Roger Schmidt

Treinador, 57 anos,
Alemanha
Equipa Principal: 3 épocas (2022-2024), 115 jogos (81 vitórias, 17 empates, 17 derrotas)
Em 2024/2025: 4 jogos (2 vitórias, 1 empate, 1 derrota)

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

fdpdc666

Na época passada começámos logo "a voar" aos primeiros jogos em termos físicos, dado que tínhamos a questão da Champions para resolver.
Juntando a isso, houve aquele interregno em novembro/dezembro para o Mundial do Catar.
Este ano essas duas questões não se põem, logo o planeamento físico está a ser naturalmente distinto.
Não desvalorizando as questões que se vão abundantemente discutindo acerca da escolha do 11 e da maior ou menor utilização/aposta nuns atletas em detrimento de outros, muitas delas perfeitamente razoáveis e com as quais concordo, ainda mais importante do que isso, tenho "sentido" a equipa muito presa de movimentos e, consequentemente apática em muitos momentos do jogo.
Quero acreditar que tenha fundamentalmente a ver com a questão da preparação física e com os picos de forma que foram definidos para esta nova época.
A equipa não consegue criar aquelas dinâmicas em termos de contra pressão no último terço nem tão pouco na organização defensiva assim que o adversário quebra essa 1ª linha de pressão.
E na parte atacante também se nota tudo muito mais lento, quer na falta de clarividência na hora de decidir, quer na execução propriamente dita.
Na época passada, e na minha opinião, a aposta que foi feita nesta parte do planeamento físico provou ser a mais acertada, apesar de termos acabado claramente "presos por arames".
Mas também houve muito pouca rotação em termos de jogadores utilizados, na minha opinião levada demasiado ao extremo pelo Roger apesar de admitir que de facto não tínhamos muitas opções com qualidade no banco.
Penso que aí a solução teria passado por dar mais minutos a vários dos suplentes e poupado mais vários dos titulares. Mas pronto, foi como foi e no final conquistámos o 38, que era o mais importante.
Este ano, mesmo sendo ainda cedo para avaliar o real impacto que os novos jogadores poderão vir a ter na equipa, uma coisa é já clara para mim: terá de haver mais rotação, tanto em termos de 11's como na quantidade de minutos que os menos utilizados terão de ter.
Espero sinceramente que o Roger atine com o modelo que tire melhor proveito das potencialidades dos atletas que tem ao seu dispor e que a equipa vá ganhando os seus jogos e crescendo em termos exibicionais.
Temos aí à porta já o primeiro grande desafio e não há outro resultado satisfatório que não a vitória.

CARREGA BENFICA!

24-7SLB

Não pode mudar o meio campo contra o Porto, têm que jogar Florentino e João Neves, os reforços ainda não estão preparados

slbfuckfcp

ainda tem uma semana, que faça mais particulares com a equipa B, têm de ter mais velocidade...dasssssssssssss

AlexandreFernandes

Citação de: giiin em 31 de Julho de 2023, 14:38
Citação de: Archie Bunker em 31 de Julho de 2023, 14:20
Citação de: 4-4-2 em 31 de Julho de 2023, 12:07
Citação de: Soundwave em 31 de Julho de 2023, 07:37
Citação de: 4-4-2 em 31 de Julho de 2023, 00:45Sem os necessários ajustes, quer na escolha dos jogadores para o 11, quer na estratégia a usar, seremos presa fácil para o Porto no dia 9.

Hoje já tivemos um excelente teste do que é jogar contra uma equipa pressionante e que faz do ataque rápido a sua principal arma, e o resultado desse teste foi um colapso total da nossa parte. Fomos engolidos e vulgarizados.

A única coisa boa que se tira do jogo de hoje é que, se se tratou de um ensaio geral, ficou evidente que com esta fórmula não vamos lá. Se a repetirmos ninguém poderá dizer que foi apanhado de surpresa por termos tido resultados iguais.

Se insistirmos na escolha de alguns destes jogadores e insistirmos em querer pressionar o Porto em campo inteiro vamos ser um docinho, vamos levar o jogo precisamente para aquilo que o Porto quer (futebol físico e de duelos individuais) e vamos ter o resultado que nenhum de nós quer.

Já tínhamos tido, contra o Burnley. Também apanhámos 2 com eles a fazer o que queriam.

O que é que o treinador aprendeu com esse jogo? Zerinho.

Na minha opinião, não são equipas comparáveis. É verdade que o Burnley pressionou muito bem também, mas a nível de qualidade colectiva e individual fica muitos furos abaixo do Feyenoord.

O Feyenoord ontem não marcou 5, 6 golos por claro desacerto dos seus jogadores. O Burnley nunca teve esse ascendente sobre nós. Criou-nos dificuldades na criação de jogo e oportunidades, é verdade, mas do ponto de vista ofensivo nunca coleccionou as oportunidades que eu ontem vi o Feyenoord criar.

O problema do Benfica, e que já vem do ano passado, não está no facto das equipas nos pressionarem alto no terreno. Houve muitas equipas que o tentaram fazer, não foi só nos jogos que perdemos pontos ou eliminatórias. A chave do problema é a qualidade dos jogadores que estão do outro lado. E isto aplica-se tanto a nível ofensivo como defensivo, pois a equipa tem grandes problemas em sair da pressão contrária mas também tem problemas em ser eficaz na sua pressão.

Pressionar e ser pressionado pelo Rio Ave ou pelo Arouca é (bem) diferente de pressionar e ser pressionado pelo Inter, Feyenoord ou Porto. É esta avaliação que o treinador tem de saber fazer e ajustar a equipa para que esses problemas sejam minimizados.

Se acredito que o faça? Não, não acredito.  Gosto do trabalho do RS mas acho que tem uma forma de ver o jogo demasiado romântica e que, por ser demasiado fiel às suas convicções, em muitas ocasiões facilita o trabalho do adversário. Treinar e jogar sempre da mesma forma, independentemente do adversário que se defronta, é uma ideia bonita, romântica até, mas que tem poucas hipóteses de sucesso se não houverem os tais ajustes.

os holandeses tambem beneficiaram de uma arbitragem caseirinha estilo amigaveis anos 90.

cortaram inumeras saídas rapidas nossas sem levar amarelo, entao o gajo do lado direito deles fez isso umas 3 vezes.
Só rafa perdeu umas tres bolas de golo, entre ultimos passes mal feitos e um golo facilimo de infantil.

Acho que muito do problema também passa por aquilo que referes: o Benfica não consegue ser efetivo na sua pressão, ao contrário de alguns adversários.

E depois, para colmatar essa questão, só vejo uma variante que é a colocação de um dos médios no corredor lateral, ora o Chiquinho, ora o Neves, ora o Enzo no passado.

Porque não tentar sair a 3, baixando o médio, como faz o Guardiola?

O Sporting, nesse sentido e correndo mais riscos, sai muito melhor que nós.

Archie Bunker

Citação de: 4-4-2 em 31 de Julho de 2023, 14:39
Citação de: Archie Bunker em 31 de Julho de 2023, 14:20
Citação de: 4-4-2 em 31 de Julho de 2023, 12:07
Citação de: Soundwave em 31 de Julho de 2023, 07:37
Citação de: 4-4-2 em 31 de Julho de 2023, 00:45Sem os necessários ajustes, quer na escolha dos jogadores para o 11, quer na estratégia a usar, seremos presa fácil para o Porto no dia 9.

Hoje já tivemos um excelente teste do que é jogar contra uma equipa pressionante e que faz do ataque rápido a sua principal arma, e o resultado desse teste foi um colapso total da nossa parte. Fomos engolidos e vulgarizados.

A única coisa boa que se tira do jogo de hoje é que, se se tratou de um ensaio geral, ficou evidente que com esta fórmula não vamos lá. Se a repetirmos ninguém poderá dizer que foi apanhado de surpresa por termos tido resultados iguais.

Se insistirmos na escolha de alguns destes jogadores e insistirmos em querer pressionar o Porto em campo inteiro vamos ser um docinho, vamos levar o jogo precisamente para aquilo que o Porto quer (futebol físico e de duelos individuais) e vamos ter o resultado que nenhum de nós quer.

Já tínhamos tido, contra o Burnley. Também apanhámos 2 com eles a fazer o que queriam.

O que é que o treinador aprendeu com esse jogo? Zerinho.

Na minha opinião, não são equipas comparáveis. É verdade que o Burnley pressionou muito bem também, mas a nível de qualidade colectiva e individual fica muitos furos abaixo do Feyenoord.

O Feyenoord ontem não marcou 5, 6 golos por claro desacerto dos seus jogadores. O Burnley nunca teve esse ascendente sobre nós. Criou-nos dificuldades na criação de jogo e oportunidades, é verdade, mas do ponto de vista ofensivo nunca coleccionou as oportunidades que eu ontem vi o Feyenoord criar.

O problema do Benfica, e que já vem do ano passado, não está no facto das equipas nos pressionarem alto no terreno. Houve muitas equipas que o tentaram fazer, não foi só nos jogos que perdemos pontos ou eliminatórias. A chave do problema é a qualidade dos jogadores que estão do outro lado. E isto aplica-se tanto a nível ofensivo como defensivo, pois a equipa tem grandes problemas em sair da pressão contrária mas também tem problemas em ser eficaz na sua pressão.

Pressionar e ser pressionado pelo Rio Ave ou pelo Arouca é (bem) diferente de pressionar e ser pressionado pelo Inter, Feyenoord ou Porto. É esta avaliação que o treinador tem de saber fazer e ajustar a equipa para que esses problemas sejam minimizados.

Se acredito que o faça? Não, não acredito.  Gosto do trabalho do RS mas acho que tem uma forma de ver o jogo demasiado romântica e que, por ser demasiado fiel às suas convicções, em muitas ocasiões facilita o trabalho do adversário. Treinar e jogar sempre da mesma forma, independentemente do adversário que se defronta, é uma ideia bonita, romântica até, mas que tem poucas hipóteses de sucesso se não houverem os tais ajustes.

os holandeses tambem beneficiaram de uma arbitragem caseirinha estilo amigaveis anos 90.

cortaram inumeras saídas rapidas nossas sem levar amarelo, entao o gajo do lado direito deles fez isso umas 3 vezes.

É um facto, mas a falta de agressividade do Benfica nos duelos individuais é também já um problema muitas vezes identificado. É verdade que o Feyenoord usou e abusou de faltas para nos parar algumas vezes, mas nunca o fizeram de forma violenta. Quase sempre essas faltas foram feitas em duelos corpo-a-corpo, a meio-campo, e nesses casos é mais difícil um árbitro amarelar.

O Benfica, vendo a permissividade do árbitro perante lances destes, podia ter usado de igual tática, só que o problema é que a falta de agressividade da maioria dos jogadores do Benfica, principalmente do meio-campo para a frente, faz com que estes nem consigam chegar perto ou acompanhar os adversários de forma a fazê-los parar através do recurso à falta.

É um problema com que o Benfica lida há anos e que o RS até tem mitigado, mas mesmo assim não tem sido suficiente para rivalizar com equipas mais agressivas e com jogadores mais físicos.

sim mas contra uma equipa muita agressiva (estilo porto) e com arbitragem desfavoravel bastava termos estado mais inspirados no ultimo passe e o resultado podia ter sido outro.
Isso não desculpa que a exibição ficou longe do que queremos, mas penso que ja houve alturas que saiamos deste jogo com uma goleada.

dmc

Citação de: 24-7SLB em 31 de Julho de 2023, 14:48Não pode mudar o meio campo contra o Porto, têm que jogar Florentino e João Neves, os reforços ainda não estão preparados

Adoro o Neves, mas tenho dúvidas sobre se tem o perfil certo contra um meio-campo composto por Otávio, Grujic e Eustáquio. Eu jogaria com Tino e Kokçu. Se as coisas não estiverem a correr bem e precisarmos de mais qualidade com bola, trocaria o Tino pelo Neves.

abar85

Citação de: dmc em 31 de Julho de 2023, 15:09
Citação de: 24-7SLB em 31 de Julho de 2023, 14:48Não pode mudar o meio campo contra o Porto, têm que jogar Florentino e João Neves, os reforços ainda não estão preparados

Adoro o Neves, mas tenho dúvidas sobre se tem o perfil certo contra um meio-campo composto por Otávio, Grujic e Eustáquio. Eu jogaria com Tino e Kokçu. Se as coisas não estiverem a correr bem e precisarmos de mais qualidade com bola, trocaria o Tino pelo Neves.

Qual é a diferença de perfil entre o Neves e o Kokcu que achas que o faz encaixar melhor com o Porto?

dmc

Citação de: abar85 em 31 de Julho de 2023, 15:18

Qual é a diferença de perfil entre o Neves e o Kokcu que achas que o faz encaixar melhor com o Porto?

Ambos com boa qualidade técnica, mas o turco tem mais poder de choque na minha opinião. Era a estrela numa equipa com alta intensidade e capacidade de pressão.

PSR1993

Citação de: GloriosoSLB1904 em 31 de Julho de 2023, 12:39
Citação de: PSR1993 em 31 de Julho de 2023, 12:11
Citação de: Boxtobox em 31 de Julho de 2023, 12:09Muito apreensivo.

Estes 2 jogos foram medonhos.

O 11 que tem sido testado não funciona, principalmente no meio campo.

Odypato continua a não defender uma bola, Jurasek sem mostrar qualidade, João Mario e Rafa em modo de férias. Lá vamos nós levar na peida de 11 trolhas na supertaça, estou mesmo a ver.

São 11 trolhas mas têm vontade de ganhar. A ideia que dá a ver alguns jogadores do Benfica - particularmente das vacas sagradas - é que se estão a cagar se perdem ou ganham. O belo cai na conta ao fim do mês e é o que interessa.

Uma equipa que acabou de ser campeã e falam que não querem ganhar. Às vezes lê-se cada coisa mais parva.

Lê-se mesmo. A começar pelo teu comentário, que claramente resulta de não se ler as coisas até ao fim.

GloriosoSLB1904

Citação de: PSR1993 em 31 de Julho de 2023, 15:27

Odypato continua a não defender uma bola, Jurasek sem mostrar qualidade, João Mario e Rafa em modo de férias. Lá vamos nós levar na peida de 11 trolhas na supertaça, estou mesmo a ver.

São 11 trolhas mas têm vontade de ganhar. A ideia que dá a ver alguns jogadores do Benfica - particularmente das vacas sagradas - é que se estão a cagar se perdem ou ganham. O belo cai na conta ao fim do mês e é o que interessa.

Uma equipa que acabou de ser campeã e falam que não querem ganhar. Às vezes lê-se cada coisa mais parva.

Lê-se mesmo. A começar pelo teu comentário, que claramente resulta de não se ler as coisas até ao fim.

Eu li tudo e reitero o que disse. Coisa parva.

GloriosoSLB1904

Qualquer dupla que seja, terá de ter apoio de pelo menos um dos médios interiores e por isso é imprescindivel que seja o Aursnes esse médio.

PSR1993

Citação de: GloriosoSLB1904 em 31 de Julho de 2023, 15:28
Citação de: PSR1993 em 31 de Julho de 2023, 15:27

Eu li tudo e reitero o que disse. Coisa parva.

Isso é ainda pior, porque revela um grauzinho de défice de atenção. Devias ir ver isso.

areal

ody
bah
antonio
morato
ristic
tino
kokcu
fredrik
di
rafa
ramos

abar85

Citação de: dmc em 31 de Julho de 2023, 15:26

Ambos com boa qualidade técnica, mas o turco tem mais poder de choque na minha opinião. Era a estrela numa equipa com alta intensidade e capacidade de pressão.

Não acompanhava o Kokcu, mas do que tenho visto não vi mais poder de choque que o João Neves.
O Kokcu tem qualidades evidentes, mas acho que neste momento não está preparado para ser o titular absoluto na função pedida, pelo menos neste jogo.

Silveralho

Neves possivelmente faz mais sentido com a equipa que tem jogado, é mais lateral nos movimentos não deixa o meio tão exposto.
Kokçu faria mais sentido se di maria jogasse no meio com 2 homens rápidos nas alas para tirar partido das bolas longas de Kokçu e jogadas em apoio/curtas com di maria, não seriamos tão previsíveis na maneira de jogar.
Contra o porto se calhar até colocaria tino e neves no meio com Kokçu a "10", di maria e neres nas alas com ramos na frente.
Vai ser preciso mais um homem no meio se não corremos o sério risco de ser engolidos.