Rugby: Competições Nacionais e Internacionais

Eagle Heart

Citação de: baar99 em 10 de Outubro de 2023, 11:05
Citação de: Meio_metro em 10 de Outubro de 2023, 11:03
Expandir...
Citação de: baar99 em 10 de Outubro de 2023, 09:472 notas apenas para as conversas aqui a decorrer:

- um campeonato ibérico de Rugby ( como foi tentado no passado) era um excelente passo no desenvolvimento.

O futsal é mais popular porque é de mais fácil implementação, com muito menos os jogadores e convenhamos que ninguém gosta de ver os seus filhos e filhas a serem placadas e ficar com a sensação que lhes saltou um pulmão
O rugby é um desporto que precisa de uma mentalidade diferente dos praticantes e familiares... Convencer uns pais sem qualquer ligação a este desporto a deixar um filho jogar rugby não será fácil... Mas seria interessante que aos poucos Portugal fosse apostando nisto... Até porque há alguma capacidade de ser competitivos mas sempre em.modelo ibérico na minha modesta opinião...


Com isto do Mundial 2030, era bom os 2 governos olharem para alguns desportos e tentarem ligar os 2 países em termos de desporto. Acredito que Rugby, Futsal ou hoquei em Patins seriam grandes apostas e com sucesso garantido. Futsal e hoquei então criava autenticas superligas.

Não seria a primeira vez que existem equipas portuguesas a participar nos campeonatos espanhóis.
Futebol americano, lacrosse.
E agora o hóquei no gelo também.
Por muito que me custe estas parcerias com os manolos, por razoes históricas e por não gostar de ouvir como se ouvia antigamente os estrangeiros a pensar que Portugal faz parte de Espanha como a Catalunha ou a Galiza.
É um mal necessário estas parcerias com o nosso único vizinho que nestas questões ja leva muito anos.

https://www.record.pt/modalidades/detalhe/portugal-e-espanha-assinam-acordo-com-vista-a-futura-liga-iberica-de-hoquei-no-gelo?utm_medium=Social&utm_source=Whatsapp&utm_campaign=BotoesSite&fbclid=IwAR29K2v-yNP1LblXiEA0TffM7YVjy1TiS1AzgHaXfIssZ9qORp4tTjFWHRw


Pena ser um clube do Porto e que veste de azul.

ISO

Um português jogar hoquei no gelo tem semelhanças com o surfista finlandês...
 ::) 

lancadordedois

Citação de: 1entremilhoes em 10 de Outubro de 2023, 23:38
Citação de: lancadordedois em 10 de Outubro de 2023, 23:14
Expandir...
Citação de: 1entremilhoes em 10 de Outubro de 2023, 22:38
Citação de: lancadordedois em 10 de Outubro de 2023, 22:34
Citação de: 1entremilhoes em 10 de Outubro de 2023, 22:24
Citação de: lancadordedois em 10 de Outubro de 2023, 22:08
Citação de: axiomas em 10 de Outubro de 2023, 22:03O presidente da federação é um prato cheio

Muito bom e espero que consiga influenciar o alargamento e meter em australia os 4 classificados mais restante.

Tenho pena que nao tenham vindo todos os jogadores e staff.
Se começaram juntos caminharam juntos deveriam terminar juntos.
Sei que é dificil pois estao a ser bombardeados com entrevistas em França etc mas caramba vinha ca passar uns dias com a familia

Acho que era tempo de cagar na cena do  tecnico , fazer 1 perdao e chegarem a um acordo.
O rugby agora precisa de união

Acho que a decisão sobre o Técnico saiu agora, o presidente do Técnico estava a dizer isso, foi favorável, com reintegração da equipa.


Nao.ouvi isso onde viste?

Quando estava à espera do meu sobrinho estava o pai do Pedro Lucas a falar com o meu cunhado e a dizer isso, que saiu a sentença favorável ao Técnico.

Mas que sentença? Judicial? Outra? É que ja foram varias favoraveis...
Julgava que falavas de um acordo entre as partes ou é uma sentença de um acordo entre os dois?
Ja vai em 1 ano de sentenças favoraveis e recursos pela fed. e o tecnico a exigir mais de 1m de euros pelos danos.
Dinheiro que nao ha ou que deveria ser canalizado para outras coisas.

Os termos não sei, ele disse que estava entregue aos advogados do clube e falou em cerca de milhão e meio de euros de indemnização, penalização monetária caso não fosse cumprido num determinado periodo.
Infelizmente o desporto português é pródigo nestas situações.

isso ja foi (e continua) , e a suposta indemnizaçao continua a aumentar , tem que chegar a um acordo para bem de todos e do rugby nacional

lancadordedois

A Seleção Nacional não deixou o país indiferente e prova disso é a receção prevista para amanhã no Palácio de Belém, informou Amado da Silva. Além da política, o futebol estenderá também o tapete aos lobos. «Vamos ser recebidos no Porto, na sexta-feira, durante o jogo da Seleção frente à Eslováquia», disse.

Sobre a prestação no Mundial de França e o futuro que espera esta Seleção, Appleton não tem dúvidas. «Portugal tem tanto talento, somos ambiciosos, não conseguimos mais uma vitória que era o que queríamos. A continuar este caminho podemos ambicionar mais», atirou. «O próximo Mundial começa já para a semana, temos uma reunião. E em 2027, se tudo correr bem, lá estarei», prometeu o capitão de Portugal.

«Com preparação, com equipa técnica, conseguimos jogar com qualquer equipa», assegurou, por seu turno, Carlos Amado da Silva, presidente da Federação Portuguesa de Râguebi. «Dêem-no condições para trabalhar e um Estádio Nacional para o râguebi», pediu. «O Estádio Nacional tem de ser transformado», suplicou. «Dêem-nos hipótese de trabalhar mais e vamos à Austrália e vamos ganhar um jogo na Austrália», avançou.




lancadordedois

A histórica participação da seleção portuguesa no Campeonato do Mundo continua a ser escrita (apesar da eliminação na fase de grupos). «Quero garantir a todos que Portugal, Samoa, Tonga, Uruguai, Chile ou Geórgia podem já ter saído [do Mundial de França-2023], mas certamente não serão esquecidos», garantiu Bill Beaumont, Chairman da World Rugby.

Na 4.ª conferência semanal do Mundial, evento que antecedeu o lançamento dos quartos de final da competição, a primeira vitória portuguesa num Campeonato do Mundo mereceu rasgados elogios de Jacques Rivoal, Chairman do França-2023, e de Michel Poussau, diretor da competição. «Quero prestar uma especial homenagem às exibições de algumas nações, em especial a Portugal, que alcançou a primeira vitória de sempre no domingo contra a seleção apurada para os quartos de final, as Ilhas Fiji», disse Michel Poussau.

«Quero prestar uma especial homenagem às exibições de algumas nações, em especial a Portugal, que alcançou a primeira vitória de sempre no domingo contra a seleção apurada para os quartos de final, as Ilhas Fiji», afirmou Michel Poussau.

Continuou virado para a Seleção Nacional. «Observámos grandes exibições heróicas de algumas das nossas nações, um dos melhores exemplos é Portugal, que foram não só heróicos nos jogos que perderam, como conseguiram melhorar e bater as Fiji», destacou.

As prestações dos lobos, seleção do tier 2, frente ao País de Gales (três vezes semifinalista) e à bicampeã mundial Austrália, peso-pesados do tier 1 (1.ª divisão do râguebi mundial), não passaram despercebidas aos responsáveis pela organização dos eventos mundiais de râguebi. Com naturalidade, assumem ter passado para o topo da agenda a procura em estreitar a distância hierárquica entre seleções e tornar a modalidade mais competitiva.

«A World Rugby está comprometida em reduzir o fosso e tudo o que fazemos é norteado por aumentar a competitividade, não só durante o Mundial, mas para todas as competições que organizamos», anunciou o diretor do Mundial França-2023 na conferência de imprensa, em Paris. «Tudo o que fazemos é para estreitar esse fosso. Com o investimento que fazemos, as competições que organizamos ou apoiamos, estamos a fazer tudo para reduzir, cada vez mais, essa distância», salientou. Michel Poussau disse ainda que, por via da redução do fosso entre seleções, estão a ajudar as equipas a terem «mais jogos, jogarem contra mais nações».

«A World Rugby está comprometida em reduzir o fosso e tudo o que fazemos é norteado por aumentar a competitividade, não só durante o Mundial, mas para todas as competições que organizamos», continuou Michel Poussau

A organização mundial procura apoiar as nações em desenvolvimento «através de ajuda financeira, programas de treinadores e arbitragem e logística», referiu. «Tudo isto relacionado com a discussão sobre calendário e a possibilidade destas equipas jogarem jogos de alto nível mais vezes», reforçou, remetendo novidades para breve.

baar99

Citação de: ISO em 11 de Outubro de 2023, 07:24Um português jogar hoquei no gelo tem semelhanças com o surfista finlandês...
 ::) 

Aposto contigo que se fosse para os USA e Canadá á procura de luso-descedentes , fazia uma seleção que os manolos nem sabiam onde se meter !!!!

lancadordedois

Tcharan

https://www.staderochelais.com/les-equipes/thierry-paiva

Nacionalidade Francesa mas ele é Franco Angolano e pelo que entendi do Patrice é elegivel para a seleçao.. , por aqui temos mais um pilar e que esta num dos melhores clubes do mundo!

Taille 1m84
Poids 115 k
Naissance 19/11/1995
Nationalité Française
Arrivée au club 2022
Instagram@paivathierry


Mais um Pilar elegivel  para a seleçao  que esta num dos melhores clubes do mundo

https://www.racing92.fr/joueur/cedate-gomes-sa/368

Pilier

Cedate Gomes Sa

France

30 ans

Canchungo (Guinée Bissau)

1,85 m

113 kg


lancadordedois

The 2024 fixtures for the Rugby Europe men's Championship have been released for next edition of the competition. 
The Championship is the top-level of our competitions, with the men's tournament now going into its second year after an expansion of teams and new format introduced, which proved a success in growing the visibility and competitiveness in 2023. 

It will be another chance to see the three teams, Portugal, Georgia and Romania, that featured in the Rugby World Cup in France 2023, following Portugal's historic win over Fiji in the final round of the group stages.

Men's Championship
Teams will be split into two pools and will play each other before moving on to the semi-finals and finals stage of the tournament, will culminate in a 'Grand Finals' to determine each team's final rankings. 

Last season saw Georgia reclaim their crown after defeating Portugal in the final, while Romania claimed third spot after beating Spain in a first ever Grand Finals Day in Badajoz. You can find the final standings on the 2023 Championship page.

The men's competition features eight teams with the following pools: 

Pool A: Georgia, Spain, Netherlands, Germany
Pool B: Romania, Portugal, Belgium, Poland 

ROUND    FIXTURE
03/2/24   Netherlands v Spain
03/2/24   Belgium v Portugal
04/2/24   Poland v Romania
04/2/24   Germany v Georgia
10/2/24   Georgia v Netherlands
10/2/24   Portugal v Poland
10/2/24   Romania v Belgium
11/2/24   Spain v Germany
17/02/24   Belgium v Poland
17/02/24   Georgia v Spain
17/02/24   Romania v Portugal
18/02/24   Netherlands v Germany
The semi-finals will then be played on March 2/3rd and then will culminate in the Grand Finals on the 17th of March. 

Netherlands will play their games in the National Rugby Centre in Amsterdam, while Germany will play their game against Georgia in Leipzig and Romania will play their home games at the Arcuf de Triumf, Bucharest.

A number of other venues and kick off times are still being finalised with the hosting teams and will be added to the match pages once confirmed. 

This will be the second year of the fixed pools structure, with relegation and promotion coming into play at the end of this season's competition with the Trophy division, the second tier of Rugby Europe Competitions.


lancadordedois

https://www.dn.pt/desporto/proximo-selecionador-nacional-de-raguebi-sera-conhecido-na-proxima-semana--17146535.html

Próximo selecionador nacional de râguebi será conhecido na próxima semana
Presidente da Federação confirmou que o nome do próximo selecionador da modalidade será anunciado na próxima semana, faltando apenas acertar os restantes elementos da equipa técnica.

Carlos Amado da Silva, que falava à imprensa na chegada dos 'Lobos' a Portugal, depois da participação no Campeonato do Mundo, que se realizou em França, garantiu que o próximo líder da equipa técnica será gaulês, para continuar o trabalho feito por Patrice Lagisque.

"Vai continuar tudo na mesma, com as mesmas ambições. Já está definido. Vai ser anunciado para a semana. Vai ser francês. Quero a continuação. É um tipo de jogo que se adequa aos portugueses e a maioria dos nossos atletas jogam lá. Para mim é um nome conhecido. A equipa ainda não está completa. Terei de acordar algumas coisas com ele. Sempre quis que Patrice Lagisque continuasse. Ele é que não quis", afirmou.

Num curto balanço feito pela equipa nacional, Carlos Amado da Silva, relembrou que com três meses de trabalho "Portugal passou de um empate com os Estados Unidos para ter 40 pontos de diferença".

"Com preparação, com equipas técnicas competentes, como foi o caso, com jogadores dedicados e com vontade de aprender podemos jogar com qualquer equipa. Numa série complicadíssima, batemo-nos de igual para igual com qualquer equipa. Se derem condições aos não profissionais, como têm os outros, iremos ainda mais para a frente", garantiu.

Nesse sentido, Amado da Silva mostrou-se satisfeito com o trabalho feito pelos 'Lobos' e acredita que a equipa poderá fazer mais se tiver melhores condições de trabalho.

"A equipa chegou agora aqui, mas metade ficou em França. São profissionais e vão continuar a jogar a um nível muito elevado. E cá não é bem assim. (Para evoluir) têm de trabalhar com condições profissionais ou semiprofissionais. Que possam jogar, sobretudo, fora de Portugal, para dar a consistência que temos agora, porque trabalhamos com profissionais. Que não haja dúvidas, se não voltamos atrás", alertou.

Para o líder da FPR, as melhorias do centro de alto rendimento serão indispensáveis para o crescimento necessário.

"O que mudou em relação ao passado? Esta é a primeira equipa com uma vitória num mundial. Porque se não tivéssemos ganhado seríamos a segunda equipa num campeonato do mundo. Somos únicos. Para continuarmos a melhorar temos de ter condições. O nosso centro de alto rendimento tem de ser transformado num estádio para o râguebi, com capacidade para 10 mil pessoas", pediu.

Amado da Silva aproveitou o momento para agradecer à Federação Portuguesa de Futebol pelo convite endereçado aos 'Lobos' para estarem presentes no Estádio do Dragão onde serão homenageados durante o jogo entre Portugal e Eslováquia, da sétima jornada do grupo J da fase de qualificação para o campeonato da Europa.


lancadordedois

https://www.dn.pt/desporto/divulgar-e-descentralizar-o-raguebi-para-evitar-desbaratar-efeito-mundial--17139321.html

Divulgar e descentralizar o râguebi para evitar desbaratar efeito mundial
Lobos regressam hoje a Portugal depois da participação histórica no Campeonato do Mundo e do triunfo épico diante das Ilhas Fiji. Carlos Amado da Silva traça ao DN caminho a seguir para ter mais praticantes - atualmente são 6808. Substituto de Lagisquet será conhecido para a semana.

seleção nacional de râguebi regressa hoje a Portugal (às 19.40, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa) depois do épico triunfo sobre as Ilhas Fiji (24-23), que fechou a participação histórica dos lobos no Mundial 2023. Portugal (13.º no ranking mundial desde ontem) recebeu elogios dos maiores da modalidade e levou o selecionador Patrice Lagisquet (de saída da seleção) a pedir publicamente à World Rugby que premeie o desempenho da equipa com a qualificação direta para o Austrália 2027 (algo que as regras permitem)

De forma direta ou indireta, a presença no próximo mundial é algo que o presidente da Federação Portuguesa de Rugby (FPR), reeleito para o quadriénio de 2023-2027, aposta de olhos vendados... mas mediante algumas premissas, como a divulgação da modalidade a nível nacional, maior investimento em infraestruturas, a descentralização e o combate ao abandono num desporto praticado por 6808 pessoas: "Com isso vamos progredir com certeza."

Se antes do Mundial 2023, Carlos Amado da Silva dizia aos seus "meninos", como os trata, que estava orgulhoso das exibições, mas triste pelos resultados, agora está "extremamente contente e orgulhoso" por ver o Mundo rendido ao bom râguebi dos portugueses. Tal não era "expectável" frente a equipas do top 10 mundial, 100% profissionais, com orçamentos que envergonham a única equipa semi-amadora das 20 presentes no Campeonato do Mundo: "Por tudo isso, a primeira grande vitória foi chegar ao Mundial e ser uma das 20, num universo de 200 seleções".

Foram três meses e meio de entrega total dos jogadores e equipa técnica: "Fantásticos. Eles foram excecionais e o apoio popular foi incrível. Os portugueses esgotaram estádios e estiveram sempre em maioria nas bancadas a ver os jogadores a praticar do melhor râguebi que se vê no Mundo. Só me pode deixar satisfeito como presidente. É quase um sonho. Um sonho em que acreditei sempre. Uma pessoa como juízo não acreditaria".

Segundo o dirigente, o trabalho invisível que possibilitou o sonho começou por colocar "as pessoas certas no lugar certo" e contratar uma equipa técnica "muitíssimo boa": "O Patrice Lagisquet é um técnico reputadíssimo, que veio para Portugal para mostrar que era possível jogar bonito, atrativo e ganhar. Criou uma mentalidade ganhadora. Frente a equipas deste nível não pensávamos em ganhar, mas em perder por poucos."

Amado da Silva lembrou ainda que "Portugal chegou a um patamar que agora não pode baixar, para não desbaratar todo o trabalho feito". Para potenciar o êxito da participação lusa, "é preciso divulgar mais o râguebi a nível nacional, mostrar que há outra bola e não é redonda". Por isso, "em breve", será iniciado um projeto de divulgação por todo o País, para regressar "rapidamente aos 10 mil" atletas federados. Atualmente são 6233 homens e 575 mulheres inscritas.

Mas isso é pensar a médio e longo prazo. É preciso paciência e resultados como os do Mundial. "No imediato é preciso duas coisas: ter mais atletas que joguem em Portugal e termos onde fazer isso. O Centro de Alto Rendimento do Jamor já não reúne as condições ideais. Entregamos projetos para melhorar o campo no Jamor e ter como receber seleções de grande nível, com capacidade para 7/8 mil pessoas e cobrando bilhetes. Precisamos de fazer receita. Hoje cada jogo que a seleção faz dá prejuízo. Não podemos estar à espera que o Estado subsidie tudo, já reduzimos essa dependência de 90 para 30%, mas ainda dependemos do Estado".

A prática, essa, recomenda-se, até pelos valores inerentes à modalidade: " O respeito e a inclusão são salutares e fundamentais para a educação dos miúdos e jovens. O râguebi é uma aposta boa e merece ter mais apoio. Esperamos mais apoio dos órgãos de soberania como a World Rugby e vamos ter."

Descentralizar também é condição essencial. Cerca de 70% dos jogadores são da região da capital. Segundo a radiografia demográfica da prática do râguebi há 39 clubes da região Sul (4737 atletas), 11 da região Norte (1159 atletas) e 8 da região Centro (912 jogadores). Direito, CDUL, Belenenses, Cascais, Agronomia, AA Coimbra e o CDUP (Porto) são os que mais praticantes dão à modalidade.

Dos 59 clubes registados na Federação, oito não têm equipas femininas. Mais preocupante, segundo os dados facultados ao DN pela entidade que rege a modalidade, é verificar que nove dos 59 clubes não tem qualquer atleta federado registado esta época - um deles é o V. Setúbal, um dos clubes com ligações históricas ao futebol que abandonou o râguebi (ficaram Benfica, Sporting e Belenenses).

Evitar abandonos precoces de jogadores é outro objetivo desafiante: "O râguebi precisa deixar de se uma modalidade da elite. Temos tido excelentes resultados nos sub-18 e sub-20, mas infelizmente muitos deles não seguem carreira. Muitos jogadores jogam enquanto estudam e depois acabam os cursos e não jogam mais."

lancadordedois

extensa entrevista a Nicolas Martins mas vale a pena

EXCLU. L'INCROYABLE COUPE DU MONDE DU PORTUGAL RACONTÉE PAR LA RÉVÉLATION NICOLAS MARTINS !

https://www.lerugbynistere.fr/news/exclu-lincroyable-coupe-du-monde-du-portugal-racontee-par-la-revelation-nicolas-martins-1010231739.php


lancadordedois

David Wallis ja esta inscrito no Belem

Portanto faltam Pedro Lucas , Nuno Sousa Guedes e Joao Belo (ambos pelo que entendi vao continuar no Cdup infelizmente)

baar99

Citação de: lancadordedois em 11 de Outubro de 2023, 10:53extensa entrevista a Nicolas Martins mas vale a pena

EXCLU. L'INCROYABLE COUPE DU MONDE DU PORTUGAL RACONTÉE PAR LA RÉVÉLATION NICOLAS MARTINS !

https://www.lerugbynistere.fr/news/exclu-lincroyable-coupe-du-monde-du-portugal-racontee-par-la-revelation-nicolas-martins-1010231739.php

Ele na entrevista diz que o 4º lugar pode qualificar directamente porque a Austrália já está apurada como host. Será assim ?

lancadordedois

#5054
nada mau para o ultimo escalao amador em pre epoca e com algumas ausencias