Planteis Gloriosos

G10

Çula

Citação de: faneca_slb4ever em 08 de Março de 2013, 00:52
Citação de: Petrov_Carmovich em 07 de Março de 2013, 14:52
Epá que saudades dos plantéis 92-93 e 93-94, podiam não ser excelentes, mas eram uma muito boa equipa...foi esta equipa que fez fortalecer a minha escolha em ser benfiquista quando tinha 6 a 8 anos.

Eram bons mas nos nos últimos anos tem tido excelentes plantéis.

É mais ao contrário faneca.
Hoje temos sem duvida bons plantéis, mas nessa altura eram mesmo excelentes. O de 92/93 então era um mesmo dos melhores plantéis do mundo nessa altura.

dfernandes

CitaçãoÉ mais ao contrário faneca.
Hoje temos sem duvida bons plantéis, mas nessa altura eram mesmo excelentes. O de 92/93 então era um mesmo dos melhores plantéis do mundo nessa altura.

Foi o último grande plantel, de nível verdadeiramente europeu do Benfica, diga-se. Essa equipa, noutra conjuntura, poderia facilmente ter ido longe numa competição europeia, por exemplo, além de obviamente ser campeã nacional, que era o mínimo exigível. E, no entanto, ganhámos apenas a Taça, e no ano seguinte, com um plantel bastante menos forte, fomos campeões, e chegámos quase à final da Taça das Taças.

faneca_slb4ever

Citação de: Çula em 11 de Março de 2013, 18:34
Expandir...
Epá que saudades dos plantéis 92-93 e 93-94, podiam não ser excelentes, mas eram uma muito boa equipa...foi esta equipa que fez fortalecer a minha escolha em ser benfiquista quando tinha 6 a 8 anos.

Acho que a qualidade de hoje em dia é superior. São opiniões.

pcssousa

Citação de: faneca_slb4ever em 12 de Março de 2013, 13:44
Expandir...

Opiniões de facto, mas acho mesmo que não deverás estar a ver bem aas coisas... vejamos o plantel de 92/93, só os principais e atendendo ainda a várias posições que poderiam ocupar no terreno:
Baliza: Neno e Silvino
Lateral esquerdo: Veloso, Schwarz, Fernando Mendes, Kenedy
Centrais: Mozer, Hélder, William, Paulo Madeira, Samuel
Lateral direito: Veloso/ José Carlos/ Abel Silva/Abel Xavier
Meio Campo: Paulo Sousa/ Rui Costa/ Kulkov/ Schwarz/ Hernâni/ Abel Xavier/ Mostovoi
Alas: Futre/Paneira/Pacheco
Ataque: JVP/Isaias/Yuran/Rui Águas/Mostovoi/César Brito

e se calhar estou-me a esquecer de alguém... lembro-me da final da taça que ganhámos nessa época e jogaram:

Neno, Veloso, William, Mozer e Schwarz, Paulo Sousa, Paneira (Hélder), Rui Costa (Isaias), Futre, JVP e Rui Águas 

Assim de passagem e, nostalgias à parte, comparando com a actual equipa, trocava o Neno pelo Artur, podia trocar o William por outro central, embora o Hélder até tenha sido o jogador mais utilizado nessa época e na final tenha sido suplente e não metia mais nenhum dos actuais... Veloso é superior aos nossos LD actuais, Schwarz também meor que qualquer dos nossos DE, Mozer é Mozer, Paulo Sousa e Rui Costa mellhor que qualquer um dos nossos actuais sem qualquer sombra de dúvidas, Futre nem tem comparação, JVP um dos nossos mnelhores avançados dos últimos 30 anos... pronto, concedo que possam tocar no águas, mas mais nada... equipa de top Mundial em qualquer altura, essa.

RedVC

Ai... se os Russo tivessem juízo e se a crise financeira não tivesse chegado...
Só mesmo a podridão azul podia parar esta equipa.
Ainda assim Artur, Luisão, Salvio, Matic, Cardozo e Lima seriam sérios candidatos a titulares. Mas sim, atendendo à nostalgia e ao facto de termos tanta qualidade Portuguesa, seria difícil preterir algum dos Portugueses que jogaram naquele onze titular daquela final de Taça inesquecível. Equipa-maravilha.

faneca_slb4ever

Percebo o que dizes pcssousa.

Mas continuo na minha.

Trezeguet

sousa o Xavier chega no verão 93

pcssousa

Citação de: Trezeguet em 13 de Março de 2013, 12:12
Boas,

Abel Xavier estreou-se com a camisola do Benfica em Fevereiro de 1993 num, jogo a contar para os quartos de final da taça de Portugal 92/93 ante o Amora que na altura estava na 2ª de Honra, ganhámos 5-0 na Luz.

Çula

Citação de: pcssousa em 13 de Março de 2013, 14:57
Citação de: Trezeguet em 13 de Março de 2013, 12:12
Boas,

Abel Xavier estreou-se com a camisola do Benfica em Fevereiro de 1993 num, jogo a contar para os quartos de final da taça de Portugal 92/93 ante o Amora que na altura estava na 2ª de Honra, ganhámos 5-0 na Luz.

Aí está uma coisa que tenho tentado tirar a limpo mas que me tenho sempre esquecido.

O Abel só se muda da malas e bagagens para o Benfica no Verão de 1993, isso é um facto.
No entanto existe outro facto que me intriga. Ao contrário do que sempre pensei essa alusão ao Abel Xavier ter jogado contra o Amora é mesmo verdade. Eu sempre julguei que era um erro de fontes, que algum site tivesse errado e os outros errassem por arrasto e que esse erro se prendesse com o facto de ter sido o Abel Silva e não o Xavier.
A verdade é que o próprio Abel Xavier fez alusão a esse jogo num Vitória e Patrimónios.
Agora tens que me ajudar aqui Sousa, era possivel nessa altura jogar por um clube numa competição (nesse ano o Abel subiu de divisão com o estrela) e por outra (Taça pelo Benfica) noutra?
Acho isto muito estranho.

pcssousa

O Abel Xavier estava na selecção de sub-21 e foi chamado a estrear-se pela selecção A ainda jogava no Estrela, é o único jogador que me lembro na selecção A de Portugal quando jogava na 2ª divisão, embora o Paneira estivesse pré-convocado quando ainda estava no Vizela, creio eu. Nesse jogo contra a Suiça também se estreou Rui Costa pela selecção A, curiosamente.
Aquando isto recordo-me que já ele tinha contrato com o Benfica, que teria sido firmado poucos meses antes, talvez Janeiro de 93.
Lembro-me perfeitamente de ter ouvido o relato desse jogo contra o Amora que foi jogado a uma quarta-feira ao inicio da noite e de ter ouvido o nome do Abel Xavier. Creio que, então já com contrato com o Benfica, tenha havido um acordo de cedência ao Estrela até final da época e com possibilidade de ser chamado ao Benfica, algo quer tenho ideia ser possível à época. Penso ser esta a explicação.

Que jogou aí por nós, jogou, ou então eu estou maluco e pelos vistos não sou o único. Que aquando da sua estreia pela selecção A já tinha contrato connosco também é certo pois todos sabemos que os miudos são obcecados e eu também o rea e estava sempre a contabilizar quantos jogadores nossos estavam na selecção e nesse jogo fiquei bem feliz pois mais 2 se estreavam.
Na altura até sonhava com uma selecção A só com jogadores nossos, algo que seria bem possível em especial se tivessemos em conta que William e Isaias tinham nacionalidade portuguesa embora nessa época os naturalizados não fossem chamados... seria qualquer coisa como Silvino (Neno), Abel Xavier, Hélder/ William (Paulo Madeira)/ Veloso/ Paulo Sousa/ Rui Costa/ Paneira/ Pacheco (depois Futre)/ JVP (Isaias) e Rui Águas.
Olhando hoje para isto e sabendo que dos apontados só mesmo o William e Isaias não foi internacionais A e quase todos tiveram muitas internacionalizações, nem seria muito ilógico uma selecção assim, tavez uma alteração no centro da defesa e estava tudo OK para não dizer muito bem, em especial quando entrou o Futre.

Peço desculpa pelo tamanho do post e por não poder ser mais elucidativo.

Ah, do nosso plantel daquela época de 92/93 faltou-me o Pedro Roma creio eu. Mas não jogou jogo algum.

Çula

Que não estás maluco isso não estás, que o próprio Abel Xavier confirmou ter estado nesse jogo, o que realmente me intriga é esse suposto acordo.
É que não me lembro de alguma ter visto isso no futebol. Um jogador actuar por um clube e por outro conforme as necessidades? Só vi disso quando o Alverca e o Lourinhanense eram satálites do Benfica e sporting.

A unica explicação lógica é por se tratarem de competições diferentes.

Agora tiraste-me outro mito da cabeça. Sempre tive na ideia que a estreia do Abel pela selecção A tinha sido nos 5-0 contra a Escócia. Lembro-me que nesse jogo da Suiça jogámos com o equipamento alternativo e que o nosso golo foi marcado pelo Semedo (de cabeça penso). No jogo da volta ganhámos por 1-0 nas Antas, com um golo marcado logo ao início pelo JVP, se não me falha a memória.

Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: pcssousa em 12 de Março de 2013, 16:13
Citação de: faneca_slb4ever em 12 de Março de 2013, 13:44
Expandir...

Opiniões de facto, mas acho mesmo que não deverás estar a ver bem aas coisas... vejamos o plantel de 92/93, só os principais e atendendo ainda a várias posições que poderiam ocupar no terreno:
Baliza: Neno e Silvino
Lateral esquerdo: Veloso, Schwarz, Fernando Mendes, Kenedy
Centrais: Mozer, Hélder, William, Paulo Madeira, Samuel
Lateral direito: Veloso/ José Carlos/ Abel Silva/Abel Xavier
Meio Campo: Paulo Sousa/ Rui Costa/ Kulkov/ Schwarz/ Hernâni/ Abel Xavier/ Mostovoi
Alas: Futre/Paneira/Pacheco
Ataque: JVP/Isaias/Yuran/Rui Águas/Mostovoi/César Brito

e se calhar estou-me a esquecer de alguém... lembro-me da final da taça que ganhámos nessa época e jogaram:

Neno, Veloso, William, Mozer e Schwarz, Paulo Sousa, Paneira (Hélder), Rui Costa (Isaias), Futre, JVP e Rui Águas 

Assim de passagem e, nostalgias à parte, comparando com a actual equipa, trocava o Neno pelo Artur, podia trocar o William por outro central, embora o Hélder até tenha sido o jogador mais utilizado nessa época e na final tenha sido suplente e não metia mais nenhum dos actuais... Veloso é superior aos nossos LD actuais, Schwarz também meor que qualquer dos nossos DE, Mozer é Mozer, Paulo Sousa e Rui Costa mellhor que qualquer um dos nossos actuais sem qualquer sombra de dúvidas, Futre nem tem comparação, JVP um dos nossos mnelhores avançados dos últimos 30 anos... pronto, concedo que possam tocar no águas, mas mais nada... equipa de top Mundial em qualquer altura, essa.

Partilho da opinião de PCSOUSA. Esse plantel foi o melhor plantel que vi o SLB ter e essa equipa era fenomenal. Como diz Futre, com estabilidade, essa equipa seria em dois anos campeã europeia.

pcssousa

Citação de: Çula em 14 de Março de 2013, 16:16
Que não estás maluco isso não estás, que o próprio Abel Xavier confirmou ter estado nesse jogo, o que realmente me intriga é esse suposto acordo.
É que não me lembro de alguma ter visto isso no futebol. Um jogador actuar por um clube e por outro conforme as necessidades? Só vi disso quando o Alverca e o Lourinhanense eram satálites do Benfica e sporting.

A unica explicação lógica é por se tratarem de competições diferentes.

Agora tiraste-me outro mito da cabeça. Sempre tive na ideia que a estreia do Abel pela selecção A tinha sido nos 5-0 contra a Escócia. Lembro-me que nesse jogo da Suiça jogámos com o equipamento alternativo e que o nosso golo foi marcado pelo Semedo (de cabeça penso). No jogo da volta ganhámos por 1-0 nas Antas, com um golo marcado logo ao início pelo JVP, se não me falha a memória.
Da próxima vez que estiver com o Paulo Madeira vou ver se tiro isso a limpo.
Esse gajo uma vez ia-me matando. Ia eu ter apanhar o carro para ir ter com o saudoso rambo que vinha ter comigo, atravessei na passadeira na Rua Teófilo Braga e o gajo parou o carro a menos de 1 cm de mim, ficou tudo a olhar paraa travagem... fiquei branco como a cal da parede o resto do dia e só lhe perdoei por ser benfiquista.

Saïd Old Roof

Citação de: Çula em 14 de Março de 2013, 12:28
A verdade é que o próprio Abel Xavier fez alusão a esse jogo num Vitória e Patrimónios.
Sabes-me dizer qual o V&P? Tenho uma teima com um amigo meu precisamente sobre este assunto e queria tirar as dúvidas...