RedPass - Regras na 1ª página

Grand Moff John

A colega de fórum acha que tudo é uma construção social e que a biologia - o facto de, naturalmente e em qualquer canto do globo, os senhores terem porte e disponibilidade física superior às senhoras pelo simples facto de serem homens - não pode afetar nem afeta, também, os seus gostos e interesses. Discordando nesta premissa, é impossível discutir-se o que quer que seja. Cumprimentos.

J_PN

Citação de: Silverwolf em 29 de Junho de 2023, 16:19
Citação de: J_PN em 29 de Junho de 2023, 15:48
Citação de: mojo_j0jo em 29 de Junho de 2023, 15:33
Citação de: Willow em 29 de Junho de 2023, 09:48O gosto é importante e ninguém paga 150/200e por algo que não gosta.

Mas o fundamental aqui é que o futebol seja uma atividade familiar sem que, para isso, derrube completamente o orçamento da família. Porque no caso de só ser possível pagar um, só o homem vai. Porque há tarefas domésticas (desde sempre a cair maioritariamente nas mãos das mulheres - já sei que todos vocês quando se fala nisto dizem que fazem a vossa parte, mas ultrapassem isso por agora), há crianças e idosos para cuidar, etc etc e o futebol acaba por não ser prioritário como se calhar é para um homem. Daí o incentivo com preço + baixo.

Podes incentivar com pacotes redpass família. Não com redpass para uma pessoa singular ser mais barato que de outra só porque é mulher.

Se for lá ao Benfica e identificar me como mulher como é? Também tenho direito a pagar menos?

Eu no limite não me importo que as mulheres até paguem menos, mas isso aos olhos da sociedade actual é ser - se incoerente.

Obrigam as pessoas a seguir determinada agenda, mas na hora H, seguem o que lhes interessa para capitalizar o máximo no momento.

Desconto família, crianças e terceira idade sim, diferenciação por sexo não.

Porque é que as crianças e terceira idade têm direito a desconto e as mulheres não haveriam de ter? O princípio é o mesmo.

Criança e terceira idade não dintingue género.

Distingue idade. O princípio é o mesmo, chamar público que habitualmente não está presente neste tipo de eventos.

giiin

Citação de: SofiaSS em 29 de Junho de 2023, 16:41
Citação de: giiin em 29 de Junho de 2023, 16:31
Citação de: SofiaSS em 29 de Junho de 2023, 16:25
Citação de: giiin em 29 de Junho de 2023, 15:19
Citação de: SofiaSS em 29 de Junho de 2023, 03:14
Citação de: Grand Moff John em 28 de Junho de 2023, 22:51
Citação de: J_PN em 28 de Junho de 2023, 21:50
Citação de: ACalixto em 28 de Junho de 2023, 21:38
Citação de: J_PN em 28 de Junho de 2023, 19:54
Citação de: emulate em 28 de Junho de 2023, 18:04Quando for para renovar vou-me identificar como mulher, a ver se tenho desconto... agora vale tudo, toda a gente se pode levantar um dia e dizer que é o que lhe apetece.

E as crianças?! Não ocupam uma cadeira como os outros? Vergonha!

Questão polémica, o objetivo inicial de chamar mulheres ao estádio, foi plenamente atingido. Com a lista de espera atual, justifica-se a diferença de preços?

A minha opinião é que não.

E fico com uma dúvida, se meterem o bilhete no mercado secundário o preço é o mesmo, quer dizer que quando uma mulher mete o bilhete à venda, ganha mais dinheiro que o homem!

Parece-te que existe sequer 1/3 de mulheres no estádio? Por isso, não, diria que o objetivo ainda não foi atingido apesar de ver muitas mais mulheres de ano para ano. Mas isto não é uma questão que se resolve em 10 ou 15 anos.

Desculpem, mas porque é que queremos 1/3 sequer de mulheres no estádio? Porquê tentar criar interesse artificalmente? Homens e mulheres gostam de coisas diferentes. Homens gostam, disproporcionalmente, mais de futebol.

O objetivo é 50/50? Porquê? Eu até acho que já há demasiadas senhoras a ver a bola, e com isto não estou a ser misógino - os recintos desportivos, historicamente, sempre foram "safe spaces" masculinos. Sei que serei atacado por malta incapaz de pensamento abstrato e de ver as coisas como elas são, mas é algo que até o ambiente afeta.

"e com isto não estou a ser misógino"
Claro que não, até aposto que tens muitas amigas senhoras.

"Porquê tentar criar interesse artificalmente? Homens e mulheres gostam de coisas diferentes."
Pois, deve ser da nossa constituição genética, o XX dá nisto. Não deve ter nada a ver com séculos a relegar a mulher para o papel de doméstica que fica a tratar da casa enquanto o homem vai trabalhar, ver desporto ou, pasme-se, votar em eleições.

"Homens gostam, disproporcionalmente, mais de futebol."
Sabes o que é que também é pouco proporcional? Os salários de homens e mulheres e, consequentemente, o dinheiro disponível para desporto e lazer.

Sei que não é um pensamento muito abstracto, mas eu é mais bonecos.

Vai por aqui muito ódio a homens..

Mas respondendo aos pontos:

1. Ele n está a ser misógino, mas na sociedade de hj em dia n é fácil ter estas discussoes.

2. É um facto que os factores genéticos explicam em parte os diferentes comportamentos dos sexos, a evolucao do homem e da mulher assim o determinou, é biológico. Em países onde a liberdade de escolha é maior e prevalente as diferencas notam-se mais. É de facto um dos problemas da sociedade de hj, n haver um minimo de conhecimento de biologia, adicionado à visao prevalente de que o Homem é uma folha em branco e que tudo se deve à visao ideológica da sociedade onde se vive, nada mais errado. Se a biologia deve ser o único factor determinante? Óbvio que n, longe disso, mas n m parece que n ter em conta que em média, os sexos terao escolhas diferentes, n ajuda nem um nem o outro sexo.

3. É um facto de que os homens gostam mais de futebol, n percebo a discussao aqui. Se pode haver mais mulheres que podem vir a gostar mais de futebol no futuro? Com certeza.

4. Quanto aos salários é tambem uma discussao que foge à realidade. A verdadeira diferenca está no facto de que homens e mulheres em geral tem empregos diferentes, alias, n é legal em nenhum país civilizado haver duas pessoas de sexos diferentes a receberem salários diferentes pelo mesmo trabalho. Há vários estudos sobre isto.

5. Um último ponto sobre o facto de os homens serem percepcionados como priviligiados. Esta visao n tem em conta que os homens sao o sexo mais prevalente nos sem-abrigo, mais representado nas prisoes, maior probabilidade de cometerem suicídio, expectativa de vida e morte precoce, menor escolaridade, abandono escolar, menos presente nas licenciaturas, mais presentes nos empregos de risco e desgaste físico, e or aí fora.

"Vai por aqui muito ódio a homens."

Desafio-te a escreveres aqui uma passagem (uma!) do que eu escrevi que:
- reflita ódio a homens
- culpabilize os homens de hoje
- culpabilize os homens de ontem pela evolução histórica, e não a sociedade da altura
- seja um comentário sobre homens e não uma resposta ao comentário sobre mulheres que tinha sido feito.

A sério, uma. Se há coisa que não tenho é ódio/ inveja de homens, ainda que alguns comentários aqui feitos me estejam a fazer ponderar a minha opinião sobre coisas que achava estarem mais evoluídas. Defender um lado, argumentar contra afirmações desfasadas da realidade ou apresentar possíveis motivos para o que estávamos a discutir, não implica estar a atacar o outro lado.

Mas como disse, dou aqui por mim a reajustar algumas percepções que tinha das cabeças de hoje e vou-me retirar desta discussão. Viva o Benfica!
Repare, comeca a sua resposta por dar a entender que o user anterior é misógeno ("Claro que não, até aposto que tens muitas amigas senhoras.") por colocar a hiotese de homens e mulheres poderem ter, em média, gostos diferentes. Algo que a biologia ajuda a explicar.

Não querendo puxar de galões, eu sei umas coisinhas de biologia. Não sei do que falas com "ajuda a explicar" o *gosto* pelo que quer que seja, incluindo futebol. Sociedade, hábitos e costumes? Claro. Biologia? Não...

Esse comentário não reflete ódio a homens, era uma piada sem género para pessoas que iniciam uma conversa com "eu não sou racista / homofóbico / misógino etc., até tenho amigos (preencher conforme aplicável)" para depois se lançarem em algo que é claramente racista / homofóbico / misógino etc. É um fenómeno bastante transversal ao género, não esperava ter de o explicar.
A biologia é um factor importantíssimo nas diferencas entre sexos, n sao só factores societários que explicam comportamentos. Aliás, verá que o homem e a mulher tem "papeis" semlhantes em sociedades e culturas muito diferentes, em diferentes geografias e em diferentes idades históricas.

Volto a repetir que isso n deve determinar tudo a 100% mas tem de forcosamente ser tido em conta sobre risco de nos vermos forcados a viver sobre ditadura por n termos total equidade nos sexos que vao estádio por exemplo. Ou que vao ao yoga. 

A mim parece-me que o busilis da questao está no assumir que com o avancar da sociedade será "natural" que todas as actividades sejam 50/50. Mas essa visao pressupoe que apenas factores sociais influenciam decisoes, o que n é de todo verdade. O correcto, parece-me a mim, é dar liberdade a todos de escolherem o que querem fazer, quando e como.

Minerva

Citação de: Benficaenadamais em 29 de Junho de 2023, 11:02
Citação de: emulate em 28 de Junho de 2023, 18:04Quando for para renovar vou-me identificar como mulher, a ver se tenho desconto... agora vale tudo, toda a gente se pode levantar um dia e dizer que é o que lhe apetece.

Questão polémica, o objetivo inicial de chamar mulheres ao estádio, foi plenamente atingido. Com a lista de espera atual, justifica-se a diferença de preços?

E fico com uma dúvida, se meterem o bilhete no mercado secundário o preço é o mesmo, quer dizer que quando uma mulher mete o bilhete à venda, ganha mais dinheiro que o homem!

Parece-te que existe sequer 1/3 de mulheres no estádio? Por isso, não, diria que o objetivo ainda não foi atingido apesar de ver muitas mais mulheres de ano para ano. Mas isto não é uma questão que se resolve em 10 ou 15 anos.

Desculpem, mas porque é que queremos 1/3 sequer de mulheres no estádio? Porquê tentar criar interesse artificalmente? Homens e mulheres gostam de coisas diferentes. Homens gostam, disproporcionalmente, mais de futebol.

O objetivo é 50/50? Porquê? Eu até acho que já há demasiadas senhoras a ver a bola, e com isto não estou a ser misógino - os recintos desportivos, historicamente, sempre foram "safe spaces" masculinos. Sei que serei atacado por malta incapaz de pensamento abstrato e de ver as coisas como elas são, mas é algo que até o ambiente afeta.

"Porquê tentar criar interesse artificalmente? Homens e mulheres gostam de coisas diferentes."
Pois, deve ser da nossa constituição genética, o XX dá nisto. Não deve ter nada a ver com séculos a relegar a mulher para o papel de doméstica que fica a tratar da casa enquanto o homem vai trabalhar, ver desporto ou, pasme-se, votar em eleições.

Sabes o que é que também é pouco proporcional? Os salários de homens e mulheres e, consequentemente, o dinheiro disponível para desporto e lazer.

Pois isso é tudo muito bonito mas o Benfica não tem que seguir uma lógica de distribuições de rendimentos quando está a estabelecer os preços dos cativos. Primeiro porque esse não é o papel do clube, segundo porque há de certeza mulheres a ganhar mais que muitos homens a fazerem red passes e a usufruírem de um desconto que não faz sentido.

Nunca na vida uma mulher devia pagar menos que um homem pela mesma cadeira apenas por ser mulher, e usar o argumento do wage gap para justificar isso mesmo é so ridiculo.

E desde quando é que ela disse isso? ;D

mojo_j0jo

Citação de: Willow em 29 de Junho de 2023, 09:48O gosto é importante e ninguém paga 150/200e por algo que não gosta.

Mas o fundamental aqui é que o futebol seja uma atividade familiar sem que, para isso, derrube completamente o orçamento da família. Porque no caso de só ser possível pagar um, só o homem vai. Porque há tarefas domésticas (desde sempre a cair maioritariamente nas mãos das mulheres - já sei que todos vocês quando se fala nisto dizem que fazem a vossa parte, mas ultrapassem isso por agora), há crianças e idosos para cuidar, etc etc e o futebol acaba por não ser prioritário como se calhar é para um homem. Daí o incentivo com preço + baixo.

Podes incentivar com pacotes redpass família. Não com redpass para uma pessoa singular ser mais barato que de outra só porque é mulher.

Se for lá ao Benfica e identificar me como mulher como é? Também tenho direito a pagar menos?

Eu no limite não me importo que as mulheres até paguem menos, mas isso aos olhos da sociedade actual é ser - se incoerente.

Obrigam as pessoas a seguir determinada agenda, mas na hora H, seguem o que lhes interessa para capitalizar o máximo no momento.

Porque é que as crianças e terceira idade têm direito a desconto e as mulheres não haveriam de ter? O princípio é o mesmo.

Não é não, na terceira idade tens o rendimento diminuído e em criança não tens rendimentos. É completamente diferente.

S1Benfica

Citação de: luisb em 29 de Junho de 2023, 16:44Eu estou à espera há 3 anos que alguém do Benfica se disponha a responder ao meu pedido para um lugar mais próximo do relvado ou mais central dado que o meu filho tem deficiência visual e de mobilidade comprovada. O processo costuma ser 10 trocas de emails muito bondosos e o 11° mail que diz: depois da renovação terá que preencher um formulário a solicitar blá blá blá. O 12° mail é a dizer que infelizmente.

Abaixo segue o ranking dele nos salários:

----

Tenho que colocar o RP dele no nome da mãe.

Seja como for. Com os meus males passo eu. Não compreendo é estas opções. Próximo passo: pessoas cujo nome comece por B, que se desloquem de trotinetes... e tal.

Vai "ao Estádio", é tudo muito mais fácil.

PS: O que não compreendi foi a ligação da tua troca de lugar...com as mulheres pagarem menos que os homens. (?)

PS2: Concordo plenamente e acho que (embora ninguém te tivesse obrigado a comprar um mau lugar para o teu filho) o Benfica será justo.

Kaká

Pergunta muito importante!!!

Um amigo meu este ano não vai poder ir ver jogos ao Estádio.

É possivel ele renovar o redpass, e esse redpass passar "formalmente" para mim? (não por empréstimo todos os jogos).
Imagino que não, é que gostava de ficar com os lugares dele :)

S1Benfica

Citação de: Kaká em 29 de Junho de 2023, 17:30Pergunta muito importante!!!

É possivel ele renovar o redpass, e esse redpass passar "formalmente" para mim? (não por empréstimo todos os jogos).

eheh

Vais passar os 12k da fila?  :D

Por empréstimo...claro que sim. 

Silverwolf

Citação de: J_PN em 29 de Junho de 2023, 16:48
Citação de: Silverwolf em 29 de Junho de 2023, 16:19

Criança e terceira idade não dintingue género.

Distingue idade. O princípio é o mesmo, chamar público que habitualmente não está presente neste tipo de eventos.

Percebo isso quando não tens o estádio cheio, arranjas formas de captar mais público. Quando está esgotado não faz mto sentido. De qualquer forma, para os miudos, sim é pela idade e não pelo género (e acho que faz toda a diferença), acho que faz todo o sentido, porque é ali que temos os futuros sócios, e é fulcral que os pais possam levar os miúdos ao estádio.

No entanto, é tb importante que o torniquete no caso de red pass infantil, obrigue o segurança a validar a idade da criança que vai entrar. E no caso de red pass mulher, que valide que é mulher. Isto para evitar as chico espertices que infelizmente cada vez há mais.

Silverwolf

Se isso fosse possível, haveria mega negócio por fora de venda de posições de red pass´s...

ASMor

Citação de: Silverwolf em 29 de Junho de 2023, 17:41

Se isso fosse possível, haveria mega negócio por fora de venda de posições de red pass´s...
nunca em 6 anos que tenho redpass confirmaram o que quer que fosse, umas vezes pedem para mostrar o red pass e outras nem isso, a minha namorada já chegou a entrar com um de um amigo e nos meio encavacados porque era de um homem e o segurança ainda gozou connosco.

Harlem

Citação de: ASMor em 29 de Junho de 2023, 17:50
Citação de: Silverwolf em 29 de Junho de 2023, 17:41

nunca em 6 anos que tenho redpass confirmaram o que quer que fosse, umas vezes pedem para mostrar o red pass e outras nem isso, a minha namorada já chegou a entrar com um de um amigo e nos meio encavacados porque era de um homem e o segurança ainda gozou connosco.

Mas isso claro que da.

O user e que disse nao por emprestimo todos os jogos, ou seja, devia querer que ficasse oficialmente com o nome e numero de socio dele.

Mas isso seria um avacalho... ;D

SofiaSS

Citação de: giiin em 29 de Junho de 2023, 17:07
Citação de: SofiaSS em 29 de Junho de 2023, 16:41
Citação de: giiin em 29 de Junho de 2023, 16:31
Citação de: SofiaSS em 29 de Junho de 2023, 16:25
Citação de: giiin em 29 de Junho de 2023, 15:19

Vai por aqui muito ódio a homens..

Mas respondendo aos pontos:

1. Ele n está a ser misógino, mas na sociedade de hj em dia n é fácil ter estas discussoes.

2. É um facto que os factores genéticos explicam em parte os diferentes comportamentos dos sexos, a evolucao do homem e da mulher assim o determinou, é biológico. Em países onde a liberdade de escolha é maior e prevalente as diferencas notam-se mais. É de facto um dos problemas da sociedade de hj, n haver um minimo de conhecimento de biologia, adicionado à visao prevalente de que o Homem é uma folha em branco e que tudo se deve à visao ideológica da sociedade onde se vive, nada mais errado. Se a biologia deve ser o único factor determinante? Óbvio que n, longe disso, mas n m parece que n ter em conta que em média, os sexos terao escolhas diferentes, n ajuda nem um nem o outro sexo.

3. É um facto de que os homens gostam mais de futebol, n percebo a discussao aqui. Se pode haver mais mulheres que podem vir a gostar mais de futebol no futuro? Com certeza.

4. Quanto aos salários é tambem uma discussao que foge à realidade. A verdadeira diferenca está no facto de que homens e mulheres em geral tem empregos diferentes, alias, n é legal em nenhum país civilizado haver duas pessoas de sexos diferentes a receberem salários diferentes pelo mesmo trabalho. Há vários estudos sobre isto.

5. Um último ponto sobre o facto de os homens serem percepcionados como priviligiados. Esta visao n tem em conta que os homens sao o sexo mais prevalente nos sem-abrigo, mais representado nas prisoes, maior probabilidade de cometerem suicídio, expectativa de vida e morte precoce, menor escolaridade, abandono escolar, menos presente nas licenciaturas, mais presentes nos empregos de risco e desgaste físico, e or aí fora.

"Vai por aqui muito ódio a homens."

Desafio-te a escreveres aqui uma passagem (uma!) do que eu escrevi que:
- reflita ódio a homens
- culpabilize os homens de hoje
- culpabilize os homens de ontem pela evolução histórica, e não a sociedade da altura
- seja um comentário sobre homens e não uma resposta ao comentário sobre mulheres que tinha sido feito.

A sério, uma. Se há coisa que não tenho é ódio/ inveja de homens, ainda que alguns comentários aqui feitos me estejam a fazer ponderar a minha opinião sobre coisas que achava estarem mais evoluídas. Defender um lado, argumentar contra afirmações desfasadas da realidade ou apresentar possíveis motivos para o que estávamos a discutir, não implica estar a atacar o outro lado.

Mas como disse, dou aqui por mim a reajustar algumas percepções que tinha das cabeças de hoje e vou-me retirar desta discussão. Viva o Benfica!
Repare, comeca a sua resposta por dar a entender que o user anterior é misógeno ("Claro que não, até aposto que tens muitas amigas senhoras.") por colocar a hiotese de homens e mulheres poderem ter, em média, gostos diferentes. Algo que a biologia ajuda a explicar.

Não querendo puxar de galões, eu sei umas coisinhas de biologia. Não sei do que falas com "ajuda a explicar" o *gosto* pelo que quer que seja, incluindo futebol. Sociedade, hábitos e costumes? Claro. Biologia? Não...

Esse comentário não reflete ódio a homens, era uma piada sem género para pessoas que iniciam uma conversa com "eu não sou racista / homofóbico / misógino etc., até tenho amigos (preencher conforme aplicável)" para depois se lançarem em algo que é claramente racista / homofóbico / misógino etc. É um fenómeno bastante transversal ao género, não esperava ter de o explicar.
A biologia é um factor importantíssimo nas diferencas entre sexos, n sao só factores societários que explicam comportamentos. Aliás, verá que o homem e a mulher tem "papeis" semlhantes em sociedades e culturas muito diferentes, em diferentes geografias e em diferentes idades históricas.

Volto a repetir que isso n deve determinar tudo a 100% mas tem de forcosamente ser tido em conta sobre risco de nos vermos forcados a viver sobre ditadura por n termos total equidade nos sexos que vao estádio por exemplo. Ou que vao ao yoga. 

A mim parece-me que o busilis da questao está no assumir que com o avancar da sociedade será "natural" que todas as actividades sejam 50/50. Mas essa visao pressupoe que apenas factores sociais influenciam decisoes, o que n é de todo verdade. O correcto, parece-me a mim, é dar liberdade a todos de escolherem o que querem fazer, quando e como.

Olha, assim já estamos a falar melhor.

A biologia é um factor importante do ponto de vista que teve influência histórica na evolução comportamental de homens e mulheres, particularmente em atividades físicas. Há inclusivamente hipóteses engraçadas sobre a influência do "cortejar" com base nos atributos de força e poderio masculino ou de delicadeza feminina desde a pré-história e como isso poderá ainda hoje ter impacto em vários comportamentos. Se tiveres interesse, envio-te um artigo super interessante sobre como esta evolução comportamental se manifesta nos gostos das mulheres e homens por diferentes tipos de desporto (mais brutos como boxe ou mais estilosos como ginástica), e até no seu nível de competitividade como atletas. Mas não existe nenhum gene ou via celular que estabeleça essa diferença nos gostos de homens e mulheres ao nível fisiológico. Por isso mantenho que a biologia, por si, não nos distingue no que gostamos de ver e fazer nos tempos livres. A biologia como força motriz de comportamentos desde a antiguidade, claro que sim. É bastante inegável :)

Dito isto, acho que ninguém quer um futuro de quotas artificiais. As mulheres e os homens provavelmente terão sempre gostos diferentes em algumas coisas, até porque não é como se tivessem desaparecido da sociedade muitos desses factores que influenciam os comportamentos diferentes. Do mesmo modo que há homens que não gostam de futebol, contrariando todo o condicionamento social, e já devem poder dizê-lo sem serem olhados de lado ou ouvirem certas insinuações. O que eu digo, e aí respondi ao comentador original, é que as mulheres podem gostar tanto de futebol como os homens, e cada vez há mais mulheres a gostar. Somos todos iguais e cada vez mais livres de gostar do que queremos. Imensos casais no estádio, a fazer um programa a dois que ambos adoram. Ou ela vai ao estádio e ele fica em casa a tomar conta dos miúdos porque ele não liga a bola. As coisas mudam. Por isso o que eu refutei e continuo a refutar é que seja um facto da vida que as mulheres gostam menos de futebol do que os homens e por isso não faz sentido estar a forçar o aumento das mulheres em eventos desportivos. E isto não tem nada de ódio a homens, só de liberdade e mundos que se abrem.

SofiaSS

Citação de: S1Benfica em 29 de Junho de 2023, 17:32

eheh

Vais passar os 12k da fila?  :D

Por empréstimo...claro que sim. 

Pois, conheço um caso igual e o dono original achava que isso se podia fazer (se calhar no passado dava), mas agora seria passar à frente da fila...