A velha Catedral - Estádio da Luz

fyure

Começar a ganhar o jogo logo nas bancadas. Hoje é impensável. Magnífico :)

Nick Valensi

Muito saudosismo por aqui... O que fazia a antiga Luz um estádio mítico eram também as equipas de qualidade. Os últimos anos de vida do gigante de betão foram deprimentes.

fyure

Citação de: Nick Valensi em 09 de Julho de 2013, 22:57
Muito saudosismo por aqui... O que fazia a antiga Luz um estádio mítico eram também as equipas de qualidade. Os últimos anos de vida do gigante de betão foram deprimentes.
Confesso-me saudosista.

Claro que sim, as equipas, os jogadores, tudo isso influenciou a mística da Velha Catedral. Assim como a televisão, as crises financeiras dos portugueses e do clube, e a chegada de antas à direcção afectaram os seus anos finais. Quem não se lembra dos resumos alargados com comentários do Perestrelo em que o factor dominante eram as cadeiras vermelhas do estádio ? O estádio acabou "doente", teve um fim agoniante. As glórias lá passadas não mereciam um desfecho assim para o estádio.

Elvis the Pelvis

Citação de: Nick Valensi em 09 de Julho de 2013, 22:57

Ter saudosismo de coisas boas, é uma qualidade, não um defeito. Se fosse saudosista do Salazar(para dar um exemplo completamente aleatório), aí sim era criticável.

O que fazia mítico a antiga Luz, era ser o maior estádio do mundo apenas atrás do Maracanã. Maior que todos os outros da europa. Estádio que não precisava de ter 120 mil pessoas, para aterrar os adversários.

Os últimos anos foram deprimentes porque as direções do Benfica foram incompetentes, o que se reflectiu na qualidade das equipas. Apesar disso, teve muitas casas cheias, ou pelo menos jogos de 70/80 mil.

pcssousa

Mas há como não ser saudosista de momentos únicos vividos naquele Estádio e não recordar com saudade uma obra erguida pelas próprias mãos dos Benfiquistas?
Deprimente, deprimente é ter feito parte do Inferno Vermelho e hoje ver que esse morreu, se viu privado das suas labaredas... triste, tão triste como a falta de chama de muitos.

Elvis the Pelvis

Nick Valensi

Vocês parecem uns velhos a falar... O meu avô dizia-me que o ambiente no Estádio nos anos 50/60 era mil vezes mais brutal que o ambiente depois do fecho do 3º anel... Ele dizia que o Benfica do Fernando Martins tinha deixado de ser um clube de sucessos para começar a ser um clube de dívidas.

Eu continuo a ter uma convicção: um clube faz-se de títulos. É apenas isso

fyure

Mas os ambientes e aquilo que rodeia uma equipa também fazem os títulos. Um ambiente infernal era meio caminho andado para se vencer um jogo, e isso era nos anos 60 com nos 80 com agora, havendo um ambiente transcendente as equipas também se transcendem.

Eu já dei este exemplo aqui, mas no ano passado, no jogo de hóquei contra os porcos em que empatámos 5-5 e estávamos a perder por dois a 5 minutos do fim, só encontrei uma explicação para a força que os jogadores foram buscar para empatar, e essa explicação estava nos adeptos e no ambiente infernal que fizemos ! E se mais minutos tivesse o jogo, virávamos o resultado. Aquilo no 5-5 foi a loucura total, mal a bola voltou a rolar os jogadores do fc Porto pareciam formigas e os nossos monstros enormes atrás deles.

RedVC

Que conheceu aquele estádio sabe quão especial ele era.
Ao novo falta pedigree. Faltam vitórias e histórias diversas feitas de suor, vitórias sangue, lágrimas vertidas em derrotas desde que prestigiantes. Faltam muitos anos e vivências. Ainda há uns dias vi um comentário de Paulo Futre dizendo que as pessoas não tinham a noção mas ele lembra-se em jogos de selecção no início, os jogadores sentiam o relvado da Luz tremer. Mozer então descreveu na perfeição como os colegas dele enquanto jogador do Marselha ficaram aterrados com o ambiente do Estádio da Luz. O novo estádio ainda não tem esse pedigree mas tem o que é preciso para lá chegar: grande Benfiquistas nas bancadas. Eu tenho alguma nostalgia do passado mas nem por isso acho que os Benfiquistas de hoje sejam piores. Acho pois que são tão bons como os de antigamente. Com tanta boa gente apoiaremos os nossos para obter essas vitórias.

NunoDuarte

Nick Valensi

Estou em choque
O casal que se vê nesta foto são a minha avó e o meu avô :o
confirmado pela minha avó à pouco... incrível  :bow2:

Elvis the Pelvis

Ahaha, espetáculo.

Essa foto é fantástica, mas das que já vi neste tópico, a que mais me impressiona é aquela do terceiro anel num dia chuvoso, e com os guarda-chuvas todos abertos. Essa é impressionante.  :bow2:

Miguel Gouveia

Citação de: fyure em 10 de Julho de 2013, 14:14
Eu já dei este exemplo aqui, mas no ano passado, no jogo de hóquei contra os porcos em que empatámos 5-5 e estávamos a perder por dois a 5 minutos do fim, só encontrei uma explicação para a força que os jogadores foram buscar para empatar, e essa explicação estava nos adeptos e no ambiente infernal que fizemos ! E se mais minutos tivesse o jogo, virávamos o resultado. Aquilo no 5-5 foi a loucura total, mal a bola voltou a rolar os jogadores do fc Porto pareciam formigas e os nossos monstros enormes atrás deles.

Recordo esse jogo com tanta saudade. Foi o momento em que me senti mais pequenino nas bancadas da Luz, neste caso, do pavilhão. Eu estava mesmo atrás da baliza do nojento do Bosch e aqueles minutos finais, o golo do Sérgio, etc... enfim. Que momentos incríveis e inesquecíveis. 3 horas antes tinha sido o futsal contra os lagartos, com um também muito bom ambiente, mas incomparável. Esse no hóquei foi o topo dos topos, onde percebi que "O Inferno da Luz" de que leio tanto às vezes ainda acontece e eu tive um cheirinho dele naquele dia. Inolvidável :)

E que pena não termos sido campeões logo nesse dia, mas enfim, nada que não se resolvesse na semana seguinte!

Eddie_

Citação de: Nick Valensi em 23 de Julho de 2013, 15:28
Estou em choque
O casal que se vê nesta foto são a minha avó e o meu avô :o
confirmado pela minha avó à pouco... incrível  :bow2:

Fantástico :)
:bow2: a eles