André Gomes

Médio, 33 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2012-2014), 41 jogos (2335 minutos), 4 golos

Equipa B: 2 épocas, 17 jogos, 9 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1), Taça da Liga (1)

Luisao4

Citação de: klik em 05 de Setembro de 2012, 20:25
O Benfica actual devia jogar com um Pivot defensivo( Matic), não trinco, e com 2 #8, um deles com capacidade de chegar a área....

O Trio da Frente com um meio campo destes teria muitas hipóteses... ou com extremos puros em cada lado, ou com apenas 1 extremo e um avançado a jogar sobre a ala.. assimétrico.

E onde andam os 2 #8?  Só se for com entrada direta de um B.

E o que se fazia ao Aimar?

Velazquez

O Benfica actual devia jogar com um Pivot defensivo( Matic), não trinco, e com 2 #8, um deles com capacidade de chegar a área....

O Trio da Frente com um meio campo destes teria muitas hipóteses... ou com extremos puros em cada lado, ou com apenas 1 extremo e um avançado a jogar sobre a ala.. assimétrico.
Concordo mas com Aimar fica dificil.Mas para mim deviamos jogar sempre(não só agora)nessa tactica ou 4-4-2 losango.Ter assentes estas 2 tacticas como possibilidades,se é que me faço entender.Ter toda a planificação feita para estas 2 tacticas

klik

Citação de: Luisao4 em 05 de Setembro de 2012, 20:28

E onde andam os 2 #8?  Só se for com entrada direta de um B.

E o que se fazia ao Aimar?

O Aimar é para o sistema alternativo... entrando na 2º parte ou em muitos jogos esse sistema de inicio, por exemplo um Losango com 2 avançados moveis....

O Carlos Martins e o Enzo servem para um sistema desses, se estivermos a falar em jogar em 4-3-3 com 2 #8´s lado a lado. Mas sim é preciso pelo mais mais 1 ou 2 jogadores da B....

Luisao4

Matic, Enzo, Carlos... gostava de ver sem dúvida... mas não sei se são os mais adequados. E depois perder o cérebro da equipa, Aimar... não sei...

abar85

Citação de: Luisao4 em 05 de Setembro de 2012, 20:35
Matic, Enzo, Carlos... gostava de ver sem dúvida... mas não sei se são os mais adequados. E depois perder o cérebro da equipa, Aimar... não sei...

Mas o Aimar é forte a construir apartir de trás e sente mais dificuldades quando está metido mais nas defesas adversárias.
É também bastante conbativo e faz rodar a bola sem grandes correrias.
Com um 8 com chegada à área adversária, o Aimar na minha opinião poderia perfeitamente ter um papel desse tal 2º 8, tal como faz o André Gomes na B.

Luisao4

O Aimar rende mesmo é a 10, no meio.

Mr.Costa

antes deste, andré almeida ou leandro pimenta e miguel rosa sobem. têm mais experiência, mais pernas e creio que mais preparados para o salto. 1 aninho a este na equipa b e depois vê-se

Velazquez

Citação de: Mr.Costa em 06 de Setembro de 2012, 10:49
antes deste, andré almeida ou leandro pimenta e miguel rosa sobem. têm mais experiência, mais pernas e creio que mais preparados para o salto. 1 aninho a este na equipa b e depois vê-se
O que interessa é ter mais experiencia?

Mr.Costa

Citação de: Velazquez em 06 de Setembro de 2012, 10:54
Citação de: Mr.Costa em 06 de Setembro de 2012, 10:49
O que interessa é ter mais experiencia?

este jogador é principalmente um 10 também. posição que tens aimar, carlos martins, gaitan e bruno cesar.
leandro pimenta é 6 ou 8, andre almeida 6 e miguel rosa 8,10 ou ala. logo ai escolhia 1 destes.

depois todos estes são jogadores que já têm, pelo menos, 2,3 anos de liga de honra ou até 1ª liga. 1 deles já foi considerado 2 anos seguidos melhor da liga de honra, 1 foi 1 dos esteios duma das equipas revelação da 2ª liga e outro é titular nos sub21.

não digo que o andré gomes não tenha qualidade, longe disso. mas punha qualquer 1 destes (e ainda para mais sabendo que tipo de carências e que tipo de jogadores nos faz falta agora) à sua frente para subir

Vieri

Uma discussão sobre futebol!!!!
Obrigado.
Gostei muito de ler.

Se me permitem, só não percebi bem a justificação do André para não acreditar no André Gomes. É que as carências que lhe aponta como 8 são as que têm Witsel e até (não tanto) Lucho, dois grandes jogadores.

O Zidane diz que não era rápido, não era muito forte, não tinha uma habilidade de um malabariista, o que o distinguia é que antecipava os lances.
INTELIGÊNCIA

Além do mais acho que se desvaloriza um aspecto. O andré está no primeiro ano de senior, certo?
Ora, a história ensina-nos que há transições surpreendentes pela positiva e pela negativa.
O Futre para muita gente nem sequer era o melhor junior do sporting. Era o Litos que não passou de mediano em senior.
O Paulo Sousa em 2 anos passou de um junior mediano a senior de top.
Não se pode desprezar esse aspecto.

Eu também vi muito pouco do André, mas o suficiente para ver ali coisas muito interessantes. Mas há uma imensidão de coisas que me escapam, até porque algumas estão dentro da cabeça dele.

O David Simão é de facto um talento fora do comum, mas acho que todos vimos cedo que falta ali qualquer coisa. Ou és um génio ou aos 19 anos tens que correr muito e borrar muito os calções.
Faz lembrar o Ricardo Sousa, que passou ao lado de uma boa carreira, mas também pode dar um H Viana que fez uma carreira razoável.

O Nelson tem tudo, até a pinta de jogador, falta saber se tem os pés na terra e a humildade para dar tudo no sentido ser o melhor possível, mesmo que se revele que esse melhor não é tanto como ele se acha.

Velazquez

O A.Gomes não é um 10

Mr.Costa

Citação de: Velazquez em 06 de Setembro de 2012, 11:08
O A.Gomes não é um 10

eu considero-o um 10, ou uma espécie de 10. e não via grande utilidade à sua subida neste momento. aliás, na equipa b joga-se assim:

Andre Almeida          Leandro Pimenta
                      Andre Gomes

na equipa a para as posições do andre e do leo tens o matic. dai ser preciso 1 deles para ajudar o matic ou substitui-lo

The Eagle 10

o rapaz é novo vai entrando aos poucos no plantel, isto não cai do céu de um dia para o outro.

Velazquez

Tem sido um pouco por ai mas não quer dizer que seja um 10.É um jogador que tanto pode jogar mais á frente como atrás

Mas sim,a mim o que mais me preocupa é a posição 6.A 8 até nem tenho grandes preocupações,podem jogar ai sem grandes problemas.o Enzo,M.Rosa ou o A.Gomes

Para 6 é que não vejo grandes soluções.No A.Almeida não acredito muito.Nos que acredito mais são no L.Pimenta e no A.Gomes.Mas o L.Pimenta vejo-o mais tipo Xabi Alonso,mais de passe e menos de pressing e posicionamento tactico

O A.Gomes acho que pode fazer bem um 6 posicional,com boa saida de bola.Um jogador tipo J.Moutinho

Onac

Citação de: andre_04_SLB em 05 de Setembro de 2012, 19:06
Citação de: Onac em 05 de Setembro de 2012, 13:05
o Barça, joga com um 6 duro e defensivo: isso deveria ser um sinal (mais do que evidente) do que é preciso nessa posição, hoje em dia.

Posso fazer 2 perguntas no sentido de discutirmos alguns minutos sobre futebol e não levas a mal pontos de vista diferentes?

- Qual é o 6 duro e defensivo a que te referes do Barcelona?

- Achas que o modelo e perfil posicional do Barcelona para aquele lugar deve ser idêntico para equipas em que o modelo de jogo e as características, necessidades, exigências, sejam, completamente diferentes?
Boas, André, antes de mais deixa-me dar conta da muita admiração que tenho pelas tuas intervenções.
Talvez não tenha sido muito feliz ao exprimir-me, mas a verdade é que o 6 do Barcelona é o mal-amado Busquets (nitidamente um jogador defensivo, de compensações, sem colocar em questão a sua qualidade de passe) quando, para muitas pessoas, poderia/deveria ser Xavi, abrindo espaço para Fabregas no meio-campo. A chegada de Song, igualmente físico (com qualidade nos pés, claro), vem vincar essa ideia do pivot-defensivo que ocupa a posição 6.
No polo oposto está a corrente de pensamento que se gerou após a transformação de Pirlo num 'regista recuado'. Muita gente é apaixonada por essa ideia e quer ver na posição 6 alguém que possa fazer recordar o italiano dos tempos do Milan ou, ainda mais atrás, o argentino Redondo. Respeito, mas não é a minha visão para esse lugar, o que não quer dizer que eu esteja certo :)
Em resposta à segunda questão: Quem jogar com um pivot-defensivo, trinco ou o que lhe quisermos chamar, tem de encontrar um equilibrador da equipa (Javi, Busquets, quem quiserem) para que o todo funcione. Outra coisa é jogar com duplo pivot ou mesmo 'trivote', como alguns fazem, mas isso já é misturar alhos com bugalhos nesta discussão.
Como é que isto de aplica ao A. Gomes? Não o conheço o suficiente para me pronunciar. Como insinuei num post anterior, a eventual adaptação a pivot-defensivo poderia representar, para o futebol português, a médio prazo, o mesmo que a transformação de Coentrão em lateral-esquerdo, só que não sei se funcionaria - e aqui o problema é do meu pouco conhecimento do jogador em causa.
Abraço!