Museu Benfica: Cosme Damião

Redady

#915
Futura sede do Benfica, ligada por ponte à Luz, passará por cima da Avenida Lusíada...
NOVA SEDE NA 'PÊRA' LIGADA POR PONTE À LUZ

A nova sede de Sport Lisboa e Benfica (SLB) será construída no terreno em frente do Estádio da Luz, do outro lado da Avenida Lusíada. Segundo apurou o Correio da Manhã junto de fontes ligadas ao processo, o espaço conhecido como 'a pêra', uma vez que visto do ar tem o formato daquele fruto, é propriedade da Câmara Municipal de Lisboa, tendo sido cedido ao Benfica o direito de superfície por 30 anos, com preferência por mais 30,

O novo espaço será constituído por três edifícios de três andares cada, e será ligado ao Estádio da Luz por uma passagem aérea que passará por cima da Avenida Lusíada e que fará parte de um passeio pedonal que envolverá todo o complexo.

As obras para a construção da nova sede deverão arrancar no final de 2007 ou início de 2008.

O antigo espaço na Rua Jardim do Regedor, durante muitos anos a sede oficial do Clube, será ocupado pela Fundação Benfica. Esta proposta terá de ser apresentada em Assembleia Geral para aprovação dos sócios.

Para a nova sede serão mudados todos os serviços administrativos que se encontram agora no Estádio da Luz (contabilidade, património, serviços da SAD). Os espaços que ficarão livres serão rentabilizados com novos serviços de apoio aos sócios e aos simpatizantes do Benfica, melhorando a qualidade do atendimento prestado no interior do estádio.

O processo de desanexação dos terrenos camarários foi concluído no tempo de Manuel Vilarinho, ficando o Benfica com o direito de superfície (por 30 anos) e com os direitos de construção (durante 10 anos). A área total da 'pêra' é de cinco mil metros quadrados e o projecto inicial previa a construção de um complexo de piscinas.

O Benfica terá de entregar na Câmara um pedido de alteração ao projecto inicial, uma vez que as piscinas já foram edificadas num complexo anexo ao Estádio da Luz.

O património da nova sede ficará afecto ao Benfica, provavelmente à Sociedade Anónima Desportiva (SAD).

----------------------------------------------------------------------------


A Câmara de Lisboa revogou a cedência de um terreno ao Benfica, sem direito a qualquer indemnização, que, desde 1997, aguardava que o clube cumprisse o acordado: construir um complexo de piscinas. Algo que nunca se verificou.
Segundo a documentação municipal, o Benfica alegou que nem tem intenção, nem capacidade financeira para avançar com o investimento naquele espaço, junto à Avenida Lusíada.
Aprovada por unanimidade, esta quinta-feira, em reunião do Executivo, a revogação faz com que o município volte a ter a propriedade do terreno de 5500 metros quadrados, na Rua Professor Reinaldo dos Santos, em Benfica, que serviu de permuta que previu a cedência à Câmara de áreas destinadas a arruamentos.
O vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, alega, no documento entregue ao Executivo, que o projeto das piscinas para aquele terreno - conhecido como "Pera" - constava num "protocolo realizado 08.11.1995" e o espaço "foi transacionado pelo valor de quinhentos e cinquenta mil escudos, prestação única realizada no ato da escritura".
Cumprindo o protocolo, assinado pelo então presidente da Câmara, Jorge Sampaio, e Manuel Damásio, líder dos benfiquistas, Salgado garante que não haverá "lugar a qualquer espécie indemnização inter partes".
A "Pera" chegou a opor a Câmara, já na presidência de Santana Lopes, e o clube, em 2002, porque Manuel Vilarinho tencionava que tal terreno servisse de garantia bancária para a construção do novo estádio da Luz.

JUNHO DE 2012


Aka


Echoes

Citação de: Chefe em 23 de Setembro de 2012, 16:08
Crédito é a quem ganhou os troféus e não a quem a unica coisa que faz é contar o que os outros ganharam.

Ora aí está...

Passos

Novidades em relação ao museu, nada?! Não era suposto já estar pronto?

frslb

Citação de: Passos em 05 de Novembro de 2012, 16:18
Novidades em relação ao museu, nada?! Não era suposto já estar pronto?
No exterior ainda decorrem acabamentos, quanto ao interior não faço ideia. Acho aquele revestimento metálico horrível...

Aka

Está guardado para a primeira derrota no campeonato.

MALU15

Esta obra  será a verdadeira homenagem do Benfica ao Cosme Damião.


O_Glorioso

O interessante disto tudo é que ninguém ainda viu (pelo menos, eu ainda não vi) um simples esquisso de como vai ser o interior do novo museu. Incrível como isto foi blindado!

Dandy



SLB É O REI DO MUNDO

Citação de: Dandy em 05 de Novembro de 2012, 17:36





   E fotos do exterior?...







gostava de colocar aqui umas fotos para poderes ver.

mas na impossibilidade de o fazer apenas descrevo a minha reacção quando vi o exterior: "é isto ?"

com um ar desiludido por ver que a parede de fora é prateada com umas bolinhas pretas (que na realidade são buracos nessa estrutura cinzenta).


e tem uma espécie de metade de uma estrutura de uma bola no topo,


digo metade de uma estrutura de uma bola porque aqui são arcos vermelhos (como tem o estádio) em forma de bola, mas só metade.


por fora, está feio.

mas interessa-me mais o conteúdo e a forma como apresentam o conteúdo.

estou muito curioso em relação a esta obra. porquê ? porque tem potencial para ser uma coisa estrondosa mas que pode sair uma cagada monumental.


escusado será dizer que tenho expectativas elevadíssimas, como não podia deixar de ser.


SLB É O REI DO MUNDO

Citação de: Kal-El em 05 de Novembro de 2012, 17:51





Uploaded with ImageShack.us



aaaah, afinal é uma bola inteira.. eu vi dou outro lado, e mais perto, quase colado à parede cinzenta, parecia metade quando olhava para cima.

Dandy







   Eu já lá estive, por fora, e lembro-me de pensar:

   Como é que isto (que não aparenta ser demasiado grande) pode ser o maior museu do mundo, ao nível de cluber desportivos?...