Os Guarda-Redes do Benfica

JMJ1976

Bento foi o meu primeiro herói da Bola.

Mas Oblak era o que eu via entrar em campo e sabia que não íamos perder porque o adversário não ia marcar golo nenhum.

Michel era brilhante mas as equipas eram tão más que nem dá para ter boas recordações.

loverangra


Festivus

Já apanhei o Preud'Homme no fim da carreira. O único jogo que me lembro relamente dele foi o seu jogo de despedida. Por isso não me posso pronunciar sobre ele.

O guarda-redes que mais me impressionou ao serviço do Benfica foi o Oblak. Só jogou meia época mas nunca me esquecerei. As estatísticas dele são impressionantes. Transmitia uma segurança que nunca mais senti.

Sei que o Ederson é de classe mundial também. Mas acho que o Oblak foi melhor no Benfica. O Ederson era muito bom mas quando marcavamos eu não sentia que o jogo estava ganho como sentia com o Oblak. O Oblak sofreu quê? 6 golos apenas em mais de 20 jogos? Isso é surreal. O Ederson nunca teve uma fase dessas cá penso eu.

Dito isto, o Oblak não ficou tempo suficiente no clube para se identificar com o mesmo. É normal o pessoal preferir o Ederson. Esse ficou benfiquista até. Já o Oblak nunca o ouvi falar sobre o Benfica nos últimos anos nem me recordo de o ver em vídeos a festejar campeonatos ganhos pelo Benfica como vários ex jogadores como o Javi Garcia por exemplo.

Tirando Oblak e Ederson o melhor GR que vi no Benfica teria sido o Enke, talvez. Os restantes foram medianos ou medíocres. O Júlio César já não era de classe mundial quando veio para cá. Era melhor que o Artur obviamente, mas quando chegou o Ederson, deixou de ser uma mais-valia. Não me esqueço da exibição sofrível que teve em Nápoles em 2016.

John F. Kennedy

Jovem, mas o melhor GR que vi no Benfica foi definitivamente o Oblak.

Gosto muito do Ederson, e quem nos dera ter um Ederson agora. Mas o Oblak era uma calma tremenda. Eu nem ficava ansioso quando os adversários atacavam. O 0-0 em Turim deve ser o jogo que mais nervos me podia dar onde eu consegui relaxar mais. Se é que isso faz sentido.

paulomaia1972

Manuel Bento, pela longevidade;
Michelle Preudhomme, pela classe mundial;
Oblak, jovem talento de classe mundial.

Pierre van Hooijdonk

Por ordem do melhor para o pior:

Oblak, Ederson, Júlio César, Enke, Butt, Eduardo, Quim, Moreira, Vlachodimos, Artur Moraes, Helton Leite, Júlio César (Belenenses), Bruno Varela, Moretto, Yannick, Roberto, Bossio, Paulo Lopes, Rui Nereu, Zach Thornton

threepwood

1º -> Oblak pela frieza e domínio completo da baliza.

2º -> Ederson, não só como excelente guarda redes entre os postes mas também pela capacidade fora do normal de ler jogadas e saír da pequena área para as anular.

Colocaria o Preud'Home em 1º mas penso não ter tido oportunidade para mostrar o seu verdadeiro valor no Benfica (devido a ter apanhado plantéis fracos).

arodrigues84

Excelente tópico para nos ajudar no draft  ;D

luckyluke



Tudo é classe nesta imagem. Que equipamentos!  :smitten:

ala esquerda

Nao vi Bento...

Logo tem que ser S. Michel .

Classe mundial

luckyluke

#115




Fidalgo, um grande guarda-redes tapado por José Henrique e Bento.
Fidalgo esteve ligado ao Benfica durante toda a década de 70.

Vitor84

Citação de: Vitor84 em 29 de Novembro de 2014, 19:39 Portugueses:
                60 Jogadores    6823 Jogos    3064 Golos

Brasileiros:
                7 Jogadores    363 Jogos    293 Golos

Belgas:
                2 Jogadores    221 Jogos    202 Golos

Alemães:
                2 Jogadores    99 Jogos    110 Golos

Gregos:
                1 Jogadores      225 Jogos      215 Golos

Espanhois
                1 Jogadores      41 Jogos      46 Golos

Russos:
                2 Jogadores      34 Jogos      31 Golos

Eslovenos:
                1 Jogadores      26 Jogos      6 Golos

Argentinos:
                1 Jogadores      23 Jogos      28 Golos

Ucranianos
                1 Jogadores      12 Jogos      11 Golos

Franceses:
                1 Jogadores      1 Jogos      0 Golos