CN : SL Benfica 6 - 4 FC Porto, 19Dez. Sáb. 17h00


anarcos

Citação de: Jack Bauer em 20 de Dezembro de 2015, 09:54
Continuam os canticos com o termo "tripeiro".


Já foi assunto falado milhares de vezes. Mesmo para os andrades, quando ouvem na provocaçao o termo "tripeiro", muitos...riem se. Nao falo objectivamente desta situação...mas é um termo completamente errado...isto...para ser usado numa provocaçao.


Tripeiro nada tem a ver com o clube. Quer dizer...tem apenas na ligaçao da cidade.

É como se os andrades gritassem alfacinhas!


Ha uns anos atras foram alvo de uma chacota brutal uns " scarfes" com o termo "anti tripeiros". Na prática afeta lhes tanto como o arco iris afeta um dia de chuva com sol.


É tao inacreditavel continuarem a usar esse termo que ate assusta.


Por tripeiro, engloba se, nomeadamente, os nascidos na cidade do Porto.


Assim de repente...somos milhares...e milhares...e milhares de TRIPEIROS nascidos na cidade.


MILHARES. Desde benfiquistas a adeptos de outros clubes, paridos essencialmente na Maternidade Julio Dinis ou no HSJoao.


Quando ha derbies...um boavisteiro nao grita "oh tripeiro filho da puta!!"...grita p.e. "oh andrade filho da puta!!".


Mesmo um leixonense...nascido em Matosinhos, bao grita "Oh tripeiro monte de merda!". Para os atingir diretamente grita "oh andrade monte de merda", ou p.e., "oh corrupto filho duma ganda puta".


"E quem não salta é tripeiro"...e la recebia eu, uma vez por outra, umas sms andrades "então? Tb tas a saltar?ahahah"



As vezes penso que existe alguma limitaçao cognitiva neste aspeto. Mas na volta nao...ja começo a imaginar os deSDentados na segunda volta a cantar...


..."oh alfacinhas cabroes saudem o futuro campeão".


De certeza que o estádio vai entrar em ebuliçao. E nao vai ser pelo termo "saudem o futuro campeão".

Gostava de ilustrar o comentário do Bauer com a minha experiência pessoal:

embora tenha vivido sempre na Póvoa de Varzim,
nasci no Porto (hospital de S.João, freguesia de Paranhos, pois a minha mãe era lá enfermeira),
andei na Universidade do Porto (F. de Letras, freg. de Massarelos) e
fiz quase toda a minha carreira profissional (mais de 20 anos) no Porto, numa empresa situada na freg. de Lordelo do Ouro.
Até o meu primeiro namoro a sério (3 anos) foi com uma colega de faculdade de S. Roque da Lameira, que era andrade doente. (Felizmente, a minha maria ainda é mais benfiquista que eu!)

Lógicamente, nasci tripeiro. E com uma costela salgueirista.
Mas benfiquista até à medula dos ossos, graças ao meu pai, alentejano de origem, que viveu, estudou e trabalhou em Lisboa, até "emigrar" para aqui.

O que se passa é o seguinte:
quem chega ao Porto para estudar ou trabalhar e não conhece o meio, julga que aquilo é 99,9% do Contumil. (E eu já ia de um feudo deles que é a Póvoa). Sendo benfiquista, sentes-te como se fosses um judeu a chegar à Alemanha de Hitler.
Eles próprios se comportam de maneira que dê essa ideia. Não só na cidade, como em toda a área metropolitana (falo só do que conheço).
Aos poucos, à medida que te vais integrando, vais percebendo que quase todos os dias vais conhecendo benfiquistas entre colegas de estudo, ou na secção onde trabalhas, ou no café que frequentas, ou nos passageiros habituais dos transportes públicos que usas, ou... em todo o lado.
E começas a ter a noção que somos muitos, mas mesmo muitos. Eu vou mais longe que o Bauer: só no Porto e concelhos em redor, não somos milhares, somos centenas de milhar (quantas não sei, mas pelo menos um par delas).
Só que andamos mais isolados, não temos a mentalidade de bando organizado que eles têm, que "atacam" quase sempre em grupo e que se comportam como se fossem donos daquilo tudo. Da cidade, do distrito e da região.

Aliás, quem mais lhes faz frente (às vezes tanto como nós), dando-lhes mesmo uma tanga de todo o tamanho, são os boavisteiros. E salgueiristas. E leixonenses. Não todos, mas a maioria. (Quanto a lagartos, esqueçam: a sua existência é residual, e vivem num mundo à parte, a meio caminho do Magalhães Lemos, quer por demência quer por alcoolismo.)
Basta ver que o ContumilFC (que alguns detestam quase tanto que usemos como os outros o "Sporting de Lisboa" ) tem sido como os eucaliptos: seca tudo em redor. O Boavista e o Salgueiros (aos quais não só nunca deram ajuda, como contribuiram para os afundar), a Gaia fragmentada em dezenas de clubes de bairro (o que transforma um clube a norte do rio como o principal da cidade, com ajuda de porquistas como o Meneses, que práticamente lhes deu o Olival), a Maia (que mesmo com o desenvolvimento económico que teve, futebolísticamente nunca saiu da cepa torta) ou a Póvoa, com o Varzim (que é a filial nº1 dos gajos, a ser tratado por eles como um parente afastado miserável).

E a esses portistas que te massacram a paciência na cidade do Porto, como colegas de trabalho ou de estudo, começando a conhecer a origem deles, descobre-se que a grande maioria são "porquistas" de gema: de Penafiel, de Famalicão, do Marco, de Gondomar, de Amarante, de Espinho, sendo que a maior parte deles só conheceu a cidade já quase adultos. Mas quem os ouvir falar, parece que nasceram na Pasteleira ou no Cerco, quando vêm de Curral de Moinas.
(Já agora: os lagartos daqui têm tanta falta de noção que também nos tratam por mouros.)

Desculpem o desabafo autobiográfico e o offtopic, mas cansa levarmos, até aqui no SB, com esta ignorância e estupidez.
E porque, se há benfiquistas que merecem respeito, são os do Porto. Que não são poucos. E entre os quais encontramos muitos notáveis aqui do nosso forum.

Tripeiros, portuenses e... benfiquistas. :slb2:









Schweisen Tiger

O comentário acima é real. O portista tipo grunho, não é o portista do Porto (vamos esquecer claques, que esses são grunhos em todo o lado e em todos os clubes)...é sim o portista de zonas como Valongo, Penafiel...sobretudo estas zonas.

Schweisen Tiger

Já agora, intervalo em Ol.Azemeis: Oliveirense 0-0 Valongo.

danny82

Deixem-se de mesquinhices, todos sabemos que o termo tripeiro a nível futebolístico é referente a um adepto do fcp, sempre foi! assim como quando eles falam em 'mouros' se referem a nós Benfiquistas e não aos habitantes de Lisboa ou do Sul do país! 

Schweisen Tiger


MadMax 1904


anarcos

Citação de: danny82 em 20 de Dezembro de 2015, 15:46
Deixem-se de mesquinhices, todos sabemos que o termo tripeiro a nível futebolístico é referente a um adepto do fcp, sempre foi! assim como quando eles falam em 'mouros' se referem a nós Benfiquistas e não aos habitantes de Lisboa ou do Sul do país!

Importas-te de concretizar e fundamentar o que afirmas tão categóricamente?

Pergunto-te isto como perguntaria a um canadiano que diga serem os portugueses os naturais e habitantes de uma província de Espanha...

pensador

#1433
Citação de: danny82 em 20 de Dezembro de 2015, 15:46
Deixem-se de mesquinhices, todos sabemos que o termo tripeiro a nível futebolístico é referente a um adepto do fcp, sempre foi! assim como quando eles falam em 'mouros' se referem a nós Benfiquistas e não aos habitantes de Lisboa ou do Sul do país! 
Isto não é verdade,  mouros  são todos do sul independentemente do clube a que pertencem

Freire



força Benfica

AMO-TE BENFICA!

Esta equipa merece ter sempre o pavilhão cheio!

Olos

Consegui ver agora o segunda parte do jogo... épico!

danny82

Citação de: anarcos em 20 de Dezembro de 2015, 16:01
Citação de: danny82 em 20 de Dezembro de 2015, 15:46
Deixem-se de mesquinhices, todos sabemos que o termo tripeiro a nível futebolístico é referente a um adepto do fcp, sempre foi! assim como quando eles falam em 'mouros' se referem a nós Benfiquistas e não aos habitantes de Lisboa ou do Sul do país!


Importas-te de concretizar e fundamentar o que afirmas tão categóricamente?

Pergunto-te isto como perguntaria a um canadiano que diga serem os portugueses os naturais e habitantes de uma província de Espanha...










Afirmo e volto a afirmar...  EM TERMOS FUTEBOLÍSTICOS aos usarmos o termo "tripeiros" estamos a referir-nos a adeptos do fcp. Tudo o que for para além disso é mesquinhice.

Amigo das modalidades

Citação de: Schweisen Tiger em 20 de Dezembro de 2015, 15:12
Citação de: RED_1904 em 20 de Dezembro de 2015, 15:10
Os portistas andam a teimar que a 15ª falta era afinal...a 14ª.

Lembro-me de 2 seguidas, Reinaldo Garcia e Jorge Silva (a 15ª).

Quem fez a 13ª ?

O Reinaldo Garcia fez duas seguidas: a falta propriamente dita e depois não deixou jogador do Benfica marcar o livre rápido. No hóquei é punido com falta.

13ªsimulação do Reinaldo Garcia no ataque deles. O Benfica vem para o ataque, 14ª Jorge Silva no Nicolia, o Tiago marcou de imediato, a bola foi para o Adroher que passou por trás da baliza e sofreu falta do Reinaldo. 15ª. Isto em 20 segundos