As Finanças do Benfica

lonstrup

Era expectável a renovação do EO.

Pode ser que no próximo verão, com a eventualidade das vendas de Talisca e Raul, se possa começar a diminuir o valor dos empréstimos obrigacionistas.

Penso que seria saudável diminuirmos a nossa exposição aos EO, nomeadamente mantermos o financiamento por este meio ali entre os 50 e os 75ME. Isto pode ser feito de modo gradual, reduzindo 10 a 15ME a cada renovação de EO.

Dixi

No que diz respeito às comissões pagas aos agentes dos jogadores, há que encontrar um ponto de equilíbrio entre os interesses do clube e os interesses do jogador e seu empresário.

Não se pode ser como o Bruno de Carvalho, que enganava e escravizava os jogadores, deixando-os até 6 meses sem jogar, após a transferência e só por valores altíssimos. Até se pode enganar 2 ou 3 jogadores, mas a médio / longo prazo ninguém quer ir para um clube com um Presidente desses.

Mikeslb1904

Citação de: Monster em 29 de Junho de 2018, 23:39
Citação de: Dixi em 29 de Junho de 2018, 23:16
Os bancos não devem investir nas obrigações emitidas por clubes de futebol. Só recebem as comissões que cobram aos obrigacionistas.

Estão envolvidos: ActivoBank, Banco Carregosa, CGD, Haitong, Millennium Bcp, Montepio, Novo Banco e Bank Best.

Estes bancos estão envolvidos no nosso EO?
O Carregosa é o banco semi-oficial do Porto!!!!!
O Novo Banco e o BCP é aquela vergonha que sabemos com os SAPOS...... Epá mas no Benfica ninguem tem vergonha na cara?
Verdade,  verdadinha,  o Carregosa é,  praticamente,  o mealheiro dos porcos. 

MALU15

Citação de: Dixi em 29 de Junho de 2018, 23:19
O próprio Benfica poderia ter um banco - Benfica Bank, para poder receber as comissões. Não seria boa ideia? Se calhar não.
Até seria, se não existisse o pequeno pormenor do BP não conceder a licença bancária.

ff77

Citação de: BBpT em 29 de Junho de 2018, 22:31
Citação de: Eusébio10 em 29 de Junho de 2018, 18:29
Citação de: eagles_viseu em 29 de Junho de 2018, 17:27
"De referir que o reembolso de €37,8 milhões referente ao project finance suprarreferidos foi possível em consequência da cedência, sem recurso, de créditos futuros relativos aos proveitos do contrato de exploração dos direitos de transmissão televisiva celebrado com a NOS. Esses créditos correspondem a 50% do valor das receitas previstas no referido contrato referentes às épocas 2018/2019 a 2022/2023 e a 25% do valor das receitas da época 2023/2024, totalizando um valor de €108,1 milhões. A Emitente recebeu pela cedência desses créditos um montante de €90,8 milhões."

Contas por alto, parece-me que a taxa de juro anual ronda os 2,5% 5%.

É a primeira vez que percebemos que o factoring da NOS foi feita "apenas" até 2024. Sendo que na prática em 2024 já temos a receitas totais do direitos televisivos a entram. Parece-me uma exelente opção. Era bom que um novo contrato entrasse para compensar a quebra virtual de 50% nos próximos anos. O tal naming do estádio poderia servir para isso e seria mesmo o ideal.

o Vieira já tinha dito na AG que era metade do valor anual dos próximos 5 anos do contrato
Nao foi isso que foi dito muito menos pelo Vieira.
Foi dito que descontaram 20 milhões ano por 5 anos.
O que não é o que aconteceu dado os montantes anuais serem progressivos e no último ano são apenas 25% do contrato.
Benfica com esta operação assumiu já a primeira renovação do contrato.
A taxa sendo próxima dos 5% é melhor que a taxa a que estaria exposto nos próximos 5 anos.

CitriC

Citação de: Dixi em 29 de Junho de 2018, 23:19
O próprio Benfica poderia ter um banco - Benfica Bank, para poder receber as comissões. Não seria boa ideia? Se calhar não.

Porquê ?! Se o Benfica foi criado e existe para exercer actividades desportivas e tudo o que envolva essas mesmas actividades...

Monster

Alguem me consegue confirmar se o Banco da Carregosa o BCP e o Novo Banco estão envolvidos na colocação do EO?

CitriC

Já esperava este EO.

A minha dúvia era se seria na mesma ordem (45M) ou um pouco mais baixo (40M), pois não houve grandes vendas no 2 semestre e era necessário proceder ao investimento no plantel após o 2 lugar na Primeira Liga.

Alguns aspectos a reter:

- 30 e muitos jogadores emprestados !! Muito trabalho pela frente para vender uma data deles.

- Cristante foi vendido? Não sabia! Por quanto?

- Não é novidade mas já não me lembrava que o fluxo das atividades operacionais foi negativo no 1 semestre.

- Detalhados mais pormenores relativos à cedência de créditos futuros relativos aos proveitos do contrato com a NOS.

- A AdC  continua sem se pronunciar! Até quando ??? no entanto manifestou-se preocupada com "jusconcorrenciais  quanto  à  possibilidade  de  exploração  em  exclusivo  dos direitos de transmissão televisiva por parte dos operadores, bem como no que diz respeito à duração dos contratos firmados"

Monster

Citação de: Dixi em 29 de Junho de 2018, 23:57
Citação de: Monster em 29 de Junho de 2018, 23:55
Alguem me consegue confirmar se o Banco da Carregosa o BCP e o Novo Banco estão envolvidos na colocação do EO?

Está no folheto.

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/slb/sad/oferta-publica-subscricao?utm_medium=popup&utm_source=slb-site&utm_campaign=obrigacoes-2018-2021

O Vieira e o DSO andam a gozar com os Benfiquistas. Andam aqui muitos a preparar petições, a lutar para que não se façam perdões a um certo clube, e depois vem a nossa SAD dar dinheiro a ganhar a esta corja? Mas que é isto?!!!
O Banco da Carregosa?!!!! A sério?!! O Banco oficial do Porto?!!! Epa só me apetecia agora estar frente a frente com o Vieira e o DSO!!!!

MALU15

Citação de: Monster em 29 de Junho de 2018, 23:09
Citação de: MALU15 em 29 de Junho de 2018, 22:49
Citação de: Monster em 29 de Junho de 2018, 22:07
Citação de: MALU15 em 29 de Junho de 2018, 13:40
Afinal, contrariamente às minhas expectativas, o EO que vai substituir o que se vence em 13JUL18 do mesmo montante, ainda vai avançar, com melhoria de taxa para 4% tal como o do ano passado, mas melhor que o que vai ser agora amortizado que era de 4,75%.

A Benfica SAD lança na próxima segunda-feira, 2 de Julho, uma emissão obrigacionista a três anos no valor de 45 milhões de euros e com uma taxa de juro fixa de 4% anual, segundo o prospecto divulgado esta sexta-feira pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A oferta decorre de 2 de Julho a 13 de Julho e destina-se ao público em geral. O apuramento dos resultados da emissão está agendado para 16 de Julho. As obrigações têm um valor nominal de cinco euros e o montante de subscrição mínimo é de 100 euros.

Segundo o documento, a emissão "destina-se essencialmente a consolidar o respectivo passivo num prazo mais alargado, através do refinanciamento de operações que se vencerão num futuro próximo, nomeadamente o reembolso do empréstimo obrigacionista denominado "Benfica SAD 2015-2018", no montante de €45.000.000, emitido em 14 de Julho de 2015 e com reembolso agendado para 13 de Julho de 2018 e ao financiamento da actividade corrente da Benfica SAD".

O montante líquido da emissão, caso esta seja integralmente subscrita, será, pelo menos de 43,622 milhões de euros, uma vez que a SAD estima um valor máximo de 1,378 milhões de euros em encargos a suportar com a operação.

Malu no global como avalias esta operação? É positiva mostra que estamos no bom caminho, ou é preocupante?
Nem é positiva, nem negativa e muito menos é preocupante. A partir do momento em que a SAD resolveu reestruturar o seu passivo financeiro de curto prazo em médio e longo prazo levando por diante a operação de Março que acabou com a dívida bancária, a base de financiamento da SAD passou a concentrar-se praticamente nos EO`s, e como tal este EO era inevitável, mantendo assim a estratégia de amortizar um EO em cada ano.

A redução dos EO`s só irá acontecer quando a SAD conseguir ter excedentes de tesouraria que lhe permitam reduzir o nível de financiamentos, tendo em conta as receitas totais que consiga obter, sejam elas provenientes de vendas de atletas ou de prestação de serviços, e isto sem por em risco os investimentos que quiser efectuar.

Obrigado Malu , sempre a ajudar os leigos como eu a entender. Espero que entremos na proxima Champions e consigamos fazer uma boa epoca para melhorar as receitas e ir diminuindo os EO.
Ja agora achas que conseguimos facilmente colocar o EO? Sabes os bancos que ajudaram na operação? Se for o Bcp e o Novo Banco é um escandalo...

A base está no Haitong Bank que é o  Banco pagador e coordenador do Sindicato de colocação que integra os 8 bancos  (ver pag. 10 do prospecto) que foram considerados importantes no mercado tendo em vista a dispersão máxima da subscrição. Neste aspecto o Benfica tem de defender os seus interesses e não pode rejeitar IF`s mesmo que já não trabalhe com elas em outras operações.

Para o Benfica a fatia de negócio é praticamente assegurada pelo banco coordenador e pagador, enquanto nos bancos colocadores  a sua fatia de negócio é obtida à custa dos seus clientes subscritores.

MALU15

Citação de: Monster em 30 de Junho de 2018, 00:03

Está no folheto.

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/slb/sad/oferta-publica-subscricao?utm_medium=popup&utm_source=slb-site&utm_campaign=obrigacoes-2018-2021

O Vieira e o DSO andam a gozar com os Benfiquistas. Andam aqui muitos a preparar petições, a lutar para que não se façam perdões a um certo clube, e depois vem a nossa SAD dar dinheiro a ganhar a esta corja? Mas que é isto?!!!
O Banco da Carregosa?!!!! A sério?!! O Banco oficial do Porto?!!! Epa só me apetecia agora estar frente a frente com o Vieira e o DSO!!!!
Ó Monster, não sejas ingénuo. O Benfica não vive isolado no mercado. Preferias que limitasse os bancos colocadores e depois não conseguisse colocar a 100% a operação? Não acredito.

Semper Fidelis

45M de empréstimo obrigacionista...
curiosamente valor igualzinho ao montante base que se ganhará se se conseguir ir à Champions

não me digam que alguém na estrutura está com dúvidas que o RV não consiga a qualificação...

JJ SLB

Citação de: Monster em 29 de Junho de 2018, 23:39
Citação de: Dixi em 29 de Junho de 2018, 23:16
Os bancos não devem investir nas obrigações emitidas por clubes de futebol. Só recebem as comissões que cobram aos obrigacionistas.

Estão envolvidos: ActivoBank, Banco Carregosa, CGD, Haitong, Millennium Bcp, Montepio, Novo Banco e Bank Best.

Estes bancos estão envolvidos no nosso EO?
O Carregosa é o banco semi-oficial do Porto!!!!!
O Novo Banco e o BCP é aquela vergonha que sabemos com os SAPOS...... Epá mas no Benfica ninguem tem vergonha na cara?
Não.

Monster

Citação de: MALU15 em 30 de Junho de 2018, 00:12
Citação de: Monster em 30 de Junho de 2018, 00:03

Está no folheto.

Ó Monster, não sejas ingénuo. O Benfica não vive isolado no mercado. Preferias que limitasse os bancos colocadores e depois não conseguisse colocar a 100% a operação? Não acredito.

Malu eu não sou ingenuo, eu só tenho um pouco de dignidade. Não dar 1 € a ganhar a esses bancos... Epa entao o Banco da Carregosa, tu sabes melhor que eu, é puro gozo. Eu acredito que mesmo sem estes bancos seria subscrito na sua totalidade, quem subscreve não o faz com base no banco que trabalha mas sim com base no produto que lhe é oferecido.
Eu posso ser ingenuo, mas não me esqueço o que fizeram estas entidades, e o Benfica tambem nao devia esquecer.
O Benfica ha muito que se devia ter posicionado em relação a estes grupos financeiros.
E tambem não me esqueço que o Haitong mudou de nome mas é o BESI que era liderado pelo Ricciardi, e que certamente tem lá a sua "equipa"....
Desculpa se sou ingenuo e me dá nojo esta corja.....