Emblema do Sport Lisboa e Benfica

cachecolglorioso

Com os andrades a chegarem aos 30 títulos, é bom que se abandonem definitivamente as 3 estrelas, porque garantidamente serão alvo de chacota...

Kyoto

Citação de: Hugalf em 27 de Fevereiro de 2022, 02:35
Citação de: Sequel em 27 de Fevereiro de 2022, 01:24
Talvez das poucas boas mexidas que me lembro:



Citação de: Hugalf em 16 de Fevereiro de 2022, 23:15
Eu olho para os equipamentos da Puma deste ano e imagino o DSO a rejubilar e pensar "por mim (e para os chineses) era isto".



Há uns anos, se visse uma camisola dessas do City, diria que era falsificação rasca da feira.

Ao que isto chegou :rir:

É curioso ambos os exemplos (embora o segundo tenha influência de terceiros) vêm de clubes ingleses que, a meu ver, são (de maneira geral) o melhor exemplo de como fazer mudanças no emblema, até porque são têm menos pruridos em mudar emblemas.

A começar na imagem da liga que, nós por cá, tentámos copiar de forma quase descarada (pelo menos fomos buscar o melhor exemplo).

O Chelsea e o City, por exemplo, têm uma evolução muito interessante, tendo muito recentemente actualizado os seus emblemas, inspirando-se muito mais em versões mais antigas mas adaptando a um design mais contemporâneo.





De certo modo, regrediram para serem mais fieis aos conceitos originais.

Por cá, em comparação, temos um Porto com um emblema que não sei como nunca tentaram arrojar um pouco que seja e um. Sporting que, quando teve oportunidade, quis dar um ar "moderno" e precipitou-se (por acaso, tendo sido novamente campeões, estava à espera que fizessem o mesmo que fizeram da última vez e dessem novo "lifting").

Honestamente, tentando ser o mais imparcial possível, para os anos que a versão actual tem (as estrelas é algo que apenas devia ser usado nas camisolas e mesmo assim) até tem conseguido resistir relativamente bem à passagem do tempo, no entanto, gostava de ver uma versão refinada — mantendo a mesma silhueta e mancha cromática geral, mas com um ajuste de proporções, formas e uma água mais elegante e imponente (e segurando a faixa).

O grande problema, a meu ver, é que a ser feito algo do género neste momento, por um lado, só demonstraria que, mais uma vez, aquela gente tem as prioridades todas trocadas (se já difícil reconhecer que este ainda é o mesmo Benfica de antigamente, quanto mais mudando de emblema), por outro, não confiaria no Rui Costa, DSO e Companhia para escolherem que tapete fica melhor com o sofá da sala com o risco deles acharam que eles é que sabem daquilo e mandarem por chão flutuante forrado com alcatifa porque é que se se faz lá fora e, se quiser vender a casa, até valorizou o imóvel... pelo meio devem ter também mamado uma bela percentagem com as obras feitas por um "vizinho do cunhado, do tipo de costuma fazer entregas da Uber" do Vieira.

Uma mudança no emblema deve ser representativo de uma mudança profunda no clube e não ter como propósito "ser conhecido na China" ou que "vêm, mudámos de imagem, logo, somos mesmo uma direcção diferente". Uma taça dos campeões europeus ou vermo-nos livres desta direcção seriam boas razões para simbolizar isso, no entanto, cada vez mais parece-me que qualquer uma desses cenários são impossíveis de concretizar.
estas a ver aquele emblema do city que parece um brazao de armas. aquilo e o nosso problema. se fosse o emblema do Benfica estavamos a discutir como modernizar o capacete, o leao e o dragao e a modernizacao do emblema nao pode ser feita assim. nao e pegar nos elementos e dar-lhe um look moderno. isso nao vai beneficier em nada

Hugalf

Citação de: Kyoto em 27 de Fevereiro de 2022, 10:40
Citação de: Hugalf em 27 de Fevereiro de 2022, 02:35
Citação de: Sequel em 27 de Fevereiro de 2022, 01:24
Talvez das poucas boas mexidas que me lembro:



Citação de: Hugalf em 16 de Fevereiro de 2022, 23:15
Eu olho para os equipamentos da Puma deste ano e imagino o DSO a rejubilar e pensar "por mim (e para os chineses) era isto".



Há uns anos, se visse uma camisola dessas do City, diria que era falsificação rasca da feira.

Ao que isto chegou :rir:

É curioso ambos os exemplos (embora o segundo tenha influência de terceiros) vêm de clubes ingleses que, a meu ver, são (de maneira geral) o melhor exemplo de como fazer mudanças no emblema, até porque são têm menos pruridos em mudar emblemas.

A começar na imagem da liga que, nós por cá, tentámos copiar de forma quase descarada (pelo menos fomos buscar o melhor exemplo).

O Chelsea e o City, por exemplo, têm uma evolução muito interessante, tendo muito recentemente actualizado os seus emblemas, inspirando-se muito mais em versões mais antigas mas adaptando a um design mais contemporâneo.





De certo modo, regrediram para serem mais fieis aos conceitos originais.

Por cá, em comparação, temos um Porto com um emblema que não sei como nunca tentaram arrojar um pouco que seja e um. Sporting que, quando teve oportunidade, quis dar um ar "moderno" e precipitou-se (por acaso, tendo sido novamente campeões, estava à espera que fizessem o mesmo que fizeram da última vez e dessem novo "lifting").

Honestamente, tentando ser o mais imparcial possível, para os anos que a versão actual tem (as estrelas é algo que apenas devia ser usado nas camisolas e mesmo assim) até tem conseguido resistir relativamente bem à passagem do tempo, no entanto, gostava de ver uma versão refinada — mantendo a mesma silhueta e mancha cromática geral, mas com um ajuste de proporções, formas e uma água mais elegante e imponente (e segurando a faixa).

O grande problema, a meu ver, é que a ser feito algo do género neste momento, por um lado, só demonstraria que, mais uma vez, aquela gente tem as prioridades todas trocadas (se já difícil reconhecer que este ainda é o mesmo Benfica de antigamente, quanto mais mudando de emblema), por outro, não confiaria no Rui Costa, DSO e Companhia para escolherem que tapete fica melhor com o sofá da sala com o risco deles acharam que eles é que sabem daquilo e mandarem por chão flutuante forrado com alcatifa porque é que se se faz lá fora e, se quiser vender a casa, até valorizou o imóvel... pelo meio devem ter também mamado uma bela percentagem com as obras feitas por um "vizinho do cunhado, do tipo de costuma fazer entregas da Uber" do Vieira.

Uma mudança no emblema deve ser representativo de uma mudança profunda no clube e não ter como propósito "ser conhecido na China" ou que "vêm, mudámos de imagem, logo, somos mesmo uma direcção diferente". Uma taça dos campeões europeus ou vermo-nos livres desta direcção seriam boas razões para simbolizar isso, no entanto, cada vez mais parece-me que qualquer uma desses cenários são impossíveis de concretizar.
estas a ver aquele emblema do city que parece um brazao de armas. aquilo e o nosso problema. se fosse o emblema do Benfica estavamos a discutir como modernizar o capacete, o leao e o dragao e a modernizacao do emblema nao pode ser feita assim. nao e pegar nos elementos e dar-lhe um look moderno. isso nao vai beneficier em nada

Isso é um exagero e é não ter a distância suficiente para ver as coisas. Como disse, o nosso emblema não está nada mau para os padrões de hoje (tem legibilidade, simplicidade de linhas gerais, cromaticamente equilibrado). Não está num ponto em que precise de uma reinterpretação completa (olha para o do Porto por exemplo), daí não achar que a tua comparação é a mais correcta. Já que pegas no City, faz mais sentido dizer que estamos numa fase '76 e devíamos refinar para algo como o actual, porque só faria mesmo isso, refinamentos.

KafkaInAmadora

Citação de: cachecolglorioso em 27 de Fevereiro de 2022, 10:24
Com os andrades a chegarem aos 30 títulos, é bom que se abandonem definitivamente as 3 estrelas, porque garantidamente serão alvo de chacota...

Concordo.

RedVC

#1654
Citação de: KafkaInAmadora em 27 de Fevereiro de 2022, 09:56
O problema do Benfica é mesmo um conservadorismo militante que não deixa mudar nada. Uma revisão do emblema, novos modelos de gestao da SAD, fim de modalidades, etc, etc, nada podemos fazer, assim estamos paralisados.

O problema do Benfica atual é exatamente o oposto.
O problema é ser ignorante, promover a ignorância, desprezando os valores do Clube.
O estado atual das coisas deriva de quem não conhece, não respeita e até despreza os valores do Clube. Valores que hoje NÃO são praticados.

O Vieirismo e essa tralha derivada não são Benfica. São ganância, são vigarice, são desprezo pelo Clube e pelos sócios.

Se não percebe isto então é parte do problema.

Mattamouros

Citação de: KafkaInAmadora em 18 de Fevereiro de 2022, 11:23
O nosso símbolo está completamente desatualizado. É urgente renovar o mesmo: menos cores, retirar o "E Pluribus Unum", menos aros na roda, melhorar a águia tornado-a mais simples e apelativa... Tanta coisa.

Incrivel como não há UM tema sobre o que eu te veja comentar aqui no forum com o qual consiga dizer 'sim senhor, concordo, tem razão'

Nem um.

És o meu Capristano cá do sitio.

KafkaInAmadora

Citação de: Mattamouros em 27 de Fevereiro de 2022, 14:34
Citação de: KafkaInAmadora em 18 de Fevereiro de 2022, 11:23
O nosso símbolo está completamente desatualizado. É urgente renovar o mesmo: menos cores, retirar o "E Pluribus Unum", menos aros na roda, melhorar a águia tornado-a mais simples e apelativa... Tanta coisa.

Incrivel como não há UM tema sobre o que eu te veja comentar aqui no forum com o qual consiga dizer 'sim senhor, concordo, tem razão'

Nem um.

És o meu Capristano cá do sitio.

Não podemos ser todos iguais. Mas eu respeito a maioria, não é por achar que o rumo do clube vai na direção errada que deixo de ser Benfiquista.

Benficaenadamais

Mudar o emblema só se for para o que usávamos anteriormente

Cosme Damião SLB

O Benfica está destituído de glória, de vitórias, de credibilidade e dos valores que nortearam a génese deste grandioso clube, está muita coisa mal actualmente, melhorem e recuperem o clube ao nível que já fomos, o símbolo e a cor da camisola é das poucas que nos faz lembrar que somos o Sport Lisboa e Benfica.

Por isso, Domingos Soares de Oliveira, Rui Costa e companhia vão mas é para o caralhinho mais estas ideias estapurdias!!

pguerreiro

Fala-se em conservadorismo mas amiúde o que é proposto são revoluções e não renovações, muitas das quais atropelamentos à história do clube.

Não podemos usar como termos comparativos as reformulações feitas por clubes com 30 anos de história, é natural que o contexto seja menos exigente nesses cenários.

Se há propostas que as levem a AG, serão votadas favoralmente ou desfavoravelmente.

O que acho uma parolice é falar-se de designs sem olhar à história do clube, há componentes que são imperativas e até protegidas por Estatutos.

O Benfica fez-se conhecido pelas equipas gloriosas que teve e que encantaram por esse mundo fora, o Benfica é o Benfica, não o Sporting Lisbon ou o Porto Football Team. Devolvam mas é o Benfica à sua génese e vão ver que não são precisos emblemas mais modernos e cool.

Red_Wings


Aproveito que vejo este tópico no topo para dizer que estou desejoso que mudem o emblema o mais rapidamente possível!

Mas que o mudem a sério! E se possível, que mudem também o nome e as cores principais.

Estou farto de ver a história do meu Clube ser conspurcada e manchada, cuspida por filhos da puta, farto de ver este nobre e lindíssimo emblema associado a um pseudo-clube, a uma empresa de lava-dinheiro fundada em 2003, com o nome na lama dia após dia.

Mude-se o emblema depressa e preserve-se o do Benfica do que ainda é possível!

pipoca123

Citação de: KafkaInAmadora em 27 de Fevereiro de 2022, 09:56
O problema do Benfica é mesmo um conservadorismo militante que não deixa mudar nada. Uma revisão do emblema, novos modelos de gestao da SAD, fim de modalidades, etc, etc, nada podemos fazer, assim estamos paralisados.

Acho que percebo o que queres dizer e até concordo que a "iniciativa" ou "inovação" da Puma é isso mesmo e depois depende do gosto de cada um, ou mesmo que devemos olhar para o futuro (ver o que se faz lá fora) e que certas ideias estão estagnadas (e não deviam) mas...

Acho que tb devias mesmo tentar perceber o que o user RedVC expressa.

Há intocáveis, porque foram outros há muito tempo, que fundaram o que hoje amamos e ainda muitos outros ao longo dos anos, que ajudaram a engrandecer esse "sonho" esse "ideal" e eles tem forçosamente de ser respeitados é muito diferente de "retrogrado" ou conservadorismo como dizes.  O0

pipoca123

Citação de: Benficaenadamais em 27 de Fevereiro de 2022, 14:53
Mudar o emblema só se for para o que usávamos anteriormente

Com uma nova aguia e não se fala mais nisso! Era lindo!!!

RedMenace


mrclean39

Não sou nenhum "pro" em design gráfico, mas este foi o emblema que criei, uma espécie de regresso ao passado com um olhar estético diferente. Com todos os elementos e cores que os nossos estatutos exigem. O Benfica não deve procurar modernizar a sua identidade e os seus valores: deve abraçá-los e em cima disso construir sucesso.

PS: A águia está ainda sujeita a melhorias e não é o design final ;), mas procurei mudá-la do desigm atual, que não lhe dá a imponência que merece.