As Finanças do Benfica

tecoteco

Citação de: Ramiro Lopes em 26 de Setembro de 2013, 20:47
Citação de: Aderito em 26 de Setembro de 2013, 20:40
Citação de: Ramiro Lopes em 26 de Setembro de 2013, 20:36
Citação de: Theroux em 26 de Setembro de 2013, 19:48
EDIT

Mais se informa que o referi do acordo prevê ainda a cedência a título definitivo da totalidade dos direitos económicos e desportivos do atleta internacional Nemanja Matic.
E num relatório seguinte, o Benfica informa que só tem 85% dos direitos económicos do Matic. Só posso garantir que não sou eu que tenho os outros 15%...

Tanto quanto se sabe, os 15% são do próprio Matic/empresário e julgo que sejam um prémio de assinatura.

abraço,
O que significa "tanto quanto se sabe"?

Pois!... "tanto quanto se sabe", amanha chove ou está sol :)

Isto não é de "tanto quanto se sabe".

Esse tipo de informações: 15% do matic e 30% do nelson oliveira teriam de ser explicadas em R&C.

Aderito

Citação de: tecoteco em 26 de Setembro de 2013, 20:42
EDIT

Mais se informa que o referi do acordo prevê ainda a cedência a título definitivo da totalidade dos direitos económicos e desportivos do atleta internacional Nemanja Matic.
E num relatório seguinte, o Benfica informa que só tem 85% dos direitos económicos do Matic. Só posso garantir que não sou eu que tenho os outros 15%...

Tanto quanto se sabe, os 15% são do próprio Matic/empresário e julgo que sejam um prémio de assinatura.

abraço,

Então isso tinha de estar no R&C ;)

Tal como a situação do Nelson Oliveira que também não é clara. Existem 30% que ninguém sabe a quem pertencem.

Não, não tinha. Quanto muito, há-de estar quando forem parcelados os pagamentos numa eventual venda do Matic no futuro.

Nem toda a informação vem no Relatório de Contas. Mas isso não é tabu nem segredo. O contrato está registado em notário e na própria FIFA.

Há vários jogadores nestas circunstâncias. Até porque o que vem referido no Relatório de Contas não é necessariamente o que é detido pela SAD, mas sim, os direitos económicos que lhe pertencem.

Neste caso do Matic, 85%. Não tem que vir escrito a quem pertencem os outros 15%. Mas isso é uma questão que pode facilmente ser colocada em assembleia geral de accionistas e à qual seguramente responderão. Porque, como digo, não há segredo, o contrato está registado.

Abraço,

Roting

Sou eu que tenho os 15% do passe do Matic.  :tomates:

ivodaniello

Chelsea: Queremos comprar o David Luiz, damos 25M€.
Vieira: hmmm hmmm por 25M€ não dá...jogadores do Benfica só pela cláusula de rescisão...hmm hmm
Chelsea: 30M€ é muito oh Vieira!
Vieira: hmmm nós sabemos o nosso caminho. Queremos que paguem a cláusula
Chelsea: Oh Vieira, no máximo damos 25M€ + um jogador excedentário, à tua escolha, num leque de 3 possíveis.
Viera: hmm hmm e quem é que vocês têm para dar de retoma?
Chelsea: temos o Matic, o Bananovic e o Ananazovic
Vieira: Pode ser o Matic então, nós no Benfica não gostamos de fruta..hmm hmm
Chelsea: Matic, vais para o Benfica, pode ser?
Matic: Benfica? Só se me pagarem 1M€ pelo prémio de assinatura!
Vieira: hmmm tás tolo? Nós no Benfica sabemos bem o nosso caminho...hmmm hmmm. Ficas com 15% do teu passe e já gozas.

tecoteco

Citação de: Aderito em 26 de Setembro de 2013, 20:50
Citação de: tecoteco em 26 de Setembro de 2013, 20:42
EDIT

abraço,

Então isso tinha de estar no R&C ;)

Tal como a situação do Nelson Oliveira que também não é clara. Existem 30% que ninguém sabe a quem pertencem.

Não, não tinha. Quanto muito, há-de estar quando forem parcelados os pagamentos numa eventual venda do Matic no futuro.

Nem toda a informação vem no Relatório de Contas. Mas isso não é tabu nem segredo. O contrato está registado em notário e na própria FIFA.

Há vários jogadores nestas circunstâncias. Até porque o que vem referido no Relatório de Contas não é necessariamente o que é detido pela SAD, mas sim, os direitos económicos que lhe pertencem.

Neste caso do Matic, 85%. Não tem que vir escrito a quem pertencem os outros 15%. Mas isso é uma questão que pode facilmente ser colocada em assembleia geral de accionistas e à qual seguramente responderão. Porque, como digo, não há segredo, o contrato está registado.

Abraço,

Para uma entidade que pretende ser transparente... esse tipo de informações deveriam ser informadas.

Se para o João Mário e Luciano Teixeira é comunicada a parceria com a Robi Plus, (a tal entidade polémica do Luciano D'Onofrio... que foi investigada por causa do Mangala)... porque motivo ninguém sabe quem detem 15% do Matic e 30% do Nelson Oliveira?

Transparência é Transparência. É simples.

Puches

Citação de: Aderito em 26 de Setembro de 2013, 20:43
Citação de: Aderito em 26 de Setembro de 2013, 12:59
Citação de: Puches em 26 de Setembro de 2013, 00:02
A questão das amortizações é muito importante na determinação do Ativo, como já aqui foi realçado por vários utilizadores (se bem que me faça muita confusão amortizar uma pessoa, como se fosse um computador ou uma peça de mobiliário).

No caso do Benfica, muitos do jogadores já foram completamente ou bastante "amortizados" dado que se tentou manter os elementos mais importantes da equipa. Exemplo:
O Matic vai entrar no seu 3º ano de contrato. Não faço ideia da duração do contrato inicial, mas imagino que seja à volta de 5 anos. Se a aquisição foi contabilizada em 6 milhões, o valor deste ativo será de 2,4 milhões. Vale seguramente 15 vezes esse montante;
O Garay a mesma coisa;
O Luisão, o Rodrigo, o Maxi, o Cardozo, devem estar refletidos a zero no ativo.
O Gaitan deve andar pelos 1,5 a 2 milhões.
Mas eu pergunto: quando se renova o contrato não há nenhum impacto no ativo?
Outra dúvida: sendo o passivo mais a situação líquida que financiam o ativo (num determinado ano), caso os jogadores fossem avaliados ao seu valor de mercado qual seria a situação líquida do Benfica (ativo-passivo)?
Por fim, tomemos o Bernardo como exemplo:
Custo de aquisição zero;
Se estiver no Fundo uma percentagem do passe (o valor de mercado), a venda reflete um proveito num determinado ano. Mas há um valor teórico ainda em posse do Benfica.
No ativo vale zero?
Se alguém dotado para estas coisas das finanças tiver paciência, seria um exercício engraçado basear-nos no valor efetivo de mercado dos jogadores do Benfica para determinar um Balanço imaginário.

Em primeiro lugar, nenhum jogador vale zero no activo. Isso significaria que não tinham contrato com a SAD. Nesse sentido, mesmo os jogadores oriundos da formação, têm que ter um valor (o que a SAD "paga" ao clube pela passagem dos direitos de formação para atletas profissionais) ainda que residual. O mesmo se passa com os jogadores contratados a "custo zero". Na realidade não ha custos zero. Sempre recebem um prémio de assinatura e outras despesas decorrentes da transferência (comissões p empresários ou custos a pagar ao clube formador, por exemplo). Esse valor é então o valor pelo qual o jogador é avaliado originalmente no activo. (tal e qual como as trsnferencias "normais").

O exemplo do Matic:
O Matic foi registado originalmente ao valor de 2 milhões (comprovado no relatório de contas. Não 6 como dizes, não 5 como disseram os jornais). Fazendo um exercício especulativo do seu valor actual no balanço, será mais ou menos isto:
- Foi "contratado" em Janeiro de 2011 e assinou por 5,5 anos. Assim, podemos assumir uma amortização de 180 mil euros por semestre (excluo aqui eventual prémio de assinatura).
- Em Janeiro de 2013, renovou por 5,5 anos (ate 2018). Vamos assumir um encargo com a renovação de, digamos 1 milhão de euros, o que faria que Matic valesse cerca de 2,3 milhões.
Tendo passado 2 semestres após essa renovação (à razão de 210 mil euros por semestre), e assumindo todos estes valores como correctos, eu diria que agora está avaliado em cerca de 1,85 milhões de euros.

Em relação ao fundo:
O proveito feito pela SAD por uma venda de uma parte de um jogador ao fundo, é contabilizado nas contas da SAD com base linear durante o contrato do jogador com a SAD (como se faz com as amortizações, mas aqui registado como proveito).

Exemplo: Foi agora recentemente vendido ao fundo 20% do passe de Djuricic por 2 milhões. Tendo em conta que ele tem contrato válido p 5 anos, esses 2 milhões, serão reconhecidos como proveitos nas contas da SAD, não no imediato (independentemente de podermos ou não ter recebido o dinheiro já, a pronto), mas à razão de 400 mil/ano.

Agora, imaginemos que vendemos o Djuricic daqui a 2 anos (sem renovar contrato), por 20 milhões. Nessa altura, o proveito contabilistico que iremos registar é:

Valor pelo qual vendemos o jogador - Valor no activo [(Custo de aquisição + Custos transferencia) - amortização feita. no caso seriam 2 anos de amortização (20%/ano), portanto ele valeria no activo 60% do valor original]  + o valor que recebemos da venda ao fundo (2 milhões - 800 mil, entretanto ja reconhecidos nos primeiros 2 anos de contrato, ou seja, 1,2 milhões) - as percentagens que teriamos que entregar ao fundo (20%), aos clubes formadores (5%) e eventuais comissões e outros prémios de trasnferência assumidos.

Resumidamente:
Proveito contabilistico de uma venda = Valor da Venda - Valor no Activo do jogador + Venda Fundo - Partilha de direitos - Comissões e outros encargos.

Existe mais valia se este valor a registar, for superior ao valor pelo qual está registado no momento da operação o jogador.

Se por outro lado, o valor a registar como proveito for inferior ao valor no activo, tem que se registar uma perda, ou imparidade. (por exemplo, o Roberto, que agora foi vendido por 6 milhões tinha sido registada a sua venda por 8,6 ha 2 anos. ou seja, temos que registar uma imparidade com esta operação).

Desculpem o testamento, mas espero ter ajudado a compreender melhor esta socisas que podem ser complexas.

Abraço
Obrigado

Lisboa_e_Benfica

Citação de: ivodaniello em 26 de Setembro de 2013, 20:55
Vieira: hmmm hmmm por 25M€ não dá...jogadores do Benfica só pela cláusula de rescisão...hmm hmm
Chelsea: Oh Vieira, no máximo damos 25M€ + um jogador excedentário, à tua escolha, num leque de 3 possíveis.
Vieira: hmmm tás tolo? Nós no Benfica sabemos bem o nosso caminho...hmmm hmmm. Ficas com 15% do teu passe e já gozas.

isso é que foi pegar num excelente negocio e dar a volta para transformá lo e tentar dar lhe um ar de mau negocio! era difícil mas conseguiste.

ivodaniello

Citação de: Lisboa_e_Benfica em 26 de Setembro de 2013, 22:03

isso é que foi pegar num excelente negocio e dar a volta para transformá lo e tentar dar lhe um ar de mau negocio! era difícil mas conseguiste.

Excelente negócio? No fim de contas foi! Mas havia necessidade de dar 15% do passe ao atleta, se efectivamente estavamos tão seguros das suas qualidades como foi tão propalado?
Se ele sair por 20M€ o prémio de assinatura dele é equivalente a 3M€. Se sair por 30M€ é 4,5€. Se for pela clásula de rescisão são 7,5M€ para o bolso dele. Fora os 10% da comissão do agente + 5% direitos formação, e não contar com as operações financeiras que poderemos ter de aplicar para disponibilizar o pagamento a pronto, caso este não seja acordado entre o Benfica e o clube comprador (veja-se o caso do Coentrão...foi bem pesado, a favor da Investec)

São todos excelentes negócios, depois é pena que os proveitos das transferências nunca chegam para tapar os constantes prejuízos que apresentamos todos os anos.

JoaoPedroLopes

ò teco, já ninguém chama pelo tico hem? "Petaculo"

Aderito

Citação de: Ramiro Lopes em 26 de Setembro de 2013, 20:47
EDIT

abraço,
O que significa "tanto quanto se sabe"?

Quer dizer que é a informação que foi dada a mim e a outros. Confirmação oficial "pública", só quando ela sair, se sair.

Mas volto a dizer, o Relatório não tem que ter tudo. E nem é uma questão de transparência. É uma questão de a informação poder ou não ser relevante para o dito relatório. Se e quando o Matic for vendido, aí sim, poderá vir essa informação referida nos parcelamentos de apuramento de mais-valia da transacção.

Repito, o que importa no relatório é o activo que a SAD detém. Para efeitos de "transparência", volto a dizer, o contrato está registado, pelo que não há segredos nem "angels" desconhecidos

Pode é haver curiosidade, mas isso é outra coisa.

Abraço,

hotshot

Citação de: ivodaniello em 26 de Setembro de 2013, 23:57
Citação de: Lisboa_e_Benfica em 26 de Setembro de 2013, 22:03

Excelente negócio? No fim de contas foi! Mas havia necessidade de dar 15% do passe ao atleta, se efectivamente estavamos tão seguros das suas qualidades como foi tão propalado?
Se ele sair por 20M€ o prémio de assinatura dele é equivalente a 3M€. Se sair por 30M€ é 4,5€. Se for pela clásula de rescisão são 7,5M€ para o bolso dele. Fora os 10% da comissão do agente + 5% direitos formação, e não contar com as operações financeiras que poderemos ter de aplicar para disponibilizar o pagamento a pronto, caso este não seja acordado entre o Benfica e o clube comprador (veja-se o caso do Coentrão...foi bem pesado, a favor da Investec)

São todos excelentes negócios, depois é pena que os proveitos das transferências nunca chegam para tapar os constantes prejuízos que apresentamos todos os anos.

Como se fosse muito fácil de prever que o Matic algum dia ia valer 10M€, quanto mais 20 ou 30...

É provavelmente o nosso melhor negócio de sempre

ivodaniello

Citação de: hotshot em 27 de Setembro de 2013, 07:02
Como se fosse muito fácil de prever que o Matic algum dia ia valer 10M€, quanto mais 20 ou 30...

Ora...era precisamente aí que eu queria chegar com aquele post.
Ao contrário do que Vieira e JJ disseram anteriormente, a aquisição do Matic, foi um tiro no escuro.

Puritan

Citação de: ivodaniello em 27 de Setembro de 2013, 08:30

Terás que falar com o Vieira e com o JJ, eles previam que iria dar grande jogador. Já o disseram anteriormente que a sua contratação não foi um tiro no escuro.

E isso não devia espantar ninguém. Afinal, segundo o próprio Jorge Jesus numa das várias entrevistas de pré-época que já deu, ele consegue ver e "vislumbrar" coisas que mais ninguém consegue.

Aguia_Rea1

só não percebo porque não se informam totalmente os socios e accionistas dos negocios. É que não há um negócio do LFV que não dê pra pegar num ponto sem informação suficiente e alvo de especulação  :confused:

hotshot

Citação de: ivodaniello em 27 de Setembro de 2013, 08:30

Ora...era precisamente aí que eu queria chegar com aquele post.
Ao contrário do que Vieira e JJ disseram anteriormente, a aquisição do Matic, foi um tiro no escuro.

Eu acho que os responsáveis pela contratação do Matic devem ser elogiados, não sabemos bem o conhecimento que o Benfica tinha sobre as capacidades dele. Dizer que foi um tiro no escuro parece-me exagerado.

Que correu muito melhor do que algum dia podia ter sido previsto, isso acho que é evidente, daí os 15% hoje em dia parecerem uma má opção, num bom negócio global, da parte do Benfica.

Mas vendo o contexto em que o contrato foi assinado, não me parece algo que isso seja criticável.