Naming do Estádio da Luz

lonstrup

Citação de: pica_foices em 23 de Julho de 2011, 23:32
Citação de: lonstrup em 23 de Julho de 2011, 23:27
Citação de: pica_foices em 23 de Julho de 2011, 23:18
Citação de: lonstrup em 23 de Julho de 2011, 23:13
Citação de: pica_foices em 23 de Julho de 2011, 23:12
Citação de: lonstrup em 23 de Julho de 2011, 23:10
Citação de: pica_foices em 23 de Julho de 2011, 23:06
isto penso que seja como um jogador por exemplo no mundo da bola chamar-se Nuno Gomes (alcunha futebolistica) quando na realidade (no BI) ele se chama Nuno Ribeiro
:P

uma coisa é o registo oficial.
outra coisa é o registo "futebolistico"

Embora o Nuno Gomes se chame Nuno Ribeiro... os jornais e tvs e isso sempre o designaram de Nuno Gomes... já por exemplo quando o Benfica emitia um documento oficial tipo CMVM é claro que o jogador era designado pelo nome real (nuno ribeiro) e não pela alcunha futebolistica (Nuno Gomes)

o registo oficial do estádio será sempre o mesmo
o registo futebolistico do nome do estádio é que mudaria...

Mas o Nuno Gomes foi sempre Nuno Gomes. Não foi Nuno Gomes numa altura, Nuno Magnusson noutro, e ainda Nuno Cadete noutro.

Aliás, devíamos começar a indagar os meios de comunicação do porquê de se prestarem a fazer publicidade gratuita desta forma.

gratuita? ;)
vê lá nas páginas ao lado e isso quem é que lhes compra grandes espaços de publicidade
Principalmente na TV a situação é gritante.

imagino que na TV transmissões oficiais... seja imposto por contrato..

nos outros, se a designação oficial é aquela.. acho bem que a reproduzam..


achas bem que quem faça o resumo fale em taça de portugal millenium em vez de taça de portugal?

é que o nome da competição é taça de portugal.

isso é acima de tudo uma decisão editorial do canal/rádio/jornal. Normalmente pelo que me parece em portugal optam por dizer a designação oficial, apesar de por exemplo na taça de portugal acho eu nem ser um bom exemplo dado que até acho que normalmente os canais não oficiais usam a designação taça de portugal.
mas era mais marcante na bwin cup. liga bwin.

imagina uma transmissão de ciclismo em que aplicavam essa forma de pensar?
:)
ou na transmissão de festivais tipo super bock super rock :)
ou sendo assim não se fariam em tvs reportagens sobre lançamentos de produtos tipo iphone.. e isso..

como já referi acho que isso depende sempre do estatuto editorial do meio de CS em que essas regras internas normalmente definidas em livros de estilo
isso depende da exclusividade. dás bons exemplos. esses concertos ou festivais são criados com este intuito.

nas equipas de formula 1, de ciclismo, funciona assim, porquê? porque os pilotos e os ciclistas correm com essas cores.

mas alguém se lembra de referir o grande prémio da grã bretanha santander? ou camisola da montanha carrefour?

as coisas têm de ter associado um sentido , uma função. ultrapassar isto é estar a trilhar um caminho de insustentabilidade ou desvalorização.

pica_foices

mas isso são as leis do mercado e do marketing a funcionar..

obviamente que o grande desejo das marcas é que tenham visibilidade.. e isso..

por exemplo nisto dos festivais.. super bock super rock, optimus alive e isso conseguiram ao longo da sua história que seja quase incontornável referir-se ao festival de outra forma..

já o festival por exemplo sudoeste TMN... raramente é referido desta forma.. ou é festival do sudoeste... ou festival da zambujeira do mar..

mas não há regras claras para isto... muito disto depende do sucesso e da capacidade de quem concebe estes nomes e designações... e campanhas..

mas se o benfica vender algum dia o nome comercial do estádio.. se o investimento compensa a visibilidade que a marca então terá diz respeito a quem faz esse investimento.. :)

kallou

temos 2 opções:

1.º Ou parámos no tempo!!

2º Ou apanhamos o comboio e evoluimos!!


Gostavam do futebol de antigamente onde havia amor á camisola??!!

Eu também...mas isso já não EXISTE!!

Basta ver os casos recentes dos jogadores que foram embora, e nem sempre da melhor maneira...
O futebol hoje em dia é um negócio, onde o dinheiro fala mais alto...

Sem dinheiro...não há bons jogadores!!!

SE PUDERMOS FAZER UMA PARCERIA COM UMA EMPRESA EM QUE TODOS FIQUEM A GANHAR...qual o problema???!!
Vamos hostilizar essa empresa...fazer o jogo dos nossos rivais??!!

Parem para pensar!
Aos nossos olhos será o Estádio XPTO...mas no nosso coração será sempre o Estádio da LUZ!!

pabloelmago

#1218
Achava uma boa ideia vender o nome do estádio, mas nuna por menos de 10M €. Se nao aparecesse ninguem a dar pelo menos esse valor, nada feito. E digo 10M porque ai há um tempo falousse em 5 como sendo um valor aceitável.

lonstrup

Citação de: pica_foices em 23 de Julho de 2011, 23:46
mas isso são as leis do mercado e do marketing a funcionar..

obviamente que o grande desejo das marcas é que tenham visibilidade.. e isso..

por exemplo nisto dos festivais.. super bock super rock, optimus alive e isso conseguiram ao longo da sua história que seja quase incontornável referir-se ao festival de outra forma..

já o festival por exemplo sudoeste TMN... raramente é referido desta forma.. ou é festival do sudoeste... ou festival da zambujeira do mar..

mas não há regras claras para isto... muito disto depende do sucesso e da capacidade de quem concebe estes nomes e designações... e campanhas..

mas se o benfica vender algum dia o nome comercial do estádio.. se o investimento compensa a visibilidade que a marca então terá diz respeito a quem faz esse investimento.. :)
Mas isso é claro, num caso foram festivais que começaram sem os patrocinadores. Noutros são festivais que existem ou forma criados pelos patrocinadores.

É aí que quero chegar. O nome do campeonato, o nome do estádio não foi criado pelos patrocinadores ou para patrocinadores. Outra coisa diferente é existir patrocinio na camisola, ou haver patrocinadores oficiais que têm acesso exclusivo à publicidade estática no estádio durante os jogos.

O essencial é perceber que o principal é o jogo e a competição. Não é o nome do estádio, não é o nome da competição.

lonstrup

pica-foices

por exemplo em frança proibiram os meios de comunicação de referir directamente o twitter e o facebook. devido às regras de mercado, têm de referir «redes sociais», de outro modo é publicidade desigual.

kallou

Citação de: lonstrup em 23 de Julho de 2011, 23:50
Citação de: pica_foices em 23 de Julho de 2011, 23:46
mas isso são as leis do mercado e do marketing a funcionar..

obviamente que o grande desejo das marcas é que tenham visibilidade.. e isso..

por exemplo nisto dos festivais.. super bock super rock, optimus alive e isso conseguiram ao longo da sua história que seja quase incontornável referir-se ao festival de outra forma..

já o festival por exemplo sudoeste TMN... raramente é referido desta forma.. ou é festival do sudoeste... ou festival da zambujeira do mar..

mas não há regras claras para isto... muito disto depende do sucesso e da capacidade de quem concebe estes nomes e designações... e campanhas..

mas se o benfica vender algum dia o nome comercial do estádio.. se o investimento compensa a visibilidade que a marca então terá diz respeito a quem faz esse investimento.. :)
Mas isso é claro, num caso foram festivais que começaram sem os patrocinadores. Noutros são festivais que existem ou forma criados pelos patrocinadores.

É aí que quero chegar. O nome do campeonato, o nome do estádio não foi criado pelos patrocinadores ou para patrocinadores. Outra coisa diferente é existir patrocinio na camisola, ou haver patrocinadores oficiais que têm acesso exclusivo à publicidade estática no estádio durante os jogos.

O essencial é perceber que o principal é o jogo e a competição. Não é o nome do estádio, não é o nome da competição.

Primeiro estranha-se...depois entranha-se!!
Com o tempo passarão todos a chamar pelo nome...olha o caso do Bayern Munique...e de outros clubes...nada que uma boa campanha de marketing não faça...e depois com o passar dos anos...irá ser o nome com que é conhecido...

Olha o antigo pavilhão borges coutinho...agora é império bonança...

BlankFile

A venda do naming do Estádio pode ser mais uma fonte de receita. E se o valor for interessante porque não?

lonstrup

o estádio do bayern é novo, desde que existe que se chama assim.

o estádio anterior tinha o nome de estádio olimpico. acho que era dificil continuar com o mesmo nome, digo eu.

as campanhas de marketing não resolvem tudo. o borges coutinho deixou de existir.

se era para dar naming deveria ser logo ao principio do novo estadio, e muito menos com namings de bancadas pelo meio.

joan carles

Bem. Mas com uma condição: no nome deverá figurar sempre a referência à Luz

Safe

para mim será sempre Estádio da Luz.
acredito que haja muita gente que não saiba que o nosso estádio se chama na realidade Estádio Sport Lisboa e Benfica.

se der para ganhar mais uns cobre à pala do naming, venha ele.

BC

Citação de: joan carles em 24 de Julho de 2011, 00:01
Bem. Mas com uma condição: no nome deverá figurar sempre a referência à Luz
Por isso... EDP seria o melhor. Tem a ver com a Luz... dos portugueses. :) eheh

jppcabral

Estadio Cosme Damiao!! era bonito

Djamb3

Citação de: joan carles em 24 de Julho de 2011, 00:01
Bem. Mas com uma condição: no nome deverá figurar sempre a referência à Luz

E porquê se nunca o houve antes?

força Benfica

Citação de: Safe em 24 de Julho de 2011, 00:09
para mim será sempre Estádio da Luz.
acredito que haja muita gente que não saiba que o nosso estádio se chama na realidade Estádio Sport Lisboa e Benfica.

se der para ganhar mais uns cobre à pala do naming, venha ele.

X2