CN Playoff - Meias-Finais J5: FC Porto 4 - 0 SL Benfica, 03Jun. Qui. 15h00 *BTV | ABolaTV*

Andris

Eu quase que diria que o anormal foi termos ido lá ganhar 2 jogos. Depois de eles terem reduzido a eliminatória, já se estava mesmo a ver o filme.


BlankFile

Há vários factores que explicam a queda do Hoquei Patins do Benfica:

- No período compreendido entre 2009-2017, conseguimos recuperar a competitividade da modalidade e inclusive dar um salto para outros voos com as várias conquistas internacionais que alcançámos. Na generalidade dessas épocas, durante esse período de 8 anos, conseguimos conciliar contratações de qualidade e experiência, com o potenciamento de jovens de elevado potencial e que estava na cara que iriam ser o futuro do Benfica (casos de Pedro Henriques, Diogo Rafael, João Rodrigues). E depois, como disse, jogadores como Valter Neves (eterno capitão), Tuco, Caio, Tiago Rafael, Sérgio Silva, Marc Coy, Luis Viana, Carlitos Lopez, Cacau, Trabal, Nicolia, Torra, Adroher, etc... uns mais, outros menos e com treinadores portugueses e conhecedores do jogo como Luis Sénica (apesar de ser um filho da p....) e Pedro Nunes e uma estrutura melhor (com o Trindade ainda), o Hoquei do Benfica deu esse salto e foi fazendo as coisas bem, mesmo havendo erros pelo meio e muita roubalheira (arbitragens) a prejudicar o nosso trabalho.

O roubo de Alverca em 2017 explica tudo? Explica muita coisa, mas não explica tudo. O Benfica a dada altura, depois do roubo de Alverca, perdeu o norte quase por completo. Cometeu alguns erros em termos de gestão e construção dos planteis, cometeu um erro crasso na gestão da saída do Pedro Nunes (não fechou o ciclo a tempo) e prejudicou a própria entrada do Alejandro no clube. E claro, continua a não conseguir ter peso e influência para inverter esta corrupção que está instalada no Hoquei Nacional há vários anos. Tudo isto, ajuda e muito a explicar esta queda acentuada da secção nos últimos 4 anos, de relembrar que apenas vencemos uma Taça Intercontinental e uma Taça 1947 desde 17/18, primeira temporada a seguir ao roubo de Alverca, mesmo tendo havido pelo meio uma época cancelada pelo Covid 19 e que parecia muito promissora. É muito pouco para um clube com a história, grandeza e palmarés do Benfica nesta modalidade.

Sobre a situação do Alejandro Dominguez no Benfica, sou e sempre fui muito claro: Acho que deve cumprir o contrato, ou seja, o ano que ainda lhe resta e acho que deve ser a derradeira prova dos 9. Aqueles que me criticam por pensar assim, eu percebo as criticas, mas por outro lado o caso do Alejandro não é igual a outros treinadores que o Benfica tem nos seus quadros noutras modalidades há vários anos (casos de Joel Rocha e Carlos Lisboa) e é fácil de explicar... tem tudo a ver com o contexto que o Alejandro apanhou nestas 2 épocas e meia de Benfica:

18/19 - Entra com a época a decorrer a ter que colar os cacos de uma época mal planeada e com um treinador a prazo e completamente queimado pela direcção (Pedro Nunes), quando deveria ter entrado logo no início da pré-temporada e com tempo para preparar bem a época.

19/20 - Quando a equipa carburava, jogava o melhor Hoquei de Portugal e encaminhava-se claramente para ganhar títulos relevantes, aparece o Covid19 a cancelar as provas todas. Foi um trabalho de uma época para a fogueira. Demasiado frustrante.

20/21 - Fase regular péssima, perdemos 13 pontos que não deveríamos ter perdido e pagámos as consequências no playoff do Campeonato. Mas mesmo assim, e mesmo com 3 roubalheiras nojentas em 3 dos 5 jogos, não se justifica minimamente a atitude e mentalidade da equipa a seguir ao jogo 2. Por isso sim, foi uma grande desilusão termos perdido por 3-2 a eliminatória, mesmo com factor arbitral. Nunca poderia ter acontecido e aqui admito perfeitamente que coloca a situação do treinador numa posição extremamente frágil perante a massa adepta.

A Liga Europeia para mim foi outra história. Fizemos dois jogos magníficos na fase de grupos e perdemos nos detalhes na meia-final e com muita influência arbitral da dupla italiana. E se tivéssemos passado, acredito plenamente que venceríamos a competição. É óbvio que a excelente conquista na Taça 1947 não salva época nenhuma, não somos um clube de vão de escada. E também não vivemos de "Tacinhas" e vitórias morais. Vivemos de Campeonatos e conquistas europeias, é isso que nos alimenta a sério.

Uma coisa que critico no Alejandro, desde que ele está no Benfica, é a pouca ambição no mercado. Não consigo entender como insiste em aquisições de perfil jovem e que não dão garantias no imediato. Creio que o Pol Manrubia será excepção, creio que tem aura de craque mesmo, mas aparte do Manrubia, o Benfica TEM MESMO que partir para aquisições de qualidade e experiência comprovadas, especialmente um Avançado de área que nunca mais teve desde que o João Rodrigues foi terrivelmente escorraçado do Benfica. Um dos jogadores mais importantes e fundamentais do período de grande sucesso internacional que tivemos na secção. O Benfica precisava claramente de um João (agora já foi... renovou até 2024), de um Marc Juliá, de um Federico Ambrósio, de um Marti Casas... alguém! Olhamos para os nossos Avançados actuais e quase todos têm pouco golo. Pobre Ordoñez (59 golos na época), o homem tem que ser o abono de família mesmo. Mesmo o próprio Nicolia que foi encostado à boxe em vários jogos, ainda terminou com 18 golos. Gonçalo Pinto e Aragones (13), Rampulla (9)... registos fraquíssimos, jogadores que não fazem minimamente a diferença.

Com a limitação de estrangeiros, o Benfica deveria ter um lote deste género: Edu Llamas, Domenico Illuzi, Pol Manrubia, Lucas Ordoñez, Federico Ambrósio. Só para dar um exemplo. Acho que temos demasiadas incógnitas neste plantel, é um problema e dos grandes.

Não sei o que irá acontecer mais no mercado, para além do Manrubia e Poka que são contratações garantidas, mas espero que os responsáveis do Benfica percebam quais são os verdadeiros problemas desta equipa e que trabalhem com afinco para os resolver.