Rugby: Competições Nacionais e Internacionais

lancadordedois

Citação de: ISO em 18 de Setembro de 2023, 10:14E sábado às 20h tens a "primeira mão" da final.
África do Sul - Irlanda

sim e Portugal , mas vou pondo conforme a aproximaçao de dias

entretanto uma entrevista fresquinha com aspectos importantes e outros mais do mesmo

https://cnnportugal.iol.pt/rugby/carlos-amado/mundial-de-rugby-procuraremos-fazer-o-nosso-jogo-cuja-espetacularidade-e-elogiada-por-todos-se-chega-vamos-ver/20230916/6501a8b7d34e65afa2f54b75

ISO

Dessa entrevista o que salta à vista é a introdução do Rugby nas escolas. Coisa que duvido que venha a acontecer.
Em 2007 a ida da selecção ao Mundial teve um enorme impacto nos putos (muitíssimo amis do que está a ter agora). Lembro-me que por exemplo o Belenenses tinha putos a mais nas escolas.
A França, aqui há 60 anos introduziu o Rugby com toda a força nas escolas, o resultado está à vista!

lancadordedois

Citação de: ISO em 18 de Setembro de 2023, 18:21Dessa entrevista o que salta à vista é a introdução do Rugby nas escolas. Coisa que duvido que venha a acontecer.
Em 2007 a ida da selecção ao Mundial teve um enorme impacto nos putos (muitíssimo amis do que está a ter agora). Lembro-me que por exemplo o Belenenses tinha putos a mais nas escolas.
A França, aqui há 60 anos introduziu o Rugby com toda a força nas escolas, o resultado está à vista!

Ja existem neste momento putos entusiasmados com a coisa fruto deste mundial e lobos.
Existem tambem clubes a penetrar nas escolas da zona que tem tido uma grande aceitação por parte das escolas( isto ja pre mundial) e alguns pais , por alunos ainda poucos alguns so na escola agora treinar fora da escola são poucos ( do que conheço).
Mas sim é um caminho , so que em tudo tem que se gostar, muitas crianças vao experimentando modalidades e trocando ao longo do anos mas seria melhor que nada , tera quw existir uma base culturar e ser construida non stop pela federação, algo que ja tem feito nos ultimos meses mas nao pode parar.

Achei interessante a ideia de profissionalização dos Lusitanos
Mas acho que a quantidade de jogos por parte da selecção, Lusitanos e campeonato nacional é insuficiente , pois nao permite que jogadores de rotação joguem mais e ate permitir a entrada de jovens .
Claro que o nivel nesses jogos iria baixar...mas haveria mais rugby e para todos, de forma tambem a combater a saida e abandono da modalidade.
Porque é que vou me dedicar a isto se ja sei que nao vou chegar la ? Para isso vou sair a noite estar mais com amigos namoradas beber fumar ou outra coisa qualquer.
Tambem ajudaria a que familias e sociedade no geral visse o rugby como algo mais certo e posibilidade de carreira como em outras modalidades , e claro ajudaria na profissionalização.  Inves de algo que é  para curtir beber umas cervejas apos jogo e treinar quwndo da..

Outra coisa importante talvez mudar a formação, retirar mais contacto e incutir mais bola e skills técnica ate uma certa idade depois apartir de certa idade e maturidade ir entao as placagens etc.
Creio que isto é feito la fora  nova zelandia(?) nao sei se havera mais a faze lo
Ate porque o jogo esta a mudar actualmente ate os pilares tem quw jogar bem com as maos e boas skills

ISO

Noutro dia vi um documentário sobre o Rugby na Nova Zelândia e o que constatei foi que as placagens eram (e são) a base de tudo e como tal ensinadas desde puto.
Os putos em regra detestam isso, querem é andar com a bola nas māos.
Ou seja na Nova Zelândia aquilo é logo a sério, enquanto aqui "vão lá para brincar".
Cá o Rugby tem ainda outro problema que é o espírito elitista, o que sendo bom por um lado, nunca vai torná-lo um jogo de massas.

lancadordedois

Citação de: ISO em 19 de Setembro de 2023, 08:08Noutro dia vi um documentário sobre o Rugby na Nova Zelândia e o que constatei foi que as placagens eram (e são) a base de tudo e como tal ensinadas desde puto.
Os putos em regra detestam isso, querem é andar com a bola nas māos.
Ou seja na Nova Zelândia aquilo é logo a sério, enquanto aqui "vão lá para brincar".
Cá o Rugby tem ainda outro problema que é o espírito elitista, o que sendo bom por um lado, nunca vai torná-lo um jogo de massas.

pois eu acho que vi algo diferente , nao so fiquei com a ideia que placagens so apartir de uma certa idade (o que nao significa que nao se ensine) e que o rugby por la tambem estava elitista , de certa forma raptado pelas melhores escolas e mais poderosas que injectam dinheiro na modalidade
apartir dos 09.20

ISO

Uma vez no Colombo, já lá vão para aí uns 15 anos, conheci um casal de Neozelandeses, que estavam cá de férias, e como eu ia com uma camisola do Blacks, vieram falar comigo.
É claro que a conversa foi logo que cá ninguém jogava, e que lá toda a gente jogava. Aliás o homem disse que foi por pouco que não chegou à selecção.
Mas na realidade, aquilo na NZ é mesmo uma religião.

O profissionalismo também tem mudado o tipo de pessoa que joga, basta ver o aspectozinho ridículo da maioria dos jogadores das grandes selecções.

Mas mesmo cá, um filho dum amigo meu foi para o CDUL para aí com 12 anos e levava com placagens nos treinos que até assobiava.
"No meu tempo", era mesmo que o que ninguém queria fazer nos treinos, queria tudo era andar a fazer rucks e mauls e sobretudo a jogar de 3/4...
Bons tempos... 

ABenficaC

Citação de: Gambino em 16 de Setembro de 2023, 21:24Os betos devem ser 90% dos praticantes Rugby não?

Na primeira bateram se bastante bem, há ali jogadores com ginga do futebol, a ideia que fiqui, de um leigo que sou, é que se isto fosse um desporto praticado por um terço da malta que joga futebol provavelmente em pouco tempo eramos uma potência.
Não tínhamos capacidade física. O nosso objectivo devia ser uma espécie de frança dos pobres

lancadordedois

Citação de: ISO em 19 de Setembro de 2023, 12:30Uma vez no Colombo, já lá vão para aí uns 15 anos, conheci um casal de Neozelandeses, que estavam cá de férias, e como eu ia com uma camisola do Blacks, vieram falar comigo.
É claro que a conversa foi logo que cá ninguém jogava, e que lá toda a gente jogava. Aliás o homem disse que foi por pouco que não chegou à selecção.
Mas na realidade, aquilo na NZ é mesmo uma religião.

O profissionalismo também tem mudado o tipo de pessoa que joga, basta ver o aspectozinho ridículo da maioria dos jogadores das grandes selecções.

Mas mesmo cá, um filho dum amigo meu foi para o CDUL para aí com 12 anos e levava com placagens nos treinos que até assobiava.
"No meu tempo", era mesmo que o que ninguém queria fazer nos treinos, queria tudo era andar a fazer rucks e mauls e sobretudo a jogar de 3/4...
Bons tempos... 

pois ninguem queria mas tinha que se fazer , foi algo que ajudou a lixar os meus ombros mais depressa , curiosamente nos plastrons , em jogo nem por isso porque ia com os braços , mas parte do treino com os plastrons entrava se com os ombros

lancadordedois

Citação de: ABenficaC em 19 de Setembro de 2023, 12:50
Citação de: Gambino em 16 de Setembro de 2023, 21:24Os betos devem ser 90% dos praticantes Rugby não?

Na primeira bateram se bastante bem, há ali jogadores com ginga do futebol, a ideia que fiqui, de um leigo que sou, é que se isto fosse um desporto praticado por um terço da malta que joga futebol provavelmente em pouco tempo eramos uma potência.
Não tínhamos capacidade física. O nosso objectivo devia ser uma espécie de frança dos pobres

isso é um problema que ja temos e vamos continuar a ter .
que modelo de jogo queres para os lobos?
Sem gajos grandes atleticos largos e com resistencia la a frente , pouco ira resultar.

Motörhead

Citação de: ISO em 18 de Setembro de 2023, 18:21Dessa entrevista o que salta à vista é a introdução do Rugby nas escolas. Coisa que duvido que venha a acontecer.
Qual é a fonte dessa afirmaçao ? O Rugby em França sempre foi um desporto do sudoeste do pais.

Mapa da percentagem de licenciados de râguebi entre todas as licenças desportivas em 2020

lancadordedois

Citação de: Motörhead em 19 de Setembro de 2023, 13:14
Qual é a fonte dessa afirmaçao ? O Rugby em França sempre foi um desporto do sudoeste do pais.

Mapa da percentagem de licenciados de râguebi entre todas as licenças desportivas em 2020

nao estas a confundir o facto do rugby ser ensinado nas escolas como as outras modalidades e o facto de existirem escolas de rugby?

ISO

Claro que se joga muito mais no sul, mas por exemplo em Paris, que não é no sul, é onde agora se joga com mais investimento.
Mas isso da opção por entrar na escolas no final dos anos 50, teve a ver com mudar a mentalidade dos putos franceses para serem mais pelo trabalho em equipa e menos pelo individualismo.
Claro que até no Rugby já se começa a ver equipas (at+e neste mundial) com a saloiada do nome dos jogadores nas costas. 

Motörhead

Citação de: lancadordedois em 19 de Setembro de 2023, 13:33
Citação de: Motörhead em 19 de Setembro de 2023, 13:14
Expandir...

nao estas a confundir o facto do rugby ser ensinado nas escolas como as outras modalidades e o facto de existirem escolas de rugby?
Fiz escola em França. E nunca tive aulas de rugby. Nem os meus putos. Por isso, nao entendo essa da aposta do rugby forte e feio nas escolas.

O rugby em França sempre foi um desporto praticado sobretudo nas regiaos do sudoeste porque é cultural. E mais marginal nas outras regiaos de França.

lancadordedois

Citação de: ISO em 19 de Setembro de 2023, 14:15Claro que se joga muito mais no sul, mas por exemplo em Paris, que não é no sul, é onde agora se joga com mais investimento.
Mas isso da opção por entrar na escolas no final dos anos 50, teve a ver com mudar a mentalidade dos putos franceses para serem mais pelo trabalho em equipa e menos pelo individualismo.
Claro que até no Rugby já se começa a ver equipas (at+e neste mundial) com a saloiada do nome dos jogadores nas costas. 

ainda tens Roen , Metz , vannes , veners e outros que nao  sao assim tao poucos como isso , fora divisoes inferiores

olha e nao é que se calhar tenho a camisola ainda esta semana , estou espantado com a rapidez....
acho é que o chino so meteu metade da morada vou confirmar

Eagle Heart

E as "novelas juvenis" da altura faziam referencia a personagens que jogavam rugby nas escolas/colegios.