Arbitragens 2022/23

PedroPortnoy

É uma tristeza ovir e ler tanta gente (incluindo alguns frequenteadores assíduos deste forum) a afirmar/admitir que o lance do Bah com o Osmajic é penalty...

Então eu faço o favor de relembrar o que é uma falta passível de marcação de livre direto ou penalty:

"A foul is an unfair act by a player, deemed by the referee to contravene the game's laws, that interferes with the active play of the game."

Em português:

"Uma falta é um acto injusto por parte de um jogador, considerado pelo árbitro uma infração às regras do jogo e que interfere com o desenrolar activo do jogo."

Note-se que no momento em que o Bah toca no Osmajic, considerando que a bola possa ainda estar dentro do campo, o Osmajic já rematou e não há qualquer hipótese de nenhum jogador poder prosseguir a jogada.

Tanta gente a falar de futebol sem sequer saberem as regras básicas deste desporto.

carrazeda

Vou deixar aqui uma premonição: agora que a distância é maior, não impossível mas muito difícil de escalar para o Porto (precisa de ganhar na Luz e de ver o Benfica perder duas vezes, sem perder qualquer ponto), vamos ver as arbitragens a acalmar para o nosso lado. O ruído vai continuar a ser igual, se não pior, mas os truques em campo na Liga vão acalmar; voltarão em Agosto, claro.

carrazeda

Citação de: PedroPortnoy em 27 de Fevereiro de 2023, 13:38É uma tristeza ovir e ler tanta gente (incluindo alguns frequenteadores assíduos deste forum) a afirmar/admitir que o lance do Bah com o Osmajic é penalty...

Então eu faço o favor de relembrar o que é uma falta passível de marcação de livre direto ou penalty:

"A foul is an unfair act by a player, deemed by the referee to contravene the game's laws, that interferes with the active play of the game."

Em português:

"Uma falta é um acto injusto por parte de um jogador, considerado pelo árbitro uma infração às regras do jogo e que interfere com o desenrolar activo do jogo."

Note-se que no momento em que o Bah toca no Osmajic, considerando que a bola possa ainda estar dentro do campo, o Osmajic já rematou e não há qualquer hipótese de nenhum jogador poder prosseguir a jogada.

Tanta gente a falar de futebol sem sequer saberem as regras básicas deste desporto.

É mais ou menos isto que tentei dizer noutro post onde dei a minha opinião, em palavras menos eruditas.

Para todos os efeitos, a bola estava fora de jogo, sem hipótese do Osmajic ou outro jogador do Vizela prosseguir a jogada.

Imho havia lugar a penalty num cenário em que um jogador do Benfica tivesse interceptado a bola e ela se mantivesse em jogo, por exemplo por achar que a bola ia na direcção da baliza, por efectivamente ter impedido o Osmajic de continuar a disputar a bola.

ralmeida

Fora arbitragens, fui só eu que fiquei enojado com a forma como o Gil ontem jogou contra 9?

Algo de muito grave se passa quando contra nós as equipas até relva comem e contra os outros desaceleram, passam pra trás, deixam de correr, etc...

pguerreiro

Este fim-de-semana aconteceu Futebol, estivemos longe de fazer um bom jogo e o desfecho podia ter sido outro, mas o resultado resume-se a aspectos de jogo propriamente ditos - como devia ser sempre -, em detrimento de ter árbitros e VAR como figuras principais.

Os andrades estranham e estrebucham porque acham que os árbitros têm por obrigação decidir em favor deles e em nosso prejuízo. É um casamento de 40 anos e percebe-se.

A ironia é que o jogo fo Dragão foi o melhor jogo do VAR desde a sua fundação em Portugal, corrigindo aberrações do árbitro e fiscal de linha no FCPorto-Gil Vicente. Como está bom de ver, a Verdade Desportiva é inconveniente e o Pinto da Costa não gostou.

Bastou o VAR funcionar e ficou exposto o logro que é esta equipa dos andrades, e ainda deviam dar-se por contentes por não terem o Octávio e o Pepe expulsos.

A minha solidariedade para com os andrades, jogar com as mesmas Leis de jogo dos outros de ser uma experiência tortuosa para eles, já nós nem com as mesmas Leis de jogo jogamos, amiúde temos de nos transcender para fazer face a crimes lesa-Futebol.

Não acredito que as coisas melhorem substancialmente, o que aconteceu neste fim-de-semana foi que o VAR fez o seu trabalho e a SportTV/Cidade Futebol não meteram a unha nas imagens. É natural que agora venham todos em socorro das susceptibilidades dos andrades como é apanágio.

Roy Bean

Citação de: ralmeida em 27 de Fevereiro de 2023, 14:15Fora arbitragens, fui só eu que fiquei enojado com a forma como o Gil ontem jogou contra 9?

Algo de muito grave se passa quando contra nós as equipas até relva comem e contra os outros desaceleram, passam pra trás, deixam de correr, etc...

pois nem fiquei muito contente, tal a forma podre como jogaram
alguma vez um 4 para 2 não resultava em golo contra nós...

Roy Bean

Citação de: BrunoP em 27 de Fevereiro de 2023, 12:49Mesmo com duas expulsões e um penálti, o fóculporco foi (mais uma vez) beneficiado. Pepe e Otávio deviam ter visto ambos um vermelho direto.

Pepe por quase partir uma perna a um jogador do Gil.

Otávio por agressão (situação recorrente).

São só mais uns lances para juntar à agressão do Pepe no jogo contra o Rio Ave em que se transforma um penálti numa falta ofensiva, ou às diversas entradas do Wendell e do Galeno que andam há meses a tentar ir para a rua, mas não deixam...

Nem a 10 deviam estar, quanto mais a 8...

e já agora o Otavio tb podia ter ido para a rua por acumulação...
aos 93 minutos...

desembargador 1

Citação de: joao12soares em 27 de Fevereiro de 2023, 10:11Ja andam pelo twitter a pedir penaltys sobre o Taremi e uma mão de um gajo do Gil Vicente.....que gente tão desnoesta.
só 2? até estão comedidos, acho q deviam ter sido uns 4 que é para n correr riscos

Jayson Tatum

Citação de: Roy Bean em 27 de Fevereiro de 2023, 14:24
Citação de: BrunoP em 27 de Fevereiro de 2023, 12:49Mesmo com duas expulsões e um penálti, o fóculporco foi (mais uma vez) beneficiado. Pepe e Otávio deviam ter visto ambos um vermelho direto.

Pepe por quase partir uma perna a um jogador do Gil.

Otávio por agressão (situação recorrente).

São só mais uns lances para juntar à agressão do Pepe no jogo contra o Rio Ave em que se transforma um penálti numa falta ofensiva, ou às diversas entradas do Wendell e do Galeno que andam há meses a tentar ir para a rua, mas não deixam...

Nem a 10 deviam estar, quanto mais a 8...

e já agora o Otavio tb podia ter ido para a rua por acumulação...
aos 93 minutos...

Otávio resumido num GIF.

Faz falta e ainda se atira para o chão a simular que a sofreu.

Dois objectivos: disfarçar o porradão que acabou de dar e cavar um livre para colocar a bola na área.

vml

Acho que este fim de semana facilitaram... Acredito que nunca pensaram que trazíamos os 3 pt de Vizela. As coisas estavam preparadas para perdermos pontos lá e eles passearem frente ao Gil Vicente, fazendo a festa no aniversário do pepe.

Só que no sábado, as coisas não correram como eles pensavam. Apesar de todo o ambiente, das provocações constantes e de até nem termos jogado bem... Ganhámos! E não existiu roubalheira contra nós. Apesar de já se saber que vamos ficar sem treinador principal no banco, por uns tempos. 

Ainda assim, ontem entraram a pensar que eram favas contadas. Só que por algum motivo, o VAR decidiu intervir em alguns lances e lixou-lhes a vida. Não foi o árbitro, porque esse apitou de forma normal. O VAR é que os lixou, porque depois de ver as imagens, o árbitro não podia simplesmente ignorar algumas coisas. E pronto... Eles não estavam preparados para uma situação destas em Portugal. Lá fora, sabem que as regras são outras, mas cá dentro... Costumam estar impunes e ontem, perderam um bocadinho da impunidade e foi o que se viu! Apesar de ainda terem sido beneficiados e de o Gil Vicente, ter praticamente abdicado de jogar. 

Polaco

Citação de: O Património em 27 de Fevereiro de 2023, 10:17
Citação de: Marco Júnio Bruto em 27 de Fevereiro de 2023, 10:15

estamos a voltar ao tempo dos romanos e a construir casas de banho a céu aberto?

Basta saber se para limpeza depois do acto, vão usar o mesmo método que os romanos, que depois foi substituído pelo papel higiénico.

Ureis84

Citação de: PedroPortnoy em 27 de Fevereiro de 2023, 13:38É uma tristeza ovir e ler tanta gente (incluindo alguns frequenteadores assíduos deste forum) a afirmar/admitir que o lance do Bah com o Osmajic é penalty...

Em português:

Isto.
Quando se dá o contacto o Osmajic já tinha rematado

Kondiloma

Temos que entender a indignação dos porcos, não estão habituados, se neste campeonato fosse sempre assim contra eles (Justo) tinham menos pontos que Braga e Esportiva

PedroPortnoy

Citação de: ralmeida em 27 de Fevereiro de 2023, 14:15Fora arbitragens, fui só eu que fiquei enojado com a forma como o Gil ontem jogou contra 9?

Eu sou benfiquista, mas por múltiplas razões simpatizo muito com o Gil Vicente (sou de Esposende, o meu pai é de Barcelos, a minha namorada também, vivi lá 5 anos, etc.) e tinha muito interesse em ver este jogo. Fiquei muito contente com a 1a parte do Gil, mas depois de ficar a jogar contra 9, raras vezes capitalizou a superioridade numérica e arriscou-se seriamente a não ganhar o jogo. Na minha opinião, sendo duas equipas do mesmo escalão, a jogar 11 vs 9 e em vantagem, não ganhar este jogo sería simplesmente inadmissível...

No entanto, acho que Gil, dadas as circunstâncias, se deparou com um cenário (muito) inesperado e com uma responsabilidade no jogo que não se previa... Aceita-se o nervosismo. Jogou muito bem 11 vs 11, especialmente a explorar o lado esquerdo da defesa do Porto: a jogada do 1-1 é muito boa.

Red Eagle SLB

Em português:

Só tenho uma pergunta, este lance na área do XPTO com o defesa Sicrano sobre o Ramos... eu iria dizer que é penalti... sendo coerente, tenho de dizer que poderiam ter marcado um penalti contra nós...

Claro que ontem com uma expulsão vermelho directo limpinha, um penalti clarinho, outra expulsão 2º amarelo que devia ter sido o terceiro e o perdão a (pelo menos) mais uma expulsão, vez gente com palas nos olhos e sem vergonha na cara dizer que foram roubados, mas eu não quero ser como eles e por isso admito quando erram a nosso favor.