(https://serbenfiquista.com/sites/default/files/styles/large/public/joaquimferreirabogalhoserbenfiquista.jpg?itok=bUq9pWn6)
Nome Completo: JOAQUIM FERREIRA BOGALHO
Cargo: Presidente
Nacionalidade: Português
Data de Nascimento: 11-12-1889
Este é o primeiro tópico que abro..penso que não havia nenhum aberto sobre este grande Presidente...quem conseguir colocar uma fotografia ou juntar mais informação, que o faça, grazie...
Sublinhe-se que foi quem contratou Otto Glória e introduziu o profissionalismo no futebol do Benfica..contratou jogadores como José Águas e Coluna (entre outros) e iniciou a construção da grande equipa dos anos 60..
Tinhas q ser tu a abrir este tópico... e mais ninguem ;D
Citação de: Red skin em 04 de Março de 2011, 21:52
Tinhas q ser tu a abrir este tópico... e mais ninguem ;D
Pois claro :) já andava há algum tempo para abri-lo...agradeço a fotografia e os dados informativos introduzidos...
Joaquim Bogalho é, ainda hoje - e sê-lo-á sempre -, um símbolo, um motivo de orgulho e uma fonte de estímulo para os sócios do Benfica. Emergindo da aura envolvente dos primórdios do clube, em que avultam os nomes sagrados de Cosme Damião, Tamagnini Barbosa, Félix Bermudes, Ribeiro dos Reis, ele foi, durante várias décadas, quase uma vida inteira, o mais respeitado intérprete e continuador do espírito, do fervor, da mística, da alma, do Benfica...
Ao Benfica chegou com duas grandes e inseparáveis paixões: o ciclismo e o futebol. Tinha 15 anos, viera de uma terreola pequenina, à beira da Benedita, para Lisboa à conquista do futuro. Fez-se logo sócio do Benfica. Em 1914. E começou a jogar como guarda-redes. Nunca passaria das terceiras categorias. Por isso, Francisco Calado, uma das glórias do futebol do Benfica que com ele trabalhou, disse que se como jogador não atingiu craveira elevada, como dirigente foi insuperável. Ao falar dele, emocionou-se. «Joaquim Bogalho era fantástico. Via o Benfica à frente de tudo, mas foi sempre um homem muito sério. Um dirigente com um sentido de futuro e de responsabilidade ímpares. Não era homem rico, antes pelo contrário, era um dos sócios da Casa de Câmbios Costa Lda, na Rua do Ouro, mas, com o seu sentido de gestão fez com que o Benfica se livrasse da bancarrota e, mais que isso, criou as bases em que se fundaria o Benfica europeu dos anos 60...» Foi como tesoureiro de unhas curtas que deu nas vistas. Mas seria como presidente de mãos largas que se celebraria. No tempo em que aceitou a tarefa de endireitar as finanças do Benfica, chamavam-lhe o Joaquim... da Calçada.
Persistente. Teimoso. Testarudo. A sua divisa não era um por todos, todos por um, era...antes quebrar que torcer. Ao traçar-lhe o retrato, Francisco Calado sente as lágrimas a bailarem-lhe nos olhos. Se é saudade, também é devoção. São essas coisas que o simples nome dos grandes homens inspiram. «Ninguém se poderá queixar de ter sido alguma vez traído por Bogalho. Se, por vezes, era duro, era duro com frontalidade. Se, por vezes, parecia haver algum despotismo nos seus métodos de acção, era porque só queria o bem do Benfica. Queria o bem do Benfica sem querer o mal dos outros. Era um homem extraordinário, capaz de dar a camisa por um amigo, como deu, pela vida fora, a alma pelo Benfica.»
Recusa do nome no estádio do sonho...
Joaquim Ferreira Bogalho foi como que o presidente que cortou, definitivamente, o elo com o futebol romântico em Portugal. Profissionalizando-o, sem complexos ou hipocrisias. Chamaram-lhe megalómano quando, na ânsia de destruir o império que o Sporting ameaçara criar, contratou Fernando Caiado ao Boavista, por 200 contos, no que seria a maior transferência até então do futebol português. E com nomes ainda mais feios o vituperaram, até alguns dos próprios pares quando aceitou pagar 12 contos por mês a Otto Glória para que ele revolucionasse, como revolucionou, o futebol do Benfica.
O Estádio da Luz foi sonho seu. Desafio de uma vida. De paixão ardente. De tal modo que, no dia da inauguração, a 1 de Dezembro de 1954, depois de lida a mensagem de felicitações de Salazar, António Ribeiro dos Reis, a quem competiria, por protocolo, a inauguração do estádio que se chamava ainda de... Carnide, na sua condição de presidente da Assembleia Geral, não o quis fazer, para não ser injusto com Bogalho, cujo discurso foi ponteado por lágrimas e longas pausas de comoção: «Foi um milagre! Um milagre da nossa fé inquebrantável; milagre do nosso querer irresistível; milagre do nosso amor a esta colectividade que se chama Sport Lisboa e Benfica. Eu profetizara este acontecimento em 29 de Maio de 1952, no Porto, no banquete comemorativo da inauguração do Estádio do F. C. Porto e consideraram-me um lunático, um sonhador, ou simplesmente um louco...»
O Benfica poderia, enfim, no dia em que festejava 50 anos, ufanar-se de ter um grande estádio construído em pouco mais de dois anos. «Aqui instalámos, enfim, o nosso lar, aqui queremos viver para todo o sempre, porque o Benfica será eterno», ao dizê-lo, Joaquim Bogalho desfaleceu. De emoção. As palmas tornaram-se mais vibrantes. E o Estádio de... Carnide, que haveria de se afamar como sendo da Luz, só não ficou, nesse dia, com o nome de Bogalho porque ele não quis. Por modéstia. São assim os grandes homens...
Fazer a Luz com leilão de... periquitos!
Tinha um sonho. Um estádio para o Benfica. Com a grandeza dele. Um dia disse: «A obra é para todos, tem, portanto, de ser obra de todos.» Foi. E, aceitando o repto de Bogalho, em 1953, quase todos os dias era ver na sede da Rua do Jardim do Regedor gente de todas as condições, peles caras e fatos de ganga juntos numa multidão heterogénea, dando lindo exemplo de amor a uma causa, contribuindo de forma inédita, com toda a simplicidade e ternura, leiloando objectos o mais inimagináveis, para que se recolhessem fundos para o estádio. De uma vez, uma gaiola com dois periquitos, oferecida pelo... presidente, foi arrematada por 300 escudos. O arrematante pô-la de novo em leilão. Rendeu mais 300. E mais 300 ainda por se ter repetido a cena. De outra, uma garrafa de Porto foi leiloada onze vezes e rendeu quase 500 escudos. Desse modo se conseguiram dezenas de contos. Foram gotas de água. Pura. Do coração. E a forma de se fazer um estádio com a ajuda e o sacrifício de todos porque Bogalho tivera um sonho, farto de ver o Benfica sem campo decente, que o Sporting lhe cedera...
O Presidente da Catedral :slb2:
Conheci uma neta deste senhor que as iniciais do seu nome eram SLB
Citação de: FR em 11 de Março de 2011, 03:16
Conheci uma neta deste senhor que as iniciais do seu nome eram SLB
:bow2:
(http://estadio.no.sapo.pt/jbogalho5_enxada.jpg)
Simbólico. Dia 14 de Julho de 1953. Joaquim Ferreira Bogalho dá a primeira enxadada nos terrenos onde ia nascer o Estádio da Luz.
Citação de: FR em 11 de Março de 2011, 03:16
Conheci uma neta deste senhor que as iniciais do seu nome eram SLB
Falta-me o L
FUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
(http://img143.imageshack.us/img143/985/jfbogalho.jpg)
Fonte: "SLB Campeão - Volume I", colecção editada pelo jornal "A Bola".
(http://3.bp.blogspot.com/-vGp8hiP8jHc/TdWZOHnv5AI/AAAAAAAAAOM/MrrDhC2xSGI/s1600/BOGALHO.jpg)
Para o Natal quero um Presidente como este...
Um benfiquista portanto?
O criador deste tópico tem o mesmo nome que este grande presidente, ou o seu nick é uma homenagem?
Citação de: Pedro Marques em 07 de Dezembro de 2011, 19:07
O criador deste tópico tem o mesmo nome que este grande presidente, ou o seu nick é uma homenagem?
Homenagem.
Só uma conjugação de astros extremamente favorável alguma vez nos fará cruzar com outro presidente como esdte Homem.
E os astros não têm querido nada connosco.
(https://lh6.googleusercontent.com/-4ihFG-JKoso/TgSJ48mydHI/AAAAAAAAONU/CRmsiXEzoJM/s1152/D2B587A8.jpg)
(https://lh4.googleusercontent.com/-eQ-fG6yG4uU/TgSSMjRVNgI/AAAAAAAAONU/bKw3uhSVxkQ/s1152/5107A4A4.jpg)
Um senhor.
Citação de: Fake Blood em 11 de Março de 2011, 09:19
(http://estadio.no.sapo.pt/jbogalho5_enxada.jpg)
Simbólico. Dia 14 de Julho de 1953. Joaquim Ferreira Bogalho dá a primeira enxadada nos terrenos onde ia nascer o Estádio da Luz.
(http://img42.imageshack.us/img42/876/jfbr.png)
Joaquim Ferreira Bogalho no dia da inauguração do Estádio. Profundamente emocionado, amparam-no Gastão Silva e Manuel Paulino Gomes.
Senhor.
Melhor Presidente de Sempre? Deve estar no top 3, com certeza. Essa foto na inauguração do Estádio... Era O Benfica.
Um resumo da passagem dele pelo Benfica :
Considerado por muitos benfiquistas o maior presidente de sempre, pela vontade e fé com que desenvolveu o seu trabalho ao longo de várias décadas ao serviço do Benfica, merece sem dúvida um lugar de destaque. De forte personalidade, presidiu aos destinos do clube pela primeira vez em 15 de Março de 1952. Foi sucessivamente reeleito em 31 de Janeiro de 1953, em 30 de Janeiro de 1955 e finalmente em 18 de Fevereiro de 1956.
Entrou para sócio em 1914 com o nº 801 e quando faleceu em 1 de Outubro de 1977 era o nº 44. Durante esse espaço de tempo foi vice-secretário da Direcção entre 1926 e 1928, delegado da Direcção junto da Comissão da Secretaria, pertenceu à Comissão do Futebol em 1928 e1929 e fez parte da Comissão do 25º Aniversário do clube. Em 1931 era o tesoureiro e em 1933 delegado da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Lisboa. De espírito empreendedor e insatisfeito, de todos estes lugares pediu sempre a demissão antes do fim dos mandatos, por discordar das orientações seguidas. Tal não aconteceu com o cargo de director-suplente do campo, que exerceu e, 1936 e 1937. A partir daí a demissão foi palavra que ele próprio baniu da sua vida associativa. Em 7 de Agosto de 1932 e em 1938, ocupou o lugar de tesoureiro da Direcção.
Em 31 de Agosto de 1940 presidiu ao Conselho Fiscal, tendo anteriormente feito parte da Comissão dos Estatutos e Regulamentos. Foi novamente delegado da Direcção junto da Comissão da Secretaria e da Comissão de Festas do 28º Aniversário, em 1931/32. Em representação do clube fez parte da Divisão de Honra da A.F. Lisboa de 1931 a 1933, embora neste último ano como suplente. Em 1937 e 1938 foi novamente suplente do director de campo; em 1947 foi nomeado para a Comissão Revisora dos Estatutos e Regulamento Geral, Lugar do qual não tomou posse; em Março de 1947 encontrava-se na secção de futebol, que teve de abandonar por razões pessoais.
De 1948 a 1951 foi efectivo no Conselho Consultivo e Jurisdicional do clube. Fez parte do grupo que elaborou o plano para angariação de fundos do novo campo em 1949 e dois anos depois era relator do Conselho Fiscal. Presidiu em 1952 à Comissão para a Construção do Novo Parque de Jogos e um ano depois presidiu também à Comissão da Elaboração do Programa das Festas das Bodas de Oiro do SL e Benfica. Em 1955 pertenceu à Comissão de Angariação de Fundos para a Construção da Piscina.
Como obra mais marcante, deixou para a posteridade a construção do estádio do Sport Lisboa e Benfica. Os sócios atribuíram-lhe em 31 de Julho de 1938 a "Águia de Ouro", na sequência do galardão de "Sócio Honorário" do Sport Lisboa e Benfica. Foi, sem dúvida alguma, um dos presidentes do clube mais importantes no historial benfiquista.
Fonte: DN. Infelizmente, até nisto o site do Benfica deixa muito a desejar, tal é a incompletude de certas informações.
É de pessoas deste gabarito, desta elevação, deste nível que o Benfica se deve orgulhar de ter tido e que deve voltar a conseguir colocar nas suas fileiras, para voltarmos a ser um pouco mais Benfica do que hoje somos.
Acredito que tenha sim um grande presidente mas o melhor presidente do Benfica para mim foi o grande sr. Borges Coutinho.
Citação de: FR em 11 de Março de 2011, 03:16
Conheci uma neta deste senhor que as iniciais do seu nome eram SLB
ISTO É BENFIQUISMO :D
(http://i48.tinypic.com/23th0dx.png)
Jogadores e dirigentes no banquete com que o Benfica festejou a terceira vitória no Campeonato da I Liga. À esquerda, reconhecem-se Gustavo Teixeira, Joaquim Bogalho, então tesoureiro, Augusto Amaro e António Vieira; pela direita, desde o topo da mesa, Alfredo Valadas, Luís Xavier, Espírito Santo, Rogério de Sousa, Domingos Lopes e Manuel Alves Junior.
Grande presidente!
"O Benfica merece um estádio digno, mas... o Estádio será o que os Benfiquistas quiserem e conseguirem. Nem mais, nem menos. Será construído por fases, à medida que os Benfiquistas forem contribuindo. Quanto mais contribuírem, mas rápido terão o Estádio. Quando for inaugurado, terá de estar pago! Não deixarei encargos, nem um tostão de divida, para os Corpos Gerentes seguintes."
http://em-defesa-do-benfica.blogspot.pt/2011/05/o-presidente-dos-presidentes.html
Citação de: hugo1904 em 05 de Fevereiro de 2013, 20:04
Grande presidente!
"O Benfica merece um estádio digno, mas... o Estádio será o que os Benfiquistas quiserem e conseguirem. Nem mais, nem menos. Será construído por fases, à medida que os Benfiquistas forem contribuindo. Quanto mais contribuírem, mas rápido terão o Estádio. Quando for inaugurado, terá de estar pago! Não deixarei encargos, nem um tostão de divida, para os Corpos Gerentes seguintes."
http://em-defesa-do-benfica.blogspot.pt/2011/05/o-presidente-dos-presidentes.html
ENORME!! :bow2:
(http://i40.tinypic.com/21cv43.jpg)
TUDO PELO BENFICA!
(E era vice-secretário ao mesmo tempo).
(http://www.portugalferroviario.net/ohnoffris/slb/recortes/771001-jfbogalho.png)
Fonte: "Diário de Lisboa" de 1 de Outubro de 1977.
Ao nível dos dirigentes, a figura de Ferreira Bogalho é uma das mais decisivas da história do Benfica. Em diferentes tempos, Cosme Damião, Felix Bermudes, Bento Mantua, Manuel da Conceição Afonso, Ferreira Bogalho, Maurício Vieira de Brito, Borges Coutinho foram decisivas.
Mas Ferreira Bogalho é o homem do Estádio da Luz, é o homem que traz Otto Glória, José Águas e Mário Coluna, entre outros...
Deu-nos muitas glórias, teve uma vida longa e felizmente ao contrário de Cosme Damião e Felix Bermudes, teve a felicidade de ver o Benfica campeão europeu.
Eterno presidente.
:bow2:
No dia 18 de Outubro de 1953, Ferreira Bogalho tomou uma das mais dolorosas decisões da sua presidência. Depois de um jogo desastroso, o grande capitão Féli Antunes teve um acto irreflectido e desrespeitoso para com o clube. A decisão do presidente que assistiu a tudo foi rápida. Com apenas 31 anos, Félix morria para o futebol.
Curiosamente cerca de 9 anos depois , no nº 54 de Março de 1962 do Benfica Ilustrado, Joaquim Ferreira Bogalho votava em Félix para a melhor equipa de sempre do Benfica.
(http://l.rapimg.com/upload_tmp/00/579/img_225057900_1435601894_pbig.jpg)
Mais do que um sinal de arrependimento penso que esta escolha foi um acto de justiça homenageando a classe do atleta. Foi também a demonstração renovada de que o clube está acima de tudo.
E em jeito de curiosidade a equipa escolhida pelo presidente Ferreira Bogalho foi:
Costa Pereira,
Gaspar Pinto, Félix "Pantufas", Ângelo;
Raúl Figueiredo "Tamanqueiro", Francisco Ferreira;
J. Augusto, Arsénio (ou Santana), Vítor Silva, Luís Xavier (ou Joaquim Teixeira "Gasogénio") e Rogério "Pipi".
Outros tempos estavam para chegar. Outros craques a despontar. Nessa altura Eusébio e Simões ainda não eram os ídolos com carreira feita.
Mas duas ausências se estranham nas escolhas do presidente: José Águas!? e Coluna!? Escolhas de um grande presidente. Questão de gosto mas também a demonstração de que os homens que ele escolheu e que conheceu bem enquanto Benfiquista e membro da Direção eram igualmente grande craques e seguramente grandes homens.
O grande Joaquim Ferreira Bogalho!
(http://www.slbenfica.pt/Portals/0/Images/Presidentes/Presidente21_Joaquim%20Ferreira%20Bogalho_1.jpg)
Citação de: NunoDuarte em 16 de Maio de 2013, 23:05
(http://i40.tinypic.com/21cv43.jpg)
TUDO PELO BENFICA!
(E era vice-secretário ao mesmo tempo).
Para além de Ferreira Bogalho (guarda-redes) vários nomes destacados desse tempo.
António Ribeiro dos Reis (em baixo com Ferreira Bogalho) jogou ainda 1 jogo pela 4ª categoria.
(http://estadio.no.sapo.pt/jbogalho.jpg)
Eugénio Salvador,
popular actor e extremo esquerdo nas nossas equipas da década de 20 e 30.
(http://4.bp.blogspot.com/_4nTdjjwwT3U/Sppg1C3nHeI/AAAAAAAAEKM/310fD7f_LE8/s400/Eug%C3%A9nio+Salvador.jpg)
João Simões 4 pela 3ª e 5 pela 4ª
Fez 3 épocas na 1ª equipa no final da década de 20. Foi o arquitecto do Estádio da Luz e por isso lidou de perto com Ferreira Bogalho.
(http://www.franciscogeorge.pt/mediac/400_0/media/DIR_104/c8d1668fad6087f5ffff880dffff8709.jpg)
(http://www.franciscogeorge.pt/mediac/400_0/media/DIR_104/62b5279815937b2cffff8270ffff8709.jpg)
Fonte: http://www.franciscogeorge.pt/10201/46001.html (http://www.franciscogeorge.pt/10201/46001.html)
(http://i.imgur.com/Ohw4iGq.jpg)
Ferreira Bogalho emocionado na inauguração da antiga Luz. "O homem do estádio".
Bem, que imagem
Isto é o Benfica
Enviado de meu XT1032 usando Tapatalk
Acho que merece ser considerado um dos tres melhores presidentes da história do Benfica juntamente com Borges Coutinho e Mauricio Vieira de Brito.Foi na sua presidencia que se deram os passos decisivos para a profissionalização do futebol que mais tarde nos levariam a ser os Reis da Europa em 1961 e 1962.Trabalhador perseverante aglutinador e inquebrantavel são adjectivos que lhe assentam que nem uma luva.A epopeia da construção da antiga Catedral mostra bem qual era o seu espirito e o seu compromisso para com o Benfica.Uma das Maiores figuras de sempre do Sport Lisboa e Benfica. O0
(http://1.bp.blogspot.com/-OTdpBhPLYVE/UfCRfZmcCdI/AAAAAAAAJto/tQyOpO9lmOo/s1600/Bogalho+na+FP.jpg)
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/o-estadio-da-luz/
Neste vídeo fala sobre o dia da inauguração do estádio, e do porquê de estar tão emocionado.
Sendo um presidente tão acarinhado, perdeu eleições ou abdicou do cargo em 57?
Citação de: Sá das Violas30 em 19 de Julho de 2017, 13:00
Sendo um presidente tão acarinhado, perdeu eleições ou abdicou do cargo em 57?
Maurício Vieira de Brito é o Presidente-Mecenas. Sucedeu a Bogalho e foi por este indicado como o melhor para lhe suceder. O Benfica em 1956 apresentava uma situação financeira deficitária. Bogalho um dia, numa entrevista, em meados dos anos 60, explicou o porquê de não querer/poder continuar "arriscando-se" a ser Campeão Europeu (como tempo provou) e de ter sido Maurício Vieira de Brito o seu sucessor.
O Benfica (os associados) não tinham capacidade financeira para fazer crescer o Benfica. O Benfica necessitava de um presidente rico e ele, Bogalho, não era rico. Só alguém com vasta riqueza e disponível podia potenciar o que estava feito. O Relatório e Contas de 1956 não deixava dúvidas. O Benfica tinha de ter alguém que conseguisse disponibilizar dinheiro ou tinha que repensar os gastos com a actividade desportiva. E reduzi-los drasticamente. Maurício Vieira de Brito era suficientemente rico (e demasiado idealista) para poder desenvolver o clube aproveitando o potencial criado pelo mandato (1952-1957) de Bogalho. http://em-defesa-do-benfica.blogspot.pt/2017/07/mvb-reparar-uma-injustica.html
Creio que o que despoletou esta situação foi ter levado a uma AG uma proposta para reduzir substancialmente as despesas, e ela ter sido completamente arrasada pelos sócios. Nessa altura deve ter percebido que o que achava necessário ser feito não era de todo compatível com as expectativas dos benfiquistas.
Citação de: Theroux em 19 de Julho de 2017, 19:39
Citação de: Sá das Violas30 em 19 de Julho de 2017, 13:00
Sendo um presidente tão acarinhado, perdeu eleições ou abdicou do cargo em 57?
Maurício Vieira de Brito é o Presidente-Mecenas. Sucedeu a Bogalho e foi por este indicado como o melhor para lhe suceder. O Benfica em 1956 apresentava uma situação financeira deficitária. Bogalho um dia, numa entrevista, em meados dos anos 60, explicou o porquê de não querer/poder continuar "arriscando-se" a ser Campeão Europeu (como tempo provou) e de ter sido Maurício Vieira de Brito o seu sucessor.
O Benfica (os associados) não tinham capacidade financeira para fazer crescer o Benfica. O Benfica necessitava de um presidente rico e ele, Bogalho, não era rico. Só alguém com vasta riqueza e disponível podia potenciar o que estava feito. O Relatório e Contas de 1956 não deixava dúvidas. O Benfica tinha de ter alguém que conseguisse disponibilizar dinheiro ou tinha que repensar os gastos com a actividade desportiva. E reduzi-los drasticamente. Maurício Vieira de Brito era suficientemente rico (e demasiado idealista) para poder desenvolver o clube aproveitando o potencial criado pelo mandato (1952-1957) de Bogalho.
http://em-defesa-do-benfica.blogspot.pt/2017/07/mvb-reparar-uma-injustica.html
Creio que o que despoletou esta situação foi ter levado a uma AG uma proposta para reduzir substancialmente as despesas, e ela ter sido completamente arrasada pelos sócios. Nessa altura deve ter percebido que o que achava necessário ser feito não era de todo compatível com as expectativas dos benfiquistas.
Muito Obrigado pela explicação O0
O obreiro da nossa saudosa catedral.
Faleceu em 1977. Como teria reagido à destruição do nosso templo em 2003? Ainda bem que não viu isso!
(https://i.postimg.cc/DZdfYkDL/JFB.jpg) (https://postimages.org/)
Lendas do Universo Benfiquista:
Joaquim Ferreira Bogalho
https://bolanarede.pt/nacional/benfica/lendas-do-universo-benfiquista-joaquim-ferreira-bogalho/
Perdoa-lhes Rui Vitória
Citação de: zefo em 18 de Janeiro de 2022, 19:39
Perdoa-lhes Rui Vitória
Por acaso fisicamente é tal e qual.
melhor presidente da historia do Benfica?
O Homem que há 68 anos arrastou todos os Benfiquistas para a realização de um sonho que parecia impossivel.Um dos mitos da nossa história.Obrigado por tudo Sr.Presidente Joaquim Ferreira Bogalho.
@Benficastuff
120 anos. 120 que fizeram o Benfica. Dia 30 - Joaquim Ferreira Bogalho. #120anosSLB
Em 1952 foi eleito presidente. "O Homem do Estádio" assim conhecido pela concretização do Estádio da Luz, em 1954, deixou a presidência em 1957, como sempre prometeu: as contas em dia, um Estádio digno e mais do dobro dos sócios.
(https://pbs.twimg.com/media/GKwZx3MWQAAEZ7n?format=jpg&name=900x900)
Citação de: Eduardo Gomes em 11 de Abril de 2024, 00:40@Benficastuff
120 anos. 120 que fizeram o Benfica. Dia 30 - Joaquim Ferreira Bogalho. #120anosSLB
Em 1952 foi eleito presidente. "O Homem do Estádio" assim conhecido pela concretização do Estádio da Luz, em 1954, deixou a presidência em 1957, como sempre prometeu: as contas em dia, um Estádio digno e mais do dobro dos sócios.
(https://pbs.twimg.com/media/GKwZx3MWQAAEZ7n?format=jpg&name=900x900)
Também conhecido como o Rui Vitória dos presidentes.
Citação de: SousaLB em 11 de Abril de 2024, 00:43Citação de: Eduardo Gomes em 11 de Abril de 2024, 00:40@Benficastuff
120 anos. 120 que fizeram o Benfica. Dia 30 - Joaquim Ferreira Bogalho. #120anosSLB
Em 1952 foi eleito presidente. "O Homem do Estádio" assim conhecido pela concretização do Estádio da Luz, em 1954, deixou a presidência em 1957, como sempre prometeu: as contas em dia, um Estádio digno e mais do dobro dos sócios.
(https://pbs.twimg.com/media/GKwZx3MWQAAEZ7n?format=jpg&name=900x900)
Também conhecido como o Rui Vitória dos presidentes.
(https://c.tenor.com/9zNlHr9akaoAAAAC/tenor.gif)
(https://gazetadascaldas.pt/wp-content/uploads/2021/04/ferreira-bugalho.jpg)
20º Presidente do Sport Lisboa e Benfica (1952-1957)
Um dos melhores Presidentes da nossa História.
Fundamental na construção do Estádio da Luz e na profissionalização do Futebol.
Citação de: Ludwig van em 26 de Setembro de 2025, 10:58(https://gazetadascaldas.pt/wp-content/uploads/2021/04/ferreira-bugalho.jpg)
20º Presidente do Sport Lisboa e Benfica (1952-1957)
Um dos melhores Presidentes da nossa História.
Fundamental na construção do Estádio da Luz e na profissionalização do Futebol.
Já existe tópico.
https://serbenfiquista.com/forum/de-aguia-ao-peito/22/ferreira-queimado-(presidente)/43002.0
No menu superior, em história -> presidentes:
https://serbenfiquista.com/presidentes
Edit
Citação de: LuigiSLB83 em 26 de Setembro de 2025, 11:13Citação de: Ludwig van em 26 de Setembro de 2025, 10:58(https://gazetadascaldas.pt/wp-content/uploads/2021/04/ferreira-bugalho.jpg)
20º Presidente do Sport Lisboa e Benfica (1952-1957)
Um dos melhores Presidentes da nossa História.
Fundamental na construção do Estádio da Luz e na profissionalização do Futebol.
Já existe tópico.
https://serbenfiquista.com/forum/de-aguia-ao-peito/22/ferreira-queimado-(presidente)/43002.0
Ferreira Queimado não é o Ferreira Bogalho.
Citação de: Ludwig van em 26 de Setembro de 2025, 11:15Citação de: LuigiSLB83 em 26 de Setembro de 2025, 11:13Citação de: Ludwig van em 26 de Setembro de 2025, 10:58(https://gazetadascaldas.pt/wp-content/uploads/2021/04/ferreira-bugalho.jpg)
20º Presidente do Sport Lisboa e Benfica (1952-1957)
Um dos melhores Presidentes da nossa História.
Fundamental na construção do Estádio da Luz e na profissionalização do Futebol.
Já existe tópico.
https://serbenfiquista.com/forum/de-aguia-ao-peito/22/ferreira-queimado-(presidente)/43002.0
Ferreira Queimado não é o Ferreira Bogalho.
Copiei mal o link. Está aqui.
https://serbenfiquista.com/forum/de-aguia-ao-peito/22/joaquim-ferreira-bogalho-(presidente)/43008.0
No menu superior, em história -> presidentes:
https://serbenfiquista.com/presidentes
Citação de: LuigiSLB83 em 26 de Setembro de 2025, 11:16Citação de: Ludwig van em 26 de Setembro de 2025, 11:15Citação de: LuigiSLB83 em 26 de Setembro de 2025, 11:13Citação de: Ludwig van em 26 de Setembro de 2025, 10:58(https://gazetadascaldas.pt/wp-content/uploads/2021/04/ferreira-bugalho.jpg)
20º Presidente do Sport Lisboa e Benfica (1952-1957)
Um dos melhores Presidentes da nossa História.
Fundamental na construção do Estádio da Luz e na profissionalização do Futebol.
Já existe tópico.
https://serbenfiquista.com/forum/de-aguia-ao-peito/22/ferreira-queimado-(presidente)/43002.0
Ferreira Queimado não é o Ferreira Bogalho.
Copiei mal o link. Está aqui.
https://serbenfiquista.com/forum/de-aguia-ao-peito/22/joaquim-ferreira-bogalho-(presidente)/43008.0
No menu superior, em história -> presidentes:
https://serbenfiquista.com/presidentes
Obrigado.
O meu lapso foi porque indo aqui pelo fórum na barra de pesquisa por presidentes não aparece.
Citação de: Ludwig van em 26 de Setembro de 2025, 11:17Citação de: LuigiSLB83 em 26 de Setembro de 2025, 11:16Citação de: Ludwig van em 26 de Setembro de 2025, 11:15Citação de: LuigiSLB83 em 26 de Setembro de 2025, 11:13Citação de: Ludwig van em 26 de Setembro de 2025, 10:58(https://gazetadascaldas.pt/wp-content/uploads/2021/04/ferreira-bugalho.jpg)
20º Presidente do Sport Lisboa e Benfica (1952-1957)
Um dos melhores Presidentes da nossa História.
Fundamental na construção do Estádio da Luz e na profissionalização do Futebol.
Já existe tópico.
https://serbenfiquista.com/forum/de-aguia-ao-peito/22/ferreira-queimado-(presidente)/43002.0
Ferreira Queimado não é o Ferreira Bogalho.
Copiei mal o link. Está aqui.
https://serbenfiquista.com/forum/de-aguia-ao-peito/22/joaquim-ferreira-bogalho-(presidente)/43008.0
No menu superior, em história -> presidentes:
https://serbenfiquista.com/presidentes
Obrigado.
O meu lapso foi porque indo aqui pelo fórum na barra de pesquisa por presidentes não aparece.
Essa pesquisa está engatada.
Demorou 2 meses para tomar posse depois de umas eleições até o Benfica ser campeão, caso não fosse não tomaria. Comparem com os que temos tido e só vos apetece chorar.
Um dos maiores Presidentes da nossa História.
Fundamental na construção do antigo Estádio da Luz e na profissionalização do Futebol.
Citação de: Ludwig van em 26 de Setembro de 2025, 11:24Demorou 2 meses para tomar posse depois de umas eleições até o Benfica ser campeão, caso não fosse não tomaria. Comparem com os que temos tido e só vos apetece chorar.
Um dos maiores Presidentes da nossa História.
Fundamental na construção do antigo Estádio da Luz e na profissionalização do Futebol.
Foi exemplar em tudo o que fez. Desde a saída do Estádio das Amoreiras (custos muito elevados), tirar o clube de uma grave crise financeira e desportiva, construção financeiramente responsável do antigo Estádio da Luz, contratações de Mário Coluna, Águas e Otto Glória que fez do Benfica pioneiro no profissionalismo em Portugal. Tudo isto permitiu consolidar o clube e criar as bases para o Benfica dos anos 60.