Nolito

Avançado, 39 anos,
Espanha
Equipa Principal: 2 épocas (2011-2013), 63 jogos (3325 minutos), 16 golos

Títulos: Taça da Liga (1)

André Sousa

Citação de: Pedro R. em 25 de Maio de 2011, 23:41
já vi que é do tipo de pessoa que não sabe ter uma discussao sem ter que descambar (será que é assim que se escreve?)!
E peço desculpa ao Sr.André Sousa se me enganei ao escrever coerente!
Peço desculpa tambem por continuar a não concordar consigo nem com seus argumentos! Continuo a achar que um medio ala é diferente de um extremo!
Peço desculpa tambem por obriga-lo a ler a minha opiniao e ainda por cima responder-lhe visto que estamos num forum e aqui é quase (por enquanto) proibido fazer esse tipo de coisas!
Obrigado pelo tempo despendido (é assimq que se escreve?)

Só uma coisa. Um médio ala é diferente de um extremo, assim como um lateral direito é diferente de um defesa direito. O que eu disse é que não faz sentido atribuir-se nomenclaturas diferentes consoante as suas características, pois as posição referem-se à posição inicial no modelo de jogo.

Mas é bem, agora só falta acertares com os acentos.

Marafado

Citação de: André Sousa em 25 de Maio de 2011, 23:39
Citação de: Marafado em 25 de Maio de 2011, 23:32
O Hulk pressiona. Se entendermos pressionar alto como defender, então defende. Mas para mim defender é varrer todo o corredor defensivamente como fazia o Paneira, e isso o Hulk não faz.

Convém contextualizar. Na altura o futebol, tacticamente, não era tão evoluído como é agora. E o Hulk faz aquilo que deve fazer. Defende a sua zona e ocupa bem o espaço consoante a zona da bola.

Devia fazer mais o quê? Ajudar o Sapunaru, quando não há necessidade disso? Não faz sentido nenhum dizer que o Hulk para defender tem que varrer o seu corredor, quando ele limitando-se a ocupar a sua zona e a pressionar em cima do portador da bola, tira dividendos suficientes disso. Se ele estivesse constantemente em zonas mais recuadas, o Porto não retiraria metade dos benefícios que retira da capacidade individual dele.
Óbvio, por isso o Hulk é claramente um jogador de 4-3-3 devidamente protegido pelo Moutinho, porque simplesmente muitas vezes não acompanha o lateral. O problema é que o lateral dificilmente se solta de Hulk.

Mas esta é uma situação comum a todos os jogadores de top e que exemplifica bem o porquê de Quaresma nunca ter singrado em campeonatos de top.

Pedro R.

Citação de: André Sousa em 25 de Maio de 2011, 23:39
Citação de: Marafado em 25 de Maio de 2011, 23:32
O Hulk pressiona. Se entendermos pressionar alto como defender, então defende. Mas para mim defender é varrer todo o corredor defensivamente como fazia o Paneira, e isso o Hulk não faz.

Convém contextualizar. Na altura o futebol, tacticamente, não era tão evoluído como é agora. E o Hulk faz aquilo que deve fazer. Defende a sua zona e ocupa bem o espaço consoante a zona da bola.

Devia fazer mais o quê? Ajudar o Sapunaru, quando não há necessidade disso? Não faz sentido nenhum dizer que o Hulk para defender tem que varrer o seu corredor, quando ele limitando-se a ocupar a sua zona e a pressionar em cima do portador da bola, tira dividendos suficientes disso. Se ele estivesse constantemente em zonas mais recuadas, o Porto não retiraria metade dos benefícios que retira da capacidade individual dele.
Desculpe novamente! Quer dizer então que qualquer jogador que ocupe a sua zona e pressione, está a defender! Então, partindo do principio que um jogador está sempre a ocupar a sua zona, só tem que aprender a pressionar para aprender a defender!
Podia-se ter dito logo isto ao Salvio e ao Gaitan, escusavam de se andar a cansar a correr cá para trás!

André Sousa

Não é por nada, mas o Hulk acompanha o lateral. É verdade que há laterais que simplesmente não arriscam, porque acabariam por deixar espaço nas costas que poderia ser fatal, mas quando o fazem, o Hulk acompanha.

Agora, qual é o extremo que, hoje em dia, defenda? Isto, indo a definição de defender de encontro ao "varrer o seu corredor".

Marafado

Citação de: André Sousa em 25 de Maio de 2011, 23:46
já vi que é do tipo de pessoa que não sabe ter uma discussao sem ter que descambar (será que é assim que se escreve?)!
Peço desculpa tambem por continuar a não concordar consigo nem com seus argumentos! Continuo a achar que um medio ala é diferente de um extremo!
Peço desculpa tambem por obriga-lo a ler a minha opiniao e ainda por cima responder-lhe visto que estamos num forum e aqui é quase (por enquanto) proibido fazer esse tipo de coisas!

Só uma coisa. Um médio ala é diferente de um extremo, assim como um lateral direito é diferente de um defesa direito. O que eu disse é que não faz sentido atribuir-se nomenclaturas diferentes consoante as suas características, pois as posição referem-se à posição inicial no modelo de jogo.

Sem dúvida. Mas não quer dizer que também não possam render.

BC

Citação de: Pedro R. em 25 de Maio de 2011, 23:43
Citação de: BC em 25 de Maio de 2011, 23:35
Porque é que as pessoas para discutirem ideias têm de se picar umas as outras? Um dia irei trabalhar sobre esse assunto...  ^-^
Não sei, já me cansei de pensar nisso!
eheh

BC

Reni apanhaste-me  bem, só que basta trabalhar para o Benfica, e já fico satisfeito! LOL

André Sousa

Citação de: Pedro R. em 25 de Maio de 2011, 23:51
Desculpe novamente! Quer dizer então que qualquer jogador que ocupe a sua zona e pressione, está a defender! Então, partindo do principio que um jogador está sempre a ocupar a sua zona, só tem que aprender a pressionar para aprender a defender!
Podia-se ter dito logo isto ao Salvio e ao Gaitan, escusavam de se andar a cansar a correr cá para trás!

Não é que ocupe a sua zona. É que esteja bem posicionado. Compreendo que para ti possa ser a mesma coisa, mas há diferenças.

Ora... Eu não gosto de constatar o óbvio, mas quando o lateral sobe, o extremo do seu lado deve acompanhá-lo.

Marafado

Citação de: André Sousa em 25 de Maio de 2011, 23:53
Não é por nada, mas o Hulk acompanha o lateral. É verdade que há laterais que simplesmente não arriscam, porque acabariam por deixar espaço nas costas que poderia ser fatal, mas quando o fazem, o Hulk acompanha.

Agora, qual é o extremo que, hoje em dia, defenda? Isto, indo a definição de defender de encontro ao "varrer o seu corredor".
Jesus Navas, Park, Valencia, por exemplo.

Thrain

Já estão a fazer comparações ao Di Maria?Eu do que conheço do Nolito acho que não têm nada a ver.

André Sousa

Citação de: Marafado em 25 de Maio de 2011, 23:58

O primeiro ainda é naquela, agora o Park e o Valência, por exemplo, não têm um rendimento por aí além a nível ofensivo, por isso é que compensam isso com ajudas ao lateral e equilíbrios no corredor central. O Park é um belo exemplo disso, é um jogador bastante inteligente a nível de ocupação de espaços.

Pedro R.

Citação de: André Sousa em 25 de Maio de 2011, 23:46

Então um lateral e um defesa é diferente? Mas o Sr.André Sousa ao dizer isso está a atribuir uma nomenclatura consoante as caracteristicas do jogador!

Outra coisa eu nunca disse que numa ficha de jogo ou na exposiçao da equipa se deve falar em nomenclaturas! Eu falei daquela forma pois quando falamos de um jogador em individual devemos promenorizar a sua posiçao!

Se fosse como o sr.andre silva diz, não estariamos aqui a falar de 10, mas de medio ofensivo centro. nem de trincos que são medios defensivos. Um medio box-to-box nem existia!

em relação ao acentos, é da idade, mas com o treino vai lá!

iSLBenfica

O Park não tem um rendimento por aí além a nível ofensivo? O homem é uma maquina. Ele está em todo o lado, os coreanos não brincam, têm 3 ou 4 pulmões e um grande espírito de sacrifício.

Marafado

Citação de: André Sousa em 26 de Maio de 2011, 00:01
Citação de: Marafado em 25 de Maio de 2011, 23:58

O primeiro ainda é naquela, agora o Park e o Valência, por exemplo, não têm um rendimento por aí além a nível ofensivo, por isso é que compensam isso com ajudas ao lateral e equilíbrios no corredor central. O Park é um belo exemplo disso, é um jogador bastante inteligente a nível de ocupação de espaços.
Os três atacam e defendem. O Fergusson não abdica do Valência como extremo, e quando não o utiliza entra o Park precisamente pelo fantástico trabalho táctico que realiza defensivamente.

O Manchester é das equipas com maior caudal de jogo ofensivo do mundo, logo dizer que Valencia e Park não produzem muito ofensivamente parece-me errado.

Pedro R.

Citação de: André Sousa em 25 de Maio de 2011, 23:58
Citação de: Pedro R. em 25 de Maio de 2011, 23:51

Não é que ocupe a sua zona. É que esteja bem posicionado. Compreendo que para ti possa ser a mesma coisa, mas há diferenças.

Ora... Eu não gosto de constatar o óbvio, mas quando o lateral sobe, o extremo do seu lado deve acompanhá-lo.
Sr.Andre Silva, tem razao!