Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 52 anos,
Portugal

Savicevic

Já vi e revi a entrevista.

Várias notas, umas negativas, outras positivas. Pela positiva:

1) O facto de ter assumido a responsabilidade da decisão e de não ter atirado o treinador para a fogueira na questão da substituição do jogador. Para o bem ou para o mal, foi para si que virou as potenciais consequências caso isto corra mal;

2) Protegeu e valorizou o grupo, passou uma mensagem de confiança aos que ficam para o resto da época e isso é importante;

3) Foi credível nas explicações apresentadas sobre as diligências que fez para tentar convencer o jogador a continuar no clube e, a meu ver, pouco ou nada mais podia fazer quanto a isso;

4) Explicou bem o motivo pelo qual se pagam comissões na venda, com o esclarecimento sobre o mandato que é passado ao agente do jogador no momento da assinatura do contrato, que lhe confere o direito à comissão. Mas esqueceu-se de um "detalhe", que vai para o lado negativo.

5) Quando se referiu a eventuais substitutos do jogador, que tem uma parte, na minha opinião, negativa, pelo menos fiquei contente porque, aparentemente, abandonámos a política do trazer jogadores por trazer e que queremos apenas os que fazem sentido - e tem o benefício da dúvida pelas duas últimas janelas de mercado que fez.

Por outro lado, pela negativa:

6) a explicação sobre cláusula/valor da cláusula é objectivamente falsa. O Benfica recebe uma proposta de 120M€, mas isso não o obriga a aceitar nem coloca o jogador com o poder de decisão. No limite, o Benfica poderia sempre apontar para o exercício da cláusula - como o Barça fez com o Neymar, por exemplo. Se assim não fosse, seria fácil vir aqui um clube endinheirado, oferecer o valor da cláusula do António Silva a pagar em 10 anos e depois ficávamos na mão do jogador. Não é assim que se passa e, neste tema, Rui Costa esteve  mal - e nem precisava disso.

7) Na questão do pagamento das comissões, não disse a quem as mesmas foram pagas. E isso era importante saber. E era importante saber porque o Benfica, que se saiba, não envolveu o Mendes na compra do Enzo. Ora, se não o envolveu também, no momento da compra, não lhe terá passado qualquer mandato para a venda. E, assim sendo, a meu ver nada lhe seria devido - por mais que tenha sido ele a trazer a proposta dos ingleses.

8) No tema da substituição do jogador, não me convenceu. Começou por dizer que temia o valor da cláusula, que estavam preparados no início do mês, mas a verdade é que depois deu a sensação de que ou foi ingénuo ou essa preparação, na verdade, não existia. Se o jogador - nas palavras dele - é que ficava com o poder de decisão se aparecesse uma proposta de 120M€, se o jogador mostrou desde o primeiro momento que queria sair, o Rui Costa devia ter uma alternativa preparada - eventualmente até podia mesmo ter contratado mais um médio, mesmo com o Enzo cá. Deu ares de amador naïf.

Quanto às outras movimentações, os valores conseguidos estão genericamente abaixo dos falados na imprensa. No entanto, alguns deles sempre acreditei que só com doações seria possível colocar, pelo que considero o trabalho, nesse campo, meritório. Das entradas já fui falando por aqui, acho que foram todas positivas e com sentido.

Nota ainda para o facto de ter evitado os assuntos das renovações do Grimaldo e Otamendi, o que indicia que devem ser jogadores para sair. Se no caso do Grimaldo fico com uma azia tremenda, no caso do Otamendi, apesar das palavras do treinador, considero que o dano desportivo não é relevante (e é um salário enorme).

Em suma, fiquei agradado com umas coisas, outras irritaram-me. Certo é que, no fim de contas, ficámos sem o melhor jogador da equipa e sem ninguém que o substituísse e, desse ponto de vista, porque ainda estamos num clube desportivo, o mercado não pode ser considerado positivo. Teria sido um mercado praticamente perfeito, mas o que é certo é que acabámos com uma posição nevrálgica da equipa fragilizada e o sonho da Champions quase que se esfuma.

Saúda-se ainda ter vindo dar algumas explicações, mas continua a pecar por não sair do ambiente controlado. Tem um introdutor de temas que o deixa falar e não questiona nada, o que retira credibilidade a estas intervenções.

Ganhar ao Casa Pia.

Special_Red

Por termos tido uma maçã podre não significa que aconteça o mesmo com outros argentinos.
Não nos faltam exemplos de jogadores argentinos que nos deixaram saudades.

Spinola39

Citação de: Kobille em 03 de Fevereiro de 2023, 09:45Finalmente "melhores mensagens" com as quais me revejo. Há claramente uma mudança de paradigma da antiga presidência para esta aqui. Temos que ser honestos, conseguir ver isto, e não criticar por criticar.

A frontalidade e honestidade com que Rui Costa abordou este mercado na entrevista são assinaláveis e espero que seja para se manter.

Quanto ao Enzo, fez-se tudo por que pudesse ficar priveligiando a vertente desportiva, jogador não quis ficar, bola para a frente, são milhões que podemos encaixar quando quisermos e sem prejuízo. E, honestamente, isto é muito positivo para conseguirmos gerir a questão do fair-play financeiro.

Independentemente de se gostar do RC ou não, é mesmo isso que temos que ter capacidade para entender. Esta mudança total de paradigma.

Tinhamos um dono que mandava e desmandava. Neste momento temos um Presidente, infelizmente associado ao antigo dono, mas temos um presidente. Que está a fazer um bom trabalho até agora.

benfiquista_zonanorte

Citação de: 20Nico Gaitan20 em 03 de Fevereiro de 2023, 09:53
Citação de: Iron Mask em 03 de Fevereiro de 2023, 09:45
Citação de: Smballs em 03 de Fevereiro de 2023, 09:43
Citação de: Tiago Fella em 03 de Fevereiro de 2023, 09:36https://www.abola.pt/nnh/2023-02-02/argentina-alvo-do-benfica-faz-sonhar-imaginem-recebermos-uma-montanha-de-dinhei/974999

A imagem actual do SLB.

Se formos inteligentes, só nos favorece.... Vamos ter primazia na escolha dos maiores craques sobre as restantes equipas.... Agora há que fazer as coisas como deve ser

E os jogadores vão todos chegar com a cabeça feita que isto é um trampolim e ao fim de 6 meses andam todos a passar a passagem de ano na Argentina.

Favorece bastante.
obvio que favorece...dizer o contrario é ser um pouco "patetico"

Visto que desta forma podemos conseguir os maiores talentos da Argentina...mesmo que por curto prazo.

Se não fosse o mundial a meio da época esta situação de ele sair agora nem se punha. Penso que futuramente se as contas se mantiverem equilibradas só vendemos mesmo os jogadores nestas situações limite e mesmo assim muito bem vendidos.

O pessoal não se pode também é iludir que não há aí jogadores destes ao pontapé ... podem tentar vender-nos como tal, mas daí a serem vai uma larga distancia.

Muito critério nas contratações(o que vem sendo feito) para desportivamente andarmos na mó de cima.

pexim

Citação de: JMIGUEL em 03 de Fevereiro de 2023, 08:37Tanta vontade de dizer mal do Rui Costa, a sua equipa fez a maior limpeza dr sempre de jogadores que nunca deviam ter sido contractados. Fez um mercado de inverno com a contratação de 3 jogadores que vão ajudar muito o Benfica. E não aceita ter primas donas no seio da equipa.
Não votei em ti e sempre fui apoiante do Noronha Lopes, mas parabens Rui continua o bom trabalho.
Volto a dizer aquilo que já antes aqui disse: finalmente está a fazer o trabalho de Diretor Desportivo que não fez quando, efetivamente, o era. Agora já só falta termos um presidente!

SonicYouth

Citação de: DBdennisDB em 02 de Fevereiro de 2023, 23:31https://www.abola.pt/nnh/2023-02-02/argentina-alvo-do-benfica-faz-sonhar-imaginem-recebermos-uma-montanha-de-dinhei/974999

O EFEITO que se criou.
Ja so querem vender ao Benfica pelo encaixe que se efectuará.

É isto. Um trampolim financeiro.
Isso dou de barato. Ate porque se esses clubes conseguirem um bom encaixe financeiro com esse trampolim financeiro, significa que o mesmo foi vendido por um bom valor, significando também que desportivamente rendeu.
Lei de causa - efeito.

O problema esta no nosso lado. Ou nao conseguimos manter um jogador desses mais do que 6 / 12 meses, ou nos próprios esfregamos as maos ao primeiro sinal de dinheiro vindo de fora. Pelo que vi/vejo, ainda há muita gente, direcção e adeptos, que festejam títulos de vendas.

joaoreis

Citação de: slutsky em 03 de Fevereiro de 2023, 09:44
Citação de: joaoreis em 03 de Fevereiro de 2023, 09:36
Citação de: Tiago Fella em 03 de Fevereiro de 2023, 09:30Custa um pouco a acreditar que o Chelsea pagaria os 121 milhões, mais os ordenados do Enzo até final da temporada, e deixá-lo a jogar no SLB.
Obviamente, o Chelsea era gozado eternamente se fizesse o maior investimento de sempre da EPL e o deixasse cá.
Eu ouvi que se o Chelsea o deixasse ficar até final da época, com contrato ou emprestado (isso é a parte burocrática fácil de ultrapassar) o Benfica baixava o preço e ia na mesma para o Chelsea...
Portanto, quem pagava era o Benfica!
O Chelsea andou mais de um mês a fazer a cabeça ao jogador, sempre quiseram o jogador para já. Tudo o resto é irrealista, na minha opinião.

lancadordedois

Citação de: benfiquista_zonanorte em 03 de Fevereiro de 2023, 09:54
Citação de: Tiago Fella em 03 de Fevereiro de 2023, 09:36https://www.abola.pt/nnh/2023-02-02/argentina-alvo-do-benfica-faz-sonhar-imaginem-recebermos-uma-montanha-de-dinhei/974999

A imagem actual do SLB.

Se formos inteligentes, só nos favorece.... Vamos ter primazia na escolha dos maiores craques sobre as restantes equipas.... Agora há que fazer as coisas como deve ser

E os jogadores vão todos chegar com a cabeça feita que isto é um trampolim e ao fim de 6 meses andam todos a passar a passagem de ano na Argentina.

Favorece bastante.

O problema não são os Enzos, que apesar de tudo rendeu desportivamente e financeiramente no pouco tempo que cá esteve.
O problema são aqueles camiões de gajos sem qualidade para jogar no Benfica que nao rendem nem desportivamente nem financeiramente.

Se acertasse-mos assim em todas as contratações ...
De qualquer das formas percebe-se que o paradigma está a mudar e esta maluqueira do Chelsea não acontece todos os 6 meses.
Ainda por cima tivemos o mundial a meio do campeonato.

Pusemo-nos numa situação algofragilizada, mas com empenho e um pouco de sorte podemos fazer uma boa campanha na champions.
Quanto ao campeonato, face à qualidade do mesmo temos mais que plantel para limpar isto.

o problema sao os empresarios quererem mamar o maximo possivel e sempre que possivel.

aguarda pelo final da epoca..

paulomaia1972

Citação de: Spinola39 em 03 de Fevereiro de 2023, 10:01
Citação de: Kobille em 03 de Fevereiro de 2023, 09:45Finalmente "melhores mensagens" com as quais me revejo. Há claramente uma mudança de paradigma da antiga presidência para esta aqui. Temos que ser honestos, conseguir ver isto, e não criticar por criticar.

A frontalidade e honestidade com que Rui Costa abordou este mercado na entrevista são assinaláveis e espero que seja para se manter.

Quanto ao Enzo, fez-se tudo por que pudesse ficar priveligiando a vertente desportiva, jogador não quis ficar, bola para a frente, são milhões que podemos encaixar quando quisermos e sem prejuízo. E, honestamente, isto é muito positivo para conseguirmos gerir a questão do fair-play financeiro.

Independentemente de se gostar do RC ou não, é mesmo isso que temos que ter capacidade para entender. Esta mudança total de paradigma.

Tinhamos um dono que mandava e desmandava. Neste momento temos um Presidente, infelizmente associado ao antigo dono, mas temos um presidente. Que está a fazer um bom trabalho até agora.
O bom trabalho são títulos, época passada zero. No final desta, aí sim, poderemos fazer o balanço da época. Reconheço dois mercados muito positivos, infelizmente manchados por esta saída.

flsb

A não substituição do Enzo é uma borrada enorme .

MMeira

Citação de: King Ghost em 03 de Fevereiro de 2023, 08:48
Citação de: MMeira em 03 de Fevereiro de 2023, 08:44
Citação de: King Ghost em 03 de Fevereiro de 2023, 08:36Epá!
O Rui Costa está longe de ser perfeito, está longe de ser o que precisamos, mas criticá-lo pela venda do Enzo ou todo o discurso de ontem, parece-me demasiado injusto.
Talvez tenha sido anjinho, acho que foi, mas parece-me que defendeu os interesses do Benfica.
A venda do Enzo tinha de acontecer. Vendeu por 121M
Fizemos uma margem 60M€ em 6 meses.
O jogador era fundamental, mas não queria ficar. Fez birras várias vezes.

O que acho que é criticável, é a comissão dos 10% (que diz ter sido negociada na compra e agora revista para 6%) e a ausência de um substituto que mesmo quando fosse para entrar agora com a permanência do Enzo, seria preparado para quando saísses no Verão. E tínhamos o Belga na mão por um valor bem em conta.

Mas isso é azelhice, não me parece má intenção, o que ao contrário desta pode ser resolvida com experiência, tal como acontece com jogadores e treinadores.

Belga? Naingollan?
Nao. O que foi para o Rangers, Raskin acho eu.

Duvido que fosse uma solucao adequada... Ele n se recusou a treinar no Standas ou la o que foi?

paulomaia1972

Se o Benfica está época fosse a final da champions, nos próximos 3 anos estivesse em quartos de final ou mesmo meias finais da champions, teria uma capacidade de recrutamento e de manutenção dos talentos bem maior.
Agora, os melhores sairão sempre.

Bekambol

Citação de: flsb em 03 de Fevereiro de 2023, 10:14A não substituição do Enzo é uma borrada enorme .

Sim é verdade.
Mas penso que não foi possível evita-la.

dinaman

Citação de: Iron Mask em 03 de Fevereiro de 2023, 09:57
Citação de: 20Nico Gaitan20 em 03 de Fevereiro de 2023, 09:53

A imagem actual do SLB.

Favorece bastante.
obvio que favorece...dizer o contrario é ser um pouco "patetico"

Visto que desta forma podemos conseguir os maiores talentos da Argentina...mesmo que por curto prazo.

Até podemos fazer melhor. Em agosto fazemos uma equipa.

Em Janeiro vendemos essa e vamos à Argentina buscar outra. E temos toda uma panóplia de argentinos para disfrutar a "curto prazo".

Quanto mais escreves, mais ridiculos ficam os teus argumentos. Nao ver que esta posicao favorece o Benfica no mercado, e' so querer ser do contra.
Se todos os jogadores que contratamos chegam com o mesmo impacto que o Enzo teve em 6 meses estavamos nos cheios de sorte. Infelizmente nao e' assim. E mesmo se tivessem, como se qualquer equipa do mundo chega e bate clausulas de 100M...