CN 8ª J: SL Benfica 6 - 1 CD Nacional, 26Out. Seg. 20h15 *SPORTTV1*

SL Benfica 6 - 1 CD Nacional

Campeonato Nacional


SL Benfica: Quim, Maxi Pereira, David Luiz, Luisão, Fábio Coentrão, Javi García, Ramires, Ángel Di María, Pablo Aimar (Carlos Martins [73m]), Javier Saviola (Ruben Amorim [73m]), Óscar Cardozo
Treinador: Jorge Jesus
CD Nacional: Rafael Bracalli, Patacas, Felipe Lopes, Rafik Halliche, João Aurélio, Zarko Tomasevic, Cléber Monteiro, Luís Alberto, Rúben Micael, Edgar Silva, Edgar Costa
Treinador: Manuel Machado
Golos: Óscar Cardozo (17), Javier Saviola (40), Óscar Cardozo (48), Javier Saviola (64), Nuno Gomes (86), Óscar Cardozo (90)

XHITA



Hóspede incómodo no 242

É este o número de minutos que o Nacional leva sem sofrer golos na Luz, onde empatou nas duas últimas épocas.
Luisão e Nuno Gomes foram os últimos a marcar aos insulares em casa.

Por Gonçalo Guimarães

As últimas performances do Nacional no Estádio da Luz, para a Liga, obrigam à desconfiança encarnada. É que os insulares têm sido um adversário tradicionalmente difícil de bater, e nas duas últimas temporadas conseguiram mesmo empatar sem golos, para desespero dos benfiquistas. Se a estes 180 minutos somarmos os 62 que se seguiram ao golo de Luisão em 2006/07 — vitória do Benfica por 1-0 — constatamos que o Nacional não sofre golos em casa das águias há 242 minutos, registo que deve, por isso, ser fixado como se do número do quarto de um hóspede incómodo se tratasse.

É verdade que, dos dez jogos de que reza a história, ao nível do campeonato, o Nacional só marcou duas vezes na Luz e nunca logrou conquistar os três pontos, mas empatou em três ocasiões e, nas sete derrotas, cinco foram pela margem mínima: o resultado de 1-0 é o que aparece mais vezes repetido.

Como foi referido atrás, Luisão foi o último jogador do Benfica a conseguir marcar aos insulares na Luz (1-0 em 2006/07), ao passo que na temporada anterior o autor do tento encarnado foi Nuno Gomes (1-0 em 2005/06).

Recorde-se que Benfica e Nacional jogaram na Liga Europa, na semana passada, pelo que o factor desgaste poderá ter importância no desfecho final. Se as águias levam seis vitórias consecutivas no campeonato, o Nacional também conta três, pelo que é grande a expectativa para o duelo desta noite. Ainda por cima entre dois treinadores desavindos. Temos jogo!





_________________________________________________________________________________


Polémica no empate da época passada

Benfica marcou aos 90+2, mas Pedro Henriques anulou golo de Cardozo.

O encontro entre Benfica e Nacional da temporada passada, realizado a 22 de Dezembro de 2008, terminou a ferro e fogo, com palavras duras dos encarnados, depois de Pedro Henriques ter anulado um golo ao Benfica, da autoria de Cardozo, aos 90+2, por ter entendido que a bola tinha sido jogada com o braço por Miguel Vítor, quando o jovem defesa-central se encontrava no chão. Prevaleceria o 0-0, apesar de uma segunda parte muito ofensiva dos encarnados, e nas contas finais da jornada o Benfica manteve a liderança, mas com Leixões e FC Porto a apenas dois pontos (26 contra 24).

Nuno Gomes, capitão do Benfica, foi expulso (receberia dois jogos de suspensão e 1000 euros de multa), pelo árbitro Pedro Henriques, ao passo que o médio internacional grego Katsouranis, diria com todas as letras que o Benfica fora roubado pelo juiz de Lisboa. Também Rui Costa, director-desportivo do clube da Luz, veio a público, um dia após o jogo, manifestar o seu desagrado pelo sucedido, afirmando que «há limites para tudo».

João Pedro Simões Dias, delegado da Liga, foi, em Setembro passado, numa altura em que já não estava em funções, suspenso por 18 meses pela Comissão Disciplinar da Liga, por não ter mencionado no relatório o comportamento de Nuno Gomes.



_________________________________________________________________________________

Breves


Jesus perto de Koeman
No caso de o Benfica vencer esta noite o Nacional, chegaria às sete vitórias consecutivas na Liga. O último treinador encarnado a conseguir este feito foi Ronald Koeman, na temporada 2005/06, entre a 13.ª e a 19.ª jornadas.

Frustração na época passada
O embate da pretérita temporada entre Benfica e Nacional, na Luz, teve uma envolvência idêntica à deste ano. A diferença é que desta vez o Benfica tenta chegar ao primeiro lugar e na última ocasião, à 12.ª jornada, era líder e procurava alargar a vantagem de dois pontos para os perseguidores Leixões e FC Porto, que haviam empatado em casa com E. Amadora (1-1) e Marítimo (0-0), respectivamente. O Benfica não cumpriu a missão (0-0), o que resultou em enorme frustração. E na ronda seguinte as águias perderiam na Trofa, deixando fugir o primeiro lugar para o FC Porto.


Batistuta

Citação de: inc0gnit em 26 de Outubro de 2009, 10:05
Provavelmente o unico jogo na luz que nao irei ver..nem ao vivo nem pela sporcotv...

Porque pela primeira vez na minha vida puseram um exame para as 21h ... dass!

:o

Edu

Citação de: inc0gnit em 26 de Outubro de 2009, 10:05
Provavelmente o unico jogo na luz que nao irei ver..nem ao vivo nem pela sporcotv...

Porque pela primeira vez na minha vida puseram um exame para as 21h ... dass!
O que?? fogo, isso é motivo para uns riscos ao carrinho e uma boa altura para se fazer um teste à resistência dos pneus do prof!!

XHITA



Corrida ao ouro na festa da Luz

São esperados mais de 40 mil 'garimpeiros'.
Empate do Sp. Braga fez aumentar procura para dia de aniversário.

Por Gonçalo Guimarães

A possibilidade de o Benfica chegar ao primeiro lugar da Liga Sagres, se vencer o Nacional, transporta a famosa febre de sábado à noite para o primeiro dia útil da semana, a partir das 20.15 horas. Uma verdadeira corrida ao ouro, na mina da Luz, na qual devem participar mais de 40 mil garimpeiros, leia-se adeptos, de acordo com as previsões dos responsáveis encarnados.

Como seria de esperar, o empate do Sp. Braga em Vila do Conde (1-1) fez aumentar o entusiasmo nas hostes encarnadas, embora o domingo nunca seja um dia fértil em vendas de ingressos. Hoje, dia de jogo, é então esperada grande afluência às bilheteiras da Luz, com os números da assistência final a dependerem bastante da tomada de posição dos habituais indecisos.

O Benfica foi líder pela última vez no dia 24 de Janeiro deste ano: entrou para a 15.ª jornada da época 2008/09 com esse estatuto, mas no dia 23 não foi além de um empate sem golos diante do Belenenses, no Restelo. No dia seguinte o FC Porto deslocou-se a Braga, venceu por 2-0 e roubou o primeiro lugar às águias, para não mais o largar até final, sagrando-se tetracampeão nacional. Nove meses depois, as águias têm a oportunidade de regressar ao topo de classificação, pelo que é grande a expectativa.

Nova Luz apaga velas

Além do prato principal, o encontro desta noite conta com outros motivos de interesse: desde logo o facto de o novo Estádio da Luz ter completado ontem seis anos desde a sua inauguração, efeméride que será assinalada.

Paralelamente, será igualmente festejada a marca dos 200 mil associados do clube, com a presença desse sócio no relvado, assim como o baptismo dos últimos 500 novos filiados.




Olheiro encarnado

cheira.me a mais de 40 mil hoje  na catedral rumo ao 1 lugar:)


LS26

Ja tou em pulgas nunca mais chega a hora. Saio de casa depois de almoço em romaria ao estadio :D


XHITA



Querido inimigo no banco do Benfica

Manuel Machado não falou aos jornalistas para evitar polémicas.
Memórias de uma rivalidade imensa de dois treinadores... especiais.

Por Luís Filipe Simões

O treinador do Nacional, Manuel Machado, esconde a táctica e guarda silêncio. O clube quer chegar com a maior das tranquilidades ao Estádio da Luz e por isso o técnico optou por não ir ontem falar com os jornalistas, certamente prevendo várias perguntas sobre a relação tensa que mantém com o Jorge Jesus, líder da equipa técnica do Benfica.

O Benfica está em alta, o Nacional a fazer um campeonato na linha do que tem conseguido nos últimos anos, andando sempre muito perto dos primeiros lugares. Mas tudo isso só vem aguçar o apetite para um encontro que é também um duelo entre treinadores que estão muito longe de ser amigos. Basta recordar as palavras de Machado no passado mês de Maio, quando revelava o gostinho especial que lhe dava roubar o quarto lugar ao Sp. Braga, então orientado pelo actual treinador dos encarnados.

«Não escondo que me dá um certo gozo ficar à frente do mestre da táctica», dizia Manuel Machado, usando logo de seguida a mais fina das ironias ao falar do homem que o sucedeu no comando técnico dos bracarenses, já lá vão duas épocas:

«Não sou convidado para palestras internacionais, não sou o técnico das reformas, não estou on-line, não sou o inteligente das tácticas... Apenas uso um bloco de papel e, mesmo assim, ficar à frente de alguém tão especial, talvez o Especial 2...»

Posto isto, não custa adivinhar que em causa estarão muito mais do que três pontos. Uma rivalidade imensa, confiança sem limites nos dois lados e a grande curiosidade de ver de que forma acabará mais um duelo que se vai tornando apaixonante pela polémica que não sai de memória dos adeptos do Benfica e Nacional. E se é verdade que hoje Jorge Jesus terá mais recursos que o rival nacionalista, também se deve destacar que nem a derrota em Bilbau afectou o moral dos madeirenses. Rúben Micael é o homem do momento e já avisou que vai marcar na Luz e todos os jogadores dizem que não têm medo dos encarnados, apenas algum respeito porque há muito não se via uma equipa com tanta apetência para a goleada, que o digam o Everton, V. Setúbal e companhia...

Com um ou dois mestres da táctica — ainda não se sabe muito bem... —, com um par de treinadores que são mesmo especiais e com 22 jogadores motivadíssimos — uns porque espreitam o primeiro lugar na Liga depois do percalço do Sp. Braga; outros porque têm em mente aproveitar um grande palco que deverá ter uma bela moldura humana para mostrarem talento — o duelo da Luz só pode mesmo dar um grande espectáculo.

_________________________________________________________________________________


Defesa pode sofrer alterações

O Nacional deixou ontem a Madeira rumo a Lisboa já passava das 17.30 horas, depois de ter realizado de manhã o derradeiro ensaio para a Luz. Muita vontade de vencer o Benfica e a possibilidade de haver algumas alterações em relação ao onze que quinta-feira foi derrotado pelo Athletic Bilbao, por 1-2, na terceira jornada do Grupo L da Liga Europa. No lado esquerdo da defesa, Nuno Pinto pode dar lugar a Tomasevic e no centro Clebão pode render Halliche, fazendo dupla com o também brasileiro Felipe Lopes.

Para já, certo é que na lista de 18 convocados o defesa montenegrino Tomasevic rendeu o ponta-de-lança Anselmo. Será sinal de que o Nacional será mais previdente do que em outras situações. Na Choupana garantem que não, que a filosofia é para manter...




Edu

Citação de: Olheiro encarnado em 26 de Outubro de 2009, 10:09
cheira.me a mais de 40 mil hoje  na catedral rumo ao 1 lugar:)
Cheira-te a ti e ao senhor de oculos que está na imagem  ;D

LS26