Orkun Kökçü

Médio, 24 anos,
Türkiye
Equipa Principal: 2 épocas (2023-2025), 98 jogos (6639 minutos), 19 golos

Títulos: Supertaça (1), Taça da Liga (1)

tulio_slb

Citação de: Grizzli em 06 de Dezembro de 2023, 10:42
Citação de: raymanzarek em 06 de Dezembro de 2023, 10:15Ah, e o Weigl fazia um passe de ruptura como este , uma vez em 1000 jogos.

O Kokcu se for preciso (e tiver quem o receba) consegue tirar coelhos da cartola num ápice.

É no entanto difícil quando está tudo parado e marcado, a hiper condicionar o centro do terreno (porque lá está tudo acampado), sem alternativas na ala.

Assim é quase impossível fazer alguma coisa. Ainda para mais porque não dá para avançar com bola ou tentar rematar, porque está tudo com marcação no centro (é tão óbvio que até mete nojo).
Ta tudo parado porque os nossos laterais nao sao laterais e nao dao largura e depois temos os 4 da frente encafuados no meio.

Um deserto de ideias

Temos um médio com qualidade de passe top mundial mas à sua frente temos:

Um Rafa que não sabe fazer uma receção orientada, que não roda sobre o adversário e não aguenta uma carga.

Um Di Maria que tem uns pés do outro mundo mas não tem já a capacidade física para conseguir ser rápido quando apertado no espaço.

João Mário tem qualidade mas tem também uma dificuldade grande em jogar rápido.

No espaço entre linha de meio campo e entrada de área adversária conseguimos meter 20 jogadores 10x10. O espaço é nulo

Granizo

Citação de: Vidito em 06 de Dezembro de 2023, 01:14
Citação de: Granizo em 06 de Dezembro de 2023, 00:03Fui a procura dos videos maravilha.
https://www.youtube.com/watch?v=RjVhXw_Htk8

Tem um bons passes longos, mas as equipas adversários do que vejo fazem pressão com os olhos.

Isso é verdade. Mas aí também tem que entrar a equipa técnica e ajudar a evolui-lo.
Muitos dos jovens que os clubes portugueses vendem para ligas mais competitivas também tiveram que evoluir. E não me acredito que o tenham feito sozinhos, mesmo sabendo que o contexto competitivo também ajuda muito...

Concordo. Ate estava nais a referir-me ao conteudo destes videos.

Em relacao a sua vinda para ca, veio com muita expectativa, um pouco como os putos nordicos. Mas a meu ver sao mais apostas a longo prazo.
Tinha de haver boas alternativa no plantel, ir rodando e evoluindo. E quando um a frente sai-se eles avançavam. Infelizmente nao se consegue segurar nada de bom no Benfica e depois metem a pressao todas neste jogadores mais novos que entram.

CreedBratton

São jogadores diferentes mas ele tem de jogar um pouco como Enzo, isto é, "a 6" (não jogamos com 6 e 8 mas percebe-se a ideia penso eu) para ver o jogo de frente. Depois podíamos experimentar era Tino e Neves como interiores a pressionar mais à frente. Na época passada já era assim com Enzo e Tino, o argentino ficava mais atrás quando tínhamos bola e mesmo na reação à perda era tino que subia mais.

Grizzli

Citação de: tulio_slb em 06 de Dezembro de 2023, 10:49
Citação de: Grizzli em 06 de Dezembro de 2023, 10:42
Citação de: raymanzarek em 06 de Dezembro de 2023, 10:15Ah, e o Weigl fazia um passe de ruptura como este , uma vez em 1000 jogos.

O Kokcu se for preciso (e tiver quem o receba) consegue tirar coelhos da cartola num ápice.

É no entanto difícil quando está tudo parado e marcado, a hiper condicionar o centro do terreno (porque lá está tudo acampado), sem alternativas na ala.

Assim é quase impossível fazer alguma coisa. Ainda para mais porque não dá para avançar com bola ou tentar rematar, porque está tudo com marcação no centro (é tão óbvio que até mete nojo).
Ta tudo parado porque os nossos laterais nao sao laterais e nao dao largura e depois temos os 4 da frente encafuados no meio.

Um deserto de ideias

Temos um médio com qualidade de passe top mundial mas à sua frente temos:

Um Rafa que não sabe fazer uma receção orientada, que não roda sobre o adversário e não aguenta uma carga.

Um Di Maria que tem uns pés do outro mundo mas não tem já a capacidade física para conseguir ser rápido quando apertado no espaço.

João Mário tem qualidade mas tem também uma dificuldade grande em jogar rápido.

No espaço entre linha de meio campo e entrada de área adversária conseguimos meter 20 jogadores 10x10. O espaço é nulo
Exacto.

J_PN

Citação de: Grizzli em 06 de Dezembro de 2023, 09:43
Citação de: J_PN em 05 de Dezembro de 2023, 22:45No verão diziam que era melhor que o Enzo em muitas coisas...

Tenho que dar razão a quem diz que cheira a Weigl por todos os poros. Caro e não anda nem desanda.
Cheira a weigl porque 90% dos posts nem o jogo vem.
E parecido ao weigl em que sentido?
O homem esta sempre a procura de variar o jogo, principalmente com passes de ruptura , e a bola parece que tem olhos sempre que sai dos seus pes.

Alem disso nao e um 6 como o weigl.

Comparacao fraquinha.

Parecido com o Weigl no sentido de estar ele ali ou um Guga ia dar ao mesmo. Não tem impacto nos jogos, nem negativo nem positivo. É um pãozinho sem sal.

tulio_slb

Citação de: J_PN em 06 de Dezembro de 2023, 12:07
Citação de: J_PN em 05 de Dezembro de 2023, 22:45No verão diziam que era melhor que o Enzo em muitas coisas...

Tenho que dar razão a quem diz que cheira a Weigl por todos os poros. Caro e não anda nem desanda.
O homem esta sempre a procura de variar o jogo, principalmente com passes de ruptura , e a bola parece que tem olhos sempre que sai dos seus pes.

Comparacao fraquinha.

Parecido com o Weigl no sentido de estar ele ali ou um Guga ia dar ao mesmo. Não tem impacto nos jogos, nem negativo nem positivo. É um pãozinho sem sal.

O único jogador que consegue fazer um passe de rutura. O único médio capaz de progredir com bola.

A par do Di Maria o único que consegue fazer um passe longo de qualidade, que bate bolas paradas com qualidade e remata fora da área com perigo

MuchoG

Ninguém notou a diferença quando entrou na segunda parte? O número de passes longos e a queimar linhas, não tem culpa que os colegas não os consigam aproveitar. Também teria feito uma grande assistência, não fosse o fora de jogo. De primeira com a bola a cair de cima, com o pé esquerdo, deixa a bola perfeita para o remate.

Jogadores como o Kokcu e o Di Maria deviam fazer parte da solução, mas com a equipa de rastos é mais fácil criticar a equipa toda. Os únicos que não vejo serem alvos são o António, o Neves e talvez o Trubin.

Os (poucos) bons momentos da equipa este ano foram com ele em campo e a ter um papel preponderante. Só assim de cabeça, 2ª parte da Supertaça, 1ª parte em Portimão e Vizela.

Quantos minutos fez com dois laterais de raiz e um Aursnes na frente para oferece equilíbrio defensivo em vez do pastelão João Mário?

Vulcan

O que não falta são bons jogadores que num determinado contexto não funcionam.
Seja por causa da fase em que está a equipa, do modelo de jogo, da adaptação, etc.

O que não faltam são exemplos de jogadores que vem cotados como "craques" e ficam completamente fora dela num clube. Saem passado um ano ou dois e voltam ao que eram. Há ainda os que entram numa espiral negativa e nunca mais confirmam o que mostraram antes.
Como sempre, nunca se dá a devida importância ao factor mental, ao psicológico, ao contexto. Para um jogador mostrar em campo tudo o que vale INDIVIDUALMENTE  é um monte de coisas que tem de estar a correr bem fora da relva (e até na relva com o resto da equipa).

Eu acho que poucos duvidam da qualidade individual do Kokcu mas há muitos fatores que fazem com que não apresente o melhor nivel.
O sistema usado não é o mais indicado para o tipo de jogador que é. A equipa está uma merda, não há fio de jogo. Jogamos sem laterais que podiam aproveitar os passes de rotura deste jogador ou combinar com ele o jogo exterior, etc etc.

Um pouco como o Félix no Atl Madrid. Um pouco como o Diego há uns anos no Porto.
Não tinham qualidade?

Keiroxes

Citação de: tulio_slb em 06 de Dezembro de 2023, 12:16

Comparacao fraquinha.

O único jogador que consegue fazer um passe de rutura. O único médio capaz de progredir com bola.

A par do Di Maria o único que consegue fazer um passe longo de qualidade, que bate bolas paradas com qualidade e remata fora da área com perigo

E o que faz o génio que tá no banco?mete o a trinco, impossível render assim

J_PN

Citação de: tulio_slb em 06 de Dezembro de 2023, 12:16

Comparacao fraquinha.

Exatamente aquilo em que o Weigl era também exímio. São ambos bons lançadores para jogarem de frente para o jogo, mas falta-lhes muita coisa para resultarem no Benfica e mandarem no nosso meio campo.

AlexandreFernandes

Citação de: Vulcan em 06 de Dezembro de 2023, 12:22O que não falta são bons jogadores que num determinado contexto não funcionam.
Seja por causa da fase em que está a equipa, do modelo de jogo, da adaptação, etc.

O que não faltam são exemplos de jogadores que vem cotados como "craques" e ficam completamente fora dela num clube. Saem passado um ano ou dois e voltam ao que eram. Há ainda os que entram numa espiral negativa e nunca mais confirmam o que mostraram antes.
Como sempre, nunca se dá a devida importância ao factor mental, ao psicológico, ao contexto. Para um jogador mostrar em campo tudo o que vale INDIVIDUALMENTE  é um monte de coisas que tem de estar a correr bem fora da relva (e até na relva com o resto da equipa).

Eu acho que poucos duvidam da qualidade individual do Kokcu mas há muitos fatores que fazem com que não apresente o melhor nivel.
O sistema usado não é o mais indicado para o tipo de jogador que é. A equipa está uma merda, não há fio de jogo. Jogamos sem laterais que podiam aproveitar os passes de rotura deste jogador ou combinar com ele o jogo exterior, etc etc.

Um pouco como o Félix no Atl Madrid. Um pouco como o Diego há uns anos no Porto.
Não tinham qualidade?
O perfil do Kokçu nada tem a ver com o do Enzo Fernández ou do Enzo Pérez, dois jogadores exímios num meio-campo a dois.

Veremos se o Schmidt tem perspicácia para adaptar o modelo aos jogadores que tem.

Slippin Jimmy

Citação de: AlexandreFernandes em 06 de Dezembro de 2023, 13:07
Citação de: Vulcan em 06 de Dezembro de 2023, 12:22O que não falta são bons jogadores que num determinado contexto não funcionam.

Não tinham qualidade?
O perfil do Kokçu nada tem a ver com o do Enzo Fernández ou do Enzo Pérez, dois jogadores exímios num meio-campo a dois.

Veremos se o Schmidt tem perspicácia para adaptar o modelo aos jogadores que tem.

Na minha opinião, com bola Kokçu é melhor do que Enzo Fernández. É mais versátil (tem mais recursos do que o argentino) e até executa com os dois pés.

No momento sem bola é que são perfis completamente diferentes. O EF é agressivo defensivamente, um autêntico cão de caça, enquanto que o Kokçu não tem nenhuma dessas características e que, na minha opinião, são precisamente as mais importantes num médio centro no modelo do Schmidt.

Foi um enorme erro de avaliação ter-se olhado só às características do jogador com bola e negligenciado a avaliação dos seus comportamentos sem bola (ou então até se avaliou tudo e pensou-se que se conseguia fazer do Kokçu esse jogador agressivo defensivamente, coisa que até ao momento não aconteceu, não sei...).

AlexandreFernandes

Citação de: Slippin Jimmy em 06 de Dezembro de 2023, 13:21
Citação de: AlexandreFernandes em 06 de Dezembro de 2023, 13:07

Não tinham qualidade?

Na minha opinião, com bola Kokçu é melhor do que Enzo Fernández. É mais versátil (tem mais recursos do que o argentino) e até executa com os dois pés.

No momento sem bola é que são perfis completamente diferentes. O EF é agressivo defensivamente, um autêntico cão de caça, enquanto que o Kokçu não tem nenhuma dessas características e que, na minha opinião, são precisamente as mais importantes num médio centro no modelo do Schmidt.

Foi um enorme erro de avaliação ter-se olhado só às características do jogador com bola e negligenciado a avaliação dos seus comportamentos sem bola (ou então até se avaliou tudo e pensou-se que se conseguia fazer do Kokçu esse jogador agressivo defensivamente, coisa que até ao momento não aconteceu, não sei...).

Sem tirar nem pôr. É exatamente o que penso.

E sim, tecnicamente o Kokçu é melhor que o Enzo. Só que o Enzo, além de tudo o resto, tem uma característica que o aproxima dos melhores do mundo na sua posição: a rapidez de execução. Ele já sabia de antemão o que fazer à bola e acelerava o jogo como poucos.

Ainda não vi o Kokçu fazer isso e a acelerar o jogo da mesma forma.

Defensivamente, é como referes.

fdpdc666

Kökçü, João Neves e António Silva já têm prémios nas mãos.
Jogadores do Benfica distinguidos pela Liga.

Melhor golo, melhor médio e melhor defesa: Orkun Kökçü, João Neves e António Silva foram distinguidos pela Liga e esta quarta-feira foi dia de receberem os prémios. Os jogadores destacaram-se individualmente entre setembro e novembro e exibem agora os troféus.

Um pontapé certeiro, de fazer levantar o Estádio da Luz, valeu ao internacional turco a distinção relativa ao mês de setembro. O golo de Kökçü, o terceiro das águias nesse goleada, por 4-0, ao V. Guimarães, deixou os adeptos sem dúvidas na hora de votar.

Já João Neves conseguiu superiorizar-se em relação aos concorrentes nos meses de setembro e ainda outubro/novembro. Primeiro, recolheu 25,19% dos votos dos treinadores; mais recentemente, o médio que tem estado em grande plano nos encarnados obeteve 24,60%.

Ainda na equipa encarnada, António Silva voltou a ser distinguido. Agora, o jovem central recolheu 14,29% dos votos para melhor central em outubro/novembro, sendo que teve vantagem no critério de desempate.

Por Record

overmarte

Entendo as comparações com o Weigl, no sentido de ambos serem jogadores que vieram rotulados de craques, mas que, ao chegar, não têm o rendimento esperado e, então, os defensores de cada um escudam-se num rol de justificações que põem em causa tudo e todos menos o próprio jogador.

Mas a comparação acaba aí.

São médios que olham para o jogo de forma completamente distinta.

Por absurdo que pareça, acho que o Chiquinho, por exemplo, está muito mais perto do Weigl em termos de características, do que o Kokçu.