Futebol Trivia - do Quinas!!!

joaonunes

Pois, que eu saiba eles nunca equiparam de vermelho. O mais parecido que tiveram foi o equipamento alternativo de 2006/07. Era assim um laranja a puxar para o avermelhado.

A não ser que não estejas a falar do FCP, mas sim da cidade do Porto onde desde o ano 1911 o Salgueiros equipa com camisola vermelha, calções brancos e meias vermelhas (ou seja à Benfica). O Salgueiros nasceu no mesmo dia e depois da euforia de um Porto-Benfica e os fundadores decidiram que as camisolas seriam vermelhas, tal como as do Benfica, distanciando assim do futuro rival que vestia de azul e branco, o FC Porto.

JTLampiao

Citação de: lcferreira em 30 de Julho de 2009, 12:13
tou a ver que sabem à brava de bola... lol

o Mendonça jogou no Sporting até aos 16 anos, depois foi para Braga, Atletico de Madrid (jogou lá uns 10 anos) ganhou uma taça das taças à Fiorentina em 62 e marcou o 2º golo (3-0), Barcelona e Maiorca.

Pois....no fim de pesquisar tambem fiquei a saber isso tudo e muito mais  ;)   ..inclusivé que apesar ter jogado em clubes importantes em espanha  nunca foi convocado para a selecção nacional.

:drunk:

quinas1139

Respostas correctas -

Perguntas Dia 29 de Julio, 2009

19. Em que ano e que o Porto se vestieu de camisola vermelha?

Pergunta continua aberta.
Hint: Foi antes de 1930

20. Quem e este antigo jogador do Sporting?

Jorge Mendonça

CitaçãoNo dia 19 de Setembro de 1939 nasceu em Luanda Jorge Alberto de Mendonça Paulino, que viria a ser o primeiro português a ganhar uma Taça (a Taça das Taças de 1962) por um Clube estrangeiro, o Atlético de Madrid.

Jorge Mendonça começou a sua carreira nos categorias jovens do Sporting e em 1956 foi para o Braga, onde fez duas épocas. Curiosamente alinhavam na mesma equipa os seus irmão Fernando e João. Uma experiência em Espanha, ao serviço do Deportivo da Corunha, suscitou o interesse do Atlético de Madrid, que o contratou.

Jogou em Madrid 9 épocas, sempre a bom nível, numa das melhores décadas do Atlético, sendo campeão de Espanha em 1966. Ainda recentemente um site de adeptos do Atlético elegeu Mendonça como o melhor estrangeiro de sempre, à frente de Futre. É celebre a foto em que é identificado como o único futebolista a sair em ombros de um campo de futebol.

Do Atlético de Madrid foi ainda para o Barcelona, onde jogou mais 2 épocas, acabando a carreira no Maiorca.

Um belo texto sobre este jogador fantástico que nunca foi á selecção pode ser lido em: http://www.record.pt/noticia.asp?id=311247&idCanal=292

lcferreira - 2pts
Joga.Bonito - 1pt
JTLampiao- 1pt

Pontos:

Jogo.Bonito - 25
lcferreira - 22
SLBNN - 5
JoaoNunes - 8
Se7en - 2
andre_04_SLB - 2
JG10 - 2
Senshi - 2
Ze Periquito - 2
JTLampiao - 1
[/]

Regras:

Quero fazer um jogo de trivia com perguntas sobre o futebol Portugues se me permitem. Vou fazer 2 perguntas por dia. Todos podem deixar resposta. A primeira resposta correcta recebe 2 pontos, os demais 1 ponto. Quem chega os 50 pontos primeiro ganha um dvd (da sua escolha) da minha coleccao. www.portuguesefootballmemories.com

quinas1139

Pergunta Dia 29 de Julio, 2009

Hint: Foi antes de 1930  :coolsmiley:

Pergunta Dia 30 de Julio, 2009

21. Esta equipa da nossa seleccao e de que ano?

lcferreira

19 - Não faço ideia, em 1906 a camisola era branca com colarinho, punhos e barrete vermelho, mais que isso não sei dizer.

20 - É complicado dizer de que ano, mas como vejo aí o Pepe do Belenenses (3º em baixo da esq para a direita) com joelheiras, digo que foi em 1928 (equipa olímpica) na Holanda

lcferreira

Citação de: JTLampiao em 30 de Julho de 2009, 14:08

o Mendonça jogou no Sporting até aos 16 anos, depois foi para Braga, Atletico de Madrid (jogou lá uns 10 anos) ganhou uma taça das taças à Fiorentina em 62 e marcou o 2º golo (3-0), Barcelona e Maiorca.

Pois....no fim de pesquisar tambem fiquei a saber isso tudo e muito mais  ;)   ..inclusivé que apesar ter jogado em clubes importantes em espanha  nunca foi convocado para a selecção nacional.

JT, antes de mais, uns treinos de humor vinham a calhar, o que eu disse foi no gozo.
E além do mais, só tinha a foto do homem e eu sabia o nome.. a minha pesquisa foi ler um livro sobre ele há uns anos atrás porque o meu pai me falava num Português que jogou no Atlético de Madrid e Barcelona, as fotos no livro não são muitas, mas reconheço-lhe aquela ligadura no joelho.

Na altura que vi a foto até me lembrei foi do Seminário que também jogou no Barcelona, mas esse tinha um tom de pele mais clara.

PS: Mas pesquisaste pelo Barcelona ou depois de saberes a resposta?

quinas1139

Citação de: joaonunes em 30 de Julho de 2009, 13:32
Pois, que eu saiba eles nunca equiparam de vermelho. O mais parecido que tiveram foi o equipamento alternativo de 2006/07. Era assim um laranja a puxar para o avermelhado.

A não ser que não estejas a falar do FCP, mas sim da cidade do Porto

Estou a falar mesmo do FCP.

lcferreira

Citação de: quinas1139 em 30 de Julho de 2009, 16:53
Citação de: joaonunes em 30 de Julho de 2009, 13:32

A não ser que não estejas a falar do FCP, mas sim da cidade do Porto

Estou a falar mesmo do FCP.

Pois pah, eu entendi isso daí a resposta que dei.
Camisola encarnada nunca vi nem soube, soube das de GR que eram habituais até 1960, e soube que em 1906 usavam camisola branca com colarinho, punhos e barrete vermelho.

joaonunes

Essa selecção é de 1928.

Penso que os Jogos Olímpicos de Amesterdão foram mesmo a única ocasião a única ocasião em que actuámos com camisola grená e calções azuis.

Já agora a equipa nessa foto era:
Em cima: Roquete, Armando Martins, José Manuel Martins, Vitor Silva, Jorge Vieira, Carlos Alves e Raúl de Figueiredo (Tamanqueiro).
Em baixo: César de Matos, Augusto Silva, Pepe e Waldemar Mota.

lcferreira

lcferreira

joaonunes, estava com o meu pai a olhar agora para essa foto e o "Tamanqueiro" que também foi jogador do Benfica, era pai de um amigo dele de infância que tinha o mesmo nome (Raul Figueiredo) e jogou nos júniores e reservas do Benfica.. O meu pai nasceu em 33

Joga Bonito

JTLampiao

Citação de: lcferreira em 30 de Julho de 2009, 16:28
Citação de: JTLampiao em 30 de Julho de 2009, 14:08

JT, antes de mais, uns treinos de humor vinham a calhar, o que eu disse foi no gozo.
E além do mais, só tinha a foto do homem e eu sabia o nome.. a minha pesquisa foi ler um livro sobre ele há uns anos atrás porque o meu pai me falava num Português que jogou no Atlético de Madrid e Barcelona, as fotos no livro não são muitas, mas reconheço-lhe aquela ligadura no joelho.

Na altura que vi a foto até me lembrei foi do Seminário que também jogou no Barcelona, mas esse tinha um tom de pele mais clara.

PS: Mas pesquisaste pelo Barcelona ou depois de saberes a resposta?

Ouve um mal entendido até porque eu tambem estava na brinca..LOL

Eu só pesquisei no fim de saber o nome dele ,pois tal como disse ,nem sequer tinha alguma vez ouvido o nome de tal peça..

Saudações..

Respostas:

Como novamente não faço a minima ideia ,que remédio...

19 - 1907
21 - 1928

PS: Prometo que pago uma rodada ao pessoal que sabe isto na ponta dos dedos e que dá uma ajuda preciosa a quem pensa que sabe alguma coisa (o meu caso) mas pelos vistos não sabe nada)...hehehehe

lcferreira

Aqui todos sabemos um pouco, por acaso do que é antigo sei umas coisas mais, mas se me aparecem aqui cenas dos tempos entre 95 e 2000 nao sei quase nada porque me afastei por completo da bola.

quinas1139

Respostas correctas -

Pergunta Dia 29 de Julio, 2009

Hint: Foi antes de 1930  :coolsmiley:

Pergunta continua aberta.....

Pergunta Dia 30 de Julio, 2009

21. Esta equipa da nossa seleccao e de que ano?

Equipa Olimpica de 1928

lcferreira - 2pts
joaonunes - 1pt
Joga.Bonito - 1pt
JTLampiao- 1pt

Pontos:

Jogo.Bonito - 26
lcferreira - 24
SLBNN - 5
JoaoNunes - 9
Se7en - 2
andre_04_SLB - 2
JG10 - 2
Senshi - 2
Ze Periquito - 2
JTLampiao - 2

Regras:

Quero fazer um jogo de trivia com perguntas sobre o futebol Portugues se me permitem. Vou fazer 2 perguntas por dia. Todos podem deixar resposta. A primeira resposta correcta recebe 2 pontos, os demais 1 ponto. Quem chega os 50 pontos primeiro ganha um dvd (da sua escolha) da minha coleccao. www.portuguesefootballmemories.com