Râguebi Masculino


Fundamentalista SLB

Pelo que me contaram não deve dar para subir.

faneca_slb4ever

Citação de: Fundamentalista SLB em 19 de Setembro de 2013, 16:56
Pelo que me contaram não deve dar para subir.

Sim, vai ser muito complicado.

Temos que ir jogo a jogo.

Messi87

28 set

O Moita Rugby Clube da Bairrada receberá pela 1ª vez equipas masculinas do SL Benfica: Sub-18 e Seniores, em mais uma etapa da preparação dos bairradinos para os seus campeonatos nacionais.

14:00 - Stirisol Bairrada x SL Benfica (Sub-18)
16:00 - EletroMoitense Bairrada x SL Benfica Rugby (Seniores)

faneca_slb4ever

Que sejam bons jogos de preparação.

Força rapaziada!!!

faneca_slb4ever

Resultado final:
S.L. Benfica (Sen. Masc.) 26 - 21 Belenenses (Sub 21) »» 4 - 3 em ensaios

Wiz

Mesmo contra a equipa de "juniores" foi um bom resultado, pelo que sei a nossa equipa é tambem constituida grande parte por jovens jogadores que o ano passado eram sub-21 e com jogadores que ainda fazem parte a este escalão tambem

faneca_slb4ever

Citação de: F_SLB em 22 de Setembro de 2013, 11:17
Mesmo contra a equipa de "juniores" foi um bom resultado, pelo que sei a nossa equipa é tambem constituida grande parte por jovens jogadores que o ano passado eram sub-21 e com jogadores que ainda fazem parte a este escalão tambem

Sim, é verdade. Muita juventude.

faneca_slb4ever

Escola de Formação do Rugby do Sport Lisboa e Benfica no Colégio Militar em Lisboa já "mexe". Vem jogar Rugby no Sport Lisboa e Benfica e traz um amigo.


Messi87

BENFICA APOSTA NA FORMAÇÃO PARA SUPERAR A CRISE

Antigo e respeitado capitão da selecção nacional de seniores, João Queimado tem estado à frente dos destinos do Benfica Rugby num período de crise, que foi criada pelo desaparecimento de um campo próprio para treinar e jogar, apesar da tentativa que foi feita para ultrapassar o problema junto da Câmara Municipal de Oeiras.

Agora, de regresso a Lisboa com a formação a abrir um polo no Colégio Militar, e os seniores a treinar nos Pupilos do Exército, e com o rugby de novo integrado na estrutura do Sport Lisboa e Benfica, o clube parece ter encontrado o seu caminho de novo.

João Queimado fala-nos das dificuldades e das esperanças que 2-13-14 traz para o mais antigo clube de rugby em actividade em Portugal, a completar 90 anos de prática sem interrupção.

Mão de Mestre: Quem é o João Queimado no rugby e fora dele?
João Queimado: Sou Presidente da Secção de Rugby do SLB e fora do
rugby sou empresário.

MdM: Onde nasceste e cresceste e como se deu o primeiro contacto com o rugby?
J.Q.: Nasci em Lisboa e vivi entre Lisboa e Cascais.
O primeiro contacto com o rugby foi por volta dos 14 anos no Benfica entusiasmado pelo Torneio das 5 Nações.

MdM: O que fizeste no rugby na época que terminou, e o que vais fazer na próxima?
J.Q.: Fui Presidente da Secção e continuarei a sê-lo na próxima época.

MdM: Como surge o rugby no Benfica e quando?
J.Q.: O rugby no Benfica surge em 1924 e está em actividade sem interrupção até hoje.
Fará 90 anos no próximo ano.

MdM: Qual foi a actividade que o clube teve nos escalões de formação (até aos sub-14) e de pré-competição (sub-16 e sub-18) na época 2012-13?
J.Q.: O Clube tem cerca de 120 atletas entre todos os escalões e até à ultima época limitado no seu crescimento devido à inexistência de mais horários de Campo na Sobreda da Caparica.

MdM: Quem foram os treinadores destes escalões?
J.Q.: Sub-18 Rui Violinha
Sub-16 Emanuel Almeida e Vasco
Sub-14 Tiago Sá e Tiago Silva
Escolinhas Nuno Figueiredo e Uryell Torres

MdM: Que acções estão previstas para alargar o recrutamento nas camadas jovens?
J.Q.: A acção mais importante é conseguir mais quantidade e estabilidade
de horários de Campo para os escalões de formação.
Esta época vamos consegui-lo com o aluguer de um sintético ao C.F. da Trafaria, em São João da Caparica (Campo Pepita) quatro vezes por semana onde vamos concentrar todos os escalões de formação da margem Sul.
Em Lisboa estabelecemos um Protocolo com o Colégio Militar para o desenvolvimento da formação de rugby desde os sub-8 até os sub-16,
Garantidos os espaços iniciaremos divulgação e animações de rugby nas escolas das áreas de influência dos respectivos espaços.

MdM: Existe alguma parceria com escolas/estabelecimentos de ensino da região?
J.Q.: Como disse na pergunta anterior depois de garantidos os espaços iniciaremos agora os contactos com estabelecimentos de ensino da zona.

MdM: Para a época 2013-14 quais os principais objectivos desportivos nos escalões de formação?
J.Q.: Na próxima época o objectivo principal nos escalões até os sub-14 é crescer em numero de praticantes e nos sub-16 e sub-18 e fazer um acompanhamento muito forte a nível técnico/táctico através dos nossos técnicos mais experientes para fazê-los crescer em termos de rugby o mais depressa possível pois serão os nossos seniores a curto/médio prazo.
Nesse sentido o nosso treinador de seniores e Coordenador de toda a formação, José Mendes Silva, será também treinador dos sub-18.

MdM: No escalão sénior, o clube participou do Campeonato da Divisão de Honra, numa época com resultados desportivos muito fracos, e acabou por se ver rebaixado para a 1ª Divisão.
Que motivos houve para esse comportamento?

J.Q.: O principal objectivo do Clube nos últimos anos foi conseguir infraestruturas dignas de uma modalidade com 89 anos no Clube e realmente quase o conseguiu pois estabeleceu um Protocolo com a Câmara Municipal de Oeiras para a construção de Campos de Rugby com abertura prevista para 2012.
Infelizmente para o Clube e para o Rugby a conjuntura desastrosa do nosso País inviabilizou e adiou o Projecto e obrigou-nos a uma mudança de Planos.
Sem este horizonte de infraestruturas não fazia mais sentido investir na equipa sénior para a manter na Divisão de Honra e a opção foi definitivamente investir fortemente na formação.

MdM: Quem foram os responsáveis pela equipa?
J.Q.: Os responsáveis da equipa foram o José Mendes Silva e o Bruno Conceição (ex jogador).

MdM: Que lições têm sido tiradas da actividade sénior e como vai ser o futuro?
J.Q.: Não estávamos à espera de retirar lições pois o grupo curto de jovens com que enfrentámos a Divisão de Honra não esperávamos milagres.
A grande lição é que sem infraestruturas e sem formação não há sucesso e é disso que o Clube tem de tratar.
Mas não posso deixar de realçar a dedicação ao Clube de um grupo de jogadores, alguns jovens, e outros veteranos e ex internacionais (como p ex o Filipe Grenho) que nunca abandonaram o Clube nesta hora de resultados desportivos menores,

MdM: Durante muitos anos o rugby do Benfica foi uma secção do Sport Lisboa e Benfica, mas nos mais recentes houve uma separação administrativa entre o SL Benfica e as equipas de rugby e também o afastamento do Estádio da Luz.
Podes explicar esta situação e dizer-nos como vai ser nas próximas épocas?

J.Q.: Esta Secção entrou a tomar conta dos destinos do rugby no ano a seguir à Direcção do Vale e Azevedo.
Nessa altura a modalidade já não tinha Campo para treinar, já não tinha escalões de formação há quatro anos, não havia um tostão em caixa e a Direcção do SLB da altura tinha tantos problemas mais prioritários que a única maneira de viabilizar a continuidade do rugby no Clube foi criar uma secção autónoma.
Ou o rugby terminava na altura e eventualmente retomava mais tarde ou tinha que ser assim.
Nesta fase já não faz sentido esta situação e a Secção vai ser integrada outra vez no SLB durante esta época.
O afastamento do Estádio da Luz tem a ver com a construção do novo Estádio para o Europeu e a consequente perca de 4 campos entre eles o de rugby.
MdM: Como é financiada a actividade desportiva do clube?
Qual o papel do SL e Benfica e da autarquia neste aspecto?


J.Q.: A actividade da Secção é financiada por Sponsors, Quotas de Ex Jogadores e amigos e, nos últimos tempos, também dotações do SLB.
A autarquia só muito recentemente se mostrou disponível para ajudar e disponibilizar terrenos,vamos ver o que sai dali.

MdM: Qual o papel das empresas da região?
J.Q.: A Secção conseguiu sempre apoios das empresas da região, o grande problema a resolver são os campos.

MdM: Ainda quanto aos seniores, sabendo-se que um dos grandes problemas do Benfica na época que terminou, foi a escassez de recursos humanos, quais são os objectivos da equipa para 2013-14, agora que se deu o alargamento da 1ª Divisão para 10 equipas?
J.Q.: A equipa sénior vai ser constituída por jogadores na maioria sub-21 e os objectivos desportivos no curto/médio prazo são só fazer crescer os jogadores e a equipa e fazer uma boa integração nos próximos anos dos nossos jogadores sub-18 e sub-16 para ter uma equipa competitiva e à imagem do Clube no médio prazo.
Antecipar resultados desportivos nesta fase só investindo com dinheiro em jogadores nacionais ou estrangeiros, como por exemplo o Caldas está a fazer, mas não temos esse interesse nem essa intenção.
Queremos jogadores formados na Casa e que estejam dispostos a morrer pelo Clube, como já tivemos no passado com bons resultados desportivos, e isso não se consegue pagando, na nossa opinião, claro.

MdM: Quem vão ser os treinadores do clube para a próxima época?
J.Q.: Seniores
José Mendes Silva, Filipe Grenho e Bruno Conceição

Coordenação de Escolas
José Mendes Silva
Sub-18
José Mendes Silva e Vasco Antunes
Sub-16
Emanuel Almeida e Tiago Sá
Coordenador de Sub-14, Sub-12, Sub-10, Sub-8
Pedro Silva
Sub-14
Filipe Silva e João Ventosa
Escolinhas
Nuno Figueiredo e Urryel Torres
Todos os técnicos, sem excepção foram jogadores de rugby do SLB.

MdM: Outro dos problemas que o Benfica tem atravessado diz respeito à falta de instalações próprias para treinos e para jogos. Que passos vão ser dados para resolver este problema?
J.Q.: A falta de instalações próprias não é outro problema mas O PROBLEMA, os outros problemas são consequência deste.
Na próxima época estamos resolvidos em termos de horários de treinos mas continuamos em contactos para ter umas instalações próprias no futuro.

MdM: Quem quiser jogar rugby no Benfica na época 2013-14 o que deve fazer?
J.Q.: Deve dirigir-se a um treino e aí contactar os responsáveis:

São João da Caparica (Campo Pepita – sintético do C.F da Trafaria)
Sub-18, sub-16 e sub-14
Segundas,Quartas e Sextas às 19 h
Sub-12, sub-10 e sub-8
Terças às 19 h

Colégio Militar (a partir do dia 16 de Setembro)
Sub-8, sub-10, sub-12, sub-14 e sub-16
Segundas,Quartas e Sextas às 19 h no Colégio Militar

Treinos Seniores:
Pupilos do Exército
Segundas,Terças e Quintas das 21 h às 22.30 h
Musculação:
Estádio da Luz
Terças e Quintas das 19 h às 20.30 h

http://www.maodemestre.com/2013/09/portugal-rugby-entrevista-benfica-joao-queimado.html

faneca_slb4ever

Excelente entrevista.

Grande João Queimado!!!

Messi87

Equipa Sénior do SL Benfica
José Gomes: "Estamos a preparar a época com um plantel jovem"

O plantel principal de Rugby do Sport Lisboa e Benfica conta com cinco caras novas e o treinador, José Gomes, em declarações à Benfica TV, explicou a estratégia, bem como a aposta em jovens da Formação.

"Temos de começar pelos jogadores que eram Juniores o ano passado e que este ano subiram aos Seniores. É importante para termos, no futuro, jogadores provenientes da Formação. Já temos cinco reforços que vêm de outros clubes, nomeadamente dois atletas que vêm da Agrária de Coimbra", revelou.

A época oficial está quase a arrancar e o técnico tem os pés bem assentes na terra e percebe o projecto da modalidade. "Estamos a preparar a época com um plantel extremamente jovem. Sabemos disso, mas, desta forma, eles terão maior margem de progressão para nos darem outras respostas e resultados no futuro", apontou.

O primeiro jogo do Rugby do Benfica será ante o Agrária de Coimbra, no dia 12 de Outubro, pelas 14 horas.

http://www.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/2788/ArticleId/31815/language/pt-PT/Jose-Gomes-Estamos-a-preparar-a-epoca-com-um-plantel-jovem.aspx

faneca_slb4ever

Espero que os reforços seja mais valias para a equipa e ajudem ao sucesso do colectivo.

Força SL Benfica!!!

JM21

Muito boa entrevista. Faz sentido a aposta na formação.

Messi87

Arranque dos trabalhos do Rugby
André Andrade: "O Benfica é um histórico e é um desafio"

André Andrade é um dos reforços da equipa Sénior de Rugby do Sport Lisboa e Benfica e à Benfica TV explicou a razão da escolha.

"O Benfica é um histórico ao nível do Rugby e este é um desafio. Este é um Clube novo para mim, estou a adaptar-me, mas vou dar o meu melhor e ajudar a equipa", garantiu.

O primeiro jogo do Rugby do Benfica é ante a Agrária de Coimbra, antigo clube de André Andrade. "Vai ser especial encontrar a Agrária de Coimbra, vou rever amigos, mas dentro de campo vou fazer o meu papel", disse.

A partida terá lugar a 12 de Outubro, pelas 14 horas.

http://www.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/2788/ArticleId/31823/language/pt-PT/Andre-Andrade-O-Benfica-e-um-historico-e-e-um-desafio.aspx