As Finanças do Benfica

lonstrup

Citação de: nightcrowler em 03 de Março de 2011, 10:14
Citação de: Americano69 em 03 de Março de 2011, 10:09
Exacto Vodka, como disse o night se for tornar o curto prazo em médio/longo prazo a condições iguais ou melhores, trata-se apenas duma operação financeira sem consequências graves, se bem que eu reafirme que uma grande parte das mais-valias deve ser canalizada para abater a dívida, daí que seja fundamental equilibrar a gestão operacional sem transferências. Se for para aumentar a dívida então é obviamente muito mais grave, e na verdade é isso que tem acontecido nos últimos anos, tem sido empréstimo paga empréstimo mais uma verba adicional que aumenta a dívida anterior. Na economia actual julgo ser suicídio total continuar a aumentar a dívida em vez de atacar a despesa.

exactamente.
se tempos houve em que ter dívida até era racional do ponto de vista financeiro, porque a facilidade de obter credito era imensa, actualmente já não é nada assim.

atacar a dívida deve ser a prioridade. sem  margem para dúvidas.
Aqui se vê a bela escola financeira que tivemos nas últimas décadas, e a opção de colocar gestores em vez de empreendedores à frente das empresas. Temos de dar os parabéns aos tecnocratas pelo que o nosso mundo tem hoje. Obrigado a eles.

Pedro Neto

Citação de: trainmaniac em 02 de Março de 2011, 23:58
David Luiz + 50M€ de papel comercial + provável venda de Fábio Coentrão... e temos necessidades de cash de 100M€ para este ano.
Nada de novo, apenas a confirmação das dificuldades gravíssimas de tesouraria. A má gestão paga-se muito caro.

Se são 92 milhões até final da época...

lonstrup

Citação de: Dandy em 03 de Março de 2011, 10:21

Pensamento de leigo:

Em vez de pagar juros de 8%, por exemplo, à banca, sobre 50 Milhões... não é preferível contrair um empréstimo de 50 milhões, ao povão, a 4% ao ano, por exemplo?

Pensamento de leigo,

Sim é isso, mas não te podes esquecer que tens de pedir um pouco mais, para pagar os juros. Curiosamente, o empréstimo seguinte é sempre de um valor superior ao empréstimo anterior. Curioso.

Americano69

Citação de: Dandy em 03 de Março de 2011, 10:21

Pensamento de leigo:

Em vez de pagar juros de 8%, por exemplo, à banca, sobre 50 Milhões... não é preferível contrair um empréstimo de 50 milhões, ao povão, a 4% ao ano, por exemplo?

Resposta de leigo: se temos uma dívida que nos sufoca as contas não será altura de começar a pensar em dimunuía-la mais que renegociá-la?

lonstrup

eu já ficava contente se não aumentassemos a dívida, isto, parar de «investir» na compra de atletas.

sculpture

fuga para a frente de novo...mais tarde quem vier que apague a luz  :whistle2:

lonstrup

Citação de: sculpture em 03 de Março de 2011, 10:26
fuga para a frente de novo...mais tarde quem vier que apague a luz  :whistle2:
O Mundo está estruturado assim. A malta já entendeu que ninguém tem coragem de «apagar a luz», seja do Benfica seja noutras áreas.

O Mindset em que o mundo economico está baseado está tão *odido que eles não podem mexer em nada.

E assim vamos, cantando e dançando.

Americano69

Eu já disse aqui várias vezes e reafirmo, alguns pontos chaves para a nossa melhoria financeira nos próximos anos:

- diminuição substancial do número de jogadores com contrato;
- diminuição dos custos operacionais em diversas áreas, nomeadamente nos custos com pessoal;
- diminuição substancial dos custos financeiros atrávés do abatimento da dívida, abatimento esse que terá de ser feita à custa das mais-valias extraordinárias das 2/3 vendas que temos feito por ano.

Os primeiros 2 pontos são fundamentais para se conseguir chegar ao 3º. Se formos por aí acredito que após alguns anos de "sacrifício" o Benfica com os novos direitos televisivos e com uma política desportiva consistente pode depois em 5/10 anos disparar completamente do Porto e passar a competir financeiramente com pelo menos uma grande maioria dos clubes europeus. Quem está lá opta por ir outro caminho diferente, veremos o resultado, eu acho que financeiramente pode vir a revelar-se catastrófico chegando a um ponto ainda mais grave no que toca à necessidade de vender quando os bancos o exigem em vez de ser quando a política desportiva o permite.

VodkaBoy

Citação de: nightcrowler em 03 de Março de 2011, 10:05
Citação de: VodkaBoy em 03 de Março de 2011, 10:04
Citação de: Americano69 em 03 de Março de 2011, 09:56
Se o papel comercial for apenas para reestruturar a dívida, não me choca, se bem que ache imperativo é reduzir a dívida através das mais-valias extraordinárias urgentemente.
Se o papel comercial ainda for aumentar a dívida, então é apenas mais um prego no caixão.
Quando dizes reestruturar a divida, e prolongar no tempo o seu pagamento? (para os casos que vencem ja este ano)

A evolucao dos emprestimos do Benfica, postada por um user acima, demonstra bem a politica do emprestimo paga emprestimo. Na minha opiniao de leigo na materia, nao e a melhor opcao, pois nao nos vao emprestar dinheiro ad eternum... Mas com a corda ja no pescoco, temos de recorrer a estes artificios para o alcapao nao se abrir por baixo dos nossos pes...

reestruturar é, por norma, transformar dívida de curto prazo (que costuma ter custos mais elevados) em dívida de médio longo prazo, permitindo "respirar melhor" aos clubes
Obrigado night :)

Continuo a pensar que esta deve ser uma solucao de recurso e nao pratica corrente...
Mas os nossos gurus das financas ja demonstraram mais que uma vez que esta e a estrategia a seguir... Ate quando?

Polaco

Todas as empresas do Mundo têm dívida, já trabalhei numa em que era "forçado" ter uam certa percentagem de dívida, mesmo sem necessitar muito. Para os analistas, empresa sem dívida mas com muito Capital Próprio é empresa sem futuro pois não possui grande necessidade de investir.
O engraçado é que "nesses tempos " a que me refiro os juros eram bastante superiores ao que são agora !!!
O problema que pode vir de uma grande dívida é sempre a possível subida do valor dos juros, claro !!!
E já agora, no caso do benfica tem mais outro perigo que é a estagnação da economia onde o clube "vive" o que pode levar a que os juros permancendo baixos se tornem uma despesa com um peso maior comparados com as receitas.
Por isso, já disse ontem, sem fundamentalismos, acho que:
Não se deve deixar aumentar a dívida total, não me admirando que não seja lá muito possível reduzir sem afectar o rendimento (altíssimo) do plantel de futebol.
Só vejo para os próximos anos a possibilidade de aumento das receitas de Tv e de redução da compra de jogadores caríssimos que não dão em nada, mais um enorme lote de jogadores baratos mas que ainda dão em menos.
Esta política parece felizmente ter parado, especialmente a primeira parte, espero agora que implementem a segunda !!!

lonstrup

Citação de: Americano69 em 03 de Março de 2011, 10:33
Eu já disse aqui várias vezes e reafirmo, alguns pontos chaves para a nossa melhoria financeira nos próximos anos:

- diminuição dos custos operacionais em diversas áreas, nomeadamente nos custos com pessoal;
- diminuição substancial dos custos financeiros atrávés do abatimento da dívida, abatimento esse que terá de ser feita à custa das mais-valias extraordinárias das 2/3 vendas que temos feito por ano.

Os primeiros 2 pontos são fundamentais para se conseguir chegar ao 3º. Se formos por aí acredito que após alguns anos de "sacrifício" o Benfica com os novos direitos televisivos e com uma política desportiva consistente pode depois em 5/10 anos disparar completamente do Porto e passar a competir financeiramente com pelo menos uma grande maioria dos clubes europeus. Quem está lá opta por ir outro caminho diferente, veremos o resultado, eu acho que financeiramente pode vir a revelar-se catastrófico chegando a um ponto ainda mais grave no que toca à necessidade de vender quando os bancos o exigem em vez de ser quando a política desportiva o permite.
Os dois primeiros pontos que indicas, nem sequer influem no enfraquecimento do plantel, como alguns querem fazer crer que cortes na despesa significam perda de competitividade.

lonstrup

Citação de: Polaco em 03 de Março de 2011, 10:37
Todas as empresas do Mundo têm dívida, já trabalhei numa em que era "forçado" ter uam certa percentagem de dívida, mesmo sem necessitar muito. Para os analistas, empresa sem dívida mas com muito Capital Próprio é empresa sem futuro pois não possui grande necessidade de investir.
O engraçado é que "nesses tempos " a que me refiro os juros eram bastante superiores ao que são agora !!!
O problema que pode vir de uma grande dívida é sempre a possível subida do valor dos juros, claro !!!
E já agora, no caso do benfica tem mais outro perigo que é a estagnação da economia onde o clube "vive" o que pode levar a que os juros permancendo baixos se tornem uma despesa com um peso maior comparados com as receitas.
Por isso, já disse ontem, sem fundamentalismos, acho que:
Não se deve deixar aumentar a dívida total, não me admirando que não seja lá muito possível reduzir sem afectar o rendimento (altíssimo) do plantel de futebol.
Só vejo para os próximos anos a possibilidade de aumento das receitas de Tv e de redução da compra de jogadores caríssimos que não dão em nada, mais um enorme lote de jogadores baratos mas que ainda dão em menos.
Esta política parece felizmente ter parado, especialmente a primeira parte, espero agora que implementem a segunda !!!
Claro que para os «analistas» e o mundo financeiro interessa que as empresas tenham dívida. Como é que pensas que o mundo financeiro ganha dinheiro? Através do negócio da venda e compra do dinheiro, logo é óbvio que para eles é bom que as empresas tenham dívida, peçam emprestado etc.

Nramos

Citação de: Americano69 em 03 de Março de 2011, 10:33

O Maior problema é mesmo o crescimento incontrolado dos custos financeiros nos ultimos anos, e quando parecem aparecer alguns sinais positivos...pimba, mais uma notícia a mostrar que tudo permanece igual.
Se na "época de caça" chegar mais um contentor de "reforços", significará que continua-se a não aprender com os erros.

Com a base o Benfica tem neste momento, esta é a altura certa para mudar de rumo, enquanto é tempo...

MALU15

O papel comercial, uma vez colocado é sempre preferível, em termos de taxas de juro, aos overdrafts (descobertos bancários) e à taxa praticada pelo BES no empréstimo intercalar ( Euribor 6M +6%).

Para alem do mais os juros pagos pelo papel comercial estão isentos de imposto de selo.

nightcrowler

Citação de: lonstrup em 03 de Março de 2011, 10:22
Citação de: nightcrowler em 03 de Março de 2011, 10:14
Citação de: Americano69 em 03 de Março de 2011, 10:09
Exacto Vodka, como disse o night se for tornar o curto prazo em médio/longo prazo a condições iguais ou melhores, trata-se apenas duma operação financeira sem consequências graves, se bem que eu reafirme que uma grande parte das mais-valias deve ser canalizada para abater a dívida, daí que seja fundamental equilibrar a gestão operacional sem transferências. Se for para aumentar a dívida então é obviamente muito mais grave, e na verdade é isso que tem acontecido nos últimos anos, tem sido empréstimo paga empréstimo mais uma verba adicional que aumenta a dívida anterior. Na economia actual julgo ser suicídio total continuar a aumentar a dívida em vez de atacar a despesa.

exactamente.
se tempos houve em que ter dívida até era racional do ponto de vista financeiro, porque a facilidade de obter credito era imensa, actualmente já não é nada assim.

atacar a dívida deve ser a prioridade. sem  margem para dúvidas.
Aqui se vê a bela escola financeira que tivemos nas últimas décadas, e a opção de colocar gestores em vez de empreendedores à frente das empresas. Temos de dar os parabéns aos tecnocratas pelo que o nosso mundo tem hoje. Obrigado a eles.

sem dúvida. dou-te toda a razão, houve um excessivo recurso ao crédito.
agora, obviamente se queres comprar uma casa, e o spread é de 0,5% ou de 6%, afecta as tuas decisões, correcto? sinceramente, acho que os bancos têm bastantes culpas no cartório.

em relação ao gestores vs. empreendedores, acho que estás bastante enganado. o que mais se vê é pessoal com boas ideias, excelentes ideias até, mas que não tiverem visão de gestão para "equilibrar o barco".
infelizmente ve-se muitas situações destas. empresas que têm bons "tecnicos" mas que não tÊm gestão e acabam por afundar-se....