Jota Silva (Vitória SC) - CM

Vieri

Citação de: Savicevic em 03 de Maio de 2024, 10:26
Citação de: Vieri em 03 de Maio de 2024, 10:16
Citação de: Savicevic em 02 de Maio de 2024, 13:00
Citação de: o Noruego em 02 de Maio de 2024, 12:57
Citação de: Savicevic em 02 de Maio de 2024, 12:54Jogador para campo aberto, dificuldades grandes em espaços curtos, tecnicamente banal. Não tem qualidade para jogar no Benfica.
Mas ele até apresenta argumentos em jogadas rápidas a furar defesas, faz algumas boas combinações, enquanto vira defesas com fintas curtas

É explosivo. Em campo aberto, ou seja, com espaço para correr, é um jogador com qualidades. O modelo do Álvaro Pacheco no VSC beneficia-o.

Numa equipa como o Benfica, que enfrenta frequentemente blocos baixos, as suas principais valências são pouco úteis.

Já nem vou ao preço/idade/potencial de valorização.

É um investimento que não faz sentido sob nenhum ponto de vista, na minha opinião.

Mesmo não tendo visto muitos jogos do Jota, vou fazer o contraditório aqui, mais até em abstracto do que ao Jota em si.

Primeiro, esta descrição das suas características podia ser do Rafa, que, gostando-se mais ou menos, tem 20 golos e 14 assistências só este ano.

Depois, esta ideia repetida de que o Benfica joga contra blocos baixos e não pode ter gajos rápidos e fortes, mesmo que menos "técnicos", para mim, é uma falácia.

Como se tem visto neste final de campeonato, o Benfica, mesmo mudando 5 ou 6 jogadores, consegue ganhar jogos com clareza às equipas do montão, joguem com o bloco baixo, médio, ou alto, tal a diferença de qualidade.

Onde o Benfica normalmente expõe as suas fragilidades é nos jogos grandes, especialmente nos europeus, em que ficam à vista debilidades a nível físico e de agressividade crónicas.

Nesses jogos, em que é habitual termos de jogar mais longe da baliza, faltam jogadores de combate, em que sejam os outros a abanar nos duelos, com capacidade física para atacar a profundidade.

Temos sempre equipas de toque e mais toque, frágeis fisicamente, que jogam ao meiinho e que se mijam todas quando pressionadas e o jogo se decide nos duelos.

Por fim, um plantel não pode ter 22 jogadores iguais.
Hoje, o futebol joga-se com 5 substituições, meia equipa pode ser trocada, mudando completamente o perfil e a estratégia, além de que os jogos não são todos iguais. Um jogo europeu pede coisas muito diferentes de um Benfica-Arouca, por exemplo.

E, para contrastar com os jogadores de toque e libelinhas que temos tido, acho que nos têm faltado mais "Jotas", muito mais "Jotas"...

A descrição podia ser do Rafa e pode. O perfil não é muito distinto. E eu defendo a saída do Rafa há anos.

Quanto ao resto, concordemos em discordar. Qualquer jogador do Benfica, na minha opinião, para o ser tem de apresentar padrões técnicos de nível médio/alto. E tomada de decisão idem.

Porque é isso que, nos dias que correm, torna um jogador rápido: a facilidade com que pensa e executa.

De resto, o Benfica sofre contra equipas grandes e em palcos europeus quando não é bem trabalhado. Na época passada, sensivelmente com os mesmos jogadores, com um bom colectivo, não sofremos praticamente nada na Europa. É uma questão de ter uma filosofia e o modelo adequados e integrar os jogadores dentro disso.

Os Jotas, os Maregas, etc, a mim dizem-me zero, o Benfica não precisa de nada disso. O perfil é todo o mesmo e não é isso que vai fazer evoluir os modelos de jogo nem transportar o nosso futebol para o patamar seguinte.

Deixei claro que o meu post não é sobre o Jota, que até disse que conheço mal.

Era mais sobre a frase feita de "O Benfica joga contra blocos baixos", o que já de si é um chavão, porque muitas vezes não é assim, partindo-se daí para descartar jogadores que são fortes no ataque ao espaço.

A ideia central é que, quanto a mim, faltam jogadores mais "agressivos" (em tudo que este termo envolve, mesmo fisicamente).

Dás o exemplo do ano passado, mas eu acho que na época passada, na fase de grupos, sim, estivemos bem, a fugir aos duelos, com muita bola e tal, mas quando a exigência subiu, fomos completamente engolidos pela Inter, muito pela parte física e da agressividade e competência nos duelos.

Partes desta minha ideia para concluires que eu quero Maregas, porquê? Só tu saberás, mas eu não disse em lado nenhum que quero toscos e até coloquei "Jotas" assim, com aspas, para salientar que falo de um perfil mais agressivo e competitivo e não do Jota em si.

Por que não Gyokeres, Darwins, Vinicius, jogadores que priveligiam a potência/velocidade e a "agressividade" (com "" outra vez) e não se têm dado mal?

SDarKN3SS

Citação de: AlexandreFernandes em 02 de Maio de 2024, 12:31Convivi com o Jota durante o tempo em que estive no Leixões a trabalhar como consultor.

Assisti a praticamente todos os treinos dele e estive presente em todos os jogos, se não me engano.

Estou muito surpreendido com este nível porque era um jogador com dificuldades técnicas evidentes, especialmente em espaços curtos, algo trapalhão e com pouco golo na altura.

É um miúdo focado, humilde e trabalhador. Nesse aspeto podemos ficar descansados, apesar de ser portista ferrenho.

Explodiu no Casa Pia, a jogar como avançado, mas sei que no início da época partia atrás de Godwin, Sanca, Lucas Silva ou Zidane Banjaqui na luta pela posição de extremo. A mudança para 3x5x2 beneficiou-o imenso e permitiu ao Casa Pia subir de nível e mais tarde de divisão.

Vejo aqui comparações com o Rafa, mas não tem nada a ver. Não é um jogador rápido e muito menos técnico. É, sim, um avançado trabalhador, muito raçudo, oportunista e que privilegia o coletivo.

Pessoalmente, e pese embora a boa época, não o vejo com qualidade para o tipo de futebol que praticamos e não me parece ser o protótipo de jogador que o adepto benfiquista aprecia.

O Jota é mais um tanque de guerra na frente, com tudo o que isso tem de bom e de mau.

É um excelente rapaz, mas penso que temos de almejar melhor, bem melhor. Por 15 milhões então é um roubo.

Dirias que seria uma espécie de Lima?

Fenómeno

O hype Jota Silva é exatamente o hype que colocavam no Vitinha do Braga (avançado).

AlexandreFernandes

Citação de: SDarKN3SS em 03 de Maio de 2024, 11:24
Citação de: AlexandreFernandes em 02 de Maio de 2024, 12:31Convivi com o Jota durante o tempo em que estive no Leixões a trabalhar como consultor.

Assisti a praticamente todos os treinos dele e estive presente em todos os jogos, se não me engano.

Estou muito surpreendido com este nível porque era um jogador com dificuldades técnicas evidentes, especialmente em espaços curtos, algo trapalhão e com pouco golo na altura.

É um miúdo focado, humilde e trabalhador. Nesse aspeto podemos ficar descansados, apesar de ser portista ferrenho.

Explodiu no Casa Pia, a jogar como avançado, mas sei que no início da época partia atrás de Godwin, Sanca, Lucas Silva ou Zidane Banjaqui na luta pela posição de extremo. A mudança para 3x5x2 beneficiou-o imenso e permitiu ao Casa Pia subir de nível e mais tarde de divisão.

Vejo aqui comparações com o Rafa, mas não tem nada a ver. Não é um jogador rápido e muito menos técnico. É, sim, um avançado trabalhador, muito raçudo, oportunista e que privilegia o coletivo.

Pessoalmente, e pese embora a boa época, não o vejo com qualidade para o tipo de futebol que praticamos e não me parece ser o protótipo de jogador que o adepto benfiquista aprecia.

O Jota é mais um tanque de guerra na frente, com tudo o que isso tem de bom e de mau.

É um excelente rapaz, mas penso que temos de almejar melhor, bem melhor. Por 15 milhões então é um roubo.

Não me parece. O Lima tinha outros predicados. Sem ser super refinado a nível técnico, penso que era superior nesse aspeto.

Na minha opinião, também tinha mais instinto matador e capacidade para jogar em espaços curtos, ou seja, contra equipa mais fechadas. O Jota, por outro lado, é perigoso, isso sim, nas transições e se tiver espaço para correr. O Lima movimentava-se muito bem e o Jota também.

Mas o Lima fez 70 golos e 15 assistências em 144 jogos pelo Benfica.

Acho que Jota nunca terá estes números, pelo menos não o vejo com capacidade para tal.

No entanto, é apenas a minha opinião.

ff77

Citação de: MuchoG em 03 de Maio de 2024, 11:04
Citação de: ff77 em 03 de Maio de 2024, 10:33
Citação de: MuchoG em 03 de Maio de 2024, 09:43Extremos, extremos, extremos, extremos, extremos, extremos, extremos, extremos, extremos...

No entanto temos só dois laterais e no máximo 3 médios para o duplo pivot.

Farto da obsessão deste clube em comprar extremos e avançados e deixar o resto do plantel sem soluções.
Calma.
Quem te disse que vamos jogar com duplo pivot e que não jogaremos com um 6 puro e dois médios?
Além de que não acredito nada no interesse em Jota.

Dois ano de Schmidt com duplo pivot e com um 10, que tem sido o Rafa. Com a sua saída no horizonte tem testado o Kokcu nessa posição. No PSV era o Gotze. Assumo que seja para manter em 24/25.

O interessa no Jota pode ser falso mas isto não é novo. São anos e anos a priorizar extremos e avançados e quase a ignorar o resto. Só esta época tiveram de emprestar o Schjelderup, o Neres ou anda no banco ou fora de posição, o Guedes nem jogava e pediu para sair.

Sou da opinião que mesmo saindo o Rafa e o Di Maria que o Benfica tem talento suficiente para a posição sem ir ao mercado, mas infelizmente não é assim que este clube tem funcionado. Espero que invistam forte mais uma vez num reforço.
Estás a assumir que RS continua o que acho que não será a realidade.
Em todo o caso, concordo contigo que mesmo saindo Rafa e Di Maria não precisamos de ir buscar extremos, mas tb acho que o Benfica não está a procurar extremos.

sergio19azb

Citação de: Fenómeno em 03 de Maio de 2024, 11:54O hype Jota Silva é exatamente o hype que colocavam no Vitinha do Braga (avançado).
Ainda assim dava mais facilmente 15 pelo Vitinha do que 15 pelo Jota.

iSLBenfica

Além das qualidades técnicas evidentes tem o perfil de jogador de coletivo que precisamos.

Não o ir buscar e deixá-lo fugir para outro lado será um erro gritante.

Billy the Kid

Nos nossos quadros:

Muito melhores que Jota: Di Maria, Rafa e Neres (os dois primeiros, até informação contrária, estão de saída)

Com potencial para serem melhores que o Jota: Rollheiser, Schjelderup e Prestianni.

A pergunta que os benfiquistas devem fazer é:

Apostamos naqueles (Rollheiser, Schjelderup e Prestianni) já contratados que demonstram potencial para serem melhores que Jota (portanto, são incógnitas), ou apostamos no Jota que será de rendimento imediato?

Esta é a pergunta decisiva.

Outro aspecto: a falta de garra, compromisso defensivo que tanto nos falta, é uma vantagem que Jota tem sobre aquelas 3 promessas (Rollheiser, Schjelderup e Prestianni). Mas estes 3, com a bola nos pés, são melhores que Jota. Isto é, tecnicamente mais habilidosos. Mas o Jota é de um fulgor que rasga qualquer sistema defensivo.

Não é fácil decidir sobre contratações. Nunca se agrada a gregos e troianos em simultâneo.

Benfanatic

Citação de: Riverwalk em 02 de Maio de 2024, 18:48
Citação de: Benfanatic em 02 de Maio de 2024, 17:58Um dos avançados mais parecidos com Gonçalo Ramos que jogam no Tugão...
o extremo direito do VSC?

Até podes chamar-lhe nove e meio, as caracteristicas continuam a  ser idênticas.

Devil1

Precisamos de laterais e 6. Este não vem acrescentar nada, em janeiro estaria a ser emprestado.

Benfanatic

Citação de: ForçadoBloqueio em 02 de Maio de 2024, 18:44
Citação de: BERNA_1961 em 02 de Maio de 2024, 18:38A primeira avaliação que faço e sempre esta: recepção e passe.
Acho que este rapaz tem algumas qualidades, mas na recepção e passe...meh

Convém ter pés para se fazer uma recepção ou um passe, coisa que este cepalhão não tem. E não fosse isso suficiente, ainda é burro que nem um calhau!

Lembro-me bem do jogo que fez contra nós esta época, um cepo burro não fazia tanta mossa.

Woland

Citação de: Billy the Kid em 03 de Maio de 2024, 12:12Nos nossos quadros:

Muito melhores que Jota: Di Maria, Rafa e Neres (os dois primeiros, até informação contrária, estão de saída)

Com potencial para serem melhores que o Jota: Rollheiser, Schjelderup e Prestianni.

Apostamos naqueles (Rollheiser, Schjelderup e Prestianni) já contratados que demonstram potencial para serem melhores que Jota (portanto, são incógnitas), ou apostamos no Jota que será de rendimento imediato?

Outro aspecto: a falta de garra, compromisso defensivo que tanto nos falta, é uma vantagem que Jota tem sobre aquelas 3 promessas (Rollheiser, Schjelderup e Prestianni). Mas estes 3, com a bola nos pés, são melhores que Jota. Isto é, tecnicamente mais habilidosos. Mas o Jota é de um fulgor que rasga qualquer sistema defensivo.

Não é fácil decidir sobre contratações. Nunca se agrada a gregos e troianos em simultâneo.

Conseguiste ver isso tudo do compromisso defensivo do Rollheiser nos poucos minutos que o teu querido lhe deu ? Sem falar dos outros nomes.

Tens um olho do caraças, pena não teres esse mesmo olho para outros tópicos. Ou se calhar tens olho mas é com o terceiro. Com essa visão espantosa devias pedir ao teu amigo para trabalhar no scouting.

Gsound

A questão é que o tipo de futebol que praticamos não nos leva a lado nenhum....o dar milhentos toques e quase entrar com a bola pela baliza dentro. Mas no fundo é esse futebol que o adepto benfiquista aprecia, com muita.....nota artistica. Essa exigência do adepto benfiquista dos nossos jogadores serem tecnicamente evoluidos em detrimento de capacidade fisica e mental não ajuda....mesmo nada.

Outros é futebol directo, prático, objectivo e..... bola na rede.

Billy the Kid

Citação de: Woland em 03 de Maio de 2024, 12:25
Citação de: Billy the Kid em 03 de Maio de 2024, 12:12Nos nossos quadros:

Conseguiste ver isso tudo do compromisso defensivo do Rollheiser nos poucos minutos que o teu querido lhe deu ? Sem falar dos outros nomes.

Tens um olho do caraças, pena não teres esse mesmo olho para outros tópicos. Ou se calhar tens olho mas é com o terceiro. Com essa visão espantosa devias pedir ao teu amigo para trabalhar no scouting.

Não sou como tu. Conhecia os argentinos antes de serem contratados pelo Benfica, assim como conheço craques do Boca juniores e River Plate que entravam de caras no onze do Benfica.

O teu desconhecimento não é extensível aos demais.

Não projecta o teu desconhecimento para os outros.

axiomas

Citação de: SDarKN3SS em 03 de Maio de 2024, 11:24

Da Wish...