Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 52 anos,
Portugal

Tomahawk

Citação de: Redfield73 em 03 de Maio de 2024, 11:18Espero que tenhas lido o que o João Gabriel publicou no Linkedin sobre a Centralização dos Direitos Televisivos!
Nao ponhas este tema em discussão e depois desculpa-te perante os milhoes de benfiquistas "que nao podemos remar contra a maré". Deixa-te entalar pelo Brilhantina e voltamos aos anos 90.
Bem lembrado, Redfield73.
Aqui vai o artigo em causa:
https://www.linkedin.com/posts/jo%C3%A3o-gabriel-893500274_talvez-n%C3%A3o-fosse-m%C3%A1-ideia-descer-%C3%A0-terra-activity-7191700586986139649-nUGc

Publicação de João Gabriel
Ver perfil de João Gabriel, gráfico
João Gabriel
Consultor em Comunicação, Autor, Partner Anything Can Be Changed Advisory Board Member Portuguese Business Council UAE

1 d

Talvez não fosse má ideia descer à terra e pedir o adiamento da centralização dos direitos televisivos prevista, por imposição legal, para 2028!

As expectativas nascem, na maior parte das vezes, de afirmações, previsões, metas que se comunicam ou promessas que se fazem. Em todos estes casos é bom que elas se traduzam em objetivos concretizáveis, caso contrário há́ um precipício à espera.

A centralização foi imposta por decreto-lei em 2021 e foi assumida, com uma certeza inabalável, pela liderança da Liga como um push financeiro e competitivo. Com o passar dos anos converteu-se num acto de fé assente numa promessa – mil vezes repetida – de que o "bolo" a repartir seria maior. Bem maior! Chegou-se mesmo a acenar com 325 milhões €. Esse número configuraria, efetivamente, um tremendo push. O problema é quando a realidade bate à porta!

Vale a pena ouvir a entrevista que o diretor geral da DAZN deu ao Record esta semana. Vale a pena que os presidentes dos clubes profissionais de futebol ouçam como Jorge Pavão de Sousa "desconstruiu" com uma clareza cristalina os pressupostos e o Excel com que a Liga trabalha e com base nos quais vem prometendo, há anos, mais dinheiro. Pressupostos trabalhados pela consultora EY.

No mínimo houve imperícia por parte da consultora, no outro extremo podemos apontar para incompetência. No ponto intermédio, e o que seguramente aconteceu, a EY apresentou um Excel com pressupostos que satisfaziam as expectativas "construídas" pela Liga e pelo seu presidente. Em nenhuma das opções a consultora fica bem na fotografia.

Comparar a nossa Liga com qualquer uma das Big-5 mais do que "turbinado", como Jorge Pavão de Sousa de forma cáustica classificou o absurdo, serve apenas para ridicularizar o benchmark apresentado.

Estou convencido que, ao dia de hoje, nenhuma das operadoras que compraram os direitos televisivos dos 3 grandes em 2016, renovariam pelos valores negociados nesse ano, simplesmente porque não conseguem, como não conseguiram durante todos estes anos, rentabilizar os milhões pagos.

A Liga onde as receitas dos direitos televisivos mais cresceram na última década foi a Liga portuguesa. 105% com negociação individualizada! A centralização foi, é, e não sei até quando continuará a ser, uma bandeira defendida com veemência por Pedro Proença.

Falhar as expectativas geradas e repetidamente assumidas costuma passar fatura. Ouvir de forma tão taxativa de um dos operadores televisivos que "o mercado não vale sequer o que é pago hoje", deveria fazer soar com estrondo os alarmes da Liga, mas também dos clubes.

Creio que seria prudente o Presidente da Liga assumir que a centralização não vai trazer, pelo menos enquanto o modelo competitivo não for alterado, mais dinheiro para os cofres dos clubes e, antes que seja demasiado tarde, solicitar ao governo que o prazo imposto (2028) seja adiado. Seria o mais prudente e, perante aquilo que nos deixou a entrevista do diretor geral da DAZN, o mais racional.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

100
10 comentários
Gostei
Comentar
André Zagalo Lopes
André Zagalo Lopes
Financial Planning Analyst at Philip Morris International

1 d

Excelente artigo e sabe sempre bem obter validação sobre o tópico da minha tese de mestrado. De relembrar o estudo apresentado pelo Servir o Benfica em Março 2022 onde alertamos sobre o potencial nefasto da Centralização para os clubes, liga e adeptos:

https://www.servirobenfica.pt/uploads/1/3/3/2/133248124/sob-esincdtp.pdf

Gostei
Responder
6  Reações
Rui Pereira
Rui Pereira
Expert in S&S and organization of major events

20 h

Boa tarde João,
Sabes, tão bem quanto eu, que um "estudo" do tipo que a Liga solicitou à EY conclui sempre aquilo que quem o pagou pretende demonstrar (basicamente, na mesma linha que os pareceres jurídicos)...
Sobre a centralização dos direitos (não obstante prosseguir um princípio teoricamente justo - o de pretender uma melhor redistribuição por todas as partes do negócio -), todos sabemos que há um limite que os broadcasters estão dispostos a pagar... E, como bem referes, esse limite terá sido ultrapassado na negociação individual dos 3 grandes em 2016! Só não vê quem não quer.
Se, a tudo isto, somarmos a instabilidade da conjuntura mundial, com conflitos bélicos efetivos e outros prementes, que trarão ainda mais repercussões negativas para a economia (sobretudo, a europeia), obviamente que o prazo imposto pelo Governo não augura nada de bom... Sobretudo para os 3 grandes que irão perder competitividade europeia, de onde recebem igualmente importantes somas para compor o respetivo orçamento. Chama-se a isto nivelar o futebol português por baixo...
Abraço

Gostei
Responder
2  Reações
Rogério Borges
Rogério Borges
Realizador

51 min

Mudem primeiro o modelo competitivo, a Liga portuguesa deve limitar-se a 16 clubes com 2 voltas jogadas entre todos sendo que os 8 primeiros disputariam playoffs até serem encontrados dois finalistas. Centralizem depois as transmissões televisivas numa entidade que cuide das mesmas e eleve a sua qualidade em termos de concepção e meios e que actualmente andam muito por baixo, depois pensem no resto.

Gostei
Responder
1  Reação
Manuel Guerreiro
Manuel Guerreiro
Retired

16 h

Este excelente artigo revela, mais uma vez, que a apressada decisão de centralização dos direitos televisivos é uma tremenda falácia no futebol tuga. A menos que o objectivo seja o de reduzir ainda mais a fraca competitividade do nosso futebol no contexto europeu.
Se a medida, em teoria, parece lógica, face à desorganização que existe e à necessidade premente de rever toda a orgânica do futebol português, a centralização é manifestamente desajustada enquanto tal não for feito.
As explanações do Presidente da Liga sobre as suas virtudes e sobretudo sobre as receitas a obter parecem muito inflaccionadas e distantes da realidade.
Perante a actual correlação de forças clubísticas, a acontecer, o grande prejudicado seria sem sombra de dúvida o Clube da Luz.

Gostei
Responder
1  Reação
Francisco Mourão Benitez
Francisco Mourão Benitez
1 d

Excelente artigo João, o qual vem corroborar o que o Movimento Servir o Benfica anda a alertar há 3 anos e até já publicou um estudo sobre esta matéria em Março de 2022. Um forte abraço.

Gostei
Responder
8  Reações
PEDRO CASQUINHA
PEDRO CASQUINHA
Managing Partner - FORESIGHT | CX, Business Shapers & Strategy Agitators

1 d

Bastante lúcido. Talvez seja interessante que os atuais responsáveis da instituição que mais perderá com este movimento de teimosia e "vistas  enviezadas"  possam também dele usufruir...

Gostei
Responder
4  Reações
Jose Rosario
Jose Rosario
23 h

Andamos há anos a dizer o mesmo, faz todo o sentido acabar com este mito da centralização em Portugal. Sport Lisboa e Benfica vamos acordar???

Gostei
Responder
3  Reações
Francisco Oliveira
Francisco Oliveira
--

21 h

Grande João fazes muita falta a um clube deixaste saudades os teus sucessores são fracos excepto na conta bancaria o teu excelente artigo muito bem feito escrito e elaborado é uma lição aos nossos dirigentes parabéns

Gostei
Responder
2  Reações
Manuel Maria Reis Boto
Manuel Maria Reis Boto
Economista

23 h

Muito bem João.
Uma posição lógica e bem defendida!
Abraço

Gostei
Responder
2  Reações
Miguel Ferreira
Miguel Ferreira
CEO at MEGAJOULE | Global Business Development Strategy * Renewable Energy * International Affairs * Geopolitics * Sports * Consultancy

22 h

Completamente de acordo!
Tantas vezes disso isso a um amigo que trabalhou na lIga....

lancadordedois

Citação de: lancadordedois em 03 de Maio de 2024, 10:23puta de vergonha , metam os bilhetes no cu , so merecem lugares vazios

10h23 e boca... sempre a mesma merda dos pavilhoes , tudo cheio e esgotado e depois varios lugares vazios

Nem esta merda se resolve quanto mais coisas de maior gravidade
Incompetencia

entao ontem era para quotas modalidades , hoje socios que foram a anteriores , amanha no proprio dia para socios geral .
em todos os jogos havia dezenas de lugares vazios

Mas que merda é esta??

agora so ha para a bancada amovivel e tem que ser comprado fisicamente?

mas que merda é esta?

Benfica pior gerido que uma tasca

lancadordedois

Agora o Rugby como mudaram o jogo para o campo 2 nao vai existir transmissao televisa

Granda Rui Gestao "Top level" , sempre em cima de todos os acontecimentos

L1968

Para o Roger não ir para o Bayern renova por mais duas temporadas.

ribas


L1968


Baron_Davis

Gonçalo "Thomas Muller" Ramos bem a referir que o Ruie já sabia que o seu treinador seria quinta ou sexta escolha do Bayern

10 anos à frente

Night Man

Citação de: Billy the Kid em 03 de Maio de 2024, 09:15O tempo é mesmo a senhora da razão.

O tempo trata de expor os ignorantes e exaltar os perspicazes.

Quando o presidente renovou com Schmidt, fê-lo porque temia o assédio ao treinador.

Hoje, O Jogo diz que Bayern pensa em Schmidt.

Se alguém quiser o nosso treinador, terá de pagar. Caso contrário, que procure outro.

o presidente blindou o treinador.
 
O tempo é mesmo a senhora da razão.

O nosso presidente não pode cortar as pernas ao Schmidt.

Night Man

Citação de: Vitor Alves em 03 de Maio de 2024, 11:04Pelo que sei, pelo o que tenho visto e por aquilo que me contaram, o Rui Costa não tem capacidade para ser presidente do Benfica, ainda por cima mete gente ao lado dele, que também não têm capacidade para o cargo, preocupante.

Estão a chegar as próximas eleições, espero que tenhamos alguém a concorrer que faça oposição séria a este rapaz, com capacidade para o cargo.



Não é preciso informações de dentro para perceber o quão inapto é o Rui Costa para presidir seja o que for, quanto mais a maior instituição do país.

Concordo contigo, terá que aparecer um candidato o mais cedo possível. A próxima AG seria uma boa oportunidade para se dar a conhecer.

ROBINHO

A Fiorentina não precisa de um presidente?


Num mundo perfeito o Bayern leva o Schmidt e a Fiorentina ou o Fafe levavam o Rui e o resto da estrumetura.

samarras

https://youtu.be/d4TRsBZi0Wc?t=4206

Pedro: "Dia 11 de junho se o Vieira não for colocado nenhum processo em cima existe uma probabilidade muito grande de Vieira voltar a ser presidente do Benfica, número um. Número dois, não tenho qualquer dúvida num espaço temporal de 8 a 10 anos André Ventura vai ser presidente do Benfica."

rkc

Citação de: Sequel em 02 de Maio de 2024, 22:18https://www.instagram.com/reel/C5ECI90IXlU/?igsh=MXd2aHR1dG5yMzNmag==

E ainda há idiotas que acham que é maluco.

O Benfica fez-se de gente ambiciosa, não deste cona molismo vigente.

Conheço-o desde criança. Ou seja, há mais de 40 anos.

Isto é um "boneco" que ele criou.

Ele é dos bons. Não é isto tudo.

N1c0

É verdade que ontem o Benfica não fez nenhuma menção ao nosso bi campeonato europeu?

RGouveia.SLB

Citação de: N1c0 em 03 de Maio de 2024, 13:08É verdade que ontem o Benfica não fez nenhuma menção ao nosso bi campeonato europeu?

Não, seja pelo FB e IG.
Mais depressa publicam um post de aniversário a um Artur, Valido ou a um Calado desta vida.

Baron_Davis

Citação de: N1c0 em 03 de Maio de 2024, 13:08É verdade que ontem o Benfica não fez nenhuma menção ao nosso bi campeonato europeu?

isso foi antes do B 2003