Ángel Di María

Avançado, 37 anos,
Argentina
Equipa Principal: 5 épocas (2007-2010, 2023-2025), 217 jogos (13575 minutos), 51 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1), Taça da Liga (3)

4-4-2

Há pelo menos três coisas certas nesta vida: a morte, os impostos e a certeza de que se não existirem problemas, o benfiquista cria-os!

Antes havia queixas porque não havia ambição; agora é porque há ambição a mais e é muito jogador de qualidade para tão poucos lugares.

Até há bem pouco tempo, os Pizzis, os Grimaldos, os Andrés Almeidas e os Seferovics eram vistos como imprescindíveis porque os que chegavam conseguiam ser piores que eles; hoje tomamos as dores dos Rafas que podem não ficar satisfeitos por verem chegar tanta concorrência...

Os benfiquistas talvez sejam os adeptos mais difíceis de contentar.

bnfc

Citação de: Androico em 21 de Junho de 2023, 12:22
Citação de: bnfc em 21 de Junho de 2023, 12:14
Citação de: Androico em 21 de Junho de 2023, 12:05
Citação de: bnfc em 21 de Junho de 2023, 11:54
Citação de: Androico em 21 de Junho de 2023, 11:48
Citação de: bnfc em 21 de Junho de 2023, 11:37Para percebermos porque é que o di Maria deve regressar, só temos que ver a final do mundial. Não jogou nos quartos e nas meias, mas bastou estar em condições para a final e o seleccionador nem pensou duas vezes. E ainda bem que o fez, porque o di Maria fez um jogão e marcou um golo importante.

É para isto que queremos o di Maria, para decidir nos jogos importantes, porque ainda é capaz disso. E não é que esteja fisicamente de rastos. Na época passada fez 40 jogos pela Juve. O Pepe fez 36 no porto e é considerado um portento físico. O Otávio fez 44 jogos, mais 4 jogos que o di Maria. Alguém diz que foram poucos? Já o di Maria faz 40 e é logo considerado um morto-vivo.

Na próxima época, nem tem que fazer 40 jogos. Se gerirem a sua condição física e terminar a época com 35 jogos, já me dou por muito satisfeito. Quero-o é nos grandes jogos.

A quantidade de jogos pode ser um dado enganador. Ele fez 48 jogos mas apenas 2676 minutos. O Pepe fez 45 jogos e 3808 minutos. O Otávio fez 53 jogos e 4042 minutos. São situações incomparáveis.

Por exemplo, o Messi, que tem a mesma idade, fez 51 jogos e 4596 minutos.
O Modric, de quem já se falou por aí, fez 68J e 4614 minutos. É uma força da natureza.

Uma situação mais próxima do Di Maria, foi o Neres. Fez 48j e 2990 minutos.

As últimas duas épocas do Di Maria demonstram claramente uma quebra de ritmo competitivo, pois em 2021/2022 fez 47j e 2842 minutos. Ou seja, duas épocas seguidas abaixo dos 3000 minutos (o que não sucedia anteriormente).

Em todo o caso, pode ser claramente uma mais-valia para muitos jogos do Benfica. Não irá é jogar sempre.

A situação não é comparável ao Draxler, que nas últimas 4 épocas, o máximo que fez foi 1800 minutos.

Claro que um central vai fazer mais minutos. Quantas vezes vês um central a ser substituído durante um jogo? Ou mesmo a entrar durante o jogo? O que interessa é que o di Maria esteve apto a dar o seu contributo em 40 jogos, ao contrário daquele portento do Pepe que terminou com 36 jogos, 22 jogos a titular na liga.

Por isso é que além do Pepe, cuja comparação foi feita por ti, falei de outros jogadores (médios/avançados).

Porém, como disse, o Di Maria estará certamente disponível para muitos jogos mas tendo em conta o histórico recente, não será hipótese para ser titular em todos eles. O seu esforço físico terá de ser muito bem gerido.

Mesmo a questão dos minutos jogados é uma falsa questão. Foi o 10º jogador com mais minutos jogados na Juve na época passada. Tendo em conta que uma equipa tem 11 jogadores, esteve longe de ser um problema. Muitas vezes isso até tem a ver com a gestão de esforço numa equipa. Quem me dera que o Benfica tivesse conseguido distribuir os minutos por mais jogadores.

Não é uma falsa questão, pois o ano passado ele também fez menos do que 3000 minutos. É uma tendência de quebra de ritmo. Ora, ele esteve disponível para + do que 40 jogos, mas não esteve disponível fisicamente para os jogar por inteiro. Ignoram-se os jogos em que regressou de lesão e não esteve disponível para jogar muitos minutos. Basta recordar que nos quartos-de-final do mundial, apenas estava disponível para jogar 10/20 minutos. Contra o Benfica, apenas estava disponível para jogar meia hora. Ou seja, não faz sentido olhar para os jogos sem ter em conta os minutos.

Falsa questão é apenas olhar para o número de jogos, ignorando os minutos.

A partir do momento em que é o 10º jogador com mais minutos da Juve, tudo isso cai por terra. Obviamente, os minutos na Juve estão melhor distribuídos que na maioria dos clubes. O que, diga-se, é algo típico de clubes italianos.

Obviamente, não olhei apenas para os jogos, ignorando os minutos. Só não considerei o número de minutos algo que tire relevância ao número de jogos, já que foi o 10º mais utilizado. Redutor é quem olha para o número de minutos de um jogador sem contextualizar no plantel em que está inserido.

Androico

Citação de: J_PN em 21 de Junho de 2023, 12:16
Citação de: Androico em 21 de Junho de 2023, 12:15
Citação de: J_PN em 21 de Junho de 2023, 12:12Qual é o celeuma da quantidade? Teremos 2 médios para as alas, como o RS tanto usou este ano (João Mário/Aursnes), 3 extremos puros (Di Maria/Neres/Andreas), Rafa para o meio é o único que não tem backup, mas tanto o Di Maria como o Neres podem jogar atrás do PL. Há opções para todos os gostos.

Não estás a contar com a continuidade do Guedes. E que há opções para todos os gostos é evidente... Só que não há nenhuma grande equipa da Europa com 7 opções polivalentes de qualidade para 3 posições da frente + 3 avançados. E não é por falta de capacidade financeira que não há, mas porque é uma opção que não faz sentido do ponto de vista da gestão do plantel e do ponto de vista financeiro.

Por isso, presumo que alguém terá de sair. Prevejo que seja o Rafa ou o Andreas (por empréstimo).

O Guedes não sei quanto tempo demorará a engrenar, por isso não o inclui nas contas. Se não fizer a pré-época toda parte em clara desvantagem.
Pois mas tens de contar, visto que o empréstimo foi prolongado por um ano. Ou seja, presume-se que estará disponível para grande parte da época. De outra forma, não faz sentido a sua continuidade e temos logo aí um problema.

Portanto, contando com o Guedes, são 7 jogadores polivalentes para as 3 posições da frente + 3 avançados. Ou seja, 10 jogadores para 4 posições. Tem de saltar alguém fora e parece-me que terá de ser o Andreas, pois necessita de jogar com regularidade e será difícil este ano.

Aliás, acho que ao avançar para a continuidade do Guedes e a contratação do Di Maria, parece-me claro que a Direcção dá um sinal de que o Andreas ainda não está preparado para assumir um lugar, o que se percebe face à sua pouca utilidade nesta segunda fase da época.

pimenta10

Citação de: Polygraph em 21 de Junho de 2023, 11:27
Citação de: pimenta10 em 21 de Junho de 2023, 11:22
Citação de: Polygraph em 21 de Junho de 2023, 11:04
Citação de: pimenta10 em 21 de Junho de 2023, 10:51
Citação de: Androico em 21 de Junho de 2023, 10:47
Citação de: pimenta10 em 21 de Junho de 2023, 10:33
Citação de: Androico em 21 de Junho de 2023, 10:24
Citação de: Shoky em 21 de Junho de 2023, 10:08Relembro que chegámos a ter Salvio, Markovic, Gaitán e Sulejmani para a mesma posição.

"Ah, mas assim o Rafa tem de sair"

Querem qualidade ou olhar para o banco e verem merda nenhuma?

4 jogadores para 2 posições, sendo que o Salvio só jogava na direita.

De momento, tens 7 jogadores para três posições, sendo que João Mário, Aursnes, Rafa, Neres, Guedes e Di Maria podem jogar em qualquer ala e atrás do avançado. Acresce ainda o Andreas. É incomparável.

Pode não sair o Rafa, mas certamente que alguém terá de sair.

O ano passado, o Real Madrid, nos 3 da frente, jogou essencialmente com 5 jogadores (Valverde, Rodrygo, Vinicius Júnior, Asensio, Benzema).

O City, nos três médios ofensivos, jogou essencialmente com 5 jogadores (De Bruyne, Bernardo Silva, Mahrez, Phil Foden, Grealish).

Estas duas equipas tem uma época muito mais competitiva do que o Benfica, pois enfrentam adversários com muita mais qualidade.

É importante ter um plantel curto com opções polivalentes, de modo a manter todos os jogadores motivados e com minutos nas pernas. E é importante por questões desportivas e financeiras, para que depois não se tenha de andar a vender as joias da coroa. 

Esquece isso dos 7 jogadores. O Guedes não se sabe quando começa a jogar, o miúdo norueguês ainda tem de crescer na sombra e o Aursnes é para jogar no meio este ano. Sobram 4. Queixem-se de falta de qualidade e quantidade e não do contrário.
O que digo é que se o Andreas não vai ser aposta, então mais vale ser emprestado. Ele precisa é de jogar regularmente.

Quanto à convicção de que o Aursnes irá jogar no meio, gostaria de perceber qual a sustentação para isso.

É que a realidade tem desmentido sucessivamente essa crença. Quando todos previam que iria assumir o meio campo depois da venda do Enzo, o Roger preferiu aí colocar o Chiquinho para continuar a apostar no Aursnes na ala. Raramente jogou na dupla do meio campo, pois a preferência recaiu sempre na ala, inclusive quando tinha disponível o Rafa, Neres, João Mário e Guedes.

Pelo que acha extraordinária a certeza de que para o próximo ano irá certamente ser aposta no meio campo.
O Aursnes foi opção de recurso na ala devido a lesões e falta de mais opções. O próprio Roger admitiu numa entrevista recente que o colocou lá por necessidade, e que quando o foi buscar era para jogar no meio, que acabará por acontecer este ano porque para os 3 da frente já há opções de qualidade e quantidade.

Inicialmente sim.

Hoje em dia um jogador do estilo do Aursnes nos 3 atrás do PL é essencial. O jogo do Benfica depende muito da rapidez na recuperação de bola, na reação à perda, na pressão alta (o famoso Gegenpress que até o Roger se farta de falar).

Um trio composto por Neres/João Mário, Rafa e Di Maria não me parece que tenha essa capacidade de pressão e de recuperação rápida da bola. Ganhamos claramente em "magia", mas perdemos em capacidade física.

Não sei se o Roger está disposto a fazer essa troca.
90% dos jogos na liga e especialmente em casa, temos obrigação de jogar com 3 destes 4, Neres/Di Maria/Rafa/Guedes atrás do avançado.

Discordo completamente. Isso é uma visão errada do que é o futebol, na minha opinião.

É precisamente nesses jogos onde a capacidade de pressionar alto, constantemente, é fundamental. Equipas com menos qualidade na saída de bola são muito mais permeáveis à pressão alta. Aliás, foi assim que o Benfica dominou a seu bel prazer os campeonato contra os "pequenos". Sufocando-os.
Já eu digo que a pior fase que tivemos foi quando perdemos qualidade no meio, saída do Enzo e entrada do Chiquinho, e com Aursnes e João Mário nas alas que não acrescentavam criatividade, velocidade, verticalidade etc. Os melhores são para jogarem, sempre!

Napster

Ja vi que o vieirista ressabiado ja veio espalhar a sua magia neste tópico. Está neste, está no do Castellanos...um verdadeiro n° 10 clássico

N1c0

E se eu vos disser que o Di Maria tem no ano passado mais minutos que o Evanilson?

JoaoRSantos

ElToto

Fodasse qual o "senão" de vir o Di Magia para a Luz?? Não brinquem...

É ainda um cracalhão e fez so 40 joguitos na ultima epoca e mais de 2000 minutos...conhece o clube...extremo diferenciado que joga a medio se for preciso e atras do avançado...

fodasseeeeeee venha ele caraças 

S1Benfica

Citação de: bnfc em 21 de Junho de 2023, 12:22
Citação de: S1Benfica em 21 de Junho de 2023, 12:20
Citação de: bnfc em 21 de Junho de 2023, 12:08
Citação de: S1Benfica em 21 de Junho de 2023, 11:58
Citação de: bnfc em 21 de Junho de 2023, 11:51
Citação de: S1Benfica em 21 de Junho de 2023, 11:49
Citação de: bnfc em 21 de Junho de 2023, 11:40
Citação de: S1Benfica em 21 de Junho de 2023, 11:32                    __________

Bah       António      Otamendi     _________

Florentino   Kokçu

Di Maria      ___________          __________

Por agora parece-me que está assim (e sim, o Di também pode jogar a Rafa).

Ter que retirar, nem que seja à vez, Aursnes (novamente) e Mário (pela primeira vez), não deve ser fácil.

Para além de Neres, Guedes, Rafa (porventura)...

Primeiro, isso de fazermos 11 titulares não faz sentido. Na próxima época tem que haver rotação, muito mais que este ano, ou chegaremos ao fim novamente de rastos.

Segundo, pode vir quem vier, deixar o Aursnes de fora de um onze de referência é simplesmente de loucos. Foi o MVP do Benfica na época passada.

Sim, como temos 2 para cada, tiramos à sorte.

Claro que estava a colocar uma base... :huh:

PS: Eu estava a entrar na cabeça do Schmidt. O Aursnes nunca foi primeira hipótese para o meio e só começou a titular quando "teve que ir" para a ala (em Outubro, basicamente).
PS2: Também sei (ou neste caso percebo) que com Kokçu a coisa pode ser alterada.

E que merda de base que deixa de fora o jogador em maior destaque, pelo menos, na segunda volta anterior. E a treta de se pôr tracinhos em lugares que podem contar com jogadores como Rafa e Neres tb é genial.

Este teu comentário também é genial. Queres colocar o Aursnes (compreendo) mas depois colocas o Rafa e o Neres.

:confused:

Não coloco o Rafa E o Neres. Dei dois exemplos de jogadores que deixas de fora para colocares tracinhos. Até podia dar mais. O que é ridículo é deixar-se o Aursnes de fora de um onze de referência. É logo um atestado de incompetência.

O homem não é nada incompetente, aliás o Schmidt é bastante competente.

Os 2 traços serviam para colocares João Mário, Aursnes, Neres, Rafa, Guedes, Gouveia, Schjelderup, Arda Guler.  :huh:

Dos 3 espaços vagos temos que colocar o Di. Os outros 2 não é de todo certo.

Pois é competente. Por isso é que arranjou sempre lugar para o Aursnes, fosse onde fosse. Se for preciso, até a GR o põe. Não é burro nenhum.

Pois não, nada.
O grande Aursnes andou toda a temporada a tapar buracos, não tem uma posição dele.

"Para nós", o mais fácil é dizer que salta o Florentino para colocar o Aursnes no lugar onde ele preferiu colocar o Leonel Machado.

Mas imagina que joga o Florentino e o Kokçu, o Di e o Rafa. Claro que metes o Neres, o Mário, o Guedes, o Arda, o Schjelderup no banco, para jogar o Aursnes na esquerda. Certo?

Black Panther

Eu quero que ele venha, quero mto mesmo, mas vou manter os pés no chão e ver no que vai dar, não entro em euforia não quero viver uma espécie de cavani 2.0 com fogueiras de madrugada, aquilo deu cabo de mim

SLBTotti

Citação de: J_PN em 21 de Junho de 2023, 12:12Qual é o celeuma da quantidade? Teremos 2 médios para as alas, como o RS tanto usou este ano (João Mário/Aursnes), 3 extremos puros (Di Maria/Neres/Andreas), Rafa para o meio é o único que não tem backup, mas tanto o Di Maria como o Neres podem jogar atrás do PL. Há opções para todos os gostos.

Deixa de ser lógico e dá o desconto. Há aqui malta que a quantidade só era boa quando significava a vinda dos craques João Amaral ou Salvador Agra. Entulho do bom.

alsohugo

A contratação do Di María tem uma outra vantagem, levará outros alvos a olharem para o Benfica com outros olhos.

CelsoMedeiros

Citação de: fmb em 21 de Junho de 2023, 12:16
Citação de: Star em 21 de Junho de 2023, 12:09
Citação de: fmb em 21 de Junho de 2023, 12:02Não estou a ver o Aursnes a jogar no meio-campo com o Roger. Só em casos muito pontuais mesmo...

Mas foi onde jogou melhor, nao? (ate porque e a posicao dele)
Eu por acaso acho que gostei mais de o ver como falso ala. Mas secalhar sou dos poucos...
Eu sou dos que gostei de o ver a jogar...ponto...mas ao meu ver ele foi uma decisao de recurso que funcionou, lembrar que Enzo sai e ai mesmo tempo tivemos Neres lesionado. Funcionou na ala e deu os equilibrios que o Schmidt gostou e dai nao o voltar a puxar para o meio.
Nao me espanta que na pre'epoca o Schmidt o volte a baixar para o meio com o Kokçu.

rkc

Citação de: darkwolf em 21 de Junho de 2023, 11:45Ody

Bah, Ota,António *

Aursnes,Neves

Di, Kokcu, Rafa

*

Gonçalo Ramos.

Deixem-se de tontices. O puto fez uma grande época!