Gianluca Prestianni

Avançado, 19 anos,
Argentina
Equipa Principal: 3 épocas (2024-), 31 jogos (943 minutos), 3 golos
Em 2025/2026: 16 jogos (439 minutos), 2 golos

Equipa B: 2 épocas, 11 jogos, 2 golos

Títulos: Supertaça (1)

Bertolucci Kasparov

zurk.the.baka

Citação de: EdgarF em 23 de Janeiro de 2024, 17:13
Citação de: O Património em 23 de Janeiro de 2024, 15:27
Citação de: Bailey em 23 de Janeiro de 2024, 13:24Bem vindo! Vai ser Rei no Tugao

com tantos reis no tugão, o plantel do Benfica mais parece westeros

se é piada de GoT, tem like

Já eu acho que o GOT em si é que é uma piada

fdpdc666

Confiante no balneário e em campo. Antigo diretor desportivo do Vélez elogia Gianluca Prestianni.
Diretor desportivo que trabalhou com Prestianni no Vélez fala do momento escolhido pelo jogador para dar o salto para a Europa. Aos 17 anos carrega não só talento de um jogador como apetência para o drible, mas também a experiência de meses de grande pressão numa equipa que fugia de uma descida de divisão histórica.

Ao viver os últimos meses do Vélez Sarsfield no campeonato argentino, com a corda da despromoção na garganta, Gianluca Prestianni enfrentou uma  experiência pesada, assume o diretor desportivo Alfredo Scianna, também ele responsável do clube neste período. Tal como Gianlucca Prestianni, o diretor também deixou Vélez no final de 2023, depois do histórico de Buenos Aires ter garantido a manutenção na primeira divisão Argentina. Também por isso, Alfredo Scianna considera que, para o jovem extremo de 17 anos, a porta da Europa abre-se no momento certo da carreira.

"É um rapaz cheio de personalidade. Desse ponto de vista surpreendeu-me. Quando cheguei ao clube ele jogava no oitavo escalão do futebol argentino, numa categoria mais baixa. Passou à equipa de reservas e, com o técnico Julio Baccari, acabou por chegar ao plantel profissional. Mas nesse espaço apercebi-me que se movia com muita naturalidade, algo que é pouco habitual num jogador muito jovem. E essa personalidade ele também mostrava nos treinos, entrando sempre de uma forma muito solta, confortável", resume o antigo diretor desportivo do Vélez.

Os jogos pelo clube de Buenos Aires tornaram Prestianni um nome muito falado na Argentina. "Falamos de um jogador distinto, mas que tem aspetos a melhorar. Vai estar numa liga muito competitiva, com futebolistas de grande nível. Tem de se concentrar a cem por cento. Mas já tem a experiência de mais de 30 jogos, de uma etapa muito dura no clube, a nível futebolístico mas também a nível pessoal. Um dia a dia pesado, de grande pressão naquele balneário. Agora deve, passo a passo, continuar a formar-se para se tornar um jogador de elite".

Gianlucca Prestianni chega a Portugal com 17 anos, a contar os dias para se estrear com a camisola do Sport Lisboa e Benfica. As regras da FIFA impõem que o jogador só possa ser inscrito quando completar 18 anos, o que acontece no dia 31 de janeiro, em véspera do encerramento do período de inscrições da janela de janeiro.

"Penso que a saída dele se dá no momento certo. É um jogador com ótimo potencial mas, criou-se uma grande expectativa, o que é um peso para ele, para quem o acompanha. Também por isso, para mim, este é o momento certo para Prestianni sair".

Essa "mochila de pressão" que o jovem jogador carregou durante os últimos meses fica agora de lado. Em Portugal, acredita Alfredo Scianna, Prestianni pode encontrar o estímulo necessário para crescer e alcançar o potencial que lhe apontam.

"Ele já tem aquilo que é mais raro, a gambeta, o drible, o um para um. Agora tem de acrescentar ao jogo dele o poder de decisão, tem de perceber quando soltar a bola. Mas no Benfica há treinadores mais do que capacitados para o ajudar a crescer", resume Scianna.

Meses de tormenta e pressão em Buenos Aires

O perfil técnico do atleta encanta Alfredo Scianna. "É um jogador que, ao ser formado no Vélez, é muito aplicado na parte tática do jogo. Já jogou em ambos os corredores. Mas se tiver de enfrentar um lateral ou um médio interior num duelo defensivo é capaz de fazer esse trabalho", resume.

"Tem algo importante para mim, é um jogador que parte para situações de 1x1 com muita facilidade, sem hesitar. No último semestre do ano, o clube enfrentou uma situação muito difícil. Tiveram de jogar para somar pontos e evitar a descida de divisão.

Algo a que os adeptos do Vélez não estão habituados. O rapaz, quando teve de participar, mostrou-se sempre grande à vontade. No período final chegaram alguns reforços e por isso Prestianni perdeu espaço. Mas ainda assim,  sempre que foi chamado mostrou-se muito bem".

Na Luz, Prestianni vai enfrentar um período de adaptação. "O que ele tem a favor é que é um atleta aplicado, que tem um para um, que cria os seus próprios espaços no jogo.

Pode também ser versátil, atuar em diferentes esquemas, como extremo, à direita ou à esquerda, jogar no apoio de um avançado, ou nas costas, porque tem grande velocidade".

"Há um outro detalhe: Gianluca foi muitas vezes sub-17 da Argentina e por isso já conhece muitos dos jogadores da seleção principal [como Nico Otamendi e Angel Di Maria]. Partilhou com eles o mesmo espaço físico", lembra o antigo dirigente do Vélez.

Tiago Santos in TSF

ThyHard

Citação de: zurk.the.baka em 24 de Janeiro de 2024, 12:35
Citação de: Bailey em 23 de Janeiro de 2024, 13:24Bem vindo! Vai ser Rei no Tugao

A única piada aqui são as pessoas como eu, que leram aquela merda a pensar que o gajo não ia cagar em nós

zurk.the.baka

Citação de: ThyHard em 24 de Janeiro de 2024, 16:05

A única piada aqui são as pessoas como eu, que leram aquela merda a pensar que o gajo não ia cagar em nós

Se estás a falar dos livros "The song of Ice and Fire"  isso e o GOT são 2 coisas diferentes, o gajo ainda não acabou a história.

Android1974

"Tem de acrescentar ao jogo dele o poder de decisão, tem de perceber quando soltar a bola". Está visto que, até no mau, é o herdeiro do Rafa.

TFFS

Citação de: Android1974 em 24 de Janeiro de 2024, 17:35"Tem de acrescentar ao jogo dele o poder de decisão, tem de perceber quando soltar a bola". Está visto que, até no mau, é o herdeiro do Rafa.
Sim, mas este tem 17 anos, é normal decidir mal ;D

Granizo

Este ja podia ir para o Geral.
Ate ja o treinador confirmou que ele esta a treinar com a equipa.

The Eagle 10

Citação de: Granizo em 24 de Janeiro de 2024, 18:06Este ja podia ir para o Geral.
Ate ja o treinador confirmou que ele esta a treinar com a equipa.
Confirmou porém ainda não é jogador do clube porque não assinou contrato e nem foi oficializado, hoje a 8 dias acontecerá isso.

ThyHard

Citação de: zurk.the.baka em 24 de Janeiro de 2024, 17:19
Citação de: ThyHard em 24 de Janeiro de 2024, 16:05

Se estás a falar dos livros "The song of Ice and Fire"  isso e o GOT são 2 coisas diferentes, o gajo ainda não acabou a história.

Nem vai acabar. Já cagou naquilo mas não admite

cmarg1971

Que traga velocidade ao nosso futebol.
Velocidade é com ele.
Parece que alguns radares já o conhecem...

Fear Factory

Cor_rubrum

Oxalá me engane mas irá acabar na B, para "ganhar ritmo".
O treinador aposta em jovens, já deu para ver, mas não nos que a direcção lhe oferece.
Grande mérito na descoberta do António Silva e no Neves.
Mas num projecto desportivo a sério tem que haver sintonia entre o "scouting", o treinador e a direcção.

ZICKLER

Jogava no Velez....

Vem para equipa B.

Vem super motivado para jogar para 1000 pessoas.

Jamal