Renato Sanches

Médio, 27 anos,
Portugal
Equipa Principal: 3 épocas (2015-2016, 2024-), 43 jogos (2929 minutos), 2 golos
Em 2024/2025: 8 jogos (232 minutos), 0 golos

Equipa B: 2 épocas, 34 jogos, 3 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça da Liga (1)

André Sousa

Citação de: XIXAO em 17 de Outubro de 2014, 20:59
Uma coisa não leva a outro. Critico-o quem o faz. Não vale tudo para ganhar. Mas o objetivo é ganhar. E isso tem que ser um hábito e um objetivo. Afinal, o que diferencia o Cristiano Ronaldo dos outros?

É melhor que os outros e, curiosamente, nunca ganhou um campeonato nacional na formação.

Elucidativo.

paulomaia1972

Citação de: XIXAO em 17 de Outubro de 2014, 20:44
Citação de: paulomaia1972 em 17 de Outubro de 2014, 20:38
Ganhar a 2ª Liga implicará SEMPRE  colocar os interesses da equipa para vencer acima dos interesses da formação dos indivíduos.

Mas o Benfica não joga para ganhar? Não existe a pressão da vitória? Como é que se ensina isso?

últimas 3 jornadas da Segunda Liga, Benfica Líder, entretanto o Benfica está a lutar por ganhar o campeonato, ou a lutar pelo acesso à champions e falta-lhe jogadores, ou mesmo já campeão, preferia utilizar e colocar no banco de suplentes os melhores da B e lança-los na I Liga do que utilizá-los na equipa B nesses 3 jogos. É isto.

André Sousa

Aproveito para dizer que essa tal cantiga do formar a ganhar, para mim, não passa de uma grande tanga, na medida em que o justificam para relacionar com o lado mental dos jogadores.

Importante é fazer com que tenham uma mentalidade competitiva de topo. E aí, o Bernardo é top e o Cancelo fraquinho, dando dois exemplos na nossa formação. O Ronaldo é, provavelmente, o maior monstro deles todos, neste aspecto. E, uma vez mais, nunca ganhou um campeonato nacional na formação.

XIXAO

Citação de: André Sousa em 17 de Outubro de 2014, 21:51
Aproveito para dizer que essa tal cantiga do formar a ganhar, para mim, não passa de uma grande tanga, na medida em que o justificam para relacionar com o lado mental dos jogadores.

Importante é fazer com que tenham uma mentalidade competitiva de topo. E aí, o Bernardo é top e o Cancelo fraquinho, dando dois exemplos na nossa formação. O Ronaldo é, provavelmente, o maior monstro deles todos, neste aspecto. E, uma vez mais, nunca ganhou um campeonato nacional na formação.

O CR7 nunca ganhou um campeonato logo não foi formado para ganhar?!? Qual é a lógica disso? Claro que jogou para ganhar. Claro que se forma para ganhar. Não siginica que isso se faça a qualquer custo. Exemplificando, na equipa de iniciados, o Lulunzi tem um grande fisico e agora faz diferença, no futuro perderá essa vantagem, pelo menos na proporção que agora tem. Estamos de acordo que se deve apostar em quem se perspetiva melhores condições para daqui a 5/6 anos. E é nesses que se deve apostar. Mas é com esses que tenho que ganhar. É com esses que tenho que mostrar melhor futebol, mais rapidez, mais fluidez. E quem mostra mais vezes isso, ganha mais. Ganha mais quem joga para ganhar. E é errado que tenta mostrar que formar não tem correlação com formar. Vê o jogo do Benfica B-Santa Clara e fala-me em ritmo de jogo. Nos juniores tem que se jogar apenas com miudos de 1 ano e eventualmente um ou outro de 2 ano e 1 ou 2 juvenis, mas sempre jogando para ganhar. Posso não conseguir mas a mentalidade tem que ser essa. Agora fundamentar que pq o CR7 não ganhou nenhum campeonato, a fundamentação é Zero. Até porque com 17 anos ele já não jogava nos juniores.

André Sousa

Se a tua ideia é que temos de entrar para ganhar em cada jogo, então mais vale não dizer nada, porque não escrevi em lado nenhum que não devia ser essa a mentalidade.

Fyssas

Não sei para que insistes, André. Há sempre quem tenha essa mentalidade e a discussão torna-se cíclica.

Podes mostrar os factos que quiseres que vais sempre levar com a resposta "então no Benfica não é para ganhar sempre?", porque aparentemente o conceito de "a formação é para formar, a equipa principal é para ganhar" é demasiado complexo para explicar aos jogadores.

Alternativamente, experimenta pedir uma prova da co-relação entre ganhar títulos nas camadas jovens e qualidade dos jogadores que eles tanto apregoam.

XIXAO

O que tu queres dizer e estás a não dizer é isto:

Se eu concentro num centro de estágio os melhores jogadores nascidos em 1997, então não posso colocar esses jogadores a jogar num escalão até 1997. Neste momento o escalão é até 1996. É contra esses ou mais velhos que têm que mostrar que são melhores e mais competitivos, mais aptos e com mais futuro. E isso é...ganhar! É ambição. É vontade.

Tão simples...

XIXAO

Citação de: André Sousa em 17 de Outubro de 2014, 22:10
Se a tua ideia é que temos de entrar para ganhar em cada jogo, então mais vale não dizer nada, porque não escrevi em lado nenhum que não devia ser essa a mentalidade.

passo a citar
"Aproveito para dizer que essa tal cantiga do formar a ganhar, para mim, não passa de uma grande tanga..."

André Sousa

Sim. O que tem?

Onde diz que eu devo formar mas a jogar para perder?

E não, não defendo isso que disseste em cima. Isso é, simplesmente, correr tudo a olhar para o B.I.

Não é a data de nascimento que deve dizer onde deves jogar e contra quem o deves fazer. Isso deve ser uma análise independente da idade, baseada apenas na qualidade e potencial que o atleta apresente.

Tens uma geração de 97 muito forte, mas não é por isso que o Hugo Santos, dando um exemplo de um jogador que é titular e internacional no respetivo escalão, tem de ir jogar para a equipa B.

André Sousa

E atenção, essa conversa do formar a ganhar vem do contexto que tu colocas, que era montar uma equipa B para ganhar a 2ª liga e integrar dois ou três jovens no meio dessa equipa.

XIXAO

Sim´, o Hugo Santos é um bom exemplo. Apesar de internacional também não acredito muito. Vejo o def direito dos juvenis, o Jorge ou Pedro Pereira, confundo os nomes e defendo que deveria ser o titular nos juniores por acreditar que o Hugo Santos jamais jogará nos A. Se voltarmos atras e fazendo um comentário à promoção do Ranato, o que disse é que a subida de escalão nem sempre é a receita. Não disse em lado algum que não o deve ser feito e dei o exemplo do Bernardo vs Helder Costa para o exemplificar. Talvez sirva para responder ao comentário do Fyssas, se é que valia a pena.

André Sousa

Mas o que tem o Bernardo vs. Hélder Costa, que eu ainda não percebi?

Fazia mais sentido ter o Bernardo na B depois de dois meses nos juniores, do que ter o Hélder Costa.

Aliás, como é que ele não foi utilizado na equipa B é só estúpido.

XIXAO

Citação de: André Sousa em 17 de Outubro de 2014, 22:20
E atenção, essa conversa do formar a ganhar vem do contexto que tu colocas, que era montar uma equipa B para ganhar a 2ª liga e integrar dois ou três jovens no meio dessa equipa.

E acho mesmo que seria o mais correto André. Não posso ter uma geração e acreditar que vou apostar em 7 ou 8. Pq isso é impossivel. Então acho que devo integrar os 2 ou 3 em quem realmente o clube acredita e enquadrar esses numa estrutura realmente competitiva, quer a nivel de treino quer a nivel de competição. E a exigencia que o Benfica tem é o de jogar sempre para ganhar seja que competição fôr.

XIXAO

Citação de: André Sousa em 17 de Outubro de 2014, 22:26
Mas o que tem o Bernardo vs. Hélder Costa, que eu ainda não percebi?

Fazia mais sentido ter o Bernardo na B depois de dois meses nos juniores, do que ter o Hélder Costa.

Aliás, como é que ele não foi utilizado na equipa B é só estúpido.

Serviu para mostrar que o Helder iniciou nesse ano num patamar acima do Bernardo e acabou a epoca abaixo. Um subiu para a B e o outro jogava nos juniores. Se devia ou não ter subido logo à B é outra questão

André Sousa

Mas não podes porquê? A não ser que esses 7 ou 8 tenham de estar no mesmo 11 da equipa B, não vejo porque não possas apostar neles. O espaço que uns libertam, serve para os outros se afirmarem. E nesta geração, diria que há um número interessante de jogadores com potencial, para se deixar cair e apostar apenas em dois ou três. 

Por que razão não podes retirar o Rúben Pinto e jogar com o Pedro Rodrigues na maioria dos jogos no Seixal, que são jogos onde temos mais iniciativa e o adversário, por norma, oferece-nos o controlo do jogo?

Um meio campo com Pedro Rodrigues, Renato e outro jogador, por exemplo, é mais do que suficiente para encarar a maioria dos jogos no Seixal.

Como sempre disse, a 2ª liga é muito competitiva, mas não é nivelada por cima.

Dando um exemplo.

Tierry; Semedo, João Nunes, Lindelof e Rebocho; Pedro Rodrigues, Renato e Teixeira; Hélder Costa, Nuno Santos e Rui Fonte;

Temos a vantagem de ter um campeonato longo, muito longo. Uma eventual promoção do Lindelof, servirá para abrir espaço para o João Lima, que pouco ou nada está a fazer nos juniores. Um eventual empréstimo do Hélder, servirá para dar minutos ao João Carvalho. Com a razia de pontas de lança, um aposta no Hugo Neto pode ser de valor. Ou no próprio Romário, mas isso já requererá algum trabalho de fundo.

E claro, não contamos com lesões, castigos e até substituições. Jogos no Seixal que ao intervalo estão decididos? Porreiro. Deixa tirar este e colocar o jovem X que está no banco, para ver como responde.

Um treinador tem outra vantagem para fazer isto com mais exactidão, porque tem o feedback que o jogador lhe dá no treino.