Roger Schmidt

Treinador, 57 anos,
Alemanha
Equipa Principal: 3 épocas (2022-2024), 115 jogos (81 vitórias, 17 empates, 17 derrotas)
Em 2024/2025: 4 jogos (2 vitórias, 1 empate, 1 derrota)

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

EAGLEBOY

Citação de: Zig-ZÁguia em 15 de Fevereiro de 2023, 10:55
Citação de: Bekambol em 15 de Fevereiro de 2023, 10:34
Citação de: DBdennisDB em 15 de Fevereiro de 2023, 10:31
Citação de: Android1974 em 14 de Fevereiro de 2023, 17:44Voltou a referir-se à eventual posição do Guedes (e do J.Mário) como half-10. Como seria a melhor maneira de traduzir? :confused:

Esses "estrangeirismos" dao cabo dos pseudojornaleiros portugueses. Nem ingles sabem quanto mais termos técnicos.

Sim, tens razão,
Eles os jornaleiros, são incompetentes em geral..!!
E, têm iterpretações, geralmente "tendenciosas"....!!!!

O jornalista pedir-lhe para explicar melhor o que queria dizer com "half-10" não seria vergonha nenhuma. Estaria até a prestar um bom serviço jornalístico. E o Roger naturalmente teria todo o gosto em explicar. Já outro treinador talvez dissesse isto: Por isso é que eu sou treinador e tu um jornalista, que aliás não entende nada de futebol!  ;D
"half-10" é um jogador nº10 que joga um pouco descaído para a ala.

Zig-ZÁguia

Citação de: EAGLEBOY em 15 de Fevereiro de 2023, 11:00
Citação de: Android1974 em 14 de Fevereiro de 2023, 17:44Voltou a referir-se à eventual posição do Guedes (e do J.Mário) como half-10. Como seria a melhor maneira de traduzir? :confused:

Esses "estrangeirismos" dao cabo dos pseudojornaleiros portugueses. Nem ingles sabem quanto mais termos técnicos.

Sim, tens razão,

O jornalista pedir-lhe para explicar melhor o que queria dizer com "half-10" não seria vergonha nenhuma. Estaria até a prestar um bom serviço jornalístico. E o Roger naturalmente teria todo o gosto em explicar. Já outro treinador talvez dissesse isto: Por isso é que eu sou treinador e tu um jornalista, que aliás não entende nada de futebol!  ;D

Maravilha! Já agora, desculpa-me a ignorância, mas esse 10 que falas seria o mesmo que o 9,5? Os treinadores falam muito no 9,5 também, o que para mim deve ser um 2° avançado.

EAGLEBOY

Citação de: Zig-ZÁguia em 15 de Fevereiro de 2023, 11:09

Sim, tens razão,

Maravilha! Já agora, desculpa-me a ignorância, mas esse 10 que falas seria o mesmo que o 9,5? Os treinadores falam muito no 9,5 também, o que para mim deve ser um 2° avançado.
O 10 que joga na ala é a posição do João Mário. O 9,5 é a posição do Rafa.

Como em tudo, nada é estanque. O Neres começou a jogar a a ala, mas nos últimos jogos tem jogado a 9,5. O Draxler, o Guedes e até o Aursnes já foram usados nessas 2 posições também.

Zig-ZÁguia

Citação de: EAGLEBOY em 15 de Fevereiro de 2023, 11:22
Citação de: Zig-ZÁguia em 15 de Fevereiro de 2023, 11:09

Sim, tens razão,

O 10 que joga na ala é a posição do João Mário. O 9,5 é a posição do Rafa.

Como em tudo, nada é estanque. O Neres começou a jogar a a ala, mas nos últimos jogos tem jogado a 9,5. O Draxler, o Guedes e até o Aursnes já foram usados nessas 2 posições também.

Entendi. O João Mário é um half-10. Um 10 que eu gostava de ver nessa posição era o Ronaldinho, o Gaúcho. Depois temos o 10 clássico, tipo o Zidane ou o Aimar e finalmente o 9,5 que seria o Rafa ou o nosso Félix quando jogou aqui. Acho que é isto então. Obrigado.

kramxel²

A conversa sobre a posição do Rafa é um tema particularmente interessante.

Apesar de não ser propriamente uma inovação, não me estou a lembrar de nenhum exemplo, nas principais ligas, actualmente, que tenha a função que o Rafa tem, partindo de uma posição tão recuada.

Normalmente esse tipo de movimentações partem de um jogador que joga praticamente como 2o avançado, não de um jogador que está constantemente 10 ou 20m mais atrás.

Claro que pensando nas características do Rafa, faz todo o sentido dar-lhe mais espaço para embalar, seja para partir directamente para cima da defesa, quer para fazer aquelas diagonais exteriores que tanto gosta.

Mas não deixa de ser uma combinação rara.

Archie Bunker

Citação de: kramxel² em 15 de Fevereiro de 2023, 14:33A conversa sobre a posição do Rafa é um tema particularmente interessante.

Apesar de não ser propriamente uma inovação, não me estou a lembrar de nenhum exemplo, nas principais ligas, actualmente, que tenha a função que o Rafa tem, partindo de uma posição tão recuada.

Normalmente esse tipo de movimentações partem de um jogador que joga praticamente como 2o avançado, não de um jogador que está constantemente 10 ou 20m mais atrás.

Claro que pensando nas características do Rafa, faz todo o sentido dar-lhe mais espaço para embalar, seja para partir directamente para cima da defesa, quer para fazer aquelas diagonais exteriores que tanto gosta.

é como o Rafa mais rende, parece simples de implementar mas.. não é.

a qualidade do trabalho que o Roger está a fazer vai ficar mais á vista quando ele sair e vier outro.

Joaquim Ferreira Bogalho

Confiança total Treinador rumo a terceira na Champions e ao trigésimo oitavo campeonato

arl

Não há nada como noites europeias do Benfica. É um sentimento especial. E é aqui que temos de estar todos os anos.

Estou com um nervosismo estranho para este jogo, mas temos obrigação de passar. Se o conseguirmos, será o 2o ano consecutivo a chegarmos aos quartos, isto já dá uma boa bagagem. Para o ano, novamente, temos de passar a fase de grupos.

Se em 10 anos, passarmos 8-10 vezes a fase de grupos, vamos cair algumas nos oitavos, outras nos quartos como o ano passado, mas quem sabe, com competência e um bocadinho de sorte à mistura, não chegamos a umas meias, chegar ali à luta pela presença na final? É difícil, mas quantas mais vezes chegarmos às elimatórias, maior a probabilidade. Um clube como o Benfica não pode é passar uma fase de grupos de 5 em 5 anos.

aquaris

Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 15 de Fevereiro de 2023, 15:14Confiança total Treinador rumo a terceira na Champions e ao trigésimo terceiro campeonato
Temos de melhorar muito no meio campo, sem isso até a eliminatória com o Bruge está em perigo!

JSilva28

Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 15 de Fevereiro de 2023, 15:14Confiança total Treinador rumo a terceira na Champions e ao trigésimo terceiro campeonato
Hã?!  :estrelas:

Joaquim Ferreira Bogalho

kingvata

Mariachi

Citação de: Il trattore em 14 de Fevereiro de 2023, 17:56A sportv diz que o Roger disse que o Rafa e Ramos estão a 100% , a CMTV diz que não. Em que é que ficamos afinal?

Ficamos com a TV apagada.

Zig-ZÁguia

Citação de: kramxel² em 15 de Fevereiro de 2023, 14:33A conversa sobre a posição do Rafa é um tema particularmente interessante.

Quem viu aquele Benfica que perdeu a final europeia com o PSV, deve lembrar-se do Diamantino que era extremo e foi transformado em 10 com resultados espetaculares. Tanto é que ele lesionou-se na véspera daquela final e praticamente matou o nosso jogo. Mas claro, as características do Diamantino eram diferentes das do Rafa.