Chiquinho

Médio, 28 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2019-2021, 2022-2024), 126 jogos (5759 minutos), 9 golos
Em 2023/2024: 17 jogos (348 minutos), 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (2)

axiomas

Citação de: catarinagf em 21 de Fevereiro de 2023, 11:30O principal problema do Chiquinho é que não pega no jogo. Nesta fase até parece estar a acrescentar mais nos equilíbrios defensivos do que na construção de jogo ofensivo. Ontem ao ver o jogo (e já tinha tido a mesma impressão contra o Brugges) tive a sensação que o Chiquinho desaparecia sempre na fase de construção, raramente aparecia a dar linhas de passe. A não ser pela esquerda a fazer a linha de três com o Otamendi e o António, raramente era solução para os colegas.

Como não tinha a certeza fui hoje verificar o número de passes dos 3 jogadores que passaram pelo meio-campo:

Chiquinho: 58 passes completos / 84,1% de sucesso no passe
Florentino (45 mins): 50 passes completos / 92,6% de sucesso no passe
Aursnes (45 mins a médio esquerdo): 72 passes completos / 88,9% de sucesso no passe

Reparem que o Florentino, que à partida é um jogador de equilíbrios e nem tanto de construção, participou quase tanto na construção de jogo em apenas 45 minutos como o Chiquinho em 90 minutos.

Por curiosidade fica o nº de passes do Chiquinho no jogo contra o Brugges e contra o Casa Pia em casa (que para mim foi o melhor jogo que o Chiquinho já fez com a camisola do Benfica):

Chiquinho vs. Brugges: 54 passes completos / 84,4% de sucesso no passe
Chiquinho vs. Casa Pia: 117(!) passes completos / 90,7% de sucesso no passe

O Chiquinho do Casa Pia é uma opção válida para o meio-campo. O Chiquinho dos dois últimos jogos é muito curto para ser opção válida, para equilíbrios temos o Florentino que é melhor do que o Chiquinho nisso.

O Casa Pia é que é uma opção válida para o Chiquinho.

onda vermelha

Estando bem ou mal o melhor onze não é com Chiquinho, ponto.
Por isso só tem que sair e ficar no banco.

P311

Citação de: Androico em 21 de Fevereiro de 2023, 12:55
Citação de: P311 em 21 de Fevereiro de 2023, 11:34É um Pizzi (e até estou a ser muito generoso, porque o Pizzi teve algumas épocas de nível muito alto). Não pode ter este estatuto se há opções melhores.
É completamente o oposto ao Pizzi.
O Pizzi fazia a diferença em termos de eficácia, quer na criação de oportunidades, assistências e golos.

O Chiquinho é um tipo de contenção... contenção... contenção... Que raramente arrisca no passe.

No meio campo, é mais parecido com o Weigl do que com o Pizzi.

Não é um Pizzi pelas qualidades futebolísticas. É um "Pizzi" por ter qualidade de Braga, mas ser titularíssimo numa equipa como o Benfica. De ser aposta contínua do treinador, apenas por falta de opções superiores. Só isso.

Androico

Citação de: P311 em 21 de Fevereiro de 2023, 15:40
Citação de: Androico em 21 de Fevereiro de 2023, 12:55
Citação de: P311 em 21 de Fevereiro de 2023, 11:34É um Pizzi (e até estou a ser muito generoso, porque o Pizzi teve algumas épocas de nível muito alto). Não pode ter este estatuto se há opções melhores.
É completamente o oposto ao Pizzi.
O Pizzi fazia a diferença em termos de eficácia, quer na criação de oportunidades, assistências e golos.

O Chiquinho é um tipo de contenção... contenção... contenção... Que raramente arrisca no passe.

No meio campo, é mais parecido com o Weigl do que com o Pizzi.

Não é um Pizzi pelas qualidades futebolísticas. É um "Pizzi" por ter qualidade de Braga, mas ser titularíssimo numa equipa como o Benfica. De ser aposta contínua do treinador, apenas por falta de opções superiores. Só isso.
Está muito longe do Pizzi, que em 3/4 épocas foi dos 3 melhores jogadores do campeonato.

Playah

Aquelas 3/4 progressões com bola na primeira parte onde tinha os alas com espaço para o passe longo e depois anda ali a engonhar com bola até as linhas estarem todas tapadas é o exemplo máximo do que tem acontecido ao nosso jogo.

Obviamente que não se pode pedir para fazer aquilo que o Enzo fazia nessas situações de jogo, mas bastaram 10 minutos ao Aursnes a jogar no meio para esses passes voltarem finalmente a entrar.

Isto não só andamos a jogar com um médio que pouco dá ao jogo e criação, como desperdiçamos Aursnes na ala, principalmente num contexto como o de ontem, e ainda temos que ficar com Neres/Guedes no banco por causa disso.

Lost_88

Não façam dele o que não é, pf!

NSC

Citação de: Cob92 em 21 de Fevereiro de 2023, 15:05
Citação de: NSC em 21 de Fevereiro de 2023, 14:07
Citação de: Cob92 em 21 de Fevereiro de 2023, 13:41
Citação de: P311 em 21 de Fevereiro de 2023, 11:34É um Pizzi (e até estou a ser muito generoso, porque o Pizzi teve algumas épocas de nível muito alto). Não pode ter este estatuto se há opções melhores.

O Pizzi era um jogador de tabela e tinha boa finalizacao para o tugao

E tambem sabia aonde tinha que estar para criar jogadas de perigo.

Muitas vezes eu vejo o Florentino a receber a bola dos defesas e depois vejo o chiquinho mais proximo do Aursnes do que do Florentino, para um jogador que quer assumir-se na posição 8 o posicionamento dele não è la muito bom


Mas se o posicionamento não fosse aquele que o treinador quer, acham que o punha a titular?
Percebam uma coisa: com um treinador que saiba o que está a fazer, a liberdade do jogador, normalmente, é feita com bola. E aí conta muito a capacidade de decisão.

Mas sem bola a movimentação é trabalhada pelo treino e faz-se em função do modelo e ideias de jogo do treinador.

E o Chiquinho não foge à regra.

Nenhum jogador è perfeito companheiro.

A N treinadores que fazem os seus 11's e faz as tacticas isso não significa que os 11 jogadores em campo vão fazer as suas tarefas na perfeição.

Existe è capacidade do treinador em adaptar-se a aquilo que tem.

O Aursnes só não è titular a 8 porque o Roger adora ter o homem mais a frente mas isso mais tarde ou mais cedo vai mudar e ao que tudo indica a alternativa ao Chiquinho por enquanto è um miúdo de 18 anos que está a ser trabalhado.

Eu sei que vocês querem defender o chiquinho pela entregua e pelo trabalho que tem feito a fazer pela vida para jogar pelo Benfica mas nós temos que querer o melhor para o Benfica.




Citação de: Cob92 em 21 de Fevereiro de 2023, 15:05
Citação de: NSC em 21 de Fevereiro de 2023, 14:07
Citação de: Cob92 em 21 de Fevereiro de 2023, 13:41
Citação de: P311 em 21 de Fevereiro de 2023, 11:34É um Pizzi (e até estou a ser muito generoso, porque o Pizzi teve algumas épocas de nível muito alto). Não pode ter este estatuto se há opções melhores.

O Pizzi era um jogador de tabela e tinha boa finalizacao para o tugao

E tambem sabia aonde tinha que estar para criar jogadas de perigo.

Muitas vezes eu vejo o Florentino a receber a bola dos defesas e depois vejo o chiquinho mais proximo do Aursnes do que do Florentino, para um jogador que quer assumir-se na posição 8 o posicionamento dele não è la muito bom


Mas se o posicionamento não fosse aquele que o treinador quer, acham que o punha a titular?
Percebam uma coisa: com um treinador que saiba o que está a fazer, a liberdade do jogador, normalmente, é feita com bola. E aí conta muito a capacidade de decisão.

Mas sem bola a movimentação é trabalhada pelo treino e faz-se em função do modelo e ideias de jogo do treinador.

E o Chiquinho não foge à regra.

Nenhum jogador è perfeito companheiro.

A N treinadores que fazem os seus 11's e faz as tacticas isso não significa que os 11 jogadores em campo vão fazer as suas tarefas na perfeição.

Existe è capacidade do treinador em adaptar-se a aquilo que tem.

O Aursnes só não è titular a 8 porque o Roger adora ter o homem mais a frente mas isso mais tarde ou mais cedo vai mudar e ao que tudo indica a alternativa ao Chiquinho por enquanto è um miúdo de 18 anos que está a ser trabalhado.

Eu sei que vocês querem defender o chiquinho pela entregua e pelo trabalho que tem feito a fazer pela vida para jogar pelo Benfica mas nós temos que querer o melhor para o Benfica.




Premissa errada.
Eu não estou a defender o Chiquinho, estou a defender o treinador.

baojoao

Sinceramente não entendo todo o recente encantamento com Chiquinho. É verdade que tem feito jogos interessantes e que foi lutando para ficar e para conquistar a confiança do treinador, mas não é o que têm pintado.
Com Chiquinho em campo vemos o Florentino a ter que assumir mais vezes o processo de construção, que digamos não é o seu ponto forte. Já tinha sido evidente com os Belgas e nesta primeira parte ainda mais. Chiquinho desapareceu do processo de construção, obrigando o Tino a dar-se mais ao jogo no processo ofensivo. Esta situação, a meu ver, condiciona e tira qualidade ao nosso jogo.
Tirando uma ou outra situação, não é um jogador de passes verticais. Tem dificuldades em fazer aquela que era uma das grande virtudes do Enzo (mas também não lhe podemos exigir que seja com o argentino).
Surpreendentemente, pelo menos para mim, tem sido no capitulo defensivo que o Chiquinho tem estado melhor...mas para isso já lá está o Tino.

Fez por merecer a confiança do treinador e o treinador está a retribuir. Esperar que continue a correr bem, apesar de esta situação nos fazer perder qualidade(na minha opinião).

Lorne Malvo

Citação de: TFFS em 21 de Fevereiro de 2023, 15:12
Citação de: Lorne Malvo em 21 de Fevereiro de 2023, 00:33O irónico é que imbecilidades como "Quem é o Enzo? Je ne sais pas... Chiquinho!" ou sequer mencionar o nome Zidane pode vir a foder-nos a época.

Esta ideia de ser o substituto do Enzo tem zero de conto de fadas, como alguns vêem, mas um potencial enorme de pesadelo.

Para já as vítimas estão a ser Neres e Guedes. Vamos ver até onde isto vai.
Eh pá, "foder a época" porque os adeptos cantam isso e os colegas lhe chamam Zidane.

No Benfica, ainda assim, tudo pode foder a época. Basta fugir um bocadinho do habitual, que já fode a época. Basta uma palavra mal colocada, que já estamos com medo de "foder a época".


Os outros podem roncar, andar com Andrés Francos, roubar, coagir, gozar, achincalhar, levar 4 do Brugge depois de meter tarjas a dizer que querem ganhar a Champions. Podem tudo que "se vão levantar". Nós temos que medir constantemente as palavras ou opiniões/ brincadeiras porque se "pode foder a época"

É que é uma "brincadeira" do caraças elevar para outros patamares um jogador com bastantes limitações e que destoa claramente dos titulares e de muitos que estão no banco. Com o André Almeida também começou em "brincadeira" e depois foram anos sem defesa direito porque "o André cumpre e é esforçado". Já vimos este filme, não quero a sequela.

E por que motivo o FCP tem que ser chamado à conversa em qualquer coisa que se aponte ao Benfica? Sim, como de certeza que já percebeste, o FCP pode jogar com Zaidus e companhia e fazer mais de 90 pontos a brincar. Nós não. Mais um motivo para não querer transformar sapos em príncipes nem alimentar parvoíces.

GloriosoSLB1904

A verdade é que quando saiu Florentino, Chiquinho ficou em posições mais recuadas. Quer-me parecer que Schmidt não pede ao Chiquinho para ser o homem das ruturas mas mais uma peça para o equilibrio defensivo.

A nossa análise ao Chiquinho tende a estar influenciada para contribuição que Enzo tinha. Chiquinho não tem essa capacidade de virar jogo e fazer passes de risco com grande acerto. Nem sequer é forte na aproximação à área.


GloriosoSLB1904

Citação de: Lorne Malvo em 21 de Fevereiro de 2023, 00:33O irónico é que imbecilidades como "Quem é o Enzo? Je ne sais pas... Chiquinho!" ou sequer mencionar o nome Zidane pode vir a foder-nos a época.

Esta ideia de ser o substituto do Enzo tem zero de conto de fadas, como alguns vêem, mas um potencial enorme de pesadelo.

Para já as vítimas estão a ser Neres e Guedes. Vamos ver até onde isto vai.

Achar que Chiquinho condiciona o 11 é só parvo.

O que vitimou Neres foram as lesões, está agora a recuperar a forma. Eu pessoalmente acho que deve ser titular quando está a 100%, no entanto coloca-lo implica passarmos a defender só com 10. Ele raramente vem atrás quando a primeira linha de pressão é quebrada. E Schmidt tem preferido o equilibrio defensivo. Um treinador tem de pesar os prós e contras das suas decisões. Mexer uma peça implica vantagens e desvantagens.

Por outro lado, Neres e Guedes para estarem no 11 tem de haver sacrificio do Rafa ou Ramos. João Mário é intocável.

DBdennisDB

Citação de: Shoky em 20 de Fevereiro de 2023, 23:16A Luz rendida a Chiquinho, diz o palerma de serviço do costume. O que comparou Almeida a Veloso sem se rir.

Deve só ter visto o Veloso em cromos da PANINI.

Veloso era um monstro.

Carolina Barata

Se o Florentino tem assumido mais o jogo, se o Florentino foi quem saiu...ao Chiquinho não é pedido para fazer de Enzo. Ao Chiquinho do que conseguimos ver como não treinadores que faz uns passes para o Grimaldo, o Grimaldo saca assistência e dá golo.

No jogo do Benfica há muita troca de bola, procura de criar espaço, de rodar, rodar, rodar até ter uma brecha nas alas. E isto tem feito bem, talvez não é pedido o que estão a pedir dele

BC

É um bom suplente, e o Schimdt sabe disso.

No entanto, precisamos de um Chiquinho em altas pra dar aquilo que tem e não tem.

Portanto, no final da época, é comprar o substituto do Enzo.

xeriff

Tanto disparate que por aqui se diz do Chiquinho, já se percebeu que não gostam do homem.