Álvaro Carreras

Defesa, 21 anos,
Espanha
Equipa Principal: 2 épocas (2024-), 32 jogos (1927 minutos), 3 golos
Em 2024/2025: 16 jogos (1179 minutos), 2 golos

Silveralho

Citação de: Bertolucci Kasparov em 16 de Janeiro de 2024, 10:28
Citação de: adryy em 16 de Janeiro de 2024, 08:57É para hoje???
Estou farto de ver o Roger a inventar com o Morato...

Inventar?
Preferes o Jurasek?

Honestamente, depois do último jogo e ver Morato.... não sei até que ponto não faria melhor.

Puches

Notguilty

LR

Disponibilizei uma pequena análise ao jogador no X e Medium, para quem tiver interesse. Links abaixo, mas transcrevo para facilidade de acesso.

X - https://x.com/InvaderStats/status/1747209641631596957?s=20

Medium - https://medium.com/@InvaderStats/análise-álvaro-fernández-sl-benfica-8dee1afc8619

📊ANÁLISE 🇪🇸 Álvaro Fernández 🧵

O Espanhol parece estar a um passo de ser oficializado como reforço do
@slbenfica
para reforçar a lateral esquerda da defesa dos encarnados.

Como indicado anteriormente, o ex-Preston não completou minutos suficientes para ser considerado na análise do modelo desta temporada, pelo que abaixo se segue a análise com base na temporada passada 👇

O Espanhol completou a temporada 22/23 ao serviço do Preston North End por empréstimo do Manchester United, onde chegou em 2020 após 3 anos na formação do Real Madrid.

Alto, esguio, confortável com a bola no pé e adepto de incursões por terrenos interiores, o que pode trazer de novo à banda esquerda dos encarnados e como se compara com o compatriota que deixou órfã a posição desde que saiu - Grimaldo 🇪🇸?

🏃

Álvaro 🇪🇸 apresenta-se como um atleta com capacidade para fazer todo o corredor a alta rotação, cobrindo áreas similares a Grimaldo 🇪🇸 como é perceptível pelos mapas de calor abaixo.

Explora igualmente zonas interiores e envolve-se na construção como era apanágio do compatriota agora no Leverkusen.

A menor envolvência e passes tentados em terrenos mais adiantados por parte do Preston levou a que Álvaro 🇪🇸 antecipasse com frequência o último passe, sendo perceptível o maior adiantamento de Grimaldo até à área adversária, onde procurava combinar com Rafa 🇵🇹 ou Aursnes 🇳🇴.

O ex-Manchester United tem uma estampa física bem mais imponente do que Grimaldo 🇪🇸, não fazendo no entanto, ainda, o melhor uso da mesma.

Galga metros com facilidade mas pode melhorar a protecção do esférico em velocidade com recurso ao físico.

É veloz mas não particularmente explosivo na aceleração. Ainda assim tenta quase 2x o número de acelerações de Grimaldo 🇪🇸 por jogo, gostando de imprimir vertigem às suas acções.

No entanto uma lesão no início da temporada e uma maior redução da performance estatistica a partir dos 60 minutos quando comparado com Grimaldo 🇪🇸 justificam o menor valor atribuido à disponibilidade física.

🎯

No capítulo do passe o jovem espanhol perde em toda a linha para o compatriota, não só devido a caracteristicas que ainda lhe são inerentes como também ao maior jogo directo do Preston na construção.

Por esta mesma razão apresenta maior verticalidade no passe do que Grimaldo 🇪🇸 (30% dos seus passes são verticais), mas menor número de passes tentados, passes inteligentes, passes para terço final (aqui próximo de Grimaldo 🇪🇸, novamente muito por culpa do elevado jogo directo da equipa) e passes em profundidade.

É no entanto na eficácia de passe que o maior diferencial é perceptível, mostrando Grimaldo 🇪🇸 muito maior acerto neste momento, especialmente em passes de média e longa distância.

O jovem espanhol fica abaixo das médias de cluster em praticamente todas as métricas consideradas relativas ao acerto no passe, sendo sem dúvida um capítulo em que terá de trabalhar.

Mais perto da área foi onde Álvaro 🇪🇸 conseguiu maior destaque, completando 0.21 assistências p/90 minutos a partir de apenas 0.12 xA, mostrando qualidade neste momento (Grimaldo 🇪🇸 aproxima-se mais da performance expectável com 0.25 assistências p/90 e 0.25 xA).

Poderá ainda trabalhar o timing do cruzamento, definindo por vezes mal o momento do mesmo.

Apresentou também bons números e critério (passa muitas vezes para o espaço e não para o homem, sendo inteligente neste momento) nas assistências para remate (0.91 vs 1.47 de Grimaldo 🇪🇸), bem como aproveitamento nas segundas e terceiras assistências, fruto do elevado contributo no jogo e construção ofensiva da sua equipa.

🥅

Chega à área com praticamente a mesma frequência que Grimaldo 🇪🇸 mas, no ataque à baliza não tem, de todo, a mesma facilidade que o ex-Benfica.

Não marcou qualquer golo ao cabo da temporada, tendo usufruido de um xG p/90 de 0.06 contra 0.09 de Grimaldo 🇪🇸, que os traduziu nuns impressionantes 0.14 golos p/90.

O jovem Espanhol tem uma boa batida na bola e é capaz de tentar o remate com ambos os pés mas novamente, a eficácia é onde menos se destaca, enquadrando apenas 16% dos seus 0.91 remates p/90 à baliza, o que é manifestamente pouco, estando o valor médio do seu cluster a rondar sensivelmente o dobro (30%) e Grimaldo 🇪🇸 assente nos 42%.

Não será expectável vê-lo abanar as redes adversárias com recurso a ataques à baliza de fora da área com a mesma eficácia a que Grimaldo 🇪🇸 habituou o adepto benfiquista.

💡

Com bola o Espanhol está bastante confortável, demonstrando criatividade e génio em espaços curtos, conseguindo, se necessário, bater o adversário no drible.

Procura mais este recurso que o compatriota Grimaldo🇪🇸, no entanto com uma % de sucesso ligeiramente inferior fruto do maior risco que aplica nestas acções.

Também a proteger o esférico demonstra competência, sobretudo atribuível à sua capacidade técnica e altura, ao invés da utilização consciente e activa do físico, algo em que ainda poderá melhorar.

🛡

Álvaro🇪🇸 varia momentos de extrema agressividade e imponência no ataque aos lances e na pressão ao adversáriao com estranha apatia e falta de nervo na perseguição, ora entrando à queima ao esférico (originando as 0.80 faltas p/90 vs apenas 0.48 de Grimaldo🇪🇸) ora dando demasiado espaço ao adversário para pensar e procurar a melhor estratégia no ataque.

É pouco constante e prevísivel neste momento do jogo.

Ainda assim, pressiona alto no ataque, disputando uns relevantes 8.48 duelos ofensivos p/90 mas ganhando um número inferior de duelos quando comparado com Grimaldo🇪🇸.

O que, face à grande discrepância física entre ambos, e mesmo considerando a importância do jogo físico no Championship, é pouco justificável, acumulando à tese de que ainda não faz uso devido do seu potencial físico.

O mesmo se passa no seu próprio meio-campo, onde disputa mais duelos mas, novamente, os vence com menor regularidade que Grimaldo🇪🇸.

Também ao nível da intercepção de remates e ajustadas à posse se encontra abaixo das médias de cluster.

Tem potencial para evoluir no capítulo defensivo, ganhando mais regularidade e critério nas suas acções defensivas e evoluindo no uso consciente do físico.

📏

Fruto sobretudo dos seus 15 centimetros de diferença para Grimaldo 🇪🇸, apresenta maior competência e utilidade no jogo aéreo, apesar de se activar pouco neste momento ao longo dos 90.

De qualquer forma, a sua estampa é sempre bem vinda em lances de bola parada defensivos, onde consegue incomodar o adversário com mais facilidade do que o actual lateral do Leverkusen.

O jovem Espanhol assinará, segundo noticiado, um empréstimo com opção de compra, podendo existir um período de avaliação até final da época para perceber o que pode trazer à banda esquerda dos encarnados.

Devolverá Morato 🇧🇷 de imediato ao centro da defesa? Com esta contratação, qual o futuro de Jurasék 🇨🇿 e Bernat 🇪🇸 no clube da Luz?

adryy

Inventar?
Preferes o Jurasek?

Nem um nem o outro...
Esse lugar (mais a DD) era onde eu jogava quando tinha idade de jogar à bola...
E ver aqueles dois nessa posição dá me dores de cabeça.

_Xebola_

Citação de: Silveralho em 16 de Janeiro de 2024, 10:36

Inventar?
Preferes o Jurasek?

Honestamente, depois do último jogo e ver Morato.... não sei até que ponto não faria melhor.

Ninguém consegue ser pior que o Morato naquela posição... NINGUÉM!!!

Foi ultrapassado pelo Costinha com a maior das facilidades, pelo menos 6 vezes!

s0ares

Ou muito me engano ou está aqui um projeto de lateral.
Jogador para ser trabalhado e evoluir. Não me parece jogador para pegar de estaca pelo que é normal continuar-mos com Morato durante a maior parte dos jogos que faltam esta época.

Roronoa

Citação de: _Xebola_ em 16 de Janeiro de 2024, 11:46

Inventar?
Preferes o Jurasek?

Mas o certo é que esteve praticamente intransponível nos jogos anteriores no um contra um. O facto de ter sido um desastre no jogo anterior não é razão para apostar no inapto do Jurasek.

adeptoBancada

Citação de: s0ares em 16 de Janeiro de 2024, 11:48Ou muito me engano ou está aqui um projeto de lateral.
Jogador para ser trabalhado e evoluir. Não me parece jogador para pegar de estaca pelo que é normal continuar-mos com Morato durante a maior parte dos jogos que faltam esta época.
Mesmo como projecto de jogador serve para ser melhor que o Morato.

tulio_slb

Citação de: s0ares em 16 de Janeiro de 2024, 11:48Ou muito me engano ou está aqui um projeto de lateral.

Não creio. Acho que é um jogador que vai ter o mesmo percurso que o Marcos Leonardo. Será lançado inicialmente em jogos fáceis praticamente resolvidos e depois dependendo da resposta terá mais minutos de responsabilidade.

O facto de estarmos na Liga Europa em vez da Champions vai beneficiar estes jogadores porque o grau de dificuldade de pelo menos a primeira eliminatória dá espaço para rodar jogadores

Depois tanto este como Marcos Leonardo são jogadores com características perfeitas para a nossa dinâmica de jogo

_Xebola_

Citação de: Roronoa em 16 de Janeiro de 2024, 11:49

Inventar?
Preferes o Jurasek?

Mas o certo é que esteve praticamente intransponível nos jogos anteriores no um contra um. O facto de ter sido um desastre no jogo anterior não é razão para apostar no inapto do Jurasek.

O Jurasek tem um problema, é este jogo ter uma bola e atrapalhar o rapaz.

O Morato tem um problema, que é..... TUDO!

adryy

Citação de: _Xebola_ em 16 de Janeiro de 2024, 11:53

Inventar?
Preferes o Jurasek?

O Morato não tem nada a ver com alas...
Deixem o homem progredir na central...

_Xebola_

Citação de: adryy em 16 de Janeiro de 2024, 11:56
Citação de: _Xebola_ em 16 de Janeiro de 2024, 11:53

Inventar?
Preferes o Jurasek?

O Morato não tem nada a ver com alas...
Deixem o homem progredir na central...

Agora estás a falar bem.

Como central, tem tudo para se fazer "grande" apesar daquele cérebro.

Como lateral é o pior que existe no mundo.

nikas

Anda mas é!
Já não posso ver o Morato a lateral.