As melhores fotografias da história do Benfica

Benfiquista_

Não sabia que o José António tinha sido nosso jogador.

Dandy







   Que (eu) saiba, desse plantel já faleceram 3 jogadores:

   Alhinho, Messias e Zé António.




RedVC


Dandy

Citação de: RedVC em 13 de Julho de 2014, 23:01
E infelizmente também Manuel Bento.




   Claro que sim, erro grosseiro meu.




Dandy

Citação de: RedVC em 13 de Julho de 2014, 23:01
E infelizmente também Manuel Bento.




   É um plantel particularmente amaldiçoado... uma vez que todos eles morreram precocemente.

   Para além dos azares do Garoupa e do Nelinho.




RedVC

Se pensarmos bem o Benfica tem sido dramaticamente atingido. Esses quatro homens de facto, morreram ainda relativamente novos. Vitor Martins foi tremendamente doloroso. Eu não me lembro mas o meu pai dizia que foi de uma suprema tragédia pelo talento e pela influencia que ainda poderia ter tido. Nelinho, bem que difícil é pensar na perda dramática e estúpida que lhe  fizeram. Também Artur, o Russo teve a infelicidade de sair precocemente por questões de saúde.
Já antes tivemos diversos casos: Augusto Silva, Luciano. É claro que os outros clubes também tem a sua dose de tragédias. Tanto o FCP como o SCP tem vários casos dramáticos. Penso no entanto que os que tiveram contornos mais dramáticos foram Feher e Pavão. No próprio palco onde eram aplaudidos. Cairam para não mais se levantarem. A mais triste imortalidade.

Dandy






   Como se chama/chamava o contemporâneo do Carlos Manuel, no Benfica, a quem descobriram lesão incapacitante para a cometição?




RedVC

#1252
Citação de: Dandy em 14 de Julho de 2014, 00:43





   Como se chama/chamava o contemporâneo do Carlos Manuel, no Benfica, a quem descobriram lesão incapacitante para a cometição?

Araújo.
Já ouvi dizer que seria tão bom ou melhor do que Carlos Manuel.
Um talento perdido de forma quase anónima.
Não sei se com os avanços de hoje essa incapacidade seria resolúvel.
Faz-me lembrar o caso de Vítor Silva, grande goleador dos anos 20 e 30 que pelas crónicas era um fenómeno. Durante muitos anos foi considerado uo melhor goleador que este país alguma vez teve (penso que na opinão de gente ilustre como Candido de Oliveira). Padeceu de uma flebite que o fez abandonar a competição aos 27 anos... A flebite ou trombose venosa, pelo que vi na net é é uma inflamação na parede das veias que pode ser visível por se dar à superfície. Pelo que percebi hoje seria facilmente resolúvel. Outros tempos.


pcssousa

O Vítor Silva padecia também daquilo que na altura se chamava de "joelho d'água ".
Durante décadas foi apontado como o melhor avançado português de sempre, famoso pelos seus golos de cabeça em "salto à peixe". Foi, na altura, a mais cara transferência do futebol português.

RedVC

Citação de: pcssousa em 14 de Julho de 2014, 17:40
O Vítor Silva padecia também daquilo que na altura se chamava de "joelho d'água ".
Durante décadas foi apontado como o melhor avançado português de sempre, famoso pelos seus golos de cabeça em "salto à peixe". Foi, na altura, a mais cara transferência do futebol português.

Sim é verdade. Também já tinha ouvido falar no joelho de água. Agora recentemente li um livro que também falava de uma flebite.

O joelho de água pelo que li (e tirei da net de uma página brasileira) é uma acumulação do líquido sinovial que reveste internamente as articulações. Tem a função de lubrificar e nutrir a articulação. Quando há algum trauma ou uma doença, esse líquido é produzido em grande quantidade gerando uma acumulação popularmente conhecida como joelho de água. Esse problema indica que há algo errado no joelho, como uma artrose, lesão meniscal, doença reumática, entre outras. Presumo que na época era complicado debelar esse tipo de problema que causa dor e limita o rendimento desportivo. Foi pena. Penso que o seu substituto foi o grande, o enorme Espírito Santo.



RedVC

#1256
Final com o Anderlecht.












Benfiquista_

Essa que aí coloquei também é, acho eu.Havia por ai outra quase igual, tirada na mesma altura e no mesmo jogo na Saudação aos Sócios.

Fantásticas fotos!

RedVC

Citação de: Benfiquista_ em 19 de Julho de 2014, 00:53
Essa que aí coloquei também é, acho eu.Havia por ai outra quase igual, tirada na mesma altura e no mesmo jogo na Saudação aos Sócios.

Fantásticas fotos!

As da Lusa são fantásticas mas a do sócio tem mais significado. Pena foi que aquela equipa não tenha ganho a taça. Merecia. Os jogos fora contra o Bétis, contra a Roma e o Craiova foram épicos. Equipa só com craques, de Bento a Filipovic. E no banco havia mais luxo. Ah, se Fernando Martins não fosse na aventura do 3 anel. Um equívoco histórico.