Evolução dos equipamentos do Benfica

Zimmerman


Alturas_10


dfernandes


Goldberg

Citação de: Rodolfo Dias em 08 de Dezembro de 2016, 20:10
1911: adição gradual do emblema à camisola



Refira-se que isto não era como agora, em que todos os atletas tinham o equipamento igualzinho. De tal forma que isto do acrescentar do emblema à camisola não aconteceu ao mesmo tempo, foi sendo feito consoante as posses de cada dono da camisola - e onde os emblemas estavam longe de ser iguais para todos, mas assumamos que de facto o eram (obrigado pela dica, Red!).
que preciosidade esse tipo de camisolas com cordões,com jeitinho ainda vou tentar arranjar uma de prenda de natal,existe alguma replica desses equipamentos á venda?no outro dia no site da megastore ainda espreitei mas nao encontrei nada..

Goldberg

tenho a branca de 2004 mas já está ficar velhinha....

Cloughie

Os alternativos laranja e vermelho e dourado e vermelho são os meus guilty pleasures... :tomates:

PS: O alternativo do Sapo em 08/09 tem calções pretos e não brancos. O0

Bakero

Fantástico tópico!  :bow2:

Por acaso é uma coisa engraçada que eu acho que todos os equipamentos do Benfica têm uma classe e uma beleza incríveis, à excepção dos nossos anos de crise (94/95 a 08/09).

E a pergunta que eu sempre fiz a mim mesmo foi "eu acho isso porque aqueles equipamentos me trazem más memórias ou porque são feios mesmo?".

O de 94/95 e 95/96 ainda se safam, mas a partir de 96/97 com aquele "Telecel" gigantesco perderam a classe toda. Mas a partir de 09/10 passei a gostar novamente muito dos equipamentos do Benfica, perderam listas e enfeites e tornaram-se novamente simplistas, como eu gosto.

Eu se tivesse que escolher diria que o mais bonito é o de 86/87 ou 87/88 (embora o que tem o Casino Estoril mexa muito comigo, por uma questão nostálgica e sentimental...foi o meu primeiro Benfica, o que me fez apaixonar perdidamente pelo clube). O pior colocaria em igualdade os equipamentos de 05/06 e 06/07. Horríveis! Só tolero o símbolo, tudo o resto está errado... >:(

Rodolfo Dias

Citação de: Cloughie em 11 de Dezembro de 2016, 02:22
PS: O alternativo do Sapo em 08/09 tem calções pretos e não brancos. O0
Ratos, de facto eu tinha essa dúvida e estava sem certezas... na próxima leva de desenhos logo emendo  O0

Mercurio_10


Cloughie

Citação de: Rodolfo Dias em 11 de Dezembro de 2016, 11:51
Citação de: Cloughie em 11 de Dezembro de 2016, 02:22
PS: O alternativo do Sapo em 08/09 tem calções pretos e não brancos. O0
Ratos, de facto eu tinha essa dúvida e estava sem certezas... na próxima leva de desenhos logo emendo  O0

É apenas um pormenor.

Referiste equipamentos alternativos existentes para aqueles anos péssimos para as competições europeias mas que não os ias desenhar porque não foram usados.
Tens imagens desses equipamentos?

Rodolfo Dias

Bom, fotos deles não tenho, também não sei dizer se apareceram nas apresentações oficiais dos equipamentos. Numa outra fase até pode ser que os tente desenhar, fazendo fé nos alternativos utilizados na I Divisão.  ^-^

P311

Só encontrei agora este tópico. Que trabalho fantástico! Parabéns!

Gostava muito que um dia voltassemos a ter o design dos primeiros equipamentos. Até tenho a versão 04/05, mas acho que o tecido deixa muito a desejar e não faz jus ao primeiro manto sagrado.

Rodolfo Dias

#87
2010/11: aniversário da TCE com uma variedade de patrocínios





Variações

























Em 2010 celebrou-se os 50 anos da conquista da Taça dos Campeões Europeus (reflectidos na estrela do emblema, apenas utilizado esta época) e, para assinalar o facto, o Benfica apresentou uma camisola de colarinho com botão e pontas das mangas brancas (excepto o botão, um bocadinho à imagem do que se vestiu nesse jogo histórico - com ênfase no "um bocadinho") e algumas linhas nos calções e na camisola. O patrocínio manteve-se em alternância entre a TMN em fundo azul no principal e a Meo em fundo preto no alternativo (e vice-versa nas mangas). O mais fascinante foi a verdadeira panóplia de outros nomes que o Benfica utilizou no peito durante os jogos, com a Timor Telecom, a Companhia Santomense de Telecomunicações, a Uzo, a TMN 4G e a PT 4G a também aparecerem nas camisolas encarnadas.
No que respeita aos alternativos, nas competições nacionais foi utilizado o segundo, amarelo com uma mancha azul-escura e de gola em bico com calções azul-escuros, e nas europeias o terceiro, branco (de gola em U) com vivos grená e calções da mesma cor. Aliás, o pormenor das quinas nas camisolas da Liga Europa para mim é delicioso.
A nível pessoal, devo admitir que o equipamento principal é um "guilty pleasure" meu. Gosto dele, apesar de remeter para uma época calamitosa...

EDIT: acrescentado o equipamento do amigável disputado em Angola.

Rodolfo Dias

#88
2011/12: adeus à mancha azul e o alternativo "macambúzio"





Variações















Mais um celebrar de uma vitória europeia (Taça dos Campeões Europeus de 1962) a motivar a segunda estrela no emblema; e, enquanto isso, finalmente!, a TMN perdia o fundo azul e passava a figurar nas camisolas encarnadas apenas com as letras (no alternativo, todavia, figurava na manga esquerda ainda em fundo azul), enquanto o colarinho era substituído por uma gola em bico - ainda assim, houve alguns jogos com patrocínios da Meo Go e PT 4G enfiados em fundo preto. Esse colarinho passou para o equipamento alternativo, de uma mistura dourada-escura/preta/cinzenta/cor-de-burro-quando-foge, onde o Meo aparecia também inserido em fundo preto - mas aí até que nem destoava por ai além. Com a ilegalização da betandwin e a mudança de nome da Taça da Liga, lá tive de desenhar mais uma camisola...

Rodolfo Dias

2012/13: simplicidade com preto e vermelho





Variações

















O emblema volta a ter as três estrelas das três dezenas de campeonatos e o equipamento principal volta a tornar-se simples, discreto, voltando a ter um colarinho e uma espécie de "mini-mini-gravata" por baixo deste. E ao contrário do que se verificava nos anos anteriores, nesta época foi a Meo (sem fundo negro!) a figurar no equipamento principal e a TMN no alternativo. Falando deste, a mistura entre preto e vermelho a mim sempre me agradou, devo confessar, e se não fosse a faixa encarnada no peito para mim ficaria top; assim ficou apenas bom.