Roger Schmidt

Treinador, 58 anos,
Alemanha
Equipa Principal: 3 épocas (2022-2024), 115 jogos (81 vitórias, 17 empates, 17 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

RGouveia.SLB

Citação de: Baron_Davis em 22 de Fevereiro de 2024, 23:57prefere manter o status quo das vacas sagradas do que escalar os jogadores com as melhores características para o único modelo que sabe trabalhar

ver o Joao Magico no centro do terreno a ser uma e outra vez banalizado pelos avecs na segunda parte nao tem justificação

o que está a fazer ao Tino (muito importante na época anterior) é surreal

Florentino esse que há bem pouco foi descrito pelo Rogério como uma dádiva, mas que praticamente não conta para o totobola.

Lucidez é palavra que definitivamente não entra no dicionário deste medíocre.

Baron_Davis

de fazer um par de jogos serios e com qualidade vs quatarsg a passar 45 min com os eggs nas maos vs uma equipa que luta pela permanencia no baguetao

Tino-Neves-Fred-Neres na linha intermédia

pára de escalar vacas sagradas crlh, treinas o Maior, nao o clube de amigos do bairro

o abajur de porcelana que vista as calças e actue em conformidade

+1benfiquista

Citação de: GloriosoSLB1904 em 23 de Fevereiro de 2024, 00:09
Citação de: +1benfiquista em 23 de Fevereiro de 2024, 00:05
Citação de: GloriosoSLB1904 em 23 de Fevereiro de 2024, 00:03
Citação de: +1benfiquista em 23 de Fevereiro de 2024, 00:01
Citação de: pguerreiro em 22 de Fevereiro de 2024, 23:49Qual foi o último treinador que gostaram na 2a época?

A segunda época do JJ foi uma série de vergonhas mas jogava-se à bola. O RV já jusfificava a saída depois do tetra, apesar dos títulos. O Lage foi semelhante ao que se tem visto com este, até um certo ponto os resultados foram melhores que as exibições.

A conclusão é que devíamos deixar de renovar com treinadores por mais de 2 anos.

Não é causa única, mas se calhar vender os melhores jogadores e contratar de forma errada numa atitude à novo rico ajuda a explicar o colapso de todos os treinadores recentes.

Isso podia explicar o início atribulado, em março já não cola. O JJ é um exemplo de alguém que refez a equipa várias vezes e manteve sempre um certo nível.

O plantel não é perfeito mas tem de dar para mais que isto. Bem mais.

Estou a falar no passado recente e isso incluiu a segunda passagem do JJ. A primeira inclui um Porto com um dos melhores planteis dos ultimos 40 anos em Portugal.

O segundo parágrafo concordo. Plantel tem debilidades, mas não se admite o jogo de hoje, nem a falta de certezas de qual deve ser o meio campo titular.

O JJ da segunda passagem não era o da primeira. O que eu te estou a querer dizer é que um bom treinador consegue refazer uma equipa. É a vida de qualquer treinador fora do top6 da EPL, Real Madrid e mais meia dúzia de clubes...

No fundo é preciso ter unhas para tocar guitarra...

ooficioso

Mas há dúvidas? Só tem um sistema, um plano A, que precisa de um perfil muito específico de jogadores para pressionar - intensos, pressionantes, capazes de subir a linha de pressão e baixá-la com rapidez, recuperar alto e sair rápido a 1, 2, 3 toques, extremos a jogar por dentro e profundidade pelos laterais.

O que se vê é que não tem jogadores para esse estilo de jogo - ou melhor, tem mas prefere usar os que não têm esse perfil - e não tem um plano B.

Resultado: 4 jogadores da frente não pressionam ou pressionam mal, defesa descompensada e transição defensiva deficiente. A atacar, querem todos bola no pé e não fazem movimentos sem bola (salvo raras boas exceções), insiste em jogar com um lateral esquerdo que não é central e fica sem profundidade.

Solução? Para mim parece-me evidente: trocar os que não se encaixam por quem se adequa ao estilo de jogo. Di Maria, João Mário e Arthur Cabral à cabeça. Os dois primeiros são dois dos líderes do balneário e vão amuar, mas temos pena. Não resolve tudo mas a pressão seria do dia para a noite, e o Benfica de Schmidt só funciona se a pressão funcionar.

GloriosoSLB1904

Citação de: +1benfiquista em 23 de Fevereiro de 2024, 00:12
Citação de: pguerreiro em 22 de Fevereiro de 2024, 23:49Qual foi o último treinador que gostaram na 2a época?

A segunda época do JJ foi uma série de vergonhas mas jogava-se à bola. O RV já jusfificava a saída depois do tetra, apesar dos títulos. O Lage foi semelhante ao que se tem visto com este, até um certo ponto os resultados foram melhores que as exibições.

A conclusão é que devíamos deixar de renovar com treinadores por mais de 2 anos.

Não é causa única, mas se calhar vender os melhores jogadores e contratar de forma errada numa atitude à novo rico ajuda a explicar o colapso de todos os treinadores recentes.

Isso podia explicar o início atribulado, em março já não cola. O JJ é um exemplo de alguém que refez a equipa várias vezes e manteve sempre um certo nível.

Estou a falar no passado recente e isso incluiu a segunda passagem do JJ. A primeira inclui um Porto com um dos melhores planteis dos ultimos 40 anos em Portugal.

O segundo parágrafo concordo. Plantel tem debilidades, mas não se admite o jogo de hoje, nem a falta de certezas de qual deve ser o meio campo titular.

O JJ da segunda passagem não era o da primeira. O que eu te estou a querer dizer é que um bom treinador consegue refazer uma equipa. É a vida de qualquer treinador fora do top6 da EPL, Real Madrid e mais meia dúzia de clubes...

Mas qualquer treinador fora desse topo pode perder uns jogos que o projeto de refazer planteis não tem tantos custos. Não fica tudo em causa. Essa margem é inexistente no topo, muito menos no tugão, campeonato em que perder 15 a 16 pontos numa época é a morte.

Spiritvs

O contorcionismo que o homem faz para manter certos jogadores no 11 titular é digno do cirque du soleil.
Até sem ponta de lança jogou contra o vitória só para poder manter os seus boys lá dentro.
Impressionante.
O gajo está totalmente perdido. Acredito que o gajo olha para esta merda de futebol e genuinamente acha que está tudo "top lvl" e que João Mário é imprescendivel.
Vive no país das maravilhas só pode.. ou então acha que somos todos grandes otários.

+1benfiquista

Citação de: GloriosoSLB1904 em 23 de Fevereiro de 2024, 00:15
Citação de: +1benfiquista em 23 de Fevereiro de 2024, 00:12

Mas qualquer treinador fora desse topo pode perder uns jogos que o projeto de refazer planteis não tem tantos custos. Não fica tudo em causa. Essa margem é inexistente no topo, muito menos no tugão, campeonato em que perder 15 a 16 pontos numa época é a morte.

Nós não temos o campeonato em causa pelo arranque mas sim pelo que não estamos a jogar agora...

Eterno Benfica

Qual foi o último treinador que conseguiu fazer 2 boas épocas seguidas no Benfica?

+1benfiquista

Citação de: Eterno Benfica em 23 de Fevereiro de 2024, 00:17Qual foi o último treinador que conseguiu fazer 2 boas épocas seguidas no Benfica?

Em termos de títulos? RV, sem dúvida. Longe da perfeição, sobretudo durante a maior parte da segunda (trememos bastante e o Porto cagou a cama com o Setúbal em casa).

Roberto Kaldeira

Citação de: Eterno Benfica em 23 de Fevereiro de 2024, 00:17Qual foi o último treinador que conseguiu fazer 2 boas épocas seguidas no Benfica?
Acho que ou o JJ (13/14 e 14/15) ou o RV (15/16 e 16/17)

Sexta-Feira

Foi o JJ.
Claramente o JJ.
Apesar dos defeitos e virtudes.

Tens a versão em que o Benfica joga bem e perde.
O que acaba por resultar numa análise mais negativa.

E tens a fase do Benfica em que jogamos o q/B para sermos campeões 2x seguidas.

Para mim o Rui Vitória sempre foi inferior ao JJ.
Mesmo no ano em que foi campeão e ganhou ao Sporting em Alvalade.
O Sporting nessa época jogava mais que o Benfica.
Só que o Benfica tinha coração.
E venceu por causa disso.

Spiritvs

Na minha opinião, em termos de futebol jogado.. JJ nas duas épocas seguidas que foi á final da liga europa.
Jogavasse muito á bola.. apesar de numa delas nem termos sido campeões.
Mas isso é a velha questão de resultados/exibição.
De momento de facto ainda estamos na luta em tudo.. mas as exibições são pura merda.
Gosto mais de futebol bonito.

slbenfica_croft

boa questão.

Mas uma melhor.

Quando foi a última vez que o Benfica fez duas épocas seguidas a bom nível e com títulos naturalmente?

Independentemente dos treinadores.

Se calhar o problema é mais profundo que treinadores

raminhos

Vai embora por amor de Deus
Já não te consigo ver