Estádio da Luz

Mjölnir

Deviam tentar que voltasse o Comboio Benfica.

Rei

Citação de: Benfiquistados7costados em 03 de Dezembro de 2024, 18:20
Citação de: Bmjfsa em 03 de Dezembro de 2024, 18:18
Citação de: Benfiquistados7costados em 03 de Dezembro de 2024, 18:14
Citação de: RaGaZzO_RuY em 03 de Dezembro de 2024, 10:27
Citação de: tomaz em 03 de Dezembro de 2024, 03:12
Citação de: Petrov_Carmovich em 01 de Dezembro de 2024, 16:11
Citação de: SG Ventil em 01 de Dezembro de 2024, 11:31A malta mais nova não tem noção do barulho que eram 120,000, era outra dimensão, outro mundo.
A malta nascida depois do ano 2000 não sabe o que era somente 80 mil cadeiras vermelhas cheias no velho Estádio. Um absurdo. Um monstro a rugir nos melhores momentos. Só tenho a agradecer a Deus ou a quem me permitiu ir lá, uma única vez na vida.

Ficou para sempre gravada na minha memória uma tarde de Maio de 1994. 120.000, no minimo (talvez 130.000 estavam escadas cheias de gente etc)

Benfica 0-0 Vitória SC

Festa do titulo 1994

Estive lá com o meu pai. A verdadeira festa do povo. O verdadeiro Benfica.

Também eu. Estava a abarrotar pelas costuras.
e

Almocei no restaurante debaixo do 3 anel...
Mesa principal:
Damásio, Prieto e Dr.Fezas Vital, entre outros...
Já agora, não jogamos nada.

Pois não... foi o típico jogo de consagração. Os jogadores em linha com os filhos... lembro-me do Schwarz com o filho pequenino ao colo. Hoje deve ter os seus 33 34 anos.

Saudades... até os jogos tinham outro ambiente. Os tambores, as bandeiras com pau de madeira, os cachecóis de lã (tenho um guardado religiosamente numa gaveta em casa dos meus Pais, pura lã com aquela renda clássica, com o símbolo todo feito pela costura em lã vermelha, já meio espaçado o símbolo na renda, nem sequer me atrevo a lavá-lo, oferecido pelo meu Pai a mim, comprados nos vendedores ambulantes no célebre jogo, meias finais da Taça dos Clubes Campeões Europeus, na Luz contra o Marselha, com o famoso golo do Vata) o almoçar no estádio, o povo apinhado nesse jogo contra o Vit. Guimarães nas entradas de acesso às bancadas, apoiadas nos corrimões, nesse jogo ficámos no 3° anel atrás da baliza do Neno (1° tempo). (Saudoso Neno.)

Até o cheiro no ar era diferente... podem chamar-me louco mas era diferente. Cheiro de anos 80, cheiro de inícios de anos 90. A sociedade as pessoas, o descontrair de ir à bola, era tudo mais sereno, mais aguerrido no apoio, era sensação muito humana, uma experiência que valia por tudo à volta, aos olhos de um puto como eu na altura. Fica guardado comigo para sempre. Obrigado Pai por me teres ensinado o que é o Benfica e por me teres feito Benfiquista.

Os tempos mudaram muito. Mesmo a vida hoje é muito diferente. Era tudo muito mais cru nessa altura.

Há um antes e um depois do 11 de Setembro, que mudou o mundo. E a tecnologia e a política moderna também tiveram influência, o termos passado a pertencer à União Europeia, tudo isso teve impacto.

iloy

Citação de: Elvis the Pelvis em 03 de Dezembro de 2024, 20:14O meu primeiro jogo na velha Luz foi um amigável de pré época entre o Benfica e o Real Madrid, em Agosto de 1992. Vencemos 2-0, com golos do Wiliam e Isaías.

Nesse jogo estavam 120 mil ou perto disso. Assisti a vários jogos na antiga Luz e nem precisava de estar cheio para ser colossal. Assisti a vários com 80/90 mil e era impressionante.

Dito isto, provavelmente não seria a decisão mais inteligente remodelar aquele estádio. Tinha uma grandeza e mística incrível, mas estava muito degradado. Mesmo remodelado, o Benfica nunca ficaria com estádio para muitos anos.

O novo não tem a grandeza do antigo, mas se aumentarem mais 5/10/15 mil, remodelando profundamente o exterior, ficamos com um estádio incrível.

Também eu assisti a vários jogos com mais de 80 mil e como tenho dito, só quem viveu jogos na catedral sabe que a grande maioria das vezes havia muito mais gente no estádio que os números oficiais!

GGG

Citação de: Eagle Heart em 03 de Dezembro de 2024, 20:50
Citação de: 1904southside em 03 de Dezembro de 2024, 17:04Tinhamos um estadio imponente, onde não era preciso comprar bilhete com 1 mês de antecedência e o problema não se punha.
Com o tempo vamos voltar à antiga lotação.

Naquele tempo nao havia muita malta que vinha de fora de Lisboa com tanta frequencia como agora.
Os suburbios da cidade de Lisboa nao eram tao povoados como agora. Isto para dizer que hoje em dia ha mais pessoas que antes.

Nada mais falso! Vinham pessoas de todo o lado, até porque existia uma coisa que não existe há muitos anos, que era lugar para deixar o carro!

Naquela altura, já se encontravam carros estacionados perto do estádio dos lagartos! Alias a segunda circular estava de uma lado e de outro cheia de carros estacionados e o pessoal passava a correr de um lado para o outro! Vejam bem as diferenças e como os tempos mudam....

Ao longo da estrada e falo se calhar bem um km antes do estádio, já existiam dezenas de bancas a vender cachecois, bandeiras com o pau e os famosos assentos de almofada para o befe! Lembro-me do meu pai comprar uma buzina de ar comprimido e que eu tenho tantas saudades....

Nirvana_87

Citação de: Elvis the Pelvis em 03 de Dezembro de 2024, 20:14O meu primeiro jogo na velha Luz foi um amigável de pré época entre o Benfica e o Real Madrid, em Agosto de 1992. Vencemos 2-0, com golos do Wiliam e Isaías.

Nesse jogo estavam 120 mil ou perto disso. Assisti a vários jogos na antiga Luz e nem precisava de estar cheio para ser colossal. Assisti a vários com 80/90 mil e era impressionante.

Dito isto, provavelmente não seria a decisão mais inteligente remodelar aquele estádio. Tinha uma grandeza e mística incrível, mas estava muito degradado. Mesmo remodelado, o Benfica nunca ficaria com estádio para muitos anos.

O novo não tem a grandeza do antigo, mas se aumentarem mais 5/10/15 mil, remodelando profundamente o exterior, ficamos com um estádio incrível.

Um crime o que fizeram à Catedral!
E o verdadeiro Benfica morreu nessa votação vergonhosa.
Assinaram a certidão de óbito a quem estava moribundo.
Sócios sem apego nenhum que foram na cantiga de um ganancioso aldrabão dragarto.

Degradante ou não havia soluções para recuperar a Catedral.
Assim se fez várias vezes ao Barnabéu e Camp Nou.

Mas o parolo Tuga prefere modernices XPTO.

De certeza que não está em cima da mesa nenhum projecto para a localização do Jerónimos?
Edifício XPTO do Gehry.
Uns apartamentos e centro comercial junto ao Tejo. Óptimo para o negócio.

Reflitamos...

cajoyzen6

Citação de: Mjölnir em 03 de Dezembro de 2024, 20:53Deviam tentar que voltasse o Comboio Benfica.

Infelizmente a CP não parece estar para aí virada

Mjölnir

Citação de: GGG em 03 de Dezembro de 2024, 22:10
Citação de: Eagle Heart em 03 de Dezembro de 2024, 20:50
Citação de: 1904southside em 03 de Dezembro de 2024, 17:04Tinhamos um estadio imponente, onde não era preciso comprar bilhete com 1 mês de antecedência e o problema não se punha.
Com o tempo vamos voltar à antiga lotação.

Naquele tempo nao havia muita malta que vinha de fora de Lisboa com tanta frequencia como agora.
Os suburbios da cidade de Lisboa nao eram tao povoados como agora. Isto para dizer que hoje em dia ha mais pessoas que antes.

Nada mais falso! Vinham pessoas de todo o lado, até porque existia uma coisa que não existe há muitos anos, que era lugar para deixar o carro!

Naquela altura, já se encontravam carros estacionados perto do estádio dos lagartos! Alias a segunda circular estava de uma lado e de outro cheia de carros estacionados e o pessoal passava a correr de um lado para o outro! Vejam bem as diferenças e como os tempos mudam....

Ao longo da estrada e falo se calhar bem um km antes do estádio, já existiam dezenas de bancas a vender cachecois, bandeiras com o pau e os famosos assentos de almofada para o befe! Lembro-me do meu pai comprar uma buzina de ar comprimido e que eu tenho tantas saudades....
Verdade, e as filas enormes de carros e autocarros, vindos tanto do Norte como do Algarve, uma romaria incrível.

Aka

Citação de: Nirvana_87 em 03 de Dezembro de 2024, 22:27Assim se fez várias vezes ao Barnabéu e Camp Nou.

O Camp Nou foi todo c'o caralho. Bernabéu teve remodelações e "coisas novas" ao longo dos anos, e agora refizeram o anel inferior. Como mostrei ontem, ao mesmo tempo parece extremamente moderno, mas aqui e ali mostra ainda a face antiga. Ajuda que seja um estádio rectangular e não oval como era o Estádio da Luz.

Eagle Heart

Citação de: GGG em 03 de Dezembro de 2024, 22:10até porque existia uma coisa que não existe há muitos anos, que era lugar para deixar o carro!

Mais me ajudas.
E porque é que nao existe lugar para os carros? Mais edificios, mais predios, seja para pessoal para trabalhar, seja para pessoal viver.
Nos tempos da Velha Luz e eu vivia às portas de Lisboa num vila, hoje em dia continuo a morar onde morava à 35 anos, mas ja nao moro numa vila, moro numa cidade às portas de Lisboa. Havia menos gente nao so na zona de Lisboa como em todo o Portugal.
Nos ultimos 20/30 anos a populaçao aumentou.

E tu ao dizeres que "onde não era preciso comprar bilhete com 1 mês de antecedência e o problema não se punha.", estas a querer dizer que afinal o estadio nao enchia como enche hoje em dia.
Que os jogos do Benfica em casa, nao tinham assim tanto pessoal a assitir como tem agora.

GGG

Citação de: Eagle Heart em 03 de Dezembro de 2024, 23:32
Citação de: GGG em 03 de Dezembro de 2024, 22:10até porque existia uma coisa que não existe há muitos anos, que era lugar para deixar o carro!

Mais me ajudas.
E porque é que nao existe lugar para os carros? Mais edificios, mais predios, seja para pessoal para trabalhar, seja para pessoal viver.
Nos tempos da Velha Luz e eu vivia às portas de Lisboa num vila, hoje em dia continuo a morar onde morava à 35 anos, mas ja nao moro numa vila, moro numa cidade às portas de Lisboa. Havia menos gente nao so na zona de Lisboa como em todo o Portugal.
Nos ultimos 20/30 anos a populaçao aumentou.

E tu ao dizeres que "onde não era preciso comprar bilhete com 1 mês de antecedência e o problema não se punha.", estas a querer dizer que afinal o estadio nao enchia como enche hoje em dia.
Que os jogos do Benfica em casa, nao tinham assim tanto pessoal a assitir como tem agora.

Existia uma grande diferença face aos tempos de hoje, é que o antigo estádio tanto podia ter 80, 90 ou mesmo 120 mil contra um Anderlecht, como a seguir tinhas 5 mil contra um Tirsense! As pessoas sabia que conseguiam arranjar bilhete, fora as borlas que haviam, já que ao intervalo os portões abriam (hoje em dia é impossível isso).

Ou seja, não existia a regularidade e até a média de 40, 50 mil que temos hoje em dia, e isso parecendo que não é muito limitativo, quando se tem um estádio de 65 mil....

E depois não havia cá red pass ou raio que o valha! E verdade seja dita, isso para mim é muito mais negócio que outra coisa, pois muita malta que é o detentor, raramente mete os pés no estádio e farta-se de encher os bolsos!

Mesmo se tivessemos um estádio para 120 mil, se tivéssemos 80 ou 90 mil lugares com red pass, iamos ter o mesmo problema! A questão é que a direcção quer ter o dinheiro logo à cabeça, e com isso não andam ao sabor dos resultados e das épocas desportivas .

OmarLittle

Citação de: DBdennisDB em 02 de Dezembro de 2024, 15:09Em vez de andarem com mais 10mil lugares...se apostassem na renovaçao EXTERIOR e colocar uns leds como no Allianz Arena

Parece um estadio no Peru da 3 liga

Para mim, a utilizacao de LEDs e bastante bimbo.

OMonarca

Pelo que sei os NN também esão a pensar em boicotar.

pedronfdsantos

Citação de: Burik em 03 de Dezembro de 2024, 18:31

Para quando colocar uns painéis destes no piso superior para proteger das chuvas, passado 20 anos nunca resolverem este problema.
Viste que a foto colocada é do Emirates, certo? :)

tomaz

Citação de: tomaz em 03 de Dezembro de 2024, 03:12
Citação de: SG Ventil em 01 de Dezembro de 2024, 11:31A malta mais nova não tem noção do barulho que eram 120,000, era outra dimensão, outro mundo.
A malta nascida depois do ano 2000 não sabe o que era somente 80 mil cadeiras vermelhas cheias no velho Estádio. Um absurdo. Um monstro a rugir nos melhores momentos. Só tenho a agradecer a Deus ou a quem me permitiu ir lá, uma única vez na vida.

Ficou para sempre gravada na minha memória uma tarde de Maio de 1994. 120.000, no minimo (talvez 130.000 estavam escadas cheias de gente etc)

Benfica 0-0 Vitória SC

Festa do titulo 1994

Peço que me desculpem por me citar a mim próprio, apenas para acrescentar que para mim foi o último grande grito do gigante Benfica. Esse estádio das vezes que encheu assim foi uma verdadeira força avassaladora.

Imaginem hoje 130.000.. praticamente o estadio actual com outro igual em cima..

É absolutamente extraordinário

cipri_slb

A malta como eu, nascida em 1995, lembra-se do velho Estadio sempre vazio.

Ninguem poderia imaginar que passados mais de vinte anos iamos andar a rasca para meter tanta gente interessada.