Museu Benfica: Cosme Damião

pirolito1

Citação de: Notguilty em 16 de Novembro de 2022, 23:23
Citação de: Di Nes em 16 de Novembro de 2022, 20:31
Nos meses de novembro e dezembro, visita o Estádio e o @museubenfica com acesso exclusivo ao balneário da equipa principal!

https://www.instagram.com/p/ClBxrdrNshb/
Sempre que abrem o principal ao publico é porque vão remodelar a decoração pelo menos.
Deve ser o caso.
Fazem-no quando há períodos longos sem jogos da equipa principal. Aconteceu em Junho e Julho.

pirolito1

Hoje fui fazer visita ao estádio porque estava anunciado que o balneário da equipa principal ia estar incluído na visita. A meio da visita anunciaram que esta tarde ia estar fechado. Nenhum aviso antes. Disseram-me que não havia forma de abandonar a visita a meio... fiquei ali meio recluso. Felizmente apanhei uma porta aberta e fui embora.

No museu, na secção dos troféus da actualidade já está lá a Youth League e a Intercontinental. Na dos troféus internacionais finalmente colocaram a International Champions Cup.

Red_Wings


Sport Lisboa e Benfica.

Da Farmácia Franco, em Lisboa, para o Resto do Mundo, que é o que significa 'e Benfica'.

Percebemos que algo de errado se passa com as nossas universidades quando constatamos que está por fazer um estudo sério sobre o nome do Sport Lisboa e Benfica.

Já nem falo do clube inteiro, que exige tese muito alargada; eu não pedia mais do que um ensaio cuidado sobre o nome.

Outros clubes têm nomes simples, pouco ou nada resistentes à compreensão, mas 'Sport Lisboa e Benfica' gera no hermeneuta mais distraído uma perplexidade imediata: porquê a particularização 'Lisboa e Benfica' se Benfica faz parte de Lisboa?

Gostaria de propor uma hipótese de explicação. Antes, talvez seja importante registar que não é só o nome do Benfica que coloca obstáculos à interpretação e provoca mal-entendidos.

A maior parte das pessoas, leitor amigo, julga que E pluribus unum significa 'E Todos por Um'.

A própria Benfica TV tem um programa chamado E Todos por Um, cuidando estar a citar o lema do Benfica quando está, na verdade, a citar o dos mosqueteiros.

Unus pro omnibus, omnes pro uno, sim, significa 'Um por todos, todos por um'.

E pluribus unum quer dizer, na verdade, 'De muitos, um'.

Parece que os rapazes que, naquele dia 28 de Fevereiro de 1904, fundaram o clube que hoje conhecemos por Sport Lisboa e Benfica já sabiam, à distância de mais de um século, que os benfiquistas viriam a ser muitos e que uma das suas principais grandezas seria também uma das maiores dificuldades: desses muitos, fazer um.

Dificilmente os milhões de benfiquistas formam uma unidade. Há ricos e pobres, feios e bonitos, gordos e magros, inteligentes e ligeiramente menos inteligentes.

À primeira vista terão, no máximo, uma coisa em comum: são pessoas que vestem bem, pelo menos em dia de jogo.

Aquelas camisolas vermelhas ficam bonitas em qualquer fisionomia. E todos gostam de uma coisa chamada Benfica, mas têm dificuldade em entender-se sobre que coisa, ao certo, será essa e qual é a melhor maneira de a amar.

Há dias, um jornalista perguntava a uma velha glória do Benfica o que era, afinal, a mística.

O antigo jogador, sabendo que se estava a entrar no campo do inefável (e são conhecidas as dificuldades que os futebolistas têm com o 'fável' - palavra que julgo ter acabado de cunhar -, quanto mais com o inefável), optou por uma resposta concisa: 'A mística', arriscou ele, 'a mística é ganhar'.

É uma boa resposta, embora incompleta. A mística não é só ganhar. A mística é ganhar à Benfica. E ganhar de uma maneira que faz com que todos, adversários incluídos, saiam do estádio a dizer: 'Cáspite!, isto é que foi ganhar!', assim mesmo, com a interjeição 'cáspite!' metida ao barulho.

É ganhar mesmo depois de se estar a perder por muitos, como se estivesse escrito em algum lado que se ia ganhar desse lá por onde desse.

É ganhar à bruta, à campeão.

E é ganhar empurrado pelo sofrimento de muitos.

As vitórias partilhadas por milhões é que despertam a mística.

Retomemos, então, a pergunta inicial: porque é que um clube cuja vocação é extravasar os limites da cidade em que foi fundado para agregar milhões em todo o mundo manifesta no nome a intenção contrária - e absurda - de partir da cidade para uma pequena freguesia?

Porque, digo eu, em 'Sport Lisboa e Benfica', a palavra 'Benfica' não designa a freguesia com 7,94km2 de área e 38.523 habitantes.

Benfica já era uma metáfora no nosso emblema antes de o ser nos livros de António Lobo Antunes.

Benfica significa Europa, Mundo, Universo.

Sport Lisboa e Benfica quer dizer: 'Aquilo que começa em Lisboa e não tem fronteira para acabar'.



Ricardo Araújo Pereira, in revista Mística, há uns bons pares de anos.

Eduardo Gomes

@museubenfica
19:04 Só nós sentimos assim❤️


bruno cardoso

Museu Benfica - Cosme Damião
@museubenfica
·
7 min
🎭Marquem já na agenda! 🔴⚪️

No dia 21 de fevereiro visitem o #MuseuBenfica e participem na oficina de máscaras e pinturas faciais que estamos a preparar para esse dia!

⏰Máscaras 10h-18h | pinturas 14h-18h

🎫Valor da entrada no Museu, de acordo com a tabela de preços.

Black Panther

Museu Benfica com áreas renovadas
O resultado das renovações efetuadas na última semana em duas áreas da exposição permanente do Museu Benfica – Cosme Damião já pode ser apreciado pelos visitantes (bilhetes disponíveis aqui). As mais recentes intervenções, ocorridas na Área 10 – Tributo ao "Mestre" –, onde estão os sucessos referentes à Supertaça Cândido de Oliveira, e na Área 11 – Semear a Tradição –, local onde se encontram as conquistas relativas à Taça da Liga, permitem agora a colocação de todos os troféus arrebatados nestas provas até à data.



https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/media-list/gallery/2023/02/18/clube-museu-benfica-cosme-damiao-duas-areas-renovadas


bruno cardoso

Museu Benfica - Cosme Damião
@museubenfica
·
2 min
"Talento e Superação – O Bicampeonato Europeu do Benfica"

Este livro conta todas as histórias mais relevantes e as curiosidades menos conhecidas de uma epopeia feliz, desafiante ou até mesmo insólita. 🔴⚪️

Há muito por descobrir 👉http://bit.ly/3LoJGay

Notguilty

Citação de: pirolito1 em 10 de Dezembro de 2022, 14:28Hoje fui fazer visita ao estádio porque estava anunciado que o balneário da equipa principal ia estar incluído na visita. A meio da visita anunciaram que esta tarde ia estar fechado. Nenhum aviso antes. Disseram-me que não havia forma de abandonar a visita a meio... fiquei ali meio recluso. Felizmente apanhei uma porta aberta e fui embora.

No museu, na secção dos troféus da actualidade já está lá a Youth League e a Intercontinental. Na dos troféus internacionais finalmente colocaram a International Champions Cup.
Entretanto conseguiste ver o principal? Só pela TV aqui. Curtia era visitar o Seixal e poder ver aquilo tudo.

bruno cardoso


Museu Benfica - Cosme Damião
@museubenfica
·
1 min
Atualização no #MuseuBenfica 🔴⚪

🔙 Ontem, a área 1 - "Ontem e Hoje" foi atualizada com 19 troféus referentes a recentes conquistas de diversos escalões de várias modalidades do
@slbenfica
. 🧵



Museu Benfica - Cosme Damião
@museubenfica
·
2 min
🧵A ação contou com a presença de alguns atletas do Clube.

Venham conhecer todos os troféus ao vivo 👉http://bit.ly/2ZATofc






Endearing

Boa tarde pessoal. Alguém me sabe dizer até que horas costuma estar aberto o museu em dia de jogo?

bruno cardoso

Francisco🔴⚪🦅
@kiko_190438
·
5 min
Taça da Liga de Futebol Feminino✅
Taça de Portugal de Futsal Feminino✅
Taça de Portugal de Futsal Masculino ✅
3 troféus num espaço de 2 dias, que fim de semana À BENFICA ❤️

Roy Kent

Os lagartos dizem que tem 22 mil títulos, mas nos desportos coletivos, tirando o futsal masculino, estão bem atrás em tudo. De onde vêm os 22 mil títulos?

Chelas1904

Citação de: Roy Kent em 02 de Abril de 2023, 23:04Os lagartos dizem que tem 22 mil títulos, mas nos desportos coletivos, tirando o futsal masculino, estão bem atrás em tudo. De onde vêm os 22 mil títulos?


Só 21000 são de saltos de cu para a vara.

redfox1904

Citação de: Roy Kent em 02 de Abril de 2023, 23:04Os lagartos dizem que tem 22 mil títulos, mas nos desportos coletivos, tirando o futsal masculino, estão bem atrás em tudo. De onde vêm os 22 mil títulos?
Contabilizam como título participações em competições em que ficam no top10.
Por exemplo, este ano no futebol, vão somar mais 3 títulos.

Francisco Macedo

No museu não falta os troféus ganhos em 2009/10 e em 2004/05 que são entregues pela liga?