Hóquei Internacional

TeamRocket37

Portugal 4-2 Itália

Portugal ganha a GoldenCat

Venha o Europeu dia 17 de Julho.

paulomaia1972

Citação de: TeamRocket37 em 02 de Julho de 2023, 13:37Portugal 4-2 Itália

Portugal ganha a GoldenCat

Venha o Europeu dia 17 de Julho.

não tive oportunidade ver, como jogamos ?

TeamRocket37

Citação de: paulomaia1972 em 02 de Julho de 2023, 13:39
Citação de: TeamRocket37 em 02 de Julho de 2023, 13:37Portugal 4-2 Itália

Portugal ganha a GoldenCat

Venha o Europeu dia 17 de Julho.

não tive oportunidade ver, como jogamos ?


Só jogamos bem depois deixar a Itália empatar 2-2 depois de estamos a ganhar 2-0.

TeamRocket37

Juan Copa eleito o melhor treinador da Ok Liga.

2º ano seguido.

Hiper Benfica

Acho estranho esta goldencat ser reconhecida pela world skate. Pensava que era um torneio de preparação para o mundial.

TeamRocket37

https://hoqueipt.com/artigo/6835-viver-e-sonhar-com-o-hoquei-em-patins-no-beni

Por vezes, um Homem sonha e o mundo pula e avança. Outras vezes, é preciso mais uns quantos a sonhar. No Benim, há um projecto com 100 crianças que, com o Hóquei em Patins, procuram um futuro risonho. Alguns portugueses juntam-se à missão.

Completamente à margem dos subsídios estatais e fundos internacionais para o desenvolvimento do Hóquei em Patins que acabam por "morrer" nas organizações a que são entregues com pouca ou nenhuma consequência prática, há pessoas que dão muito de si em prol de uma modalidade repetidamente dada como em vias de extinção. Esses "carolas" vão mantendo vivo o Hóquei em Patins em locais com tradição. Mas também onde nunca houve tradição.

Kouokam Kamtchueng é daquelas raras pessoas que tenta "semear" o Hóquei em Patins em terrenos antes "inférteis". Ex-jogador do principal campeonato francês, Kouokam não perdeu a oportunidade de arrancar com um projecto nos Camarões, de onde é natural. As voltas da vida, com uma pandemia mundial pelo meio, levaram-no a atravessar a Nigéria até ao Benim, onde se fixou, dirigindo um centro desportivo em Cotonou desde Julho de 2021.

O camaronês Kouokam Kamtchueng tem "semeado" Hóquei em Patins em lugares inusitados de África. Fixando-se no Benim, tem 100 jovens que, na luta pela sobrevivência, lutam por um sonho muito próprio.
Cotonou é uma cidade costeira no Golfo da Guiné, com cerca de 700 mil habitantes. É a maior cidade do Benim e sede do governo, apesar da capital ser Porto Novo. No seu centro desportivo, Kouokam colocou cerca de 100 crianças entre os 8 e os 13 anos a patinar. Sempre com pensamento no objectivo, não nas dificuldades.

Os guarda-redes contam-se pelos dedos de uma mão, talvez porque os equipamentos são ainda mais complicados de conseguir. O material desportivo escasseia. Mas a comida também. E Kouokam apelou à comunidade internacional. Marta Vieira ("Martinha") fez chegar o projecto e as dificuldades a Pedro Caeiro Gonçalves, treinador que neste defeso troca o Parede pelo Alenquer. Ao técnico juntou-se o seu ex-atleta Ricardo Lopes. E os dois colocaram tomaram a missão como sua. Apesar da distância, apesar do propósito ser muito mais do que desportivo.

Jorge Gomes, presidente do Tojal e designer de profissão, criou o logo e trabalha a parte visual do projecto. Diogo Alves ("Pakito"), em trânsito da Juventude Salesiana para o Paço de Arcos, gere as redes sociais. Gonçalo Alves é o embaixador do projecto.

Gonçalo Alves é o embaixador do projecto. O atacante internacional português será a face da nobre missão.
Tudo começa na comunicação. Em fazer chegar o que se vai fazendo e o que é necessário fazer no Benim ao máximo número de pessoas possível. Já decorre uma angariação de fundos e já há pontos para angariação de material, como o Hair Studio 7 na Parede ou os pavilhões do Atlético do Tojal ou Alenquer. São objectivos muito além do inicialmente proposto por Kouokam, de se poder levar ensinamentos a Cotonou num "estágio" de Verão.

Entre 21 de Julho e 5 de Agosto, Pedro Caeiro Gonçalves e Ricardo Lopes estarão a dar treinos e formação aos treinadores. Assumiram as despesas de viagem, dos vistos, da necessária prevenção em termos de saúde... e de alguns efeitos secundários das vacinas.

No propósito global, as duas semanas de treino ministradas por Pedro e Ricardo serão uma "gota de água". Acima do patinar, do rematar enrolado, da mágica picadinha, há a nutrição e a educação. Há condições básicas que é preciso acautelar, e toda a ajuda é preciosa. A médio prazo será lançada uma campanha de apadrinhamento dos jovens que também se vão alimentando de um sonho. E o sonho de Kouokam e dos seus jovens patinadores passa por ter jogadores na Europa e, em particular, no mediático Hóquei em Patins português. E vai mais além: que o Benim tenha uma selecção no Campeonato do Mundo... e que ganhe.

Sonhar é grátis. Mas concretizar os sonhos tem custos. E é aí que todos e cada um podem contribuir.

Todas as informações e acompanhamento do projecto, na página do Instagram Hockey For Benim.

paulomaia1972

https://www.abola.pt/nnh/2023-07-08/hoquei-em-patins-antes-de-rumar-ao-alenquer-pedro-goncalves-tem-missao-no-benim/995479



«Voluntariado puro e duro» estão já a fazer o treinador Pedro Caeiro Gonçalves e o defesa/médio Ricardo Lopes, com o contributo de outros benfeitores, nos preparativos para 15 dias de intervenção no Benim, um país da África Ocidental produtor de algodão e soja, onde cerca de 100 crianças na asa do antigo internacional Kouokam Kamtchueng aguardam a chegada de conhecimento e de material para poderem evoluir no hóquei em patins que já praticam, em condições difíceis, no EYA Centro Comunitário da cidade de Cotonou. Também uma oportunidade para a modalidade evoluir em território, à falta de iniciativas das entidades oficiais.

Em Portugal, a solidariedade começou numa mensagem de Kouokam Kamtchueng, que jogou em França, «a pedir um treinador para um estágio de verão». Martinha, a avançada do Turquel nascida Marta Vieira, «viu a publicação nas redes sociais e mandou um print screen» a Pedro Gonçalves com um apelo desarmante: «Tenho a certeza que vais dizer 'sim'». O treinador «estava a precisar de algo puro que fizesse renascer o sentimento pelo hóquei em patins» e demorou pouco tempo a decidir embarcar na aventura. «Decidi ir sem grande noção do que vinha aí. É voluntariado puro e duro», conta Pedro Gonçalves. Também Ricardo Lopes «aceitou na hora».




Ao certo, Pedro Gonçalves, antigo jornalista de A BOLA TV, ex-treinador do Parede FC e já comprometido com o Alenquer e Benfica na próxima época, e Ricardo Lopes, também com ligações a estas duas equipas, têm a garantia de alojamento e comida. Tudo o resto está a sair-lhes do bolso ou em resultado de uma corrida contra o tempo para angariarem material para as 100 crianças e verbas para custear este dispendioso envio para o Benim.

O avançado portista Gonçalo Alves é o embaixador do projeto Hockey for Benim, o presidente do Tojal e designer de profissão, Jorge Gomes, contribui no grafismo da campanha, o avançado Diogo Alves, que troca a Juventude Salesiana pelo Paço de Arcos em 2023/24, gere as redes sociais. São a estrutura «mais permanente» de uma missão a tocar e a mobilizar mais gente, até porque a equipa «foi rápida a construir redes de sinergia», abdicando de formalismos e burocracias. Foram criadas parcerias para a recolha de material e há uma angariação de fundos a decorrer porque «os custos de envio são muito elevados»

De 21 deste mês a seis de agosto espera-os 99 crianças «autodidatas» dos oito aos 13 anos. Quatro guarda-redes e 95 jogadores de campo que já estão familiarizados com o hóquei em patins, mas em pistas modestas ou ao ar livre e sem marcações, com sticks «num estado lastimável» e muitos sem patins de quatro rodas calçados, mas em cima de patins em linha. Pedro Gonçalves e Ricardo Lopes propõe-se «dar treinos às crianças e formação a treinadores». A língua falada, nomeadamente o francês, é um obstáculo desvalorizado pelo técnico, crente numa «linguagem desportiva universal» que possibilitará o entendimento.




Para uma modalidade confrontada com o estigma da pequenez, o chamamento do Benim é enorme. «Há clubes portugueses que não têm 100 jogadores!», frisa Pedro Gonçalves, para quem o crescimento do hóquei em patins requer outra abordagem por parte da federação mundial. «Há instâncias que já deveriam ter olhado para isto. O Kouokam Kamtchueng tem colocado vídeos nas plataformas sobre esta iniciativa. Como a World Skate não olhou para isto?!»

Pedro Gonçalves lembra «o potencial para haver mais um país a tentar praticar a modalidade». E reforça: «Podemos continuar agarrados ao chavão de que temos o melhor campeonato mundial e ignorarmos que o mundo é muito pequeno ou podemos fazer qualquer coisa para aumentar esse mundo. E, para isso, o hóquei em patins tem de ir ao Benim». Até há outras iniciativas já na forja, como o apadrinhamento das crianças do EYA Centro Comunitário gerido por Kouokam Kamtchueng.

O facto deste país estar isolado num continente sem tradição na modalidade também não afasta o treinador. «Portugal, Catalunha e Norte de Itália já são uma ilha em termos do território do hóquei em patins e esta circunstância não impediu o desenvolvimento. Talvez o erro esteja precisamente em não se promover a modalidade noutras zonas.»
   

IPASLB

Citação de: Hiper Benfica em 03 de Julho de 2023, 16:39Acho estranho esta goldencat ser reconhecida pela world skate. Pensava que era um torneio de preparação para o mundial.
Não é o único torneio internacional por convite que é reconhecido pela entidade máxima do Hóquei em Patins.

A Taça das Nações, o extinto Torneio Cidade de Vigo e a Blanes Cup.

Hiper Benfica

Citação de: IPASLB em 08 de Julho de 2023, 16:58
Citação de: Hiper Benfica em 03 de Julho de 2023, 16:39Acho estranho esta goldencat ser reconhecida pela world skate. Pensava que era um torneio de preparação para o mundial.
Não é o único torneio internacional por convite que é reconhecido pela entidade máxima do Hóquei em Patins.

A Taça das Nações, o extinto Torneio Cidade de Vigo e a Blanes Cup.

Nunca ouvi falar na ultima mas a segunda era organizada pelo CERH e eu nem sequer falei na goldencat ser organizada por convite.

IPASLB

Citação de: Hiper Benfica em 08 de Julho de 2023, 17:00
Citação de: IPASLB em 08 de Julho de 2023, 16:58
Citação de: Hiper Benfica em 03 de Julho de 2023, 16:39Acho estranho esta goldencat ser reconhecida pela world skate. Pensava que era um torneio de preparação para o mundial.
Não é o único torneio internacional por convite que é reconhecido pela entidade máxima do Hóquei em Patins.

A Taça das Nações, o extinto Torneio Cidade de Vigo e a Blanes Cup.

Nunca ouvi falar na ultima mas a segunda era organizada pelo CERH e eu nem sequer falei na goldencat ser organizada por convite.
Mas são torneios oficiais mas por convite, seja de seleções ou clubes.

Hiper Benfica

Citação de: IPASLB em 08 de Julho de 2023, 17:03
Citação de: Hiper Benfica em 08 de Julho de 2023, 17:00
Citação de: IPASLB em 08 de Julho de 2023, 16:58
Citação de: Hiper Benfica em 03 de Julho de 2023, 16:39Acho estranho esta goldencat ser reconhecida pela world skate. Pensava que era um torneio de preparação para o mundial.
Não é o único torneio internacional por convite que é reconhecido pela entidade máxima do Hóquei em Patins.

A Taça das Nações, o extinto Torneio Cidade de Vigo e a Blanes Cup.

Nunca ouvi falar na ultima mas a segunda era organizada pelo CERH e eu nem sequer falei na goldencat ser organizada por convite.
Mas são torneios oficiais mas por convite, seja de seleções ou clubes.

A blanes cup sera a eurockey cup?

IPASLB

Citação de: Hiper Benfica em 08 de Julho de 2023, 17:04
Citação de: IPASLB em 08 de Julho de 2023, 17:03
Citação de: Hiper Benfica em 08 de Julho de 2023, 17:00
Citação de: IPASLB em 08 de Julho de 2023, 16:58
Citação de: Hiper Benfica em 03 de Julho de 2023, 16:39Acho estranho esta goldencat ser reconhecida pela world skate. Pensava que era um torneio de preparação para o mundial.
Não é o único torneio internacional por convite que é reconhecido pela entidade máxima do Hóquei em Patins.

A Taça das Nações, o extinto Torneio Cidade de Vigo e a Blanes Cup.

Nunca ouvi falar na ultima mas a segunda era organizada pelo CERH e eu nem sequer falei na goldencat ser organizada por convite.
Mas são torneios oficiais mas por convite, seja de seleções ou clubes.

A blanes cup sera a eurockey cup?
Não, salvo erro a prova já não se realiza.

Kurt Cobain 10

seleção do portogual . pena tenho eu que o P. Henriques ali esteja .

Até os comentadores da rtporto são dos sabujos . que nojo esta m.

Hiper Benfica

Citação de: Kurt Cobain 10 em 17 de Julho de 2023, 17:30seleção do portogual . pena tenho eu que o P. Henriques ali esteja .

Até os comentadores da rtporto são dos sabujos . que nojo esta m.

So jogadores dos drags, fdx.

Kurt Cobain 10

Citação de: Hiper Benfica em 17 de Julho de 2023, 17:39
Citação de: Kurt Cobain 10 em 17 de Julho de 2023, 17:30seleção do portogual . pena tenho eu que o P. Henriques ali esteja .

Até os comentadores da rtporto são dos sabujos . que nojo esta m.

So jogadores dos drags, fdx.
ainda falta ali o javardo do girão .