Arbitragens 2022/23

Achor81

Citação de: Merkel em 25 de Fevereiro de 2023, 23:46
Citação de: Achor81 em 25 de Fevereiro de 2023, 23:40
Citação de: Merkel em 25 de Fevereiro de 2023, 23:04Se um jogador faz um passe e é carregado pelo adversário após o passe sair do pé, é falta mesmo que a carga do adversário não altere a trajectória da bola.

No lance do Bah parece-me uma situação equiparável .

Queria ver o lance do Guzzo
Nesse caso a bola está em jogo, no caso do Bah não.

Condições para a marcação de uma falta:

deve ser cometida por um jogador;
deve ocorrer dentro do terreno de jogo;
deve ocorrer com a bola em jogo.

E há certezas sobre se a bola está jogo ou não?
É ver o lance na camara da linha lateral.

axiomas

Lei 9
1. Bola fora do jogo
A bola está fora do jogo quando:
• atravessar completamente a linha de baliza ou a linha lateral, quer junto ao solo quer pelo ar
• o jogo seja interrompido pelo árbitro
• toca num elemento da equipa de arbitragem e permanece no terreno de jogo e:

▪uma equipa inicia um ataque prometedor
▪a bola entra diretamente numa das balizas ou ▪muda a equipa que tinha a posse de bola

Lei 12
Faltas e incorreções
Os pontapés-livres indireto e direto e o pontapé de penálti só podem ser assinalados por faltas e infrações cometidas quando a bola está em jogo.

https://www.fpf.pt/pt/DownloadDocument.ashx?id=16881

Agora toca chupar suinada

albericofaria

Acabei de ler este comentario no Rascord mas nao me recordo deste lance do Ramos, alguem consegue o video do lance?

"SÉRGIO TRAFARIA TRAFARIAHá 22 minutos e 42 segundos
Acho engraçado mencionarem o lance do Bah e não mencionarem o lance do Ramos aos 15 minutos, é semelhante, ele remata ao lado e depois é derrubado."

diabo maiato

no lance do nosso primeiro golo foi só eu que vi um abalroamento ao Guedes em que ele até voa??!! Não era cartão??!! e de que cor??!! O ter dado golo nada impede porque o lance deveria na mesma ter prosseguido (como prosseguiu) por ser uma jogada perigosa e de golo iminente. No lance do Bah o avançado já tinha rematado por isso talvez fosse forçado embora não seria escandaloso o problema é que eu acho que ele fez alguma fita depois de ter rematado mal e à vontade. Quanto à mão de Guzza gostaria de ver ou rever.

Napoleon1

Citação de: karlussantus em 25 de Fevereiro de 2023, 23:35O Bah cabeceou dentro da área e a bola vai ao braço do jogador do Vizela. O lance está a ser esquecido, fosse contra nós e estavam os tipos do nível do FJM a dizerem que era penalti. E a ser analisado em todos os programas.

O Ramos foi atingido pelos pitons do jogador do Vizela quando este chuta a bola, fosse ao contrário e estavam a dizer que era vermelho.

O jogador que fez o penalti não levou amarelo. E houve outros que ficaram por mostrar.
Há que pegar em todos os lances e espalhar, porque os andrades vão passar a semana a aldrabar tudo.
Nenhum dos lances do Bah hoje são para penalty

Merkel

Citação de: Achor81 em 25 de Fevereiro de 2023, 23:49
Citação de: Merkel em 25 de Fevereiro de 2023, 23:04Se um jogador faz um passe e é carregado pelo adversário após o passe sair do pé, é falta mesmo que a carga do adversário não altere a trajectória da bola.

Se assim for, não é, de facto, falta. A minha dúvida é mesmo essa, se a bola já teria saído ou não

Napoleon1

O que me escandalizou foi o Otamendi, para mim aquilo é tudo menos falta mas pronto

karlussantus

Citação de: ramalho1 em 25 de Fevereiro de 2023, 23:44O lance do Bah é simples.

O jogador falha o remate para fora, posteriormente sente o toque e decide mandar-se para o chão para sacar o penalty

Sim, há o remate a bola vai para fora, e o Bah pousa a perna no chão, é a perna do jogador do Vizela que após o remate vai de encontro à perna do Bah, que como já está com os pitons cravados no relvado nem se mexe.

O contacto que existe ao nível do tronco também é perfeitamente legal.

Há contacto mas não há qualquer falta. Só no tugão se fala disto, porque os do 1982 andam por todo lado a espalhar isso.
Metam a mão do jogador do Vizela dentro da área, e o jogador do Vizela a atingir o Ramos com os pitons, só para contrapor na mesma moeda.

Mariachi

Citação de: Napoleon1 em 25 de Fevereiro de 2023, 23:57O que me escandalizou foi o Otamendi, para mim aquilo é tudo menos falta mas pronto

É falta sim. O jogador derruba o adversário e só depois recupera a bola.

Agora, vermelho?...nem pensar.

albericofaria

Citação de: Merkel em 25 de Fevereiro de 2023, 23:57
Citação de: Achor81 em 25 de Fevereiro de 2023, 23:49

Se assim for, não é, de facto, falta. A minha dúvida é mesmo essa, se a bola já teria saído ou não

Essa tb foi a minha unica duvida. Deveriam disponibilizar uma imagem que fosse inequivoca ao longo da linha de fundo para as pessoas perceberem a razao de nao ter sido cahmado o penalty se e que foi esse o caso!

albericofaria

Citação de: karlussantus em 25 de Fevereiro de 2023, 23:35O Bah cabeceou dentro da área e a bola vai ao braço do jogador do Vizela. O lance está a ser esquecido, fosse contra nós e estavam os tipos do nível do FJM a dizerem que era penalti. E a ser analisado em todos os programas.

O Ramos foi atingido pelos pitons do jogador do Vizela quando este chuta a bola, fosse ao contrário e estavam a dizer que era vermelho.

O jogador que fez o penalti não levou amarelo. E houve outros que ficaram por mostrar.
Há que pegar em todos os lances e espalhar, porque os andrades vão passar a semana a aldrabar tudo.

Isso tudo e muito verdade!

Napoleon1

Citação de: Mariachi em 26 de Fevereiro de 2023, 00:00
Citação de: Napoleon1 em 25 de Fevereiro de 2023, 23:57O que me escandalizou foi o Otamendi, para mim aquilo é tudo menos falta mas pronto

Ele para mim faz um desarme limpo, derrubar o adversário é natural, primeiro toca a bola e depois derruba

matilde_1990

Citação de: Napoleon1 em 26 de Fevereiro de 2023, 00:12

Ele para mim faz um desarme limpo, derrubar o adversário é natural, primeiro toca a bola e depois derruba
É falta clara para amarelo, não sejamos dragartos

Napoleon1

Citação de: matilde_1990 em 26 de Fevereiro de 2023, 00:19
Citação de: Napoleon1 em 26 de Fevereiro de 2023, 00:12

É falta clara para amarelo, não sejamos dragartos
Não é, metes este lance em Inglaterra e seguia, só aqui no Tugão é que acham que cortes na bola com contacto é que é falta mas pronto