Estádio da Luz

O Património

Citação de: Chelas1904 em 10 de Abril de 2023, 14:35
Citação de: O Património em 10 de Abril de 2023, 14:30
Citação de: Chelas1904 em 10 de Abril de 2023, 14:17
Citação de: O Património em 10 de Abril de 2023, 13:11
Citação de: Harlem em 09 de Abril de 2023, 11:40
Citação de: You'll Never Drink Alone em 09 de Abril de 2023, 09:34O que me fez mais confusão foi baterem palmas á equipa no final. Com tamanha falta de atitude e o borranço completo era para serem assobiados e apertados!

Não entendo tamanha falta de exigência dos sócios e adeptos do Benfica. Últimas épocas vergonhosas e mesmo assim e com o nosso historial de desilusões a malta canta sempre de galo e até parece que estamos a fazer a melhor época de sempre.

Pés bem assentes na terra porque se corre mal em Chaves infelizmente já se sabe o que vai acontecer no final da época.

Sinto muita tristeza em dizer isto, mas identifico-me muito pouco com a maioria dos benfiquistas que vejo no estádio.

Muita fanfarronice e parolice, muito foco na imagem de somos os maiores, muito apoio na internet que está cheia de polícias do "apoiem crl!!!!", mas no estádio chapéu, é estatuto ir ver o Benfica ao estádio e dizer aos amigos, mas o nervo, a vontade de ir apoiar e fazer tudo para ajudar a equipa não está lá.

Muita gente esta-se a cagar para a ligação com a equipa. Vão a bola, tiram umas fotos, abanam o cachecol no golo e bazam aos 85 para não apanharem trânsito e nem se chateiam em ficar até ao fim para aplaudir, apupar, apoiar, o que seja.

Mas no fim do dia são grandes benfiquistas porque la foram e os amigos acham que ir ao estádio é sinónimo de apoiar.

Também sinto muita tristeza e não me identifico nada com os 80 e tal % que votavam vieira e agora Ruizinho.

É o povo que temos infelizmente, lidemos

O que é que tem que ver, em quem votaram, com a postura das pessoas no estádio? Algumas centenas que votaram Vieira, Rui Costa, ou até Noronha ou Benitez têm mais anos de Benfica que tu de vida!
Essa é nova, e é das coisas mais ridículas que já li por aqui.
Quer dizer que, só quem não votou neles, fica até ao fim,puxa pela equipa, e é digno do chamado Benfiquismo, etc...
Vai mas é dormir!
Eu, já votei Vieira, Noronha e Rui Costa e no sábado se ficasse 2m que fosse para além do apito final, era para os mandar foder, de tão grande que era a agonia.
Não e não foi pelos 3 pontos, foi por tudo o que não fizeram em campo.
As derrotas toleram-se, já a ausência de garra, luta, e brio em vestir aquela camisola,NÃO!
Na 6f parece que voltámos à era do fdp do JJ!

Não relacionei ambas as coisas, apenas quis fazer ver que não podemos controlar comportamentos e pensamentos dos demais, portanto temos que lidar.

Ps: limpa a baba dos cantos da boca, fica mal
Citação de: You'll Never Drink Alone em 09 de Abril de 2023, 09:34O que me fez mais confusão foi baterem palmas á equipa no final. Com tamanha falta de atitude e o borranço completo era para serem assobiados e apertados!

Não entendo tamanha falta de exigência dos sócios e adeptos do Benfica. Últimas épocas vergonhosas e mesmo assim e com o nosso historial de desilusões a malta canta sempre de galo e até parece que estamos a fazer a melhor época de sempre.

Pés bem assentes na terra porque se corre mal em Chaves infelizmente já se sabe o que vai acontecer no final da época.

Sinto muita tristeza em dizer isto, mas identifico-me muito pouco com a maioria dos benfiquistas que vejo no estádio.

Muita fanfarronice e parolice, muito foco na imagem de somos os maiores, muito apoio na internet que está cheia de polícias do "apoiem crl!!!!", mas no estádio chapéu, é estatuto ir ver o Benfica ao estádio e dizer aos amigos, mas o nervo, a vontade de ir apoiar e fazer tudo para ajudar a equipa não está lá.

Muita gente esta-se a cagar para a ligação com a equipa. Vão a bola, tiram umas fotos, abanam o cachecol no golo e bazam aos 85 para não apanharem trânsito e nem se chateiam em ficar até ao fim para aplaudir, apupar, apoiar, o que seja.

Mas no fim do dia são grandes benfiquistas porque la foram e os amigos acham que ir ao estádio é sinónimo de apoiar.

Também sinto muita tristeza e não me identifico nada com os 80 e tal % que votavam vieira e agora Ruizinho.

O que é que tem que ver, em quem votaram, com a postura das pessoas no estádio? Algumas centenas que votaram Vieira, Rui Costa, ou até Noronha ou Benitez têm mais anos de Benfica que tu de vida!
Quer dizer que, só quem não votou neles, fica até ao fim,puxa pela equipa, e é digno do chamado Benfiquismo, etc...
Vai mas é dormir!
Eu, já votei Vieira, Noronha e Rui Costa e no sábado se ficasse 2m que fosse para além do apito final, era para os mandar foder, de tão grande que era a agonia.
As derrotas toleram-se, já a ausência de garra, luta, e brio em vestir aquela camisola,NÃO!

Não relacionei ambas as coisas, apenas quis fazer ver que não podemos controlar comportamentos e pensamentos dos demais, portanto temos que lidar.

Vai mas é dormir!

Pois, realmente não relacionaste mesmo.
Aliás, o teu maior problema, é que nem sabes interpretar o que escreveste, no seguimento do comentário do outro user.
Porque o que fizeste, foi isso mesmo, relacionar tudo!
Obrigado pelo conselho, acabei agora de limpar com um guardanapo vindo de uma lavandaria.

Pronto, tenho um défice de compreensão, para o qual não estava desperto até o dia de hoje.

Agradeço a chamada de atenção meu caro.

Saudações benfiquistas

Mattamouros

Citação de: ThyHard em 10 de Abril de 2023, 14:09
Citação de: Benfiquistados7costados em 10 de Abril de 2023, 14:03
Citação de: johnnybgood em 10 de Abril de 2023, 13:21
Citação de: Benfiquistados7costados em 10 de Abril de 2023, 12:00Peço a quem vai ao jogo com o Inter que saiam de lá com a garganta a doer e que fiquem afónicos nos próximos 3/4 dias... não vos quero mal... mas é por uma boa causa... é sinal que apoiaram o Benfas com toda a energia que têm dentro de vós como faço sempre mas principalmente como fiz naquele jogo das meias na Luz para a Liga Europa. Berrei saltei puxei pela equipa, abracei gajos que nunca vi na vida lool epah... pelo amor de deus... façam-me esse favor... infelizmente não vou poder estar lá... tentei comprar bilhete como todos sabem e tal como muita boa gente, não consegui... mas quem vai que faça um ambiente infernal... quero muito as meias-finais da Champions... quero muito... mas tenho receio... que mais uma vez o que ainda aqui há 1 mês parecia realmente uma forte possibilidade sem cagança, esteja a perder força...

amava chegarmos à final e ganhar o campeonato... e é tão possível... pelo amor de Deus, Deus... sim estou a falar contigo, nunca me deixas mal e ouves a maioria das minhas preces... põe o Benfica na final da Champions...  olha por nós Deus... ...

VÃO E FAÇAM O INFERNO DA LUZ ACONTECER CRL! (Deus tapa os ouvidos... inferno não é a praia dele... mas mais a sério... imagino Deus de cachecol do Benfica na 3a feira!)

Parei de ler em Benfas.

Porquê meu bom amigo? É apenas uma expressão... não vamos agora fazer a matança do porco ou vamos? o que é correcto dizer ou não... Benfas é uma alcunha popular meu caro... apenas isso. Dito com carinho... deixem-se deste politicamente correcto, deste policiamento da internet. Somos todos Benfiquistas.

Saudações Benfiquistas

lá vamos nós outra vez. O ténis vs sapatilhas do SB

Toda a gente sabe que tenis são o que se calça e o desporto e sapatilhas são para fazer balé.

E quem diz o contrário é porque faz balé.

:tonge:

Benfiquistados7costados

Não sejam injustos... considero-vos família... não disse "Benfas" no sentido negativo ou depreciativo... foi uma alcunha que me saiu mas foi pensado com carinho... não sejam assim porra.

Cps

Rivolt

Citação de: Benfiquistados7costados em 10 de Abril de 2023, 15:35Não sejam injustos... considero-vos família... não disse "Benfas" no sentido negativo ou depreciativo... foi uma alcunha que me saiu mas foi pensado com carinho... não sejam assim porra.

Cps

Não fiques assim. Eu digo "Benfs" quando falo com amigos sobre bola.

Sequel

Citação de: Mattamouros em 10 de Abril de 2023, 01:31
Citação de: Eagle Heart em 08 de Abril de 2023, 22:59
Citação de: Fil1985 em 08 de Abril de 2023, 21:23Como é possível ver adeptos do porto nas bancadas da Luz sem ser no sector visitante? Se todo o resto do estádio é para sócios, como crl se vê malta com camisola do porto? Quão anormal são estes gajos para dar um bilhete ao rival? Que anormais..era expulsão de sócio que era um mimo..pqp esses sócios.

Como assim todo o resto do estádio é para sócios?
Eu benfiquista não sócio não posso ter um bilhete para ver o jogo no estádio do meu clube?
E um benfiquista não pode ir com amigos ou familiares que são adeptos dos porcos, como se viu muitos pais com filhos menores fazerem?
Mas que raio de mentalidade de clube ressabiado e adepto do clube da fruta é essa?
Criticam o que os outros fazem e querem fazer igual.
Esse vosso ódio aos porcos é assim tanto como o que eles têm a nos para estarem com idignacoes dignas deles?

Já hoje falei aqui disto, mas estive a ler para tras e tenho de quotar.

O Benfica tem 45mil redpass. Depois abre a venda exclusivo para sócios.

Os bilhetes não chegam ao publico geral. Não nestes jogos/fases do campeonato.

Se há pessoas com a camisola que não a do Benfica em bancadas onde os lugares são destinados única e exclusivamente a sócios do Benfica, seja detentores de redpass seja sócio que compraram bilhete, é porque aconteceu uma de duas coisas:

O detentor de redpass/sócio que comprou bilhete cedeu o seu lugar a alguém do rival.
O detentor de redpass/sócio que comprou bilhete vendeu o seu lugar a alguém do rival.

Não sei se é pior emprestar a um amigo dragarto, ou vender na candonga e ainda fazer dinheiro à custa do Benfica, deixo isso ao vosso critério.. mas um 'socio do benfica' decidiu que isso era o melhor a fazer para este jogo.

Eu sei bem o que fazia se mandasse: identificar essa pessoa, saber como entrou ali - com o redpass ou cartao de sócio de quem - e esse 'benfiquista' em questão era expulso de sócio na hora. Fácil.

Depois venham praqui chorar, que temos de aumentar a lotação do estádio, que temos de penalizar redpass's que nao vao a jogos, e o diabo a 4, mas depois deixem que 'benfiquistas' metam dragartos dentro do estádio, em vez de lá estarem eles ou outros Benfiquistas.

Isto.

E não se trata de mentalidade baseada em ódio, é apenas bom senso, quando há sócios do Benfica que não conseguem arranjar bilhete, para alguém do rival estar sentado nesse lugar de um clube que não é o dele, cedido por um sócio do Benfica, que achou por bem vender/emprestar.

Não faz sentido nenhum. E não, não falo com ódio deste assunto, sou bastante descomplexado em relação a estes assuntos. Contudo, é inadmissível que isto aconteça. Já a cena do Red Pass poder ser emprestado sem critério (para sócios, simpatizados, adeptos rivais, etc) me faz alguma confusão.

Basta ver o que aconteceu o ano passado no jogo do ano passado, na Luz, contra o Porto. Adeptos portistas a festejar no piso 1 (!!!) com camisolas do Porto, em lugares que eram de sócios detentores de Red Pass, muito provavelmente.

Acham que isto faz algum sentido? Eu não.

Ulrich Haberland

Texto interessante sobre a questão do apoio na Luz (em spoiler para nao ocupar tanto espaço)

Quando a maioria quiser o apoio será melhor, é preciso ir mudando mentalidades.

Spoiler
Foi só uma virose – amanhã às 20h, parINTERcetamol

Imagine caro leitor que está à porta do Estádio da Luz em dia de jogo e pergunta a quem passa qual é a sua preferência futebolística. Não temos grandes dúvidas que a maioria escolherá o Sport Lisboa e Benfica tal como, se a mesma pergunta for feita no Dragão, a maioria escolherá o Porto.

A escolha da amostra é decisiva num estudo e facilmente percebemos que neste caso, estaríamos a fazer batota na nossa "sondagem".

Agora, arriscando acompanhar o raciocínio de um professor de matemática, continuem a pensar alto comigo.

Têm que perguntar às mesmas pessoas qual era o seu prato preferido. Não consigo imaginar qual será a resposta que a primeira pessoa irá dar ou, sequer, das dez primeiras, mas quanto maior for o número de respostas, maior será a probabilidade de encontrar como escolha mais comum um prato "consensual", seja lá o que isso for. O Sushi está na moda, mas terá uma marca etária, as tripas ou a feijoada serão pouco consensuais, etc... Vamos parar, não tenho dúvidas, num incrível Frango de Churrasco feito pelo nosso Sérgio!

Ou seja, quanto maior for a amostra, mais a escolha tende a ser "consensual".

Assim sendo, em relação à questão do apoio no estádio quanto mais gente estiver no estádio mais o comportamento tende a ser "consensual" e o comportamento "natural" da maioria não é o de apoiar em pé e a cantar o jogo todo.

O povo Português é pouco dado a expressões públicas dos seus sentimentos. É o povo que menos manifestações faz, é um povo culturalmente recatado, como se a emoção fosse coisa individual. Não há tradição nem cultura de bancada onde "todos" puxam. Mesmo no antigo estádio era assim. Claro que as nossas memórias vão buscar o que de melhor lá vivemos, mas não era assim tão diferente do atual. Ou melhor era diferente, mas sentia-se que estava a acontecer alguma evolução que nos trouxe até aos nossos dias.

Num jogo fora, com três ou quatro mil dos nossos nas bancadas, a presença dos mais expressivos é mais significativa do que em nossa casa. O exemplo que tivemos há dias no pavilhão da Póvoa é disso uma prova. Menos Benfiquistas criaram um ambiente absolutamente incrível, precisamente porque era "um produto mais concentrado".

Dito isto, penso que sofremos da nossa grandiosidade que ao serviço do "deus mercado" se torna um problema bem sério.

Vamos a mais uma explicação?

O Benfica tem 1000 lugares para vender e apenas 100 interessados. Agora imaginem que tem os mesmos 1000 lugares e tem 5000 interessados. O que acontece aos preços?

Já muitos descobriram uma inflação "bem desagradável" nos preços das entradas na Catedral. Com esse aumento o acesso fica mais complicado para uns, os mais desfavorecidos, aqueles para quem a vida dá menos oportunidades.

Há mais gente de fato e gravata ou de saltos altos a comprar bilhetes e o ambiente no estádio vai, naturalmente, sentir-se disso.

Para quem não vive com os dias que sobram no fim do ordenado, ir ao estádio é apenas mais um momento na vida. Pode ser mágico, incrível, mas é apenas mais um momento bom da vida. Será que dá tudo o que pode? Ou melhor, será que dá tudo o que a equipa precisa?

Para outros, que vivem mal e em situação desconfortável, entrar no estádio é tudo. É o acontecimento da semana, ou do mês, quem sabe do ano ou até de uma vida. E aí vai com tudo, porque ali está a cumprir um sonho. E será que cumprindo esse sonho na bancada, dão tudo pela equipa?

Reparem que não estou aqui a personalizar, nem a criar rótulos. Estou apenas a criar figuras que permitam ajudar a pensar.

Mas, o Benfica são, "somos", estes todos, homens e mulheres, adultos e crianças, gente com formação académica ou analfabetos, quadros superiores ou operários e essa foi e será sempre a nossa maior força.

A força dos que estão nos bairros de Lisboa, na Ericeira, na margem sul, em Canelas, na Alemanha, nos Estados Unidos ou nos Açores. Fazemos todos, à nossa maneira, o Benfica.

E é por isso que a derrota de sexta-feira foi tão discutida, porque nas nossas diferenças, temos dificuldade em encontrar uma explicação.

Pode ter sido o medo cénico ou o brilhantismo tático do Sérgio Conceição, as falhas do nosso guarda-redes ou o estilo mais duro do Otávio.

Mas, encontrar uma explicação, não encontramos!

E não a encontramos porque ela não existe. É como os "putos no médico":

- "Foi uma virose. Tome lá um bem-u-ron e espere uns dias."

O nosso chama-se Inter e é para tomar, amanhã, às 20h!

De muitos, UM!

...

João Paulo

(Canelas, Vila Nova de Gaia)
@Benfica Independente

[fechar]

Red79

Citação de: Sequel em 10 de Abril de 2023, 15:45
Citação de: Mattamouros em 10 de Abril de 2023, 01:31
Citação de: Eagle Heart em 08 de Abril de 2023, 22:59
Citação de: Fil1985 em 08 de Abril de 2023, 21:23Como é possível ver adeptos do porto nas bancadas da Luz sem ser no sector visitante? Se todo o resto do estádio é para sócios, como crl se vê malta com camisola do porto? Quão anormal são estes gajos para dar um bilhete ao rival? Que anormais..era expulsão de sócio que era um mimo..pqp esses sócios.

Como assim todo o resto do estádio é para sócios?
Eu benfiquista não sócio não posso ter um bilhete para ver o jogo no estádio do meu clube?
E um benfiquista não pode ir com amigos ou familiares que são adeptos dos porcos, como se viu muitos pais com filhos menores fazerem?
Mas que raio de mentalidade de clube ressabiado e adepto do clube da fruta é essa?
Criticam o que os outros fazem e querem fazer igual.
Esse vosso ódio aos porcos é assim tanto como o que eles têm a nos para estarem com idignacoes dignas deles?

Já hoje falei aqui disto, mas estive a ler para tras e tenho de quotar.

O Benfica tem 45mil redpass. Depois abre a venda exclusivo para sócios.

Os bilhetes não chegam ao publico geral. Não nestes jogos/fases do campeonato.

Se há pessoas com a camisola que não a do Benfica em bancadas onde os lugares são destinados única e exclusivamente a sócios do Benfica, seja detentores de redpass seja sócio que compraram bilhete, é porque aconteceu uma de duas coisas:

O detentor de redpass/sócio que comprou bilhete cedeu o seu lugar a alguém do rival.
O detentor de redpass/sócio que comprou bilhete vendeu o seu lugar a alguém do rival.

Não sei se é pior emprestar a um amigo dragarto, ou vender na candonga e ainda fazer dinheiro à custa do Benfica, deixo isso ao vosso critério.. mas um 'socio do benfica' decidiu que isso era o melhor a fazer para este jogo.

Eu sei bem o que fazia se mandasse: identificar essa pessoa, saber como entrou ali - com o redpass ou cartao de sócio de quem - e esse 'benfiquista' em questão era expulso de sócio na hora. Fácil.

Depois venham praqui chorar, que temos de aumentar a lotação do estádio, que temos de penalizar redpass's que nao vao a jogos, e o diabo a 4, mas depois deixem que 'benfiquistas' metam dragartos dentro do estádio, em vez de lá estarem eles ou outros Benfiquistas.

Isto.

E não se trata de mentalidade baseada em ódio, é apenas bom senso, quando há sócios do Benfica que não conseguem arranjar bilhete, para alguém do rival estar sentado nesse lugar de um clube que não é o dele, cedido por um sócio do Benfica, que achou por bem vender/emprestar.

Não faz sentido nenhum. E não, não falo com ódio deste assunto, sou bastante descomplexado em relação a estes assuntos. Contudo, é inadmissível que isto aconteça. Já a cena do Red Pass poder ser emprestado sem critério (para sócios, simpatizados, adeptos rivais, etc) me faz alguma confusão.

Basta ver o que aconteceu o ano passado no jogo do ano passado, na Luz, contra o Porto. Adeptos portistas a festejar no piso 1 (!!!) com camisolas do Porto, em lugares que eram de sócios detentores de Red Pass, muito provavelmente.

Acham que isto faz algum sentido? Eu não.
Eu sou sócio, mas vivo fora. Há vários jogos que tento comprar bilhete e não consigo. Estou disposto a fazer um esforço económico e familiar para poder ver o meu clube. Por isso, fico ainda mais fodido ao saber que o "meu" lugar está (hipoteticamente) ocupado por um adepto adversário, muito provavelmente anti-Benfica e que cospe no "meu" estádio.
Para mim, estas trocas de redpass só deveriam ser permitidas com outros sócios sem redpass, porque não há forma de comprovar que um benfiquista não-sócio é realmente benfiquista. Os outros odeiam-nos e fazem de tudo para impedir que entremos nos seus campos com a liberdade de poder levar a nossa camisola e/ou cachecol. E nós ainda lhes vendemos os nossos lugares, deixando milhares e milhares de benfiquistas sem qualquer possibilidade de ver o seu clube. Não sei qual é o melhor sistema, sinceramente, mas cada vez é mais complicado ver jogos, não tendo redpass ou possibilidades de ir a uma Casa do Benfica. Pela internet tem sido um suplício e uma perda de tempo.

goliath2k

Uma pergunta, porque é que os fdp dos super aldrabões tinham a bancada cheia de bandeiras enormes e os NN não trazem nada disso? Proíbem os NN ou são eles que não querem? Donde estou, pelo menos os do piso 3 nunca têm nada disso. Não consigo ver o piso 0 de k de estou.

FTG

Citação de: goliath2k em 10 de Abril de 2023, 17:03Uma pergunta, porque é que os fdp dos super aldrabões tinham a bancada cheia de bandeiras enormes e os NN não trazem nada disso? Proíbem os NN ou são eles que não querem? Donde estou, pelo menos os do piso 3 nunca têm nada disso. Não consigo ver o piso 0 de k de estou.

Uns venderam-se a legalização, outros não.
Fim da história

nfgl

Citação de: goliath2k em 10 de Abril de 2023, 17:03Uma pergunta, porque é que os fdp dos super aldrabões tinham a bancada cheia de bandeiras enormes e os NN não trazem nada disso? Proíbem os NN ou são eles que não querem? Donde estou, pelo menos os do piso 3 nunca têm nada disso. Não consigo ver o piso 0 de k de estou.

porque eles são goa.

Golden_Mean

Citação de: Kampz em 10 de Abril de 2023, 14:44
Citação de: sesudo em 10 de Abril de 2023, 02:46Eu nao sei qual e o vosso problema , eu vi o jogo num canal Alemao e o comentador dizia muitas vezes que o ambiente era fantastico , e ate digo mais, ele estava muito admirado por se verem tantas criancas e familias no estadio , muito de voces sao de "Oh tempo, volta pra tras " , acabou amigos , em Portugal vai ser sempre assim, nao vale a pena andarem uma eternidade em lamentos.....

Acho que é muito por aí.

Ainda o ano passado levei uns clientes alemães para ver o Benfica-Bayern, achei que o ambiente estava mesmo fraco, até estava envergonhado, e eles estavam loucos porque não se apoia assim por lá e aqui viam mesmo as pessoas a vibrar com cada jogada. E não eram gajos de ser simpáticos...

O futebol já não é aquele em que cresci, em que ia com amigos do meu Pai à Luz porque implorava, entrava sempre à má fila por ser criança, muitas vezes tínhamos que "ceder" o nosso lugar para não levar porrada de grupos maiores (eu tinha 7 ou 8 anos...), não havia uma mulher e se alguma ousava ir coitada, vi N batalhas campais na bancada, etc.

Era outro tempo, vivia-se o futebol com outra paixão mas ir à bola não era de todo o programa familiar que é hoje em dia - levei o meu filho de 4 anos à Luz sem ter qualquer receio, garanto-vos que para a antiga Luz não o levaria. É natural que se a % de adultos fanáticos no Estádio é menor, o ambiente também é muito menos "inferno".

Mas são N os relatos que dizem que a Luz é dos melhores ambientes da Europa, à luz do futebol de hoje em dia. E acho que a Direção, de quem sou crítico, deu o mote: novo equipamento e primeiros passos na melhoria da animação (ainda há muito por onde melhorar se houver vontade de continuar a testar e encontrar a dinâmica certa).

Mas onde temos um handicap brutal, mesmo face aos rivais, é nas claques. Por mais que queira apoiar, e muitos cativos na minha zona também o fariam, é preciso haver um mote, algo que leve o Estádio. Não tenho dúvidas que aí muitos dos que estão calados cantariam.

No estádio hoje em dia é uma cacofonia, entre os NN do 0, os NN do 3, os focos de adeptos que como eu tentam cantar ou gritar uns Benficas. E esse é que é o grande problema, resolvido esse não tenho dúvidas que a Luz seria um inferno, à escala do futebol moderno.

Aliás, a parolice do Chiquinho é um bom exemplo. É pegar no contexto da equipa, algum sentido de humor ou amor e uma melodia simples e toda a gente canta.

Há quanto tempo não há um novo cântico nos NN? E há quanto não há um que não seja sobre a própria claque ou demasiado complexo para quem não se dê ao trabalho de o aprender?

Como resolver? Não sei. Mas esse é claramente o grande problema, o resto são só os sinais do tempo.

PS - É injusto usar o jogo de 6a como mau exemplo, estive lá e foi das exibições mais humilhantes que me lembro de ver do Benfica e já mamei ali muito lixo. A falta de vontade e tomates foi chocante, é impossível exigir o que quer que seja aos adeptos considerando o que se passou.
Já eu acho que as claques não fazem falta nenhuma. Na minha opinião o Benfica deveria trabalhar para criar no estádio várias zonas com experiências diferentes apropriadas para cada tipo de adepto.

Teres as zonas atrás da baliza com safe standing por exemplo para a malta que gosta de passar o jogo em pé a cantar, zonas para se ver o jogo tranquilo, nomeadamente em família, zonas para aqueles adeptos que vêm ocasionalmente à Luz, zonas para adeptos que vêm de grupos /excursões de longe, ...

Não é necessário ter grupos de vândalos organizados, mesmo que não oficialmente, cheios de benefícios. Bastaria criar zonas específicas para a malta que quer cantar e organicamente vao surgir os canticos e o apoio que dara o mote para o resto do estadio, mas o adepto muda com o tempo e a malta tem de entender isso, o "inferno da Luz" morreu com o desaparecimento do estádio antigo. No novo estádio o ambiente e apoio é resultado da cultura do clube nos últimos 20 anos, e do que conheço, apesar de tudo, não é nada que nos possa envergonhar por essa Europa fora.

Ah, e quem fizer merda no estádio ou nas imediações, suspensão por x tempo, reincidente, interdito de assistir jogos na Luz. Chega de vândalos e com free card para fazer merda no estádio.

emulate

O "DJ" nem um "Cheira Bem Cheira a Lisboa" meteu ?

MDourado

Citação de: emulate em 10 de Abril de 2023, 18:59O "DJ" nem um "Cheira Bem Cheira a Lisboa" meteu ?

Sabe lá ele que música é essa....o tipo é da geração compal laranja do Algarve .... Talvez os pais dele tenham conhecido essa música

gabbana

14 jogos em casa, média de 56.320 espectadores.

Benficaenadamais

O Benfica decidiu em conjunto com a PSP a alteração da rota do autocarro ou isso foi uma decisão unilateral da policia? Aqui alguém sabe?