A velha Catedral - Estádio da Luz


Eduardo Gomes



A entrada da Catedral. À esquerda, o Museu do
@SLBenfica, à direita, o atendimento aos sócios.

Archie Bunker


Festivus

Só vi um jogo na Velha Luz. Foi um jogo que ganhámos 1-0 contra já nem sei quem numa exibição medíocre na época de 2000/2001. Fui com a minha mãe e o meu irmão. Fomos para o terceiro anel, pois o meu irmão era sócio na altura e os sócios e os acompanhantes de sócio iam sempre lá para cima, penso eu?

Eu só tinha 9-10 anos, por isso posso me estar a lembrar mal, mas a visão do terceiro anel não era tão boa como a do estádio actual. Os jogadores quase que pareciam formigas. A Velha Luz era enorme.

Já agora, essa foi a única vez em que fui revistado à entrada do estádio. Já fui ver o Benfica à Nova Luz em adulto umas 15 vezes praí e sempre em adulto e nunca fui revistado. Mas quando tinha 9-10 anos revistaram a minha mãe e pediram-me para abrir o cachecol para ver se eu não trazia nada proibido debaixo dele. Se há pessoas suspeitas num estádio são uma mulher de meia-idade e o seu filho de 9-10 anos, sem dúvida...

Eduardo Gomes

@ViolinistadaLuz

Pormenores no terceiro anel do Antigo Estádio da Luz.


Jotenko

#1595
Citação de: Eduardo Gomes em 04 de Outubro de 2023, 02:07@IuriPereira09

A construção do antigo 🏟 da Luz foi a maior epopeia da História do Sport Lisboa e Benfica!! ❤️🦅
Construído sem recurso a empréstimos bancários e pago na totalidade pelos sócios e simpatizantes do clube, é em 1952, quando Joaquim Ferreira Bogalho assumiu a presidência do clube




que assume que quer dar ao seu clube de coração um estádio digno da sua grandeza ❤️
Mas é realista: Se o Estádio é para todos os Benfiquistas, tem de ser obra de todos os benfiquistas e feito de acordo com as necessidades do clube




Logo em 1952, é criada a Comissão da Construção do Novo Parque de Jogos do Clube, é colocado um Pavilhão do Benfica da Feira Popular de Lisboa, onde se instalou um mealheiro de barro gigante, para recolher doações, existindo outro na secretaria da Rua do Jardim do Regedor,




houve sorteios, leilões, saraus, tudo o que fosse possível para angariar fundos.
Em Abril de 1953, num sarau no Pavilhão dos Desportos, é apresentada a canção "Ser Benfiquista", hoje considerada Hino do Clube ❤️🦅
A Campanha do Cimento foi aquela que maior sucesso teve,





com o seu objetivo a ser: angariar sacos de cimento a ser usados na construção do 🏟 do clube. Foi instituída também uma quota suplementar provisória aos sócios do clube, que não se opuseram à sua implementação




As obras do estádio, com uma lotação inicial de 40 mil lugares, começaram assim a 14 de Junho de 1953, com Ferreira Bogalho e Ribeiro dos Reis, Presidente da MAG a darem as primeiras enxadadas nos terrenos.
O 🏟 seria inaugurado no dia 1/12/1954




num clima de apoteose entre os adeptos do Benfica. Há relatos de pessoas a desmaiar e a chorarem de tanta emoção.
O próprio presidente do clube após discursar, tem de ser amparado por Gastão Silva e Paulino Gomes Júnior.
Nas palavras de Bogalho: "Aqui estamos instalados




no nosso lar. Aqui queremos viver para todo o sempre. Queridos consórcios, curvo-me emocionado perante a vossa abnegação e aqui solenemente vos faço a entrega deste monumento fruto do vosso amor. Bendito seja o sacrifício que fizemos."
Obrigado, Presidente ❤️
#EPluribusUnum




Receção à Comitiva do Real Madrid, chegada a Lisboa (Estação do Rossio), no final de Novembro de 1954, o Real vinha participar na inauguração do Estádio da Luz, a 1/12/1954 🏟
Lado a lado, os líderes daqueles que seriam os maiores clubes europeus do século XX
#EPluribusUnum ❤️🦅



No dia da inauguração da Catedral, Santiago Bernabéu e Joaquim Ferreira Bogalho iriam estar mais uma vez, lado a lado
Dois líderes gigantes dos dois maiores clubes europeus!!
VIVA O SPORT LISBOA E BENFICA 🔴⚪️
HALA MADRID⚪️



Este post deixou me de lágrimas nos olhos.

"Aqui queremos viver para sempre."

Um crime aquele que foi feito.

Jotenko

Citação de: Rikhart em 24 de Julho de 2023, 19:24
Citação de: Eduardo Gomes em 23 de Julho de 2023, 20:42@ViolinistadaLuz

Antigo Estádio da Luz, 1994.
O templo.



Nunca vou ultrapassar o crime que fizeram ao destruir esse monumento, nunca.

Lembras-te dos projetos que haviam para renovação?

Jotenko


Jotenko

Citação de: dfernandes em 09 de Dezembro de 2011, 15:58
Citação de: _Benfiquista_ em 09 de Dezembro de 2011, 15:36Porra dá-me um nó no coração só de ver estas imagens.Repito, para mim foi um crime terem destruido esse Monumento.E sim, era bem mais bonito e envolvente que o actual.Mil vezes.

Nem sempre a comodidade é sinónimo de qualidade em termos de envolvência adeptos/campo.

As minhas reacções quando entrei nas duas "Luz":

- Antiga: 1991, num jogo contra o Braga: Ainda me lembro quando estava a percorrer o túnel mas já avistava as cadeiras e um pouco da relva, e da sensação que tive: absoluto deslumbramento... Que coisa monumental. Tudo era espectacular naquele estádio: o tamanho, a arquitectura, as cores, a relva, o marcador electrónico gigante que me fascinou tanto. Enfim... tudo. Do jogo pouco me lembro, mas do estádio lembro-me de tudo.

- Nova: 2003, contra o Rio Ave: Bonito estádio, sem dúvida. Bora ver o jogo. Basicamente, quando entrei na nova Luz tive a sensação de estar a entrar num pavilhão gigante, onde mal entra o sol, e não gostei... Além de que, em grandiosidade e tamanho, não tem comparação.

Basicamente o Estádio actual está certo para o Benfica actual, tal como o outro esteve certo para o Benfica daquele tempo, desde que foi inaugurado até ao dia 2 de Junho de 1994.



Também fui em 1991 (devia ter 5 anos, com o meu tio (RIP)), e a minha memória é exatamente a mesma.

Não me lembro do jogo, nem do adversário, sei que demos uns 7 ou 8 a zero, mas pouco importa.

E sinceramente também não me lembro muito do que vi, lembro-me mais das sensações. Estar completamente absorvido por uma força imensa, algo muito maior que eu, era o som, a multidão, sentir o vibrar do cimento no corpo quando começavam a bater com os pés no chão.

Enfim. Um crime completo que se fez.

Jotenko

Citação de: goscinny13 em 09 de Dezembro de 2011, 21:12Também tenho muitas saudades..a grandiosidade, a mistica, até das rulotes tenho saudades  ;D, das bandeiras por todo o lado, do sistema de som que não se ouvia puto, tenho saudades das torres de iluminação, das rampas de entrada, das casinhas das claques, da entrada ser grátis para putos, das bandas que iam lá tocar ao intervalo, dos jogos às 3 da tarde, das almofadas (quais cadeiras), até a estátua do eusébio e a águia estavam num sitio muito mais visivel e grandioso, hoje estão um pouco escondidas.














https://www.facebook.com/pages/Eu-sou-do-tempo-do-antigo-Est%C3%A1dio-da-Luz/193326927399968

Ainda tenho uma almofada dessas algures ;D Fechava como se fosse um livro.

Jotenko

Enfim vou parar de fazer quotes.

Quantos mais anos passam mais saudades há!

Rikhart

Citação de: Jotenko em 06 de Março de 2024, 12:38
Citação de: Rikhart em 24 de Julho de 2023, 19:24
Citação de: Eduardo Gomes em 23 de Julho de 2023, 20:42@ViolinistadaLuz

Antigo Estádio da Luz, 1994.
O templo.



Nunca vou ultrapassar o crime que fizeram ao destruir esse monumento, nunca.

Lembras-te dos projetos que haviam para renovação?

Mal, mas qualquer coisa era preferível ao que fizeram.

Jotenko

Citação de: Rikhart em 06 de Março de 2024, 14:59
Citação de: Jotenko em 06 de Março de 2024, 12:38
Citação de: Rikhart em 24 de Julho de 2023, 19:24
Citação de: Eduardo Gomes em 23 de Julho de 2023, 20:42@ViolinistadaLuz

Antigo Estádio da Luz, 1994.
O templo.



Nunca vou ultrapassar o crime que fizeram ao destruir esse monumento, nunca.

Lembras-te dos projetos que haviam para renovação?

Mal, mas qualquer coisa era preferível ao que fizeram.

Já vi que o teu trauma continua. ;D

benficaslb1

A magia eram as pessoas que a faziam, não o betão, se hoje fizessem um estádio igualzinho seria só mais um bocado de betão a magia perdeu-se no clube e não apenas no estádio.