Teresa Portela - Canoagem

MikeSLB4Ever

BlankFile

Roting

Cyb3rNeo

faneca_slb4ever

A canoísta olímpica Teresa Portela anunciou que vai falhar os estágios da seleção em julho e agosto, que a colocam fora dos Mundiais, criticando as opções técnicas do selecionador e queixando-se também do relacionamento com a federação.

"Parece-me precoce definir já a participação olímpica deste ou daquele barco quando temos ainda mais três anos de trabalho. (...) Esclareci que pretendia apostar nas tripulações que dessem mais garantias e até ao momento nada indica que o K2 seja melhor do que o K1 ou o K4. Reiterei que achava precipitadas essas opções", justificou, no Facebook. Confrontado pela Lusa, o selecionador, Ryszard Hoppe, preferiu não comentar as diversas observações que lhe foram dirigidas, resumindo a questão ao que considera "falta de vontade" da canoísta:

"Nós chamamos os atletas para a seleção, mas, quando eles não têm vontade, nada podemos fazer. Não podemos obrigar ninguém". "Não aderimos à recente moda de discutir na praça pública questões internas da canoagem. Não vou desmontar argumentos falaciosos um a um. Na canoagem, os dirigentes administram a modalidade, os técnicos treinam e tomam opções para os melhores resultados e os atletas trabalham e competem. Foi essa a fórmula que nos levou ao sucesso e os maiores beneficiados até agora foram os atletas", reagiu o presidente da federação, Mário Santos. Numa carta enviada à federação e divulgada na rede social, Teresa Portela revela que após Londres'2012 quis procurar "novas rotinas, novos métodos, novas metas para encontrar renovada motivação para próximos quatro anos".

Em conformidade, conta que em janeiro teve uma reunião dando conta que se prepararia fora do contexto da seleção e que, por isso mesmo, lhe foi suspensa a bolsa olímpica e instaurado um "procedimento disciplinar": ainda assim, decidiu avançar, "com o apoio do Benfica". A 16 de abril colocou-se, ao dispor da equipa técnica -- readmitida, entretanto, no projeto olímpico e recuperou a respetiva bolsa -- e revela que 13 dias depois lhe foram "apresentados os objetivos para o Rio2'016, o K1 200 e o K2 500".

"Apresentei por escrito o meu desconforto, não pelas opções tomadas, mas com as justificações. Factualmente, considerei que não corresponderiam à verdade e que se centravam na desvalorização e descredibilização das minhas prestações individuais", queixa-se. A melhor canoísta portuguesa de sempre diz que a equipa técnica "atacou" a sua "autoestima e autoconfiança" ao "duvidar" do seu empenho nos treinos e competição. Teresa Portela diz ter apelado ao diálogo, mas queixa-se de não ter a resposta desejada: "A federação optou por um caminho, no que diz respeito à sua relação comigo, que fica aquém dos valores que considero necessários para que haja uma relação saudável. Não estou disposta, portanto, a prolongar esta relação que se degradou bastante nos últimos tempos".

A canoísta do Benfica assume não ver forma de "reverter este mal-estar e esta incompatibilização" e diz que agora vai "refletir sobre o futuro". Antes de Teresa Portela, o vice-campeão olímpico Fernando Pimenta disse publicamente que prescinde da seleção se não competir em K1 nos Mundiais de agosto Duisburgo, Alemanha, sendo que Mário Santos na altura respondeu que a federação e a seleção de canoagem "são imunes a caprichos e ameaças" dos atletas.

http://www.record.xl.pt/Modalidades/Canoagem//interior.aspx?content_id=832697

Messi87

Teresa Portela: «Situação do Pimenta é diferente da minha»
EXPLICA AO PORMENOR DIFERENDO COM FPC

Teresa Portela e Fernando Pimenta estão de costas voltadas com a Federação (FPC), mas a canoísta do Benfica faz questão de esclarecer que os motivos são bem diferentes. Enquanto o medalhado em Londres'2012 mantém um braço-de-ferro com a equipa técnica nacional por querer competir em K1, Portela lembra que no seu caso o problema prende-se com "falta de comunicação" e até "falta de respeito".

"A minha situação e a do Pimenta são diferentes. Após os Jogos Olímpicos expliquei que, depois de muitos anos de estágios, sempre com as mesmas pessoas, pretendia ter uma época diferente. Queria ir para o estrangeiro, treinar-me com outros atletas, psicologicamente precisava de arejar, pelo menos até abril", conta a canoísta. "Em janeiro fui convocada para um estágio e dias antes mantive a minha opinião. A FPC não me apoiou e disse que eu tinha de explicar por carta as minhas razões."

Foi o que fez. "Dias antes do estágio enviei uma carta a explicar que em abril, nas provas de aferição da Seleção, se entrasse nos convocados voltaria para estar às ordens da equipa técnica nacional. Responderam que as minhas razões não eram válidas. Apresentei-me no estágio, voltei a expor o meu ponto de vista, mas informaram-me que não era possível haver um 'contrato' entre mim e a FPC. Pedi esclarecimentos e nunca recebi uma resposta."

Entretanto esteve em Cuba, na Florida... Até que em março recebeu uma carta, informando-a de que seria alvo de um processo disciplinar (recentemente arquivado) por ter faltado ao estágio em janeiro. "Em abril passei nas provas de aferição e estive dois meses em estágio com a Seleção, que foram muito desgastantes. Houve faltas de respeito da equipa técnica para comigo, diziam que estava com falta de vontade, desvalorizaram os meus resultados em K1... A meio de um treino mandaram-me para casa; diziam que o K2 não andava por minha causa, chegaram a colocar-me um pulsómetro para ver se estava a esforçar-me! Não era o ambiente em que pretendia estar e expus essas situações à FPC, mas nunca recebi resposta", explica a atleta, que entretanto foi retirada do Projeto Olímpico sem que tivesse recebido "qualquer notificação por parte do COP".

Decisão

Por tudo isto, decidiu que não voltaria ao estágio da Seleção. "Desde janeiro que não há diálogo com a FPC. Depois do Europeu fui convocada para o estágio do Campeonato do Mundo, mas não podia ir para um ambiente onde era tratada assim e onde não havia comunicação. Eu não falava com o selecionador e ele não falava comigo".

Atualmente encontra-se a treinar-se, a expensas próprias, na Dinamarca.

http://www.record.xl.pt/Modalidades/Canoagem/interior.aspx?content_id=836764

Messi87

No dia 28 de Setembro
Teresa Portela e João Ribeiro convocados para o Dia da Canoagem

A Federação Portuguesa de Canoagem convocou os atletas do Sport Lisboa e Benfica, Teresa Portela e João Ribeiro, para estarem presentes no Dia da Canoagem.

Este evento tem lugar a 28 de Setembro, entre as 10 horas e as 13h30, no Centro de Alto Rendimento do Jamor.

http://www.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/2788/ArticleId/31691/language/pt-PT/Teresa-Portela-e-Joao-Ribeiro-convocados-para-o-Dia-da-Canoagem.aspx

Messi87

Até 2016
Canoagem: Teresa Portela renova contrato com o SL Benfica

A atleta do Sport Lisboa e Benfica, Teresa Portela, renovou o contrato que a liga ao Clube até 2016.

A canoísta participa, por norma, em K1 ou em K2 e chegou ao Benfica a 4 de Janeiro de 2012. Como atleta do Clube participou nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres.

http://www.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/2788/ArticleId/34148/language/pt-PT/Canoagem-Teresa-Portela-renova-contrato-com-o-SL-Benfica.aspx

faneca_slb4ever

Merecido.

Parabéns Teresa Portela!!!

Messi87

Canoísta assinou até 2016
Teresa Portela ao renovar contrato: "Devo muito ao Benfica"

A canoísta do Sport Lisboa e Benfica, Teresa Portela, renovou, esta terça-feira, o contrato com o Clube até 2016. Em declarações proferidas à Benfica TV, admitiu estar feliz com este passo. 

"É um dia muito importante. O Benfica tem sido fundamental nos últimos dois anos e é com muita alegria que renovo o contrato e continuo a receber o apoio deste grande Clube que, apesar de serem dois anos, foram essenciais e sinto-me parte da Família", começou por afirmar.

A carreira de Teresa Portela tem sofrido várias metamorfoses nos últimos anos, mas, para a canoísta, o Clube tem sido uma âncora. "Mudaram muitas coisas, não só pelo facto de estar no Benfica. Sinto um grande apoio, o Benfica é um grande Clube e isso é um factor positivo. Fiz os Jogos Olímpicos como atleta do Benfica e foi importante. Devo muito ao Benfica por ter estado sempre ao meu lado", reconheceu.

O Benfica Olímpico é o projecto do Clube tendo em vista os Jogos Olímpicos e tem tido resultados interessantes: "O projecto Benfica Olímpico está bem consolidado e tem dado resultados. O Benfica tem feito uma boa aposta e os objectivos têm sido cumpridos."

A renovação de Teresa Portela é até 2016 com uma clara aposta virada para as Olimpíadas do Rio de Janeiro. "O ciclo olímpico começou o ano passado. Este ano está a ser organizado e com os olhos postos em 2016 e estou a trabalhar tendo em vista esse objectivo. A preparação está a correr bem, tenho mais experiência e estou a aproveitar os aspectos em que melhorei", destacou.

Com os olhos postos no futuro, a canoísta revelou as provas que se seguem. "Vou ter o Campeonato do Mundo, antes disso temos as Taças do Mundo, em Maio e o Europeu. Estas são provas para testar como estamos, porque no Mundial é que queremos estar no nosso melhor", enumerou.

Teresa Portela chegou ao Sport Lisboa e Benfica em Janeiro de 2012.

http://www.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/2788/ArticleId/34149/language/pt-PT/Teresa-Portela-ao-renovar-contrato-Devo-muito-ao-Benfica.aspx

Cyb3rNeo

Messi87

Vice-presidente do SL Benfica
Domingos Almeida Lima fala da renovação de Teresa Portela

Teresa Portela estendeu o contrato que a liga ao Benfica até 2016 e o vice-presidente, Domingos Almeida Lima, destacou as capacidades da canoísta.

"Tem potencial e vamos apostar nela pelas provas que tem dado. Como tal, tem o perfil para integrar o nosso Projecto Olímpico", apontou à Benfica TV.

Com a renovação do contrato, o dirigente esclareceu o que espera de Teresa Portela nos anos que aí vêm. "Espero dela o que espero de todos os atletas do Benfica Olímpico. Espero superação e melhor desenvolvimento desportivo para se realizarem no Clube e em representação do País", revelou.

Domingos Almeida Lima concluiu falando das condições apresentadas pelo Clube aos atletas. "Trabalhamos para que estejam nos Jogos Olímpicos. Uma vez selecionados esperamos que tenham todas as condições para desenvolver as suas capacidades", explicou.

http://www.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/2788/ArticleId/34150/language/pt-PT/Domingos-Almeida-Lima-fala-da-renovacao-de-Teresa-Portela.aspx

Universo Benfica

JM21

mar_vivo