaram em dois grupos, o nosso ambiente do estádio piorou, e muito

Que valente misturada quando os dois grupos começam a cantar ao mesmo tempo, músicas diferentes.. o pessoal nem sabe qual seguir  :crazy2:

Não lembra a ninguém.. espero que possam voltar à normalidade e juntarem se todos num só..
Não faz sentido nenhum, agora estão no Sagres piso 0 e 3 e não como conseguem sempre entrar com petardos.
Enfiam-nos no ânus. Uma pena não rebentarem.

Eagle Heart

Citação de: Jpedroc23Araujo em 17 de Setembro de 2022, 23:48
Citação de: Cosme Damião SLB em 16 de Setembro de 2022, 20:26
Citação de: bet em 16 de Setembro de 2022, 20:21
O que continua a ser um mistério para mim é como na luz 50 mil fazem um velorio e 2 mil em turim fazem um inferno...algo não bate certo

Porque os 50.mil da luz são os pipoqueiros e os luzinhas de telemóvel, que vão ao futebol como vão ao cinema ou ao teatro, os que estiveram em Turim são os verdadeiros adeptos que amam o clube.
O próprio Benfica é que alimenta isso com vendedores das pipocas a passarem a meio do jogo e com a indicação das luzinhas no telemóvel a passar no ecrã.
Eu cá prefiro muito mais cânticos do principio ao fim , bater palmas.

Na Velha Luz havia vendedores de gelados, batatas, queijadinhas e imagine-se pipocas.