Estádio da Luz

Notguilty

O meu vizinho que é mais Benfiquista do que eu , tem casa em Lisboa, cotas pagas e BTV, disse-me assim :

"Porque é que os sócios + direcção (seja ela qual for) não iniciam um projecto a longo prazo.. O Estádio da Luz está entalado naquele pedaço de terra , com fracos acessos e a alimentar um Centro Comercial gigantesco. O projecto seria ter um Estádio épico e rentável com bons acessos, transportes publicos, o melhor do Mundo.
Um projecto que seria patrocinado pelos sócios e pelo clube sem colocar em causa o sucesso desportivo, uma obra de vida , uma maravilha universal e magica.
O antigo estádio foi feito com o esforço dos sócios e estão ai novas gerações dispostas a fazer o mesmo. "
 Eu concordo e sendo controverso.. Mudava o Estádio para a Margem Sul ao pé do Seixal, onde já há terrenos ... a tal cidade Benfica começava a fazer sentido.

af10

Citação de: Notguilty em 24 de Março de 2023, 13:19O meu vizinho que é mais Benfiquista do que eu , tem casa em Lisboa, cotas pagas e BTV, disse-me assim :

"Porque é que os sócios + direcção (seja ela qual for) não iniciam um projecto a longo prazo.. O Estádio da Luz está entalado naquele pedaço de terra , com fracos acessos e a alimentar um Centro Comercial gigantesco. O projecto seria ter um Estádio épico e rentável com bons acessos, transportes publicos, o melhor do Mundo.
Um projecto que seria patrocinado pelos sócios e pelo clube sem colocar em causa o sucesso desportivo, uma obra de vida , uma maravilha universal e magica.
O antigo estádio foi feito com o esforço dos sócios e estão ai novas gerações dispostas a fazer o mesmo. "
 Eu concordo e sendo controverso.. Mudava o Estádio para a Margem Sul ao pé do Seixal, onde já há terrenos ... a tal cidade Benfica começava a fazer sentido.

O teu vizinho vai patrocinar 300 milhões?  :rir:

Nem vou comentar a ideia de tirar o clube de Lisboa

Notguilty

Citação de: af10 em 24 de Março de 2023, 13:21
Citação de: Notguilty em 24 de Março de 2023, 13:19O meu vizinho que é mais Benfiquista do que eu , tem casa em Lisboa, cotas pagas e BTV, disse-me assim :

O teu vizinho vai patrocinar 300 milhões?  :rir:

Nem vou comentar a ideia de tirar o clube de Lisboa
não tenho o dom da escrita realmente. frustra-me!

Realix

Citação de: ze_luz em 24 de Março de 2023, 11:01A taxa de ocupação é importante sim. De que adianta gastar uns valentes milhões a aumentar para 75 ou 80k se consistentemente não esgotarem a capacidade atual?
Arranjem soluções válidas para termos todos os jogos a 100% de ocupação e depois pensem em aumentos de capacidade.
Em muitos dos estádios de Inglaterra ou Alemanha conseguem não ter lugares vazios, porque não conseguimos nós?
Mais investimentos megalómanos e operações coração não!
Ridículo achares que é possivel 100% sempre
Pensa mais

Realix

Citação de: gringo da montanha em 24 de Março de 2023, 11:04
Citação de: Realix em 24 de Março de 2023, 08:26
Citação de: jdrodrigues em 24 de Março de 2023, 08:08
Citação de: Realix em 24 de Março de 2023, 07:49
Citação de: nfgl em 23 de Março de 2023, 22:52
Citação de: Realix em 23 de Março de 2023, 22:30
Citação de: nfgl em 23 de Março de 2023, 22:15
Citação de: Realix em 23 de Março de 2023, 21:36
Citação de: nfgl em 23 de Março de 2023, 19:54
Citação de: Realix em 23 de Março de 2023, 18:10
Citação de: nfgl em 22 de Março de 2023, 23:54
Citação de: Realix em 22 de Março de 2023, 23:50
Citação de: nfgl em 22 de Março de 2023, 12:27Quando tivermos 2 ou 3 anos de assistências em todos os jogos próximas da lotação máxima faz sentido pensar em mudar alguma coisa.

Até lá é tesão do mijo.

Não compres uma casa maior porque não tens a lotação máxima em casa com família e amigos todos os fim de semana..
Essa ideia de só se tiver estadios cheios até contra o arrentela é uma narrativa tão básica..há mais argumentos que esse..

Óbvio que não compro uma casa maior para a ter cheia de ar.
Nem um carro de 9 lugares quando o normal é só usar 1.

E sim, até contra o Arrentela. É o Benfica.

Isso que dizes não faz sentido.
O interesse numa meia final de CL na Luz não pode ser comparada a um jogo com o Arrentela.
Lei da procura e oferta. Um evento raro gera muito mais interesse do que um evento corriqueiro. Achar o contrário é retórica sem sentido.

E a média de assistência este ano, são 55k por jogo.
Quanto é que é preciso para mudares de ideia? 100%? Isso não é possível pq há RPs e lugares de visitantes.

Se o interesse é maior o bilhete é mais caro.
Se há benfiquistas que se acham finos para irem ver o Arouca ou o Vizela e só querem ver jogos grandes, sijeitam-se.

Enquanto não se andar pelos 60k de modo sequencial não faz sentido andar com ideias.

Mas pronto, já entendemos que não faz sentido comprar uma casa maior por vaidade.

És um tipo com ambição curta e não planeias em antecipação.
Se os bilhetes fossem acessíveis com certeza haveria mais gente...

Lol.

Cagar postas de pescada é que é o certo.

Certo estás tu, a tua argumentação é tão boa que por 5mil lugares estás disposto a mudar de opinião.

Vou-te explicar uma coisa.
Eu estive no estádio da luz quando estavam a fechar o terceiro anel.
Sei o que se passou, a história e as motivações.
Sei o que aconteceu depois e o que o clube teve que passar.

Cagar postas de pescada, fazer considerações sobre quem não se conhece, já passei por isso, já não afeta.

Não são 5 mil lugares, são os putos que não fazem puto de ideia do que é tomar uma decisão que afeta a vida de centenas ou mesmo milhares de pessoas e acham que tudo é simples e fácil.

E depois de cagarem postas de pescada quando há um ano ou dois que correm mal viram as costas ao clube e preferem ir à praia quando fica metade do estádio vazio. Ou então ir ver o filme que estreia.

Visão e planeamento? Conversa da treta. Estejam lá em épocas difíceis no frio de janeiro. Depois sim, pode-se pensar.

Para já é cagar para as tesões adolescentes e gastar no campo que é onde é preciso investir.

Caro, a idade e a experiência não nos dão mais sabedoria por decreto.
Essa conversa dos putos etc revela síndrome da idade e não trás nada à conversa. As considerações que teci são na base do teu discurso. Ninguém te chamou velho do Restelo por exemplo.
Voltando aos argumentos para aumentar a lotação do estádio;
-Média atual nos 55k-60k
-Red Passes vendidos 45k, e não foram vendidos mais por a venda ter sido suspensa
-Sócios com dificuldades em arranjar bilhetes consecutivamente
-Adeptos de fora Lisboa não conseguirem ter condições para vir à Luz regularmente, devido aos preços praticados

O Benfica não pode dizer-se um clube do povo e ao mesmo tempo ser um clube elitista nas bancadas e acesso ao estádio.

Se não consegues analisar a situação sem comparar momentos incomparáveis e preferes malhar na juventude é algo que não faz sentido.

Sobre o aumento de lotação, podemos analisar imensa coisa. Mas deixo já aqui umas para se começar:
Quanto custaria uma expansão do estádio? Como é que seria feita?
Quanto tempo seria necessário para obras (leia-se quantos jogos e/ou lugares seriam suprimidos temporariamente para concluir as obras)?
Quais as consequências para o clube, quanto custariam obras de remodelação da zona envolvente para que licenciamento e condições de segurança para evacuação da nova lotação do estádio?
Qual a dificuldade de se obter o novo licenciamento?

Sobre a tua análise das razões que levam a ser necessário, lamento mas dificuldade em conseguir bilhetes não é razão suficiente. Os preços praticados não é pelo clube. Os jogos não são baratos, mas mais do que o bilhete, é todo o resto do custo, transporte, alojamento, comida. Qualquer um desses, nem falo em combinado, ultrapassa largamente o preço do bilhete de qualquer jogo.

O estádio estar lotado não serve também de justificação. Não podemos analisar a coisa apenas com base numa época que corre bem. É necessário dados sustentados em várias épocas. Ora, as duas últimas épocas foram más e o estádio esteve às moscas jogo sim, jogo sim.

Épocas de Covid e de equipas destroçadas e presidentes presos não devem ser considerados na equação/tomada de decisão.
Pela ordem de ideias da média de adeptos, então se em época X ou Y tenha havido só uma média de 20mil adeptos isso significa que o estádio devesse ter só 20mil adeptos? É uma lógica da batata.

Preparar o clube para o êxito dentro de campo, pensando nos adeptos fora dele é o que deve ser feito.
O clube em expansão no campo, deve ser preparado para que a massa adepta no estádio também possa crescer.
Epah, ó chavalo, pega nessas teorias de marketing barato e vai vender essa "banha da cobra" pra feira da ladra, que aqui já viste que ninguém está interessado...irrra!!! :smokin:
Bates mal

rdr10

😂😂😂😂

Das merdas mais estúpidas que já li, estou a imaginar um jogo da Champions às 20h na margem sul, às 20:30 estavam 20 mil pessoas no estádio.

rdr10

Eu percebo ambas as partes.

Acho que a solução neste momento é colocar o safe standing em todo o piso 0 sagres, mas isto terá que ser falado com a malta das claques que não existem, ilegalmente e off the record terá que se chegar a uma solução PARA O BEM DO CLUBE.

Mas atenção, de todos os que leio, o que me parece mais perto "da verdade" é o monstrodascuecasrotas, no fundo era mais ou menos como termos o San Siro como estádio, teríamos sempre médias muito mais altas do que temos agora, caguem na % de ocupação que é absolutamente irrelevante.

Btw contra o Inter toda a gente que conheço quer ir, é a puta da loucura, e vamos chegar ao jogo e vão estar 62k.

MonstroDasCuecasRotas

Citação de: rdr10 em 24 de Março de 2023, 14:07Eu percebo ambas as partes.

Acho que a solução neste momento é colocar o safe standing em todo o piso 0 sagres, mas isto terá que ser falado com a malta das claques que não existem, ilegalmente e off the record terá que se chegar a uma solução PARA O BEM DO CLUBE.

Mas atenção, de todos os que leio, o que me parece mais perto "da verdade" é o monstrodascuecasrotas, no fundo era mais ou menos como termos o San Siro como estádio, teríamos sempre médias muito mais altas do que temos agora, caguem na % de ocupação que é absolutamente irrelevante.

Btw contra o Inter toda a gente que conheço quer ir, é a puta da loucura, e vamos chegar ao jogo e vão estar 62k.

Há 3 passos que, mais tarde ou mais cedo, terão que ser dados. E nenhum destes passos será suficiente por si, serão todos incontornáveis individualmente:

Primeiro, estabelecer regras mais estritas para os detentores de redpass.

Segundo, instalar Safe Standing.

(Estes dois primeiros têm caráter de urgência.)

Terceiro, expansão da lotação.

(Este último terá que ser um projeto a médio/longo prazo. Para que seja possível daqui a 10 anos é preciso que comece a ser planeado já. Se esperarmos 10 anos para planear só será uma realidade daqui a 20.)

tiagomachado18

Na Alemanha, o Bayern tem a allianz arena com capacidade de 70mil, com safe standing sobe para 75mil. Todos os jogos sem excepção mete 75mil no estádio, tem listas de espera de anos para os seus lugares e quem não for é penalizado. Ninguém fala em aumentos de lotação.

Em Portugal, um país pobre de 10M de habitantes, o Benfica tem o estádio da luz com 65mil lugares. Quase nunca o consegue encher por muitas razões: Red passes que não vão nem partilham o seu lugar, adeptos visitantes que também não enchem os seu setor, em anos como o ano passado em que até sobravam bilhetes porque ninguém queria ir, dias de jogo em setembro com sol que é melhor ir á praia, entre outros. Aqui os adeptos pedem aumentos de lotação, sem antes resolver estes problemas e implementar safe standing.

J_PN

62K é lotação esgotada por causa da margem de segurança da UEFA  ;D

tiagomachado18

Citação de: J_PN em 24 de Março de 2023, 14:52

Que margem de segurança da UEFA? isso não existe.

sbremoved_51160

O Benfica não vai construir um novo estádio nos próximos 20 ou 30 anos. O actual tem margem de melhora, tanto em capacidade, como em serviços, funcionalidade, comodidade, estética, etc. Os melhores estádios do mundo estão a custar muito mais do que 300 milhões de euros. Nenhum clube em Portugal, nem sequer o próprio Benfica (os grandes patrocínios e naming vão para outros mercados), nem sequer os suínos com as suas ajudas habituais, têm qualquer capacidade para construir um novo estádio. Nem o Estado se vai meter em obras megalómanas deste tipo (talvez noutras...). Bem basta a vergonha do Euro 2004 e os estádios de Aveiro, Leiria e Algarve... para não falar do Municipal de Braga.
Nem nunca o Benfica poderá sair de Lisboa. Isso é impensável. A maioria dos adeptos que vai ao estádio concentra-se em Lisboa. E diria até, se não me equivoco, que uma grande parte será proveniente de distritos mais a norte do que a sul. Infelizmente, sabemos que o país tem desequilíbrios em termos desenvolvimento, acessibilidades, poder de compra, etc., entre o interior e o litoral, entre as regiões a Norte e a Sul do Tejo.
Mesmo que um dia possam construir um novo estádio (que não sei se chegarei a ver) e pensem em mudar de localização, dificilmente irão procurar um lugar na margem sul. A única hipótese que vejo é se este estiver totalmente conectado com o novo aeroporto, linhas de comboio, auto-estradas, etc. Mas, andamos há mais de 50 anos com esta "estória" do novo aeroporto e ainda parece uma miragem...
O que ainda acredito que possa avançar na próxima década é a tal cidade do Benfica, onde possam juntar as modalidades e mais alguma coisa. Isso permitiria reavaliar o que necessitamos realmente ao lado do estádio e rentabilizar melhor as instalações existentes e o espaço envolvente, melhorar os acessos, etc. Talvez o estádio só necessite ter o Museu, a área comercial e um pavilhão (ou manter os dois) para rentabilizar ao máximo "um dia no estádio". Outro pavilhão, as piscinas (eventualmente) e outros campos de treino, etc., estariam concentrados noutra zona, permitindo igualdade de condições entre mulheres e homens.

NSC

Citação de: rdr10 em 24 de Março de 2023, 13:56

😂😂😂😂

Das merdas mais estúpidas que já li, estou a imaginar um jogo da Champions às 20h na margem sul, às 20:30 estavam 20 mil pessoas no estádio.
Não estás a contar os milhares que chegavam pelo Aeroporto de Beja.

J_PN

Citação de: tiagomachado18 em 24 de Março de 2023, 14:53

Que margem de segurança da UEFA? isso não existe.

2700 lugares têm que ficar livres por razões de segurança.

rdr10

O Bayern - PSG teve 75k que é a lotação máxima porque?

Não era jogo da UEFA?